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Teoria da Literatura II

Código: EPL040     Sigla: TELIT2

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Crítica Literária - Português

Ocorrência: 2010/2011 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Estudos Portugueses

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EPL 19 Plano Oficial em Vigor 3 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Transmissão dos conceitos fundamentais no plano da reflexão teórica sobre o fenómeno literário.
Desenvolvimento da capacidade de problematização e argumentação bem como do espírito crítico e de síntese.
Potencialização da competência de leitura.

Programa

1. Convergência e Transversalidade
1.1. Teoria da Literatura – Interdisciplinaridade/Transdisciplinaridade
1.2. Modelos
1.3. Mutabilidade
1.4. Combinatórias
1.5. Aberturas

Bibliografia básica
AAVV; Against Theory Literary Studies and the New Pragmatism, Chicago, U. of Chicago Press,1982.
AAVV; Critical Theory since Plato, New York, Harcourt, 1971.
AAVV; Critical Theory since 1965, Florida State U. P., 1989.
AAVV; Curso de Teoria de La Literatura, Madrid, Taurus Universitária, 1994.
AAVV; Deconstruction & Criticism, New York, Continuum, 1992.
AAVV; Essais de Théorie du Texte, Editions Galilée, Paris, 1973.
AAVV; Filosofia de la Ciencia Literaria, Fondo de Cultura Economico, México, Madrid, Buenos Aires, 1994.
AAVV; Histoire des Poétiques, Paris, PUF, 1997.
AAVV; Introduction aux Études Littéraires, Paris, Duculot, 1993.
AAVV; Linguagem e Acção. Da Filosofia Analítica à Linguística Pragmática, Lisboa, Apáginastantas, 1989.
AAVV; Literary Criticism. Volume VIII From Formalism to Poststruturalism, Cambridge Univerrsity Press, Cambridge, 2005.
AAVV; Reconstructing Theory, Victoria,V.U.P.,1990.
AAVV; Rhétorique de la Poésie, Paris, Seuil, 1990.
AAVV; Teoria da Literatura (Textos dos Formalistas Russos), vols. I e II, Lisboa, Ed. 70, 1978.
AAVV; Teoria da Literatura, Lisboa, Presença, 1981.
AAVV; Teoria da Literatura, Lisboa, D. Quixote, 1995.
AAVV; Twentieth Century Literary Theory, Albany, S.U.N.Y.,1986.

Bibliografia Principal
AAVV; Interpretação e Sobreinterpretação, Presença, Lisboa, 1993.
AAVV; Teoría Literária y Enseñasa de la Literatura, Ariel, Barcelona, 2004.
Bloom, H.; Como e Porque Ler; Editora Objectiva, Rio de Janeiro, 2001.
Brooks, C.; Jr., William W.; Crítica Literária. Breve História, Fundação Calouste Gulbenkian, 1970.
Culler, J.; Sobre la Desconstruccion, Catedra, Madrid, 1998.
Eagleton, T.; Teoria da Literatura: uma Introdução, Livraria Martins Fontes Editora, São Paulo, 2003.
- Depois da Teoria, Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 2005.
Estrada, R.; A Leitura da teoria, Angelus Novus, Braga, 1996.
- O Céu Aberto do Senso Comum, Angelus Novus, Braga, 2002.
Eco, U.; A Estrutura Ausente, Perspectiva, S. Paulo, 1999.
- Os Limites da Interpretação , Presença, 1992.
Gadamer, H. G.; Elogio da Teoria, Edições 70, Lisboa, 2001.
Genette, G.; Figures IV, Paris, Seuil, 1999.
- Figures V, Paris, Seuil, 2002.
Lewis, C. S.; A Experiência de Ler. Elementos Sudoeste, Porto, 2003.
Lodge, D.; A Consciência e o Romance, Asa, Lisboa, 2003.
Martins, M. F.; Matéria Negra. Uma Teoria da Literatura e da Crítica Literária, Cosmos, 1995.
Tamen, M.; Maneiras da Interpretação, INCM, Lisboa, 1994.
- Hermenêutica e Mal-Estar, INCM, Lisboa, 1987.

Observações Bibliográficas

No decurso do semestre será indicada bibliografia complementar (capítulos de livros, artigos específicos, etc.).

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Obtenção de frequência

Não se aplica

Fórmula de cálculo da classificação final

Não se aplica

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica

Melhoria de classificação

De acordo com as normas da faculdade

Observações

NOTA: Oportunamente será facultada aos alunos bibliografia específica relativa aos assuntos a estudar.
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