Latim I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Línguas Clássicas |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
No âmbito de licenciaturas assentes numa componente de línguas novilatinas, pretende-se que os alunos dominem as estruturas gramaticais e lexicais do latim (a aprofundar nos semestres seguintes), que servirão de instrumento para uma melhor compreensão das estruturas das línguas que nele tiveram origem.
Programa
Programa de LCL
1. A dimensão histórica da presença do Latim na Europa.
2. A pronúncia restaurada do latim.
3. Os casos e as suas funções.
4. Morfologia.
4.1. Flexão nominal.
4.1.1. Nomes.
4.1.2. Adjectivos.
4.1.3. Pronomes: possessivos, pessoais, demonstrativos, relativo, interrogativo, indefinidos.
4.2. Flexão verbal.
4.2.1. O Infectum (Presente, Pretérito Imperfeito, Futuro) nos Modos Indicativo e Imperativo.
4.2.2.O Perfectum (apenas Pretérito Perfeito) no Modo Indicativo.
4.2.3. Voz passiva com tempos simples: o infectum passivo em latim.
5. Sintaxe.
5.1. Coordenação e subordinação.
5.2. Frases subordinadas de indicativo: temporais, causais, relativas e comparativas.
5.3. Complemento da passiva.
6. O Latim como visão do mundo: o movimento do concreto para o abstracto.
Programa de LARQU, LEPL e LLLC
1. Considerações preliminares:
- O Latim no contexto das línguas indo-europeias.
- O Latim e as línguas românicas.
- O Latim e o Português.
- Breve história da génese do alfabeto latino.
- A pronúncia restaurada do latim.
- Os casos e suas funções.
- Noção de raiz, tema, desinência e característica.
2. Leitura, tradução e comentário gramatical dos capítulos I a XI de «Lingua Latina per se Illustrata – Pars I, Familia Romana», de Hans Ørberg.
3. Questões gramaticais
3.1. Morfologia
3.1.1. Flexão nominal: substantivos (primeira, segunda e terceira declinações), adjetivos e pronomes.
3.1.2. A flexão verbal: modo indicativo: presente (voz ativa e passiva); modo imperativo (presente).
3.2. Sintaxe
3.2.1. A oração subordinante.
3.2.2. A oração coordenada.
3.2.3. A oração subordinada: relativas; circunstanciais: temporais e causais.
3.3. Principais complementos circunstanciais e agente da passiva.
4. Aplicação das questões gramaticais a exercícios de versão para Latim.
5. Do Latim ao Português: os fundamentos da língua portuguesa.
Bibliografia Obrigatória
Dicionário Português-Latino , Ed. Domingos Barreira, 1939
Dicionário de Português-Latim, Porto Editora, 1976
MARTIN, F.; Les mots latins, Hachette, 1978
PIMENTEL, Cristina de Sousa et alii; Latim. Exercícios resolvidos , Edições Colibri, 1998
FERREIRA, A. Gomes; Dicionário de Latim-Português , Porto Editora, s.d.
ERNOUT, A.; THOMAS, F.; Syntaxe Latine, Klincksieck, 1972
TORRINHA, F.; Dicionário Latino-Português, Porto Editora, 1942
GAFFIOT, F.; Dictionnaire illustré Latin-Français , Hachette, 1978
SOUSA, Ana Alexandra Alves de; Latim. Curriculum mentis (Exercícios de Língua Latina) , Edições Colibri, 2004
Bibliografia Complementar
PIMENTEL, Cristina de Sousa et alii ; Latim. Sic incipitur, Edições Colibri, 1998
Oxford Latin Dictionary, Clarendon Press, 1968-1982
PEREIRA, Maria Helena da Rocha; Estudos de História da Cultura Clássica, vol. II - Cultura Romana , Fundação Calouste Gulbenkian, 2002
FONSECA, C.A. Louro; Sic itur in Vrbem. Iniciação ao Latim, Instituto de Estudos Clássicos, 1992
HORNBLOWER, S. – SPAWFORTH, A.; Oxford Classical Dictionary , OUP, 2003
ERNOUT, A.-MEILLET, A.; Dictionnaire Etymologique de la Langue Latine , Klincksieck, 1932
BAYET, J.; Littérature Latine, Armand Colin, 1980
HACQUARD, G.- ,J.-MAISANI, O.; Guide Romain Antique, Hachette, 1952
CLIMENT, M. Bassols de; Sintaxis latina, 1956
MONTEIL, P.; Eléments de Phonétique et de Morphologie du Latin, Nathan, 1984
PARATORE, E.; História da Literatura Latina, Fundação Calouste Gulbenkian, 1987
FIGUEIREDO, J.N. e ALMENDRA, M. A.; Compêndio de Gramática Latina, Porto Editora, 1977
VALENTÍ FIOL, E.; Sintaxis latina, Bosch, 1999
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas e sessões tutoriais.
Software
Lingua Latina per se Illustrata
Palavras Chave
Humanidades > Ciências da linguagem > Filologia > Filologia clássica
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
54,00 |
|
|
Apresentação e resolução nas aulas de textos e trabalhos previamente definidos |
Trabalho escrito |
31,00 |
|
2011-12-17 |
Testes e Exame escrito |
Exame |
4,00 |
|
2012-02-18 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Preparação de Testes /Exame |
Estudo autónomo |
73 |
2012-02-18 |
|
Total: |
73,00 |
|
Obtenção de frequência
Frequência de 75% das aulas, exceto nos casos previstos por lei
Fórmula de cálculo da classificação final
Estudante ordinário:
1º teste: 30%
2º teste: 60%
Participação: 10%
Trabalhador estudante:
1º teste: 35%
2º teste: 65%
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica
Melhoria de classificação
De acordo com o Regulamento de Avaliação aplicável aos Cursos de 1.º ciclo – Licenciatura
Observações
A turma lecionada pelo docente Jorge Deserto destina-se exclusivamente aos estudantes do curso de Ciências da Linguagem.