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Sintaxe II

Código: CL023     Sigla: SINT2

Ocorrência: 2008/2009 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Linguagem

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 14 Plano Oficial - Variante de Linguística 2 - 6 4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Partindo dos fundamentos teóricos e metodológicos adquiridos em Sintaxe I, alargar o leque de fenómenos sintácticos, estudando as frases interrogativas, a sintaxe da negação, a coordenação e a subordinação, na perspectiva das interfaces sintaxe-semântica e sintaxe-discurso.

Programa

1. Tipos de frases
1.1. Frases interrogativas:
1.1.1. As frases interrogativas globais.
1.1.2. As frases interrogativas parciais.
1.1.3. A “interrogação indirecta”.
2. Frases negativas: aspectos da sintaxe da negação.

2. A coordenação
2.1. Coordenação sintagmática e coordenação frásica.
2.2. Coordenação binária e múltipla.
2.3. Alguns tipos de coordenação frásica.
2.4. Conjunções e conectores coordenativos.

3. A subordinação
3.1. A subordinação completiva:
3.1.1. Completivas de V, de ADJ e de N.
3.1.2. Completivas na posição de sujeito e na posição de complemento.
3.1.2. Orações completivas de indicativo e de conjuntivo.
3.1.3. Orações completivas infinitivas:
3.1.3.1. As construções de controlo.
3.1.3.2. O Infinitivo Flexionado em Português.
3.1.4. As construções com Vs causativos e perceptivos:
3.1.4.1. A construção de atribuição excepcional de caso.
3.1.4.2. A “união de orações”.
3.2. A subordinação relativa:
3.2.1. Orações relativas restritivas.
3.2.2. Orações relativas apositivas.
3.3. A subordinação adverbial.

4. Sintaxe e Discurso
4.1. Ordem de palavras e funções discursivas.
4.2. Tema / rema; tópico / comentário / foco.
4.3. Estratégias de topicalização
4.4. Estratégias de focalização

Bibliografia Obrigatória

Brito, Ana Maria ; "Portugiesisch: Morphosyntax. Morfo-sintaxe", in HOLTUS, G., METZELTIN, M. & SCHMITT, C. (orgs.) Lexikon der Romanistishen Linguistik (LRL), vol. VI, 2, pp. 233-240. , Max Niemeyer Verlag, Tübingen, 1994
BRITO, A. M. & LOPES, H. C. ; “Da Linguística ao Ensino da Gramática” in Fonseca, F. I., Duarte, I. M. & Figueiredo, O. (orgs.) A Linguística na Formação do Professor de Português, Centro de Linguística , 2001. ISBN: 972-9350-56-6
CUNHA, C. & CINTRA, L. F. ; Nova Gramática do Português Contemporâneo, João Sá da Costa, Lisboa, 1984
Mateus, M.H. et alii; Gramática da Língua Portuguesa, 5ª ed., Caminho, Lisboa, 2003. ISBN: 972-21-0445-4
MATOS, G. ; “Desvio e conhecimento linguístico em construções causativas do Português Europeu” in Faria, I. H. (org.) Lindley Cintra. Homenagem ao Homem e ao Cidadão, pp. 540-564. , Cosmos / FLUL, 1999. ISBN: 972-7622-189-9
PERES, J. e T. MÓIA; Áreas Críticas da Língua Portuguesa, cap. 5. , Caminho, Lisboa, 1995. ISBN: 972-21-0998-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas, aulas práticas; sessões tutoriais.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 56,00
Teste / exame Exame 6,00 2009-06-06
Preparação de exame Exame 100,00 2009-06-06
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos na lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Duas provas ao longo do semestre valendo 50% cada ou exame final valendo 100%.

Provas e trabalhos especiais

Não é aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de classificação

De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.
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