Psicolinguística
Ocorrência: 2007/2008 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Sensibilizar os estudantes para aspectos importantes no âmbito de uma introdução à psicolinguística criando neles ao mesmo tempo um espírito crítico face a determinadas áreas que possam ter pontos em comum com os diferentes tópicos abordados
Programa
1. A linguagem e a cognição: as várias posições
1.2.Abordagem prática dessa dicotomia
1.2.1. A hesitação no discurso
1.2..2. As diferenças individuais e o processamento da informação
2.A linguagem: sua abordagem tendo em vista aspectos linguísticos e paralinguísticos
2.2.Iniciação à análise de diferentes práticas de linguagem oral e escrita
2.2.1. Abordagem à linguagem mediada por computador
3.Contributos da experiência psicolinguística no domínio da pedagogia e da patologia
Bibliografia Obrigatória
Caplan, D. ; Language. Structure, processing, and disorders, MIT/Bradford, 1992
Crystal, D.; Language and the Internet, Cambridge, 2001
Girolami-Boulinier, A. ; L’apprentissage de l’oral et de l’écrit, PUF, 1993
Girolami-Boulinier, A. –; Mise en place de la grammaire française, A. Girolami-Boulinier et coll. – Le français au troisième millénaire. Comment faire vivre la langue? Montreuil, Editions du Papyrus, 71-83, 2000
Goldman-Eisler, F. ; Psycholinguistics. Experiments in spontaneous speech, Academic Press
Hilgert, J. G.; A construção do texto “falado” por escrito. A conversação na Internet, D. Preti (Ed) - Fala e escrita em questão. 2.ª ed. São Paulo, Humanitas/FFLCH/USP, 17-55., 2001
Pinto, M. da G. C. ; Desenvolvimento e distúrbios da linguagem, Porto Editora, 1984
Pinto, M. da G. C. ; Saber viver a linguagem. Um desafio aos problemas de literacia, Porto Editora, 1998
Pinto, M. da G. L. C. ; Da Psicolinguística: um verbete que se tornou ensaio. , G. M. Rio-Torto et al. (Org.) - Estudos em homenagem ao Professor Doutor Mário Vilela, Porto, FLUP, 571-583, 2005
Prior, M. ; Understanding specific learning difficulties, Psychology Press, 1996
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas, teórico-práticas e práticas e sessões de orientação tutorial.
Tipo de avaliação
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
Número de faltas às aulas e sessões de OT não superior ao consignado no regulamento do curso e restante legislação aplicável.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação contínua: Média ponderada de todos os elementos de avaliação.
Avaliação concentrada em exame final (para os alunos que, de acordo com as normas aplicáveis, optarem por esta modalidade): A classificação final da disciplina será a obtida no exame final.
Provas e trabalhos especiais
De acordo com o previsto no regulamento do curso e demais normas aplicáveis.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com o previsto no regulamento do curso e demais normas aplicáveis.
Melhoria de classificação
De acordo com o previsto no regulamento do curso e demais normas aplicáveis.