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Psicolinguística

Código: CL019     Sigla: PSILIN

Ocorrência: 2007/2008 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Linguagem

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EFA 0 Plano Oficial - LEFA 4 - 6 4
EFI 0 Plano Oficial - LEFI 4 - 6 4
EPA 0 Plano Oficial - LEPA 4 - 6 4
EPE 1 Plano Oficial - LEPE 4 - 6 4
EPF 3 Plano Oficial - LEPF 4 - 6 4
EPI 1 Plano Oficial - LEPI 4 - 6 4
LLC 6 Plano Português e Língua Estrangeira* 2007/2008 2 - 6 4
3
Plano Bidisciplinar para 2007/2008 2 - 6 4
3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Sensibilizar os estudantes para aspectos importantes no âmbito de uma introdução à psicolinguística criando neles ao mesmo tempo um espírito crítico face a determinadas áreas que possam ter pontos em comum com os diferentes tópicos abordados

Programa


1. A linguagem e a cognição: as várias posições
1.2.Abordagem prática dessa dicotomia
1.2.1. A hesitação no discurso
1.2..2. As diferenças individuais e o processamento da informação
2.A linguagem: sua abordagem tendo em vista aspectos linguísticos e paralinguísticos
2.2.Iniciação à análise de diferentes práticas de linguagem oral e escrita
2.2.1. Abordagem à linguagem mediada por computador
3.Contributos da experiência psicolinguística no domínio da pedagogia e da patologia

Bibliografia Obrigatória

Caplan, D. ; Language. Structure, processing, and disorders, MIT/Bradford, 1992
Crystal, D.; Language and the Internet, Cambridge, 2001
Girolami-Boulinier, A. ; L’apprentissage de l’oral et de l’écrit, PUF, 1993
Girolami-Boulinier, A. –; Mise en place de la grammaire française, A. Girolami-Boulinier et coll. – Le français au troisième millénaire. Comment faire vivre la langue? Montreuil, Editions du Papyrus, 71-83, 2000
Goldman-Eisler, F. ; Psycholinguistics. Experiments in spontaneous speech, Academic Press
Hilgert, J. G.; A construção do texto “falado” por escrito. A conversação na Internet, D. Preti (Ed) - Fala e escrita em questão. 2.ª ed. São Paulo, Humanitas/FFLCH/USP, 17-55., 2001
Pinto, M. da G. C. ; Desenvolvimento e distúrbios da linguagem, Porto Editora, 1984
Pinto, M. da G. C. ; Saber viver a linguagem. Um desafio aos problemas de literacia, Porto Editora, 1998
Pinto, M. da G. L. C. ; Da Psicolinguística: um verbete que se tornou ensaio. , G. M. Rio-Torto et al. (Org.) - Estudos em homenagem ao Professor Doutor Mário Vilela, Porto, FLUP, 571-583, 2005
Prior, M. ; Understanding specific learning difficulties, Psychology Press, 1996

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas, teórico-práticas e práticas e sessões de orientação tutorial.

Tipo de avaliação

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 56,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Número de faltas às aulas e sessões de OT não superior ao consignado no regulamento do curso e restante legislação aplicável.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação contínua: Média ponderada de todos os elementos de avaliação.
Avaliação concentrada em exame final (para os alunos que, de acordo com as normas aplicáveis, optarem por esta modalidade): A classificação final da disciplina será a obtida no exame final.

Provas e trabalhos especiais

De acordo com o previsto no regulamento do curso e demais normas aplicáveis.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o previsto no regulamento do curso e demais normas aplicáveis.

Melhoria de classificação

De acordo com o previsto no regulamento do curso e demais normas aplicáveis.
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