Pragmática
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
No final do semestre o estudante deverá
1. Situar a Pragmática como área da Linguística e conhecer as etapas fundamentais da sua evolução;
2. Conhecer as noções essenciais de Pragmática;
3. Desenvolver e saber aplicar os conhecimentos adquiridos.
Programa
1. A Pragmática como área linguística.
2. Questões gerais: objeto de análise, objetivos e metodologias.
3. Atos de fala: a teoria de Austin e a de Searle.
3.1. Tipos de atos de fala.
3.2. Atos linguísticos diretos e indiretos.
4. O modelo de Grice: o Princípio Cooperativo;
4.1. As máximas conversacionais.
5. Mecanismos de inferência:
5.1. Pressuposição;
5.2. Implicaturas.
6. Alguns aspetos da teoria da Relevância.
7. Dialogismo e polifonia:
7.1. Relato de discurso;
7.2. Ironia;
7.3. Negação polémica.
Bibliografia Obrigatória
ARMENGAUD; La Pragmatique, Paris, PUF, 1986
AUSTIN, J.; How to do things with words, Oxford, Clarendon Press, 1962
ESCANDELL, M. Victoria; Introducción a la Pragmática, Barcelona: Ariel, 2006 (2ª ed.). ISBN: 978-84-344-8267-8
FONSECA, Joaquim; Pragmática Linguística, Introdução, Teoria e Descrição do Português, Porto Editora, 1994. ISBN: 972-0-40115-X
GRICE, H. P; «Logic and Conversation», in Syntax and Semantics, vol.III, Speech Acts, ed. Cole, & Morgan, Academic Press Inc., pp.41-58, 1975
KERBRAT-ORECCHIONI, Catherine; L’énonciation – De la subjectivité dans le langage, Paris, Armand Colin, 1997 (1980)
LEECH, G.; Principles of Pragmatics, London- New-York, Longman, 1983
LEVINSON, S.; Pragmatics, Cambridge, Cambridge University Press, 1983
Lima, José Pinto de (org.); Linguagem e Acção, da filosofia analítica à linguística pragmática, Lisboa: apaginastantas, 1983
REYES, G.; La pragmática lingüística. El estudio del uso del lenguaje, Barcelona, Montesinos, 1990
SEARLE, J.; Speech Acts. An Essay in the Philosophy of Language, Cambridge, Cambridge University Press, 1969
SPERBER, D.; WILSON, D.; Relevance. Communication and Cognition, Cambridge, Harvard University Press, 1986
VERSCHUEREN, J.; Para entender la Pragmática, Madrid, Gredos, 2002 (1999)
Observações Bibliográficas
A docente facultará, ao longo do semestre, outra bibliografia complementar.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas, práticas e aulas tutoriais
Palavras Chave
Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
recensão crítica de um texto teórico distribuído |
Trabalho escrito |
12,00 |
|
2013-01-05 |
exame |
Exame |
4,00 |
|
2013-02-09 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
preparação do exame |
Estudo autónomo |
26 |
2013-02-09 |
estudo em casa |
Estudo autónomo |
64 |
|
|
Total: |
90,00 |
|
Obtenção de frequência
Frequência obrigatória de 75% das aulas, exceto nos casos previstos por lei.
Fórmula de cálculo da classificação final
Média ponderada de todos os elementos de avaliação, a saber, 20% para o relatório de leitura e 80% para o exame final.
Provas e trabalhos especiais
exame e apresentação de um relatório de leitura
Melhoria de classificação
De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor