Lógica e Linguagem
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1. Adquirir instrumentos formais básicos que permitam compreender algumas relações fundamentais nas línguas;
2. Relacionar lógica e linguística de modo a tornar mais claros vários aspectos das línguas;
3. Levar os estudantes a compreender que alguns sistemas lógicos fornecem meios rigorosos para o estudo das línguas, mas não se confundem com estas.
Os estudantes deverão ter adquirido as seguintes competências:
1. Domínio básico de lógica proposicional e de lógica de predicados;
2. Resolução de exercícios e de problemas na relação língua natural/lógica.
Programa
I Questões gerais
1. Lógica, linguagem e significado
2. Lógica e Linguística antes do século XX
3. Lógica e Linguística no século XX
4. Denotação, Verdade e Significado
5. Argumentos e Inferências
II Proposição: lógica e linguística
1. Proposição, Frase e Enunciado
2. Conectores
3. Tabelas de valores de verdade
III Predicados e Argumentos
1. Designadores e Predicados
2. Tipos de predicados. Predicados e argumentos
3. Frases atómicas
4. Expressões de quantificação: quantificadores
5. Nomes próprios e descrições definidas
IV A Linguagem para além da Lógica
1. Significado e uso
2. Contextos: índices, discurso e pressuposição
Bibliografia Obrigatória
BACH, E; Informal Lectures on Formal Semantics, N. Iorque, State University of New York Press., 1989
CANN, R.; Formal Semantics. An Introduction, Cambridge, Cambridge University Pr, 1993
CHIERCHIA, G. e S. McCONNELL-GINET; Meaning and Grammar, Cambridge Mass., The MIT Press,2ªed., 2000
GAMUT, L.T.F; Logic, Language, and Meaning, vol 1, Chicago, The University of Chicago Press., 1991
HURLEY, P.J; A Concise Introduction to Logic, Thomson, 2005
KNEALE, W. e M. KNEALE; The Development of Logic, Oxford, Clarendon Press.Trad portuguesa: O Desenvolvimento da Lógica, 1980, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2ª ed., 1961
PARTEE, B. H., A. ter MEULEN, e R. WALL; Mathematical Methods in Linguistics, Dordrecht, Kluwer Academic Press, 1990
Observações Bibliográficas
Durante o curso serão dadas indicações mais precisas quanto a capítulos ou páginas a consultar.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas expositivas e aulas de exercícios.
Palavras Chave
Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
Teste escrito |
Exame |
2,00 |
|
|
Teste escrito |
Exame |
2,00 |
|
|
Exame |
Exame |
2,00 |
|
|
Estudo /exercícios |
Exame |
100,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Frequência de 75%, salvo nos casos previstos por lei.
Fórmula de cálculo da classificação final
1ºTeste: 50%.
2º teste: 50%
No caso de os estudantes realizarem só exame final: 100%
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas em vigor.