Literatura Portuguesa V
Ocorrência: 2007/2008 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Levar os alunos a um contacto assíduo e aprofundado com alguns dos textos mais relevantes da Literatura galego-portuguesa. Proceder ao enquadramento estético, cultural e social do processo de elaboração e de recepção desses textos.
Programa
I
I. 1 — Da afirmação das línguas vulgares à Literatura Medieval;
I. 2 — Heranças e tradições: oralidade e cultura escrita;
I. 3 — O imaginário da sociedade feudal: a cortesia;
I. 4 — Especificidades da poética trovadoresca;
II
II. 1 — A cultura trovadoresca na Península Ibérica: cronologia, geografia e estratificação social;
II. 2 — As primeiras gerações de trovadores e jograis galego-portugueses;
II. 3 — A problemática dos géneros e da sua evolução;
II. 4 — Das recolhas dos séculos XIII e XIV à tradição manuscrita existente.
Bibliografia principal
TEXTOS:
BREA, M. (coord.) – Lírica profana galego-portuguesa, 2 voll., Santiago de Compostela, Xunta de Galicia, 1996.
D’HEUR, J.-M. – "L’Art de trouver du Chansonnier Colocci-Brancuti. Édition et analyse", Arquivos do Centro Cultural Português de Paris – F.C.G., IX, 1975, pp. 321-387.
COHEN, R. – 500 Cantigas d’Amigo, Porto, Campo das Letras, 2003.
LAPA, M. R. – Cantigas de Escarnho e de Mal Dizer dos Cancioneiros Medievais Galego-Portugueses, 2ª ed., Vigo, Galaxia, 1970.
VASCONCELOS, C. M. – Cancioneiro da Ajuda, 2 voll, Halle, Max Niemeyer, 1904.
ESTUDOS:
ASENSIO, E. – Poética y realidad en el cancionero peninsular de la Edad Media, 2ª ed., Madrid, Gredos, 1970.
D'HEUR, J.-M. – Troubadours d'oc et troubadours galiciens-portugais, Paris, F.C.G., 1973.
FERREIRA, M. P. – Cantus Coronatus: 7 cantigas d’El Rei Dom Dinis, Reichenberger, Kassel, 2005.
FERREIRA, M. R. – Águas Doces, Águas Salgadas. Da funcionalidade dos motivos aquáticos na “Cantiga de Amigo”, Porto, Granito, 1999.
KÖHLER, E. – Sociologia della Fin'Amor, Padova, Liviana Editrice, 1976.
LAZAR, M. – Amour courtois et fin'amors dans la littérature du XIIème. siècle, Paris, Klincksieck, 1964.
MIRANDA, J. C. – Calheiros, Sandim e Bonaval: uma rapsódia de amigo, Porto, s/ ed.,1994.
MIRANDA, J. C. – Os Trovadores e a Região do Porto. Em torno do rapto de Elvira Anes da Maia, Porto, Ed. do Autor, 1996.
MIRANDA, J.C. – Aurs mesclatz ab argen, Porto, Guarecer, 2005
OLIVEIRA, A. R. – Depois do Espectáculo Trovadoresco. A estrutura dos cancioneiros peninsulares e as recolhas dos sécs. XIII e XIV, Lisboa, Colibri, 1994.
OLIVEIRA, A. R. – Trobadores e Xograres. Contexto histórico, Vigo, Edicións Xerais de Galicia, 1995.
OLIVEIRA, A. R. – O Trovador galego-português e o seu mundo, Lisboa, Editorial Notícias, 2001.
OSÓRIO, J. A. – "Cantiga de Escarnho galego-portuguesa: sociologia ou poética", in Da Cítola ao Prelo. Estudos sobre Literatura. Séculos XII-XVI, Porto, Granito, 1998.
PICHEL, A. – Ficción poética e vocabulario feudal na lírica trobadoresca galego portuguesa, La Coruña, Ed. Diputación Provincial, 1987.
PICCHIO, L. S. – A Lição do Texto, Lisboa, Ed. 70, 1979.
TAVANI, G. – Ensaios Portugueses, Lisboa, I.N.C.M., 1988.
TAVANI, G. – Trovadores e jograis: introdução à poesia medieval galego-portuguesa, Lisboa, Caminho, 2002.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
Exame ou teste escrito |
Exame |
2,00 |
|
|
Elaboração de relatórios de leitura ou trabalho de investigação |
Trabalho escrito |
31,00 |
|
|
Preparação de exame |
Exame |
73,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.
Fórmula de cálculo da classificação final
A definir nas primeiras semanas de aulas.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com a legislação em vigor.
Melhoria de classificação
De acordo com a legislação em vigor.