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Antropologia Filosófica I

Código: FLUP0500     Sigla: AFIL1

Ocorrência: 2005/2006 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Instituição Responsável: Faculdade de Letras

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
FIL 60 Plano Oficial - LFIL 3 - 6 -
Plano oficial 2003 - 1º ao 3º ano 3 - 6 -

Objetivos

Proporcionar a aquisição de competências reflexivas no domínio da problematização antropológica.
Identificar a especificidade e a transversalidade das problemáticas antropológicas.

Programa

1. Primordialidade e irredutibilidade das questões antropológicas.

2. A emergência da antropologia filosófica como saber no âmbito da história da filosofia: da cosmologia e da filosofia do homem às problemáticas antropológicas.

3. Estatuto da antropologia filosófica no contexto da filosofia e das ciências sociais e humanas: originalidade, identidade, complexidade e trandisciplinaridade das problemáticas antropológicas.
3.1 Prevalência, crise e superação do humanismo no pensamento contemporâneo. Pós-humanismo ou neo-humanismo? A crítica correlação entre humanismo e antropologia filosófica: contornos e alcance da problemática da analítica da finitude.
3.1.1 Importância das matrizes judaica, grega e cristã.
3.1.2 Evolucionismo e crítica dos pressupostos da antropologia bíblica.
3.2 A configuração epistemológica das ciências humanas e do homem como objecto de estudo científico: os lugares do método, do antropólogo e do Homem como objecto/projecto. O Homem como dupla empírico-transcendental.
3.3 Objectividade versus subjectividade: da indagação epistemológica à problematização antropológica.
3.4 Ontologia e antropologia filosófica: alcance e limites da revisão heideggeriana do itinerário antropológico kantiano.
3.5 A antropologia filosófica como emergência da falibilidade, da fragilidade, da desproporção e da mediação humanas
3.6 Ética e antropologia filosófica: a itinerância antropológica como problemática ético-antropológica.

4. Configuração filosófica da noção de pessoa como valor, pressuposto e finalidade. Delineamento de uma filosofia transcendental da pessoa. A pessoa relacional e a pessoa como processo de personação.

Bibliografia Principal

BUBER, M., Qué es el Hombre? (trad.), México, Fondo de Cultura Económica, 1984.
D’ALLONNES, M. R., Fragile Humanité, Paris, Aubier, 2002.
DIAS DE CARVALHO, A., Olhares e Percursos, S. Maria da Feira, Fund. Terras S.M.F., 1994.
FOUCAULT, M., As Palavras e as Coisas (trad.), S. Paulo, Martins Fontes, 1981.
GROETHUYSEN, B., Antropologia Filosófica (trad.), Lisboa, Presença, 1982.
HAAR, M., Heidegger et l’Essence de l’Homme, Paris, Millon, 1990.
HEIDEGGER, M., Kant et le Problème de la Métaphysique (trad.), Paris, Gallimard, 1965.
— Carta sobre o Humanismo (trad.), Lisboa, Guimarães Ed., 1987.
JACQUES, F., Différence et Subjectivité, Paris, Aubier, 1982.
KANT, I., Crítica da Razão Pura (trad.), Lisboa, Fund. C. Gulbenkian, 1985.
LYOTARD, J.-F., O Inumano (trad.), Lisboa, Estampa, 1990.
MERQUIOR, J. S., Michel Foucault ou o Niilismo de Cátedra (trad.), Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1985.
PICQ, P. — SERRES, M. — Vincent, J.-D., Qu’est-ce que l’Humain?, Paris, Le Pommier, 2003.
RICOEUR, P., Philosophie de la Volonté, Finitude et Culpabilité, Paris, Aubier, 1988.
SCHELER, M., La Situation de l’Homme dans le Monde (trad.), Paris, Aubier, 1979.
SERRES, M, Hominescence, Paris, Le Pommier, 2001.
SPERBER, D., Le Savoir des Anthropologues, Paris, Hermann, 1982.
TOURAINE; A., Khosrokhavar, La Recherche de Soi, Fayard, Paris, 2000.

Bibliografia Complementar

A indicar, de acordo com as necessidades objectivas de cada momento, no decurso do desenvolvimento do programa.
Nota: a bibliografia principal de AF II constitui bibliografia complementar desta disciplina

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Assente no princípio da variabilidade didáctica, mobilizará as virtualidades pedagógicas dos métodos expositivos, do trabalho de grupo e das estratégias próprias das atitudes investigativas, nomeadamente em termos de exploração de textos filosóficos e de pesquisa bibliográfica.

Software

Não se aplica.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Obtenção de frequência

75% de presença nas aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota do exame arredondada. Ou média da nota do exame e eventuais trabalhos escritos.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor.

Observações

Língua de ensino: português.
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