Código Oficial: | 9197 |
Sigla: | LRI |
Esta disciplina destina-se aos aprendentes de língua alemã como língua estrangeira sem conhecimentos prévios desta língua. Pretende-se que os alunos atinjam um grau de conhecimentos correspondente ao nível A1.1 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).
Através do trabalho com o manual, que contém um leque diversificado de textos, exercícios e tarefas que visam desenvolver as competências (ler, escrever, falar e ouvir) e o léxico de uma maneira sistemática e progressiva, os estudantes consolidam e aprofundam os seus conhecimentos e capacidades linguísticos de acordo com o previsto no QECR para este nível de estudo da língua alemã - ferramentas indispensáveis para dominar várias situações comunicativas que ocorrem na vida quotidiana. Além disso, os estudantes são confrontados com a cultura/realidade dos países de expressão alemã através da leitura de pequenos textos e através do visionamento/da audição de materiais audiovisuais. Os conhecimentos gramaticais são adquiridos através do estudo mais aprofundado de fenómenos textuais no seu contexto (sintaxe, conjugação de verbos, verbos com partícula separável, tempos verbais, pronomes, a negação), o que contribui também para o alargamento do leque de estratégias de compreensão.
O estudo da língua alemã no nível A1.1 é aprofundado através de materiais didáticos extra que se encontram na plataforma Moodle. Este método de ensino (b-learning) contribui para o aumento da autonomia dos estudantes.
Nesta disciplina, que vem na sequência de Alemão A1.2, os estudantes deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível A2.1 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).
O manual adotado, que contem um leque muito diversificado de textos, de tarefas e de exercícios com vista a desenvolver e a treinar todas as competências previstas no QECR, permite que, para além da consolidação dos conhecimentos do nível A1, os estudantes adquiram novos e mais diferenciados conhecimentos e capacidades. Atendendo também à cultura / realidade dos países de língua alemã, o enriquecimento lexical, bem como as competências da leitura, escrita, audição e oralidade são trabalhadas em todas as áreas temáticas estudadas. Os conhecimentos gramaticais, que contribuem para o alargamento de estratégias de compreensão e de interação, são adquiridos através de um estudo mais aprofundado de fenómenos textuais em contexto e treinados através dos exercícios propostos pelo manual. Para um treino mais intensivo, os exercícios do manual são complementados por numeroso material fornecido pelo docente.
El Marco de Referencia Europeo es la base en la que se apoya el programa de esta asignatura, cuyos objetivos principales serán conseguir que el estudiante:
- sea capaz de comprender y utilizar expresiones cotidianas de uso muy frecuente así como frases sencillas destinadas a satisfacer necesidades de tipo inmediato.
- pueda presentarse a sí mismo y a otros, pedir y dar información personal básica sobre su domicilio, sus pertenencias y las personas que conoce.
- pueda relacionarse de forma elemental siempre que su interlocutor hable despacio y con claridad y esté dispuesto a cooperar.
- adquiera una capacidad comunicativa oral y escrita para desenvolverse en situaciones auténticas a un nivel elemental.
Para ello será necesario conocer reglas gramaticales y un vocabulario básico del español.
1/ Compreensão oral
Ser capaz de reconhecer palavras e expressôes muito básicas sobre si mesmo, sua família e seu ambiente concreto e imediato.
2/ Compreensão escrita
Ser capaz de compreender palavras e frases muito simples por exemplo em cartazes, avisos, folhetos ou textos simples.
3/ Produção oral ou interatividade
Ser capaz de comunicar de forma simples, fazer perguntas simples sobre assuntos familiares ou necessidades imediatas, ser capaz de responder a essas perguntas.
4/ Produção oral contínua
Saber usar expressões e frases simples para descrever lugares e pessoas.
5/ Produção escrita
Saber escrever mensagens ou postais simples, por exemplo de férias. Ser capaz de preencher um questionário ou um formulário com dados pessoais, como o nome, o endereço ou a nacionalidade.
Objetivos comunicativos : Falar do passado, do futuro, argumentar, expressar opiniões, repetir um discurso. Compreender informações para se integrar na sociedade e afiirmar-se no quotidiano.
Os objetivos para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os alunos são capazes de compreender as idéias principais de textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos. São capazes de se comunicar com um nível razoável de espontaneidade e fluência e podem interagir com falantes nativos sem dificuldade. São capazes de produzir textos coerentes e detalhadas sobre vários temas e explicar um ponto de vista sobre um tema atual que explica os prós e contras das várias opções.
Proporcionar o primeiro contacto com a Economia enquanto ciência social, dando a conhecer conceitos e procedimentos fundamentais. Explicar como são abordados pela Economia temas de aplicação generalizada no âmbito das ciências sociais, como a distribuição do rendimento, a pobreza ou o desemprego, abordando a realidade portuguesa.
Objectivos - Iniciar a reflexão epistemológica e metodológica no âmbito das ciências sociais. - Iniciar o discurso científico, à linguagem conceptual e às perspectivas de análise sociológicas. - Familiarizar com a lógica de investigação científica em Sociologia.
Iniciar os estudantes na aprendizagem dos elementos essenciais do Direito enquanto núcleo fundamental estruturante das principais Sociedades Humanas (as Sociedades Políticas).
Habilitar os estudantes com a ferramenta indispensável à compreensão dos elementos básicos das várias áreas do Direito, e acesso aos mesmos, mediante a "chave científica" da designada "Enciclopédia Jurídica".
Alemão A1.2 é a continuação de Alemão A1.1. Destina-se aos aprendentes de língua alemã como língua estrangeira que no início do 1º semestre não possuíam conhecimentos prévios desta língua. Pretende-se que os alunos atinjam um grau de conhecimentos correspondente ao nível A1.2 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).
Através do trabalho com o manual, que contém um leque diversificado de textos, exercícios e tarefas que visam desenvolver as competências (ler, escrever, falar e ouvir) e o léxico de uma maneira sistemática e progressiva, os estudantes consolidam e aprofundam os conhecimentos e capacidades linguísticos de acordo com o previsto no QECR para este nível de estudo da língua alemã - ferramentas indispensáveis para dominar várias situações comunicativas que ocorrem na vida quotidiana. Além disso, os estudantes são confrontados com a cultura/realidade dos países de expressão alemã através da leitura de pequenos textos e através do visionamento/da audição de materiais audiovisuais. Os conhecimentos gramaticais são adquiridos através do estudo mais aprofundado de fenómenos textuais no seu contexto (sintaxe, conjugação de verbos, verbos com partícula separável, tempos verbais, declinação de adjetivos, pronomes, a negação), o que contribui também para o alargamento do leque de estratégias de compreensão.
O estudo da língua alemã no nível A1.2 é aprofundado através de materiais didáticos extra que se encontram na plataforma Moodle. Este método de ensino (b-learning) contribui para o aumento da autonomia dos estudantes.
Nesta disciplina, que vem na sequência de Alemão A 2.1, os estudantes deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível A 2.2 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).
O manual adotado, que contem um leque muito diversificado de textos, de tarefas e de exercícios com vista a desenvolver e a treinar todas as competências previstas no QECR, permite que, para além da consolidação dos conhecimentos do nível A2.1, os estudantes adquiram novos e mais diferenciados conhecimentos e capacidades. Atendendo também à cultura / realidade dos países de língua alemã, o enriquecimento lexical, bem como as competências da leitura, escrita, audição e oralidade são trabalhadas em todas as áreas temáticas estudadas. Os conhecimentos gramaticais, que contribuem para o alargamento de estratégias de compreensão e de interação, são adquiridos através de um estudo mais aprofundado de fenómenos textuais em contexto e treinados através dos exercícios propostos pelo manual. Para um treino mais intensivo, os exercícios do manual são complementados por numeroso material fornecido pelo docente.
Se pretende desarrollar la competencia comunicativa adquirida en la asignatura de Espanhol A1, ampliando la variedad de situaciones, y desarrollar la competencia gramatical y léxica con el aprendizaje de nuevos recursos. El Marco de Referencia Europeo es la base en la que se apoya el programa de esta asignatura, cuyo objetivo principal será conseguir que el estudiante sea capaz de:
- comprender frases y expresiones de uso frecuente relacionadas con áreas de necesidad que le son especialmente relevantes (información básica sobre sí mismo y su familia, compras, lugares de interés, ocupaciones, etc.)
- comunicarse a la hora de llevar a cabo tareas simples y cotidianas que no requieran más que intercambios sencillos y directos de información sobre cuestiones que le son conocidas o habituales.
- describir en términos sencillos su entorno, experiencias pasadas y cuestiones relacionadas con sus necesidades inmediatas, así como exponer razones y justificar brevemente una opinión o un proyecto.
No fim do semestre, os estudantes deverão atingir o nível "limiar" do QECR para as línguas (nível B1).
Os objetivos para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os alunos são capazes de compreender as idéias principais de textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos. São capazes de se comunicar com um nível razoável de espontaneidade e fluência e podem interagir com falantes nativos sem dificuldade. São capazes de produzir textos coerentes e detalhadas sobre vários temas e explicar um ponto de vista sobre um tema atual que explica os prós e contras das várias opções.
Esta unidade curricular tem como objectivo central fornecer conhecimentos, teóricos e práticos, necessários para situações de comunicação intercultural. O estudante deverá desenvolver a capacidade de contextualizar a sua experiência cultural individual no âmbito mais vasto das culturas estrangeiras que lhe permitia uma compreensão alargada do sistema mais vasto dos padrões culturais existentes. Através da consciencialização sobre determinados aspectos das culturas ditas estrangeiras deverá reflectir sobre hábitos, costumes e padrões culturais próprios. Com esta unidade, inicia-se o desenvolvimento de um novo perfil profissional do mediador cultural (a matéria tratada nesta unidade curricular pode ser aprofundada no 2º ciclo) que pode ter um papel de extrema importância tanto em actividades culturais e empresariais, como na grande área da traductologia.
Compreender, definir e relacionar conceitos fundamentais das Relações Internacionais
Identificar os principais actores das relações internacionais
Dar a conhecer as bases teóricas das Relações Internacionais
Analisar e compreender os principais temas das Relações Internacionais
Os estudantes devem conceber a Língua Portuguesa como uma forma de aceder ao pensamento, à representação do mundo e às relações humanas: e devem refletir sobre os valores formativo-cognitivo e afetivo da língua materna.
Os estudantes devem ter desenvolvido as suas competências gramaticais, discursivas, pragmáticas e socioculturais.
Os estudantes devem ter adquirido técnicas de comunicação e expressão oral e escrita de forma a atuarem eficazmente nas mais variadas situações de uso.
Nesta disciplina, que vem na sequência de Alemão A1.2, os estudantes deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível A2.1 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).
O manual adotado, que contem um leque muito diversificado de textos, de tarefas e de exercícios com vista a desenvolver e a treinar todas as competências previstas no QECR, permite que, para além da consolidação dos conhecimentos do nível A1, os estudantes adquiram novos e mais diferenciados conhecimentos e capacidades. Atendendo também à cultura / realidade dos países de língua alemã, o enriquecimento lexical, bem como as competências da leitura, escrita, audição e oralidade são trabalhadas em todas as áreas temáticas estudadas. Os conhecimentos gramaticais, que contribuem para o alargamento de estratégias de compreensão e de interação, são adquiridos através de um estudo mais aprofundado de fenómenos textuais em contexto e treinados através dos exercícios propostos pelo manual. Para um treino mais intensivo, os exercícios do manual são complementados por numeroso material fornecido pelo docente.
Disponibilizar aos estudantes os elementos essenciais caraterizadores do Direito Internacional.
Habilitar os estudantes com os utensílios indispensáveis ao conhecimento da conformação jurídica das relações da vida internacional contemporânea, dado o progressivo aumento do peso do Direito Internacional. Como decorrência da chamada "internacionalização", a resolução de múltiplos problemas releva hoje de normas jurídicas internacionais, devido ao surgimento de relações sociais novas ou a um novo dimensionamento de relações sociais outrora "internas".
Objetivos comunicativos : Falar do passado, do futuro, argumentar, expressar opiniões, repetir um discurso. Compreender informações para se integrar na sociedade e afiirmar-se no quotidiano.
A la fin du semestre, les étudiants devront avoir atteint un niveau charnière entre le niveau B1 et B2 du CECR pour les langues.
A UC tem por objetivo um delineamento de um panorama político, económico e social da Alemanha da segunda metade do século XIX ao final do século XX.
Pretende-se que os estudantes – Conheçam e apreendam, conceitos e problemáticas das Relações Internacionais, de forma a adquirirem instrumentos que lhes permitam compreender as suas várias facetas do ponto de vista histórico; - Reconheçam a importância que a Paz de Vestefália teve na balança do poder e na lei internacional no “Antigo Regime” europeu; - Percebam o impacto que o Congresso de Viena teve no relacionamento entre as grandes potências europeias e no mapa do continente; Apreendam como o Nacionalismo e o Imperialismo da segunda metade do século XIX acabaram por desembocar na I Guerra Mundial e quais as consequências dos Tratados de Paz de Versalhes; - Aprendam como a II Guerra Mundial e a ascensão dos Estados Unidos e da União Soviética ao estatuto de superpotências mudou o curso do pós-guerra; - Tenham uma ideia como o mundo repartido entre as duas superpotências levou a um conflito latente conhecido como a Guerra Fria e como a “Queda” do Muro de Berlim, símbolo deste conflito, levou ao colapso da ordem bipolar.
i) Caracterizar, criticamente, as dinâmicas económicas e sociais da Época Contemporânea (entre finais do século XVIII e finais do século XX); ii) Aplicar os conceitos específicos da análise histórica ao estudo da Época Contemporânea; iii) Problematizar as grandes linhas de permanência e de ruptura nas sociedades contemporâneas.
Os objetivos para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os alunos são capazes de compreender as idéias principais de textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos. São capazes de se comunicar com um nível razoável de espontaneidade e fluência e podem interagir com falantes nativos sem dificuldade. São capazes de produzir textos coerentes e detalhadas sobre vários temas e explicar um ponto de vista sobre um tema atual que explica os prós e contras das várias opções.
Nesta disciplina, que vem na sequência de Alemão A 2.1, os estudantes deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível A 2.2 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).
O manual adotado, que contem um leque muito diversificado de textos, de tarefas e de exercícios com vista a desenvolver e a treinar todas as competências previstas no QECR, permite que, para além da consolidação dos conhecimentos do nível A2.1, os estudantes adquiram novos e mais diferenciados conhecimentos e capacidades. Atendendo também à cultura / realidade dos países de língua alemã, o enriquecimento lexical, bem como as competências da leitura, escrita, audição e oralidade são trabalhadas em todas as áreas temáticas estudadas. Os conhecimentos gramaticais, que contribuem para o alargamento de estratégias de compreensão e de interação, são adquiridos através de um estudo mais aprofundado de fenómenos textuais em contexto e treinados através dos exercícios propostos pelo manual. Para um treino mais intensivo, os exercícios do manual são complementados por numeroso material fornecido pelo docente.
Conhecer os principais paradigmas de análise económica do comércio internacional; identificar os instrumentos de política comercial externa e expor os seus efeitos de mercado e de bem-estar; conhecer e utilizar corretamente informação sobre relações económicas internacionais.
No fim do semestre, os estudantes deverão atingir o nível "limiar" do QECR para as línguas (nível B1).
A la fin du semestre, les étudiants devront avoir atteint le niveau B2 dans la plupart des 5 compétences prévues par le CECR pour les langues.
-Usar adequadamente os conceitos e métodos da Geografia da População;
-Compreender o carácter dinâmico do sistema demográfico e da forma como as suas diversas componentes (i.e., mortalidade, fecundidade e migrações) se influenciam mutuamente;
-Analisar as inter-relação entre a dinâmica demográfica e os processos sociais, culturais, económicos, políticos e ambientais a diferentes escalas geográficas;
-Recolher, analisar e interpretar corretamente os principais indicadores de análise da população;
- Refletir sobre os problemas que afetam a população portuguesa e a sua influência na sociedade e na economia;
-Integrar os conhecimentos fundamentais da Geografia da População na construção de propostas para o aumento da natalidade em Portugal;
-Desenvolver a responsabilidade dos estudantes pela sua própria aprendizagem;
-Desenvolver o raciocínio e o espírito crítico
Esta disciplina dá a conhecer um conjunto de instituições de vocação política a nível internacional e regional, nos seguintes aspectos: génese, objectivos, estrutura formal e importância actual.
Procurando trabalhar questões e figuras de mediação cultural nos séculos XIX e XX, a envolver Portugal e França, pretende-se que os estudantes reflitam sobre as relações culturais luso-francesas e pretende-se ainda motivá-los para a diversidade dos desafios e das expressões de que se revestem as relações interculturais.
Conhecer os principais paradigmas sociológicos de análise dos fenómenos de poder e de poder político; identificar e conhecer o processo de génese histórica do Estado na Europa; conhecer as implicações das diferentes visões da sociedade na formulação de quadros alternativos de conceção de poder político; conhecer as dimensões históricas e sociais que estão na base da produção dos fenómenos totalitários e autoritários contemporâneos, retendo as particularidades do caso português; conhecer a génese e estruturação do campo político-partidário democrático.
Nesta unidade curricular os aprendentes de língua alemã deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível B2.1 (utilizador independente, nível 1) do Quadro Europeu Comum de Referência nas competências: ouvir, ler, falar e escrever. Os estudantes deverão: consolidar conhecimentos previamente adquiridos na língua alemã em termos de léxico e gramática; desenvolver técnicas de apresentação oral sobre temas da atualidade; apresentar e defender diferentes pontos de vista; aprofundar a capacidade de exprimir opiniões através da leitura de textos sobre temas contemporâneos; solidificar conhecimentos lexicais e gramaticais na redação de textos argumentativos, apresentando as vantagens e desvantagens de diferentes opções; adquirir técnicas de resumo; adquirir competências essenciais ao uso sistemático (receptivo e produtivo) da língua alemã, aplicando vocabulário, bem como estruturas idiomáticas e gramaticais específicas; alargar o interesse por realidades socioculturais diferentes.
A la fin du semestre, les étudiants devront avoir atteint un niveau charnière entre le niveau B1 et B2 du CECR pour les langues.
A la fin du semestre, les étudiants devront avoir atteint un niveau charnière entre le niveau B2 et C1 du CECR pour les langues.
A UC tem por objetivo um delineamento de um panorama político, económico e social da Alemanha da segunda metade do século XIX ao final do século XX.
No final do semestre, os alunos devem ser capazes de: - Saber e perceber o encadeamento eventos que ocorreram entre 1914 e 1945, a chamada Guerra Civil Europeia, que acabou com a supremacia europeia e a ascensão das duas superpotências; Estados Unidos e União Soviética; - Compreender o conceito de Guerra Fria e perceber como durante quase 45 anos o mundo viveu o signo da polaridade e do terror de uma guerra atómica; - Perceber como a Queda do Muro Berlim, bem como a implosão da União Soviética modificaram a política europeia, permitindo o alargamento aos estados até então na esfera soviética a adesão a instituições como a NATO e a União Europeia; - Refletir sobre as crises e desafios atuais.
i) Caracterizar, criticamente, as dinâmicas económicas e sociais da Época Contemporânea (entre finais do século XVIII e finais do século XX); ii) Aplicar os conceitos específicos da análise histórica ao estudo da Época Contemporânea; iii) Problematizar as grandes linhas de permanência e de ruptura nas sociedades contemporâneas.
Os objetivos para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os estudantes são capazes de compreender uma vasta gama de textos complexos e longos, assim como detetar significações implícitas. São capazes de exprimir-se de forma espontânea e fluente sem, aparentemente, ter de procurar palavras. São capazes de utilizar a língua de maneira eficaz e flexível na sua vida social, profissional ou académica. São capazes de exprimir-se sobre assuntos complexos, de forma clara e bem estruturada, e de mostrar domínio dos meios de organização, de articulação e de coesão do discurso
Nesta unidade curricular os aprendentes de língua alemã deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível B2.2 (utilizador independente, nível 2) do Quadro Europeu Comum de Referência nas competências: ouvir, ler, falar e escrever. Os estudantes deverão: consolidar conhecimentos previamente adquiridos na língua alemã em termos de léxico e gramática; desenvolver técnicas de apresentação oral sobre temas da atualidade; apresentar e defender diferentes pontos de vista; aprofundar a capacidade de exprimir opiniões através da leitura de textos sobre temas contemporâneos; solidificar conhecimentos lexicais e gramaticais na redação de textos argumentativos, apresentando as vantagens e desvantagens de diferentes opções; adquirir técnicas de resumo; adquirir competências essenciais ao uso sistemático (receptivo e produtivo) da língua alemã, aplicando vocabulário, bem como estruturas idiomáticas e gramaticais específicas; alargar o interesse por realidades socioculturais diferentes.
El objetivo de este nivel es que el alumno sea capaz de entender las ideas principales de textos complejos que traten tanto de temas concretos como abstractos. Deberá poder comunicar con un cierto grado de espontaneidad y naturalidad con hablantes nativos. Se espera, además, que sea capaz de expresarse de forma clara y pormenorizada sobre diversos asuntos y de explicar su punto de vista sobre un tema de actualidad, exponiendo las ventajas y los inconvenientes.
Al nivel de la expresión escrita, deberá ser capaz de producir textos largos y pormenorizados, como redacciones, informes y cartas formales, destacando sus aspectos más importantes.
En lo concerniente a la comprensión lectora, se espera que sea capaz de comprender la prosa literaria contemporánea, así como textos largos y complejos basados en hechos, apreciando diferencias de estilo.
En cuanto a la comprensión auditiva, el aprendiente deberá ser capaz de comprender discursos largos, incluso si estos contienen información implícita o no están estructurados con claridad.
A la fin du semestre, les étudiants devront avoir atteint le niveau B2 dans la plupart des 5 compétences prévues par le CECR pour les langues.
Les étudiants devront avoir développé leur autonomie et élargi leurs compétences linguistiques, sociolinguistiques et pragmatiques de façon à atteindre le niveau C1 dans la plupart des cinq compétences définies par le CECR.
-Usar adequadamente os conceitos e métodos da Geografia da População;
-Compreender o carácter dinâmico do sistema demográfico e da forma como as suas diversas componentes (i.e., mortalidade, fecundidade e migrações) se influenciam mutuamente;
-Analisar as inter-relação entre a dinâmica demográfica e os processos sociais, culturais, económicos, políticos e ambientais a diferentes escalas geográficas;
-Recolher, analisar e interpretar corretamente os principais indicadores de análise da população;
- Refletir sobre os problemas que afetam a população portuguesa e a sua influência na sociedade e na economia;
-Integrar os conhecimentos fundamentais da Geografia da População na construção de propostas para o aumento da natalidade em Portugal;
-Desenvolver a responsabilidade dos estudantes pela sua própria aprendizagem;
-Desenvolver o raciocínio e o espírito crítico
Os objetivos para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os estudantes são capazes de compreender uma vasta gama de textos complexos e longos, assim como detetar significações implícitas. São capazes de exprimir-se de forma espontânea e fluente sem, aparentemente, ter de procurar palavras. São capazes de utilizar a língua de maneira eficaz e flexível na sua vida social, profissional ou académica. São capazes de exprimir-se sobre assuntos complexos, de forma clara e bem estruturada, e de mostrar domínio dos meios de organização, de articulação e de coesão do discurso.
Procurando trabalhar questões e figuras de mediação cultural nos séculos XIX e XX, a envolver Portugal e França, pretende-se que os estudantes reflitam sobre as relações culturais luso-francesas e pretende-se ainda motivá-los para a diversidade dos desafios e das expressões de que se revestem as relações interculturais.
Ao concluir com sucesso a U.C. o estudante deve ser capaz de: 1 – Sumariar informação sobre o mundo atual, relacionando o lugar em que vivemos com o planeta globalizado; 2 – Reconhecer lugares e regiões como componentes de um sistema global em constante mudança; 3 – Analisar a interação entre processos globais e suas manifestações locais em termos económicos, políticos e culturais; 4 – Interpretar alguns dos problemas do mundo contemporâneo; 5 – Demonstrar atitudes de compreensão sobre o valor das diferentes culturas e sociedades; 6 – Desenvolver atitudes críticas e reflexivas;
Conhecer os principais paradigmas sociológicos de análise dos fenómenos de poder e de poder político; identificar e conhecer o processo de génese histórica do Estado na Europa; conhecer as implicações das diferentes visões da sociedade na formulação de quadros alternativos de conceção de poder político; conhecer as dimensões históricas e sociais que estão na base da produção dos fenómenos totalitários e autoritários contemporâneos, retendo as particularidades do caso português; conhecer a génese e estruturação do campo político-partidário democrático.
É objetivo desta disciplina facultar aos estudantes conhecimentos de caráter geral nas áreas da cultura e da história da Alemanha no século XX.
Disponibilizar aos estudantes os elementos essenciais caraterizadores do Direito Internacional.
Habilitar os estudantes com os utensílios indispensáveis ao conhecimento da conformação jurídica das relações da vida internacional contemporânea, dado o progressivo aumento do peso do Direito Internacional. Como decorrência da chamada "internacionalização", a resolução de múltiplos problemas releva hoje de normas jurídicas internacionais, devido ao surgimento de relações sociais novas ou a um novo dimensionamento de relações sociais outrora "internas".
Objetivos comunicativos : Falar do passado, do futuro, argumentar, expressar opiniões, repetir um discurso. Compreender informações para se integrar na sociedade e afiirmar-se no quotidiano.
A la fin du semestre, les étudiants devront avoir atteint un niveau charnière entre le niveau B1 et B2 du CECR pour les langues.
A UC tem por objetivo um delineamento de um panorama político, económico e social da Alemanha da segunda metade do século XIX ao final do século XX.
Pretende-se que os estudantes – Conheçam e apreendam, conceitos e problemáticas das Relações Internacionais, de forma a adquirirem instrumentos que lhes permitam compreender as suas várias facetas do ponto de vista histórico; - Reconheçam a importância que a Paz de Vestefália teve na balança do poder e na lei internacional no “Antigo Regime” europeu; - Percebam o impacto que o Congresso de Viena teve no relacionamento entre as grandes potências europeias e no mapa do continente; Apreendam como o Nacionalismo e o Imperialismo da segunda metade do século XIX acabaram por desembocar na I Guerra Mundial e quais as consequências dos Tratados de Paz de Versalhes; - Aprendam como a II Guerra Mundial e a ascensão dos Estados Unidos e da União Soviética ao estatuto de superpotências mudou o curso do pós-guerra; - Tenham uma ideia como o mundo repartido entre as duas superpotências levou a um conflito latente conhecido como a Guerra Fria e como a “Queda” do Muro de Berlim, símbolo deste conflito, levou ao colapso da ordem bipolar.
Os objetivos para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os alunos são capazes de compreender as idéias principais de textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos. São capazes de se comunicar com um nível razoável de espontaneidade e fluência e podem interagir com falantes nativos sem dificuldade. São capazes de produzir textos coerentes e detalhadas sobre vários temas e explicar um ponto de vista sobre um tema atual que explica os prós e contras das várias opções.
O objetivo da disciplina é de facultar aos estudantes conhecimentos propedêuticos na área da cultura e da literatura alemãs, desde o período medieval até ao séc. XIX.
O objetivo da disciplina é de facultar aos estudantes conhecimentos na área de língua e literatura alemãs do período medieval.
Nesta disciplina, que vem na sequência de Alemão A 2.1, os estudantes deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível A 2.2 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).
O manual adotado, que contem um leque muito diversificado de textos, de tarefas e de exercícios com vista a desenvolver e a treinar todas as competências previstas no QECR, permite que, para além da consolidação dos conhecimentos do nível A2.1, os estudantes adquiram novos e mais diferenciados conhecimentos e capacidades. Atendendo também à cultura / realidade dos países de língua alemã, o enriquecimento lexical, bem como as competências da leitura, escrita, audição e oralidade são trabalhadas em todas as áreas temáticas estudadas. Os conhecimentos gramaticais, que contribuem para o alargamento de estratégias de compreensão e de interação, são adquiridos através de um estudo mais aprofundado de fenómenos textuais em contexto e treinados através dos exercícios propostos pelo manual. Para um treino mais intensivo, os exercícios do manual são complementados por numeroso material fornecido pelo docente.
Conhecer os principais paradigmas de análise económica do comércio internacional; identificar os instrumentos de política comercial externa e expor os seus efeitos de mercado e de bem-estar; conhecer e utilizar corretamente informação sobre relações económicas internacionais.
No fim do semestre, os estudantes deverão atingir o nível "limiar" do QECR para as línguas (nível B1).
A la fin du semestre, les étudiants devront avoir atteint le niveau B2 dans la plupart des 5 compétences prévues par le CECR pour les langues.
É objetivo desta disciplina facultar aos alunos conhecimentos de caráter geral nas áreas da cultura e da literatura bem como da história dos países de expressão alemã. Serão abordados os séculos XIX e XX.
Esta disciplina dá a conhecer um conjunto de instituições de vocação política a nível internacional e regional, nos seguintes aspectos: génese, objectivos, estrutura formal e importância actual.
Pretende-se incentivar no aluno o gosto crítico pelo cinema e pela leitura, incrementando a capacidade analítica, fornecendo instrumentos para uma análise mais aprofundada e crítica. Simultaneamente estudar-se-ão as relações entre a literatura e o cinema através da análise da adaptação da obra Heinrich Böll, Die verlorene Ehre der Katharina Blum (1974) por Volker Schlöndorff e Margarethe von Trotta, em 1975.
Nesta unidade curricular os aprendentes de língua alemã deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível B2.1 (utilizador independente, nível 1) do Quadro Europeu Comum de Referência nas competências: ouvir, ler, falar e escrever. Os estudantes deverão: consolidar conhecimentos previamente adquiridos na língua alemã em termos de léxico e gramática; desenvolver técnicas de apresentação oral sobre temas da atualidade; apresentar e defender diferentes pontos de vista; aprofundar a capacidade de exprimir opiniões através da leitura de textos sobre temas contemporâneos; solidificar conhecimentos lexicais e gramaticais na redação de textos argumentativos, apresentando as vantagens e desvantagens de diferentes opções; adquirir técnicas de resumo; adquirir competências essenciais ao uso sistemático (receptivo e produtivo) da língua alemã, aplicando vocabulário, bem como estruturas idiomáticas e gramaticais específicas; alargar o interesse por realidades socioculturais diferentes.
É objetivo desta disciplina facultar aos estudantes conhecimentos de caráter geral nas áreas da cultura e da história da Alemanha no século XX.
A la fin du semestre, les étudiants devront avoir atteint un niveau charnière entre le niveau B1 et B2 du CECR pour les langues.
A UC tem por objetivo um delineamento de um panorama político, económico e social da Alemanha da segunda metade do século XIX ao final do século XX.
No final do semestre, os alunos devem ser capazes de: - Saber e perceber o encadeamento eventos que ocorreram entre 1914 e 1945, a chamada Guerra Civil Europeia, que acabou com a supremacia europeia e a ascensão das duas superpotências; Estados Unidos e União Soviética; - Compreender o conceito de Guerra Fria e perceber como durante quase 45 anos o mundo viveu o signo da polaridade e do terror de uma guerra atómica; - Perceber como a Queda do Muro Berlim, bem como a implosão da União Soviética modificaram a política europeia, permitindo o alargamento aos estados até então na esfera soviética a adesão a instituições como a NATO e a União Europeia; - Refletir sobre as crises e desafios atuais.
Os objetivos para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os estudantes são capazes de compreender uma vasta gama de textos complexos e longos, assim como detetar significações implícitas. São capazes de exprimir-se de forma espontânea e fluente sem, aparentemente, ter de procurar palavras. São capazes de utilizar a língua de maneira eficaz e flexível na sua vida social, profissional ou académica. São capazes de exprimir-se sobre assuntos complexos, de forma clara e bem estruturada, e de mostrar domínio dos meios de organização, de articulação e de coesão do discurso
O objetivo da disciplina é de facultar aos estudantes conhecimentos propedêuticos na área da cultura e da literatura alemãs, desde o período medieval até ao séc. XIX.
O objetivo da disciplina é de facultar aos estudantes conhecimentos na área de língua e literatura alemãs do período medieval.
Nesta unidade curricular os aprendentes de língua alemã deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível B2.2 (utilizador independente, nível 2) do Quadro Europeu Comum de Referência nas competências: ouvir, ler, falar e escrever. Os estudantes deverão: consolidar conhecimentos previamente adquiridos na língua alemã em termos de léxico e gramática; desenvolver técnicas de apresentação oral sobre temas da atualidade; apresentar e defender diferentes pontos de vista; aprofundar a capacidade de exprimir opiniões através da leitura de textos sobre temas contemporâneos; solidificar conhecimentos lexicais e gramaticais na redação de textos argumentativos, apresentando as vantagens e desvantagens de diferentes opções; adquirir técnicas de resumo; adquirir competências essenciais ao uso sistemático (receptivo e produtivo) da língua alemã, aplicando vocabulário, bem como estruturas idiomáticas e gramaticais específicas; alargar o interesse por realidades socioculturais diferentes.
El objetivo de este nivel es que el alumno sea capaz de entender las ideas principales de textos complejos que traten tanto de temas concretos como abstractos. Deberá poder comunicar con un cierto grado de espontaneidad y naturalidad con hablantes nativos. Se espera, además, que sea capaz de expresarse de forma clara y pormenorizada sobre diversos asuntos y de explicar su punto de vista sobre un tema de actualidad, exponiendo las ventajas y los inconvenientes.
Al nivel de la expresión escrita, deberá ser capaz de producir textos largos y pormenorizados, como redacciones, informes y cartas formales, destacando sus aspectos más importantes.
En lo concerniente a la comprensión lectora, se espera que sea capaz de comprender la prosa literaria contemporánea, así como textos largos y complejos basados en hechos, apreciando diferencias de estilo.
En cuanto a la comprensión auditiva, el aprendiente deberá ser capaz de comprender discursos largos, incluso si estos contienen información implícita o no están estructurados con claridad.
A la fin du semestre, les étudiants devront avoir atteint le niveau B2 dans la plupart des 5 compétences prévues par le CECR pour les langues.
Les étudiants devront avoir développé leur autonomie et élargi leurs compétences linguistiques, sociolinguistiques et pragmatiques de façon à atteindre le niveau C1 dans la plupart des cinq compétences définies par le CECR.
Os objetivos para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os estudantes são capazes de compreender uma vasta gama de textos complexos e longos, assim como detetar significações implícitas. São capazes de exprimir-se de forma espontânea e fluente sem, aparentemente, ter de procurar palavras. São capazes de utilizar a língua de maneira eficaz e flexível na sua vida social, profissional ou académica. São capazes de exprimir-se sobre assuntos complexos, de forma clara e bem estruturada, e de mostrar domínio dos meios de organização, de articulação e de coesão do discurso.
É objetivo desta disciplina facultar aos alunos conhecimentos de caráter geral nas áreas da cultura e da literatura bem como da história dos países de expressão alemã. Serão abordados os séculos XIX e XX.
Pretende-se incentivar no aluno o gosto crítico pelo cinema e pela leitura, incrementando a capacidade analítica, fornecendo instrumentos para uma análise mais aprofundada e crítica. Simultaneamente estudar-se-ão as relações entre a literatura e o cinema através da análise da adaptação da obra Heinrich Böll, Die verlorene Ehre der Katharina Blum (1974) por Volker Schlöndorff e Margarethe von Trotta, em 1975.
Ao concluir com sucesso a U.C. o estudante deve ser capaz de: 1 – Sumariar informação sobre o mundo atual, relacionando o lugar em que vivemos com o planeta globalizado; 2 – Reconhecer lugares e regiões como componentes de um sistema global em constante mudança; 3 – Analisar a interação entre processos globais e suas manifestações locais em termos económicos, políticos e culturais; 4 – Interpretar alguns dos problemas do mundo contemporâneo; 5 – Demonstrar atitudes de compreensão sobre o valor das diferentes culturas e sociedades; 6 – Desenvolver atitudes críticas e reflexivas;
Nesta disciplina, que vem na sequência de Alemão A1.2, os estudantes deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível A2.1 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).
O manual adotado, que contem um leque muito diversificado de textos, de tarefas e de exercícios com vista a desenvolver e a treinar todas as competências previstas no QECR, permite que, para além da consolidação dos conhecimentos do nível A1, os estudantes adquiram novos e mais diferenciados conhecimentos e capacidades. Atendendo também à cultura / realidade dos países de língua alemã, o enriquecimento lexical, bem como as competências da leitura, escrita, audição e oralidade são trabalhadas em todas as áreas temáticas estudadas. Os conhecimentos gramaticais, que contribuem para o alargamento de estratégias de compreensão e de interação, são adquiridos através de um estudo mais aprofundado de fenómenos textuais em contexto e treinados através dos exercícios propostos pelo manual. Para um treino mais intensivo, os exercícios do manual são complementados por numeroso material fornecido pelo docente.
Disponibilizar aos estudantes os elementos essenciais caraterizadores do Direito Internacional.
Habilitar os estudantes com os utensílios indispensáveis ao conhecimento da conformação jurídica das relações da vida internacional contemporânea, dado o progressivo aumento do peso do Direito Internacional. Como decorrência da chamada "internacionalização", a resolução de múltiplos problemas releva hoje de normas jurídicas internacionais, devido ao surgimento de relações sociais novas ou a um novo dimensionamento de relações sociais outrora "internas".
Objetivos comunicativos : Falar do passado, do futuro, argumentar, expressar opiniões, repetir um discurso. Compreender informações para se integrar na sociedade e afiirmar-se no quotidiano.
A la fin du semestre, les étudiants devront avoir atteint un niveau charnière entre le niveau B1 et B2 du CECR pour les langues.
Pretende-se que os estudantes – Conheçam e apreendam, conceitos e problemáticas das Relações Internacionais, de forma a adquirirem instrumentos que lhes permitam compreender as suas várias facetas do ponto de vista histórico; - Reconheçam a importância que a Paz de Vestefália teve na balança do poder e na lei internacional no “Antigo Regime” europeu; - Percebam o impacto que o Congresso de Viena teve no relacionamento entre as grandes potências europeias e no mapa do continente; Apreendam como o Nacionalismo e o Imperialismo da segunda metade do século XIX acabaram por desembocar na I Guerra Mundial e quais as consequências dos Tratados de Paz de Versalhes; - Aprendam como a II Guerra Mundial e a ascensão dos Estados Unidos e da União Soviética ao estatuto de superpotências mudou o curso do pós-guerra; - Tenham uma ideia como o mundo repartido entre as duas superpotências levou a um conflito latente conhecido como a Guerra Fria e como a “Queda” do Muro de Berlim, símbolo deste conflito, levou ao colapso da ordem bipolar.
Os objetivos para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os alunos são capazes de compreender as idéias principais de textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos. São capazes de se comunicar com um nível razoável de espontaneidade e fluência e podem interagir com falantes nativos sem dificuldade. São capazes de produzir textos coerentes e detalhadas sobre vários temas e explicar um ponto de vista sobre um tema atual que explica os prós e contras das várias opções.
Proporcionar aos estudantes a aquisição de conhecimentos de base no âmbito da História das Ilhas Britânicas e da História da Literatura Inglesa. Familiarizar os estudantes com conceitos básicos do estudo da Cultura e da Literatura.
O programa centrar-se-á no estudo de três dramaturgos cuja obra permite o reconhecimento da diversidade da cena britânica do último meio século, mas também dos fundamentos para a singular consequência (literária e teatral) que esse corpus dramático encontrou à escala global. O estudo dos textos dramáticos será precedido e enquadrado por noções teóricas fundamentais sobre drama e teatro, como também por uma breve perspectivação dos contextos histórico-culturais directamente relevantes.
- Conhecimento de algumas obras narrativas relevantes dentro do panorama literário inglês do século XX;
- Estudo dos modos pelos quais o romance inglês contribuiu para a formação de determinadas imagens do Império Britânico;
- Esclarecimento das relações entre o texto e o mundo, nomeadamente pela análise da participação das narrativas nas configurações ideológicas e políticas.
Nesta disciplina, que vem na sequência de Alemão A 2.1, os estudantes deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível A 2.2 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).
O manual adotado, que contem um leque muito diversificado de textos, de tarefas e de exercícios com vista a desenvolver e a treinar todas as competências previstas no QECR, permite que, para além da consolidação dos conhecimentos do nível A2.1, os estudantes adquiram novos e mais diferenciados conhecimentos e capacidades. Atendendo também à cultura / realidade dos países de língua alemã, o enriquecimento lexical, bem como as competências da leitura, escrita, audição e oralidade são trabalhadas em todas as áreas temáticas estudadas. Os conhecimentos gramaticais, que contribuem para o alargamento de estratégias de compreensão e de interação, são adquiridos através de um estudo mais aprofundado de fenómenos textuais em contexto e treinados através dos exercícios propostos pelo manual. Para um treino mais intensivo, os exercícios do manual são complementados por numeroso material fornecido pelo docente.
Domínio do conceito de cultura no contexto da aventura imperial britânica na época vitoriana e no século vinte. Informação acerca da interdependência dos planos interno e internacional no percurso histórico do Reino Unido nos séculos XIX e XX. Exame e contextualização de documentos e fontes de diversa natureza e identificação de atitudes e representações de relevância cultural e histórica.
Conhecer os principais paradigmas de análise económica do comércio internacional; identificar os instrumentos de política comercial externa e expor os seus efeitos de mercado e de bem-estar; conhecer e utilizar corretamente informação sobre relações económicas internacionais.
No fim do semestre, os estudantes deverão atingir o nível "limiar" do QECR para as línguas (nível B1).
A la fin du semestre, les étudiants devront avoir atteint le niveau B2 dans la plupart des 5 compétences prévues par le CECR pour les langues.
O presente programa percorrerá a literatura inglesa oitocentista, com especial incidência na aproximação entre a poesia e o ensaio. Pretende-se que os estudantes relacionem os três grandes tempos da literatura inglesa oitocentista, numa visão prospectiva da interpretação das linhas de continuidade e ruptura com a literatura do séc. XX.
Esta disciplina dá a conhecer um conjunto de instituições de vocação política a nível internacional e regional, nos seguintes aspectos: génese, objectivos, estrutura formal e importância actual.
Nesta unidade curricular os aprendentes de língua alemã deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível B2.1 (utilizador independente, nível 1) do Quadro Europeu Comum de Referência nas competências: ouvir, ler, falar e escrever. Os estudantes deverão: consolidar conhecimentos previamente adquiridos na língua alemã em termos de léxico e gramática; desenvolver técnicas de apresentação oral sobre temas da atualidade; apresentar e defender diferentes pontos de vista; aprofundar a capacidade de exprimir opiniões através da leitura de textos sobre temas contemporâneos; solidificar conhecimentos lexicais e gramaticais na redação de textos argumentativos, apresentando as vantagens e desvantagens de diferentes opções; adquirir técnicas de resumo; adquirir competências essenciais ao uso sistemático (receptivo e produtivo) da língua alemã, aplicando vocabulário, bem como estruturas idiomáticas e gramaticais específicas; alargar o interesse por realidades socioculturais diferentes.
A la fin du semestre, les étudiants devront avoir atteint un niveau charnière entre le niveau B1 et B2 du CECR pour les langues.
A la fin du semestre, les étudiants devront avoir atteint un niveau charnière entre le niveau B2 et C1 du CECR pour les langues.
No final do semestre, os alunos devem ser capazes de: - Saber e perceber o encadeamento eventos que ocorreram entre 1914 e 1945, a chamada Guerra Civil Europeia, que acabou com a supremacia europeia e a ascensão das duas superpotências; Estados Unidos e União Soviética; - Compreender o conceito de Guerra Fria e perceber como durante quase 45 anos o mundo viveu o signo da polaridade e do terror de uma guerra atómica; - Perceber como a Queda do Muro Berlim, bem como a implosão da União Soviética modificaram a política europeia, permitindo o alargamento aos estados até então na esfera soviética a adesão a instituições como a NATO e a União Europeia; - Refletir sobre as crises e desafios atuais.
Os objetivos para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os estudantes são capazes de compreender uma vasta gama de textos complexos e longos, assim como detetar significações implícitas. São capazes de exprimir-se de forma espontânea e fluente sem, aparentemente, ter de procurar palavras. São capazes de utilizar a língua de maneira eficaz e flexível na sua vida social, profissional ou académica. São capazes de exprimir-se sobre assuntos complexos, de forma clara e bem estruturada, e de mostrar domínio dos meios de organização, de articulação e de coesão do discurso
Proporcionar aos estudantes a aquisição de conhecimentos de base no âmbito da História das Ilhas Britânicas e da História da Literatura Inglesa. Familiarizar os estudantes com conceitos básicos do estudo da Cultura e da Literatura.
O programa centrar-se-á no estudo de três dramaturgos cuja obra permite o reconhecimento da diversidade da cena britânica do último meio século, mas também dos fundamentos para a singular consequência (literária e teatral) que esse corpus dramático encontrou à escala global. O estudo dos textos dramáticos será precedido e enquadrado por noções teóricas fundamentais sobre drama e teatro, como também por uma breve perspectivação dos contextos histórico-culturais directamente relevantes.
- Conhecimento de algumas obras narrativas relevantes dentro do panorama literário inglês do século XX;
- Estudo dos modos pelos quais o romance inglês contribuiu para a formação de determinadas imagens do Império Britânico;
- Esclarecimento das relações entre o texto e o mundo, nomeadamente pela análise da participação das narrativas nas configurações ideológicas e políticas.
Nesta unidade curricular os aprendentes de língua alemã deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível B2.2 (utilizador independente, nível 2) do Quadro Europeu Comum de Referência nas competências: ouvir, ler, falar e escrever. Os estudantes deverão: consolidar conhecimentos previamente adquiridos na língua alemã em termos de léxico e gramática; desenvolver técnicas de apresentação oral sobre temas da atualidade; apresentar e defender diferentes pontos de vista; aprofundar a capacidade de exprimir opiniões através da leitura de textos sobre temas contemporâneos; solidificar conhecimentos lexicais e gramaticais na redação de textos argumentativos, apresentando as vantagens e desvantagens de diferentes opções; adquirir técnicas de resumo; adquirir competências essenciais ao uso sistemático (receptivo e produtivo) da língua alemã, aplicando vocabulário, bem como estruturas idiomáticas e gramaticais específicas; alargar o interesse por realidades socioculturais diferentes.
Domínio do conceito de cultura no contexto da aventura imperial britânica na época vitoriana e no século vinte. Informação acerca da interdependência dos planos interno e internacional no percurso histórico do Reino Unido nos séculos XIX e XX. Exame e contextualização de documentos e fontes de diversa natureza e identificação de atitudes e representações de relevância cultural e histórica.
El objetivo de este nivel es que el alumno sea capaz de entender las ideas principales de textos complejos que traten tanto de temas concretos como abstractos. Deberá poder comunicar con un cierto grado de espontaneidad y naturalidad con hablantes nativos. Se espera, además, que sea capaz de expresarse de forma clara y pormenorizada sobre diversos asuntos y de explicar su punto de vista sobre un tema de actualidad, exponiendo las ventajas y los inconvenientes.
Al nivel de la expresión escrita, deberá ser capaz de producir textos largos y pormenorizados, como redacciones, informes y cartas formales, destacando sus aspectos más importantes.
En lo concerniente a la comprensión lectora, se espera que sea capaz de comprender la prosa literaria contemporánea, así como textos largos y complejos basados en hechos, apreciando diferencias de estilo.
En cuanto a la comprensión auditiva, el aprendiente deberá ser capaz de comprender discursos largos, incluso si estos contienen información implícita o no están estructurados con claridad.
A la fin du semestre, les étudiants devront avoir atteint le niveau B2 dans la plupart des 5 compétences prévues par le CECR pour les langues.
Les étudiants devront avoir développé leur autonomie et élargi leurs compétences linguistiques, sociolinguistiques et pragmatiques de façon à atteindre le niveau C1 dans la plupart des cinq compétences définies par le CECR.
Os objetivos para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os estudantes são capazes de compreender uma vasta gama de textos complexos e longos, assim como detetar significações implícitas. São capazes de exprimir-se de forma espontânea e fluente sem, aparentemente, ter de procurar palavras. São capazes de utilizar a língua de maneira eficaz e flexível na sua vida social, profissional ou académica. São capazes de exprimir-se sobre assuntos complexos, de forma clara e bem estruturada, e de mostrar domínio dos meios de organização, de articulação e de coesão do discurso.
O presente programa percorrerá a literatura inglesa oitocentista, com especial incidência na aproximação entre a poesia e o ensaio. Pretende-se que os estudantes relacionem os três grandes tempos da literatura inglesa oitocentista, numa visão prospectiva da interpretação das linhas de continuidade e ruptura com a literatura do séc. XX.
Ao concluir com sucesso a U.C. o estudante deve ser capaz de: 1 – Sumariar informação sobre o mundo atual, relacionando o lugar em que vivemos com o planeta globalizado; 2 – Reconhecer lugares e regiões como componentes de um sistema global em constante mudança; 3 – Analisar a interação entre processos globais e suas manifestações locais em termos económicos, políticos e culturais; 4 – Interpretar alguns dos problemas do mundo contemporâneo; 5 – Demonstrar atitudes de compreensão sobre o valor das diferentes culturas e sociedades; 6 – Desenvolver atitudes críticas e reflexivas;