Resumo (PT):
Na presente dissertação em Ciência da Informação é exposto o projeto desenvolvido em ambiente empresarial sob o título "Modelação de Processos Aplicável à Verticalização de uma Solução de Software de Gestão Documental", tendo como entidade acolhedora a IPBRICK, S.A.
Esta é uma empresa que tem procurado desenvolver junto dos seus clientes iniciativas que visam responder à diversidade dos setores de atividade que representam e à necessidade de apostar em abordagens integradas da gestão da informação organizacional, nomeadamente através da otimização e melhoria contínua de soluções já implantadas no mercado e da simplificação dos respetivos processos de instalação e implementação, incorporando nova tecnologia, bem como conhecimento e experiência desenvolvidos.
O problema em foco insere-se no âmbito da Gestão da Informação organizacional no contexto da implementação de sistemas de Gestão Documental e de ferramentas de Gestão de Workflow que, no presente contexto, integram o produto iPortaldoc. O principal objetivo a atingir consiste na operacionalização de um Sistema de Gestão Documental (SGD) verticalizável, intuitivo e direcionado a organizações do sector privado.
Para criar um equilíbrio entre a teoria e a prática procedeu-se a uma revisão da literatura sobre a temática, seguida do desenvolvimento de atividades que se centraram no acompanhamento e análise de projetos de implementação em diferentes clientes (novos e já existentes), na análise dos comportamentos de uso dos módulos e funcionalidades do iPortalDoc, na modelação de processos de negócio em cenários de verticalização e no ciclo de desenvolvimento de software e testes, tendo ainda em conta os requisitos de desmaterialização da informação.
Na perspetiva do fluxo infocomunicacional atendeu-se às fases de captura/produção, fluxo, organização, armazenamento e uso da informação, bem como à análise e modelação dos processos organizacionais subjacentes, perspetivando-se a utilização da tecnologia (hardware e software) como infraestrutura de suporte às mesmas.
Este é um projeto que reflete a evolução a que se tem vindo a assistir na GI e que a empresa tem acompanhado entrecruzando-se domínios como: o Enterprise Content Management (ECM); o Electronic Document Management (EDM) e a ISO 12651; o Electronic Records Management (ERM) e a ISO 16175; os Records and Information Management Systems (RIMS) e a ISO 15489; e os Management System for Records (MSR) e a ISO 30300.
Propiciou, ainda, a aplicação e consolidação dos conhecimentos e competências adquiridas e desenvolvidas durante o Mestrado em Ciência da Informação proporcionando uma nova experiência laboral, em contexto empresarial.
Language:
Portuguese