Resumo (PT):
Nos dias de hoje, qualquer negócio necessita de ter uma grande envolvência a nível de marketing online para singrar no mercado. O crescimento tecnológico constante nesta área levou a um desenvolvimento exponencial da utilização de páginas web como principal meio de marketing de uma empresa ou serviço no mundo digital. Contudo este canal tem sido explorado até à exaustão, dando origem a uma proliferação de páginas web de qualidade duvidosa, muitas vezes já tecnologicamente ultrapassadas, e que acabam por ter como consequência o contrário ao motivo que levou à sua criação, que é a atração e captação de potenciais novos clientes.
De forma a ultrapassar este problema de marketing contraproducente, a empresa YMedia identificou a oportunidade de fornecer a uma empresa serviços completos de marketing online, tratando da criação de páginas web de qualidade, gestão de conteúdos e a sua integração com redes sociais como forma de divulgação de negócio. Este serviço é prestado recorrendo à plataforma yWeb, ferramenta desenvolvida pela YMedia, que oferece a possibilidade de criar templates de forma totalmente independente em relação ao conteúdo necessário para formar a página web.
O objetivo desta dissertação consiste na implementação de novas funcionalidades que permitam trazer valor acrescentado à plataforma yWeb, de forma a simplificar o processo de geração de templates de forma automatizada, seguindo as normas da empresa YMedia. A validade do sistema desenvolvido será testada em ambiente empresarial, servindo como caso de estudo a satisfação da empresa YMedia e dos seus clientes. Será também efetuado um levantamento dos resultados e analisado as diferenças no sistema desenvolvido para o que se encontrava em vigor anteriormente.
O produto final deve portanto contribuir para melhorar a plataforma yWeb, tornando-a muito mais completa, contudo o seu propósito final reside num objetivo mais idealista de alterar a forma como as empresas abordam as suas operações de marketing online e do crescimento do canal online não apenas de uma forma quantitativa, mas predominantemente qualitativa, de forma simplificada e padronizada.
Abstract (EN):
Nowadays, any business needs to have a big impact in online marketing to be able to achieve greatness in the market. The constant technological growth in this area has lead to an exponential growth in the use of web pages as the main marketing channel of a company or service in the digital world. However, this channel has been overexploited until saturation, creating a proliferation of web pages of dubious quality, many times already technologically outdated, and which consequences turn out to be the exact opposite of the reason that lead to their creation, which is the ability to attract and captivate potential new clients.
To surpass this counterproductive marketing problem, the portuguese company YMedia has identified the opportunity to supply to another company full marketing online services, dealing with the creation of quality web pages, content management and their integration with social media as means of promoting the business. This service is supported with the use of the yWeb platform, which is a framework developed by YMedia, and offers the possibility to create templates in a total independant way relating to the content necessary to develop a web page.
The purpose of this dissertation consists in the implementation of new functionalities that allows to bring increased value to the yWeb platform, simplifying the process of template generation in an automatic way, according to the rules and norms previously established by the YMedia corporation. The validation of the developed system will be tested in an corporate environment, serving its purpose as a case study the satisfaction degree of the company YMedia and their clients. It will also be executed an analysis of the results obtained and the subsequent differences observed between the new system developed with the previous system.
Language:
Portuguese
No. of pages:
76