Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Courses/CE or Courses/Cycle of Studies or Programmes/Cycle of Studies > LA > Information for Applicants

Courses

Bachelor in Applied Languages

General information

Official Code: 9192
Acronym: LA

Certificates

  • Bachelor of Arts in Applied Languages - Major in Business Relations (180 ECTS credits)
  • Bachelor of Arts in Applied Languages - Major in Translation (180 ECTS credits)

German A1.1


LLC001 - ECTS

Esta disciplina destina-se aos aprendentes de língua alemã como língua estrangeira sem conhecimentos prévios desta língua. Pretende-se que os alunos atinjam um grau de conhecimentos correspondente ao nível A1.1 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).

Através do trabalho com o manual, que contém um leque diversificado de textos, exercícios e tarefas que visam desenvolver as competências (ler, escrever, falar e ouvir) e o léxico de uma maneira sistemática e progressiva, os estudantes consolidam e aprofundam os seus conhecimentos e capacidades linguísticos de acordo com o previsto no QECR para este nível de estudo da língua alemã - ferramentas indispensáveis para dominar várias situações comunicativas que ocorrem na vida quotidiana. Além disso, os estudantes são confrontados com a cultura/realidade dos países de expressão alemã através da leitura de pequenos textos e através do visionamento/da audição de materiais audiovisuais. Os conhecimentos gramaticais são adquiridos através do estudo mais aprofundado de fenómenos textuais no seu contexto (sintaxe, conjugação de verbos, verbos com partícula separável, tempos verbais, pronomes, a negação), o que contribui também para o alargamento do leque de estratégias de compreensão.

O estudo da língua alemã no nível A1.1 é aprofundado através de materiais didáticos extra que se encontram na plataforma Moodle. Este método de ensino (b-learning) contribui para o aumento da autonomia dos estudantes.


German A2.1


LLC003 - ECTS

 Nesta disciplina, que vem na sequência de Alemão A1.2, os estudantes deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível A2.1 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).

 O manual adotado, que contem um leque muito diversificado de textos, de tarefas e de exercícios com vista a desenvolver e a treinar todas as competências previstas no QECR, permite que, para além da consolidação dos conhecimentos do nível A1, os estudantes adquiram novos e mais diferenciados conhecimentos e capacidades. Atendendo também à cultura / realidade dos países de língua alemã, o enriquecimento lexical, bem como as competências da leitura, escrita, audição e oralidade são trabalhadas em todas as áreas temáticas estudadas. Os conhecimentos gramaticais, que contribuem para o alargamento de estratégias de compreensão e de interação, são adquiridos através de um estudo mais aprofundado de fenómenos textuais em contexto e treinados através dos exercícios propostos pelo manual. Para um treino mais intensivo, os exercícios do manual são complementados por numeroso material fornecido pelo docente.


Contemporary German Culture


LA002 - ECTS

É objetivo desta disciplina facultar aos estudantes conhecimentos de caráter geral nas áreas da cultura e da história da Alemanha no século XX.



Contemporary Spanish Culture


LA004 - ECTS

O objetivo fulcral desta unidade curricular é proporcionar aos discentes ferramentas que lhes permitam refletir criticamente sobre a Espanha atual, desde o ponto de vista político, social, económico e artístico, recuando no tempo até ao passado mais recente. O nosso propósito é oferecer uma visão clara e sintética das profundas transformações pelas que a Espanha tem atravessado ao longo do último século e explicar o processo pelo qual se transformou no país moderno e desenvolvido que é hoje, apesar da significativa diversidade que brota do seu interior e que dá origem a consequentes conflitos internos e externos. Como objetivos subsidiários, pretende-se que os discentes sejam capazes de identificar os principais acontecimentos políticos, económicos e sociais que caracterizam a Espanha do século XX, seguindo uma ordem cronológica, e, sobretudo, que sejam capazes de interrelacionar episódios da história recente do país com manifestações económicas, sociais e artísticas.


Contemporary French Culture


LA005 - ECTS

O programa de Cultura Francesa Contemporânea, centrado no século XX e nos alvores do século XXI, tem como objetivo identificar, definir e relacionar dinâmicas e paradigmas culturais singularizadores da sociedade francesa.

 


Contemporary English Culture


LA006 - ECTS

            Familiarizar os estudantes com problemáticas ético-políticas marcantes do século XX britânico.

            Familiarizar os estudantes com um conjunto de obras de mérito, de tipologia variada, e com os respectivos contextos intelectuais e histórico-sociais.


Contemporary Japanese Culture


LA043 - ECTS

O objectivo do primeiro módulo é a transmitissão de um conhecimento sobre a História Contemporânea do Japão, com destaque para os seus valores culturais e patrimoniais desenvolvidos no período contemporâneo, do final da Segunda Guerra Mundial aos nossos dias. A abordagem será feita sobretudo através do estudo de dois tipos de documentos: textos literários e filmes japoneses.

No segundo módulo, esta unidade curricular tem por objetivo orientar os formandos para adquirirem os conhecimentos sobre a cultura japonesa através da leitura de livros clássicos de sociologia, psicologia e ética dos séculos XX e XXI. A leitura desses livros dará a conhecer os elementos fundamentais da cultura japonesa e ajudará os formandos a compreenderem a relação entre os valores tradicionais e os aspetos da sub-cultura japonesa atual conhecida como cultura pop do Japão.

Spanish A1


LLC027 - ECTS

El Marco de Referencia Europeo es la base en la que se apoya el programa de esta asignatura, cuyos objetivos principales serán conseguir que el estudiante:

- sea capaz de comprender y utilizar expresiones cotidianas de uso muy frecuente así como frases sencillas destinadas a satisfacer necesidades de tipo inmediato.

- pueda presentarse a sí mismo y a otros, pedir y dar información personal básica sobre su domicilio, sus pertenencias y las personas que conoce.

- pueda relacionarse de forma elemental siempre que su interlocutor hable despacio y con claridad y esté dispuesto a cooperar.

- adquiera una capacidad comunicativa oral y escrita para desenvolverse en situaciones auténticas a un nivel elemental.

Para ello será necesario conocer reglas gramaticales y un vocabulario básico del español.


French A1


LLC037 - ECTS

1/ Compreensão oral

Ser capaz de reconhecer palavras  e expressôes muito básicas sobre si mesmo, sua família e seu ambiente concreto e imediato. 

2/ Compreensão escrita

Ser capaz de compreender palavras e frases muito simples por exemplo em cartazes, avisos, folhetos ou textos simples.

3/ Produção oral ou interatividade

Ser capaz de comunicar de forma simples, fazer perguntas simples sobre assuntos familiares ou necessidades imediatas, ser capaz de responder a essas perguntas.

4/ Produção oral contínua

Saber usar expressões e frases simples para descrever lugares e pessoas.

5/ Produção escrita

Saber escrever mensagens ou postais simples, por exemplo de férias. Ser capaz de preencher um questionário ou um formulário com dados pessoais, como o nome, o endereço ou a nacionalidade. 


French B1.1


LLC039 - ECTS

Objetivos comunicativos : Falar do passado, do futuro, argumentar, expressar opiniões, repetir um discurso. Compreender informações para se integrar na sociedade e afiirmar-se no quotidiano. 


English B2.1


LLC057 - ECTS

Os objetivos para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os alunos são capazes de compreender as idéias principais de textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos. São capazes de se comunicar com um nível razoável de espontaneidade e fluência e podem interagir com falantes nativos sem dificuldade. São capazes de produzir textos coerentes e detalhadas sobre vários temas e explicar um ponto de vista sobre um tema atual que explica os prós e contras das várias opções.


Japanese A1.1


LA037 - ECTS

Esta disciplina destina-se aos iniciandos de língua Japonesa sem conhecimentos prévios deste idioma. 

Pretende-se que os discentes no fim do curso adquiram as seguintes competências:

1. Conhecimentos básicos sobre os aspectos linguísticos únicos da língua japonesa.

2. Adquiram competência prática de Japonês nas áreas comunicativa e auditiva.

3. Promover o entendimento sobre o Japão e a cultura japonesa através da aprendizagem e auto-aprendizagem da língua japonesa, sobretudo na sua função comunicativa e escrita de caracteres (Kanji) e hiragana e katakana.

4. Serem capazes de se auto-apresentarem, escrever o seu nome e emails e descrever ações simples.

 


Computer Resources and Study Methods


LA023 - ECTS

Desenvolver as principais competências necessárias para estudos universitários: pesquisa, espírito crítico, domínio das normas da comunicação científica e da ferramenta informática.


German A1.2


LLC002 - ECTS

Alemão A1.2 é a continuação de Alemão A1.1. Destina-se aos aprendentes de língua alemã como língua estrangeira que no início do 1º semestre não possuíam conhecimentos prévios desta língua. Pretende-se que os alunos atinjam um grau de conhecimentos correspondente ao nível A1.2 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).


Através do trabalho com o manual, que contém um leque diversificado de textos, exercícios e tarefas que visam desenvolver as competências (ler, escrever, falar e ouvir) e o léxico de uma maneira sistemática e progressiva, os estudantes consolidam e aprofundam os conhecimentos e capacidades linguísticos de acordo com o previsto no QECR para este nível de estudo da língua alemã - ferramentas indispensáveis para dominar várias situações comunicativas que ocorrem na vida quotidiana. Além disso, os estudantes são confrontados com a cultura/realidade dos países de expressão alemã através da leitura de pequenos textos e através do visionamento/da audição de materiais audiovisuais. Os conhecimentos gramaticais são adquiridos através do estudo mais aprofundado de fenómenos textuais no seu contexto (sintaxe, conjugação de verbos, verbos com partícula separável, tempos verbais, declinação de adjetivos, pronomes, a negação), o que contribui também para o alargamento do leque de estratégias de compreensão.

O estudo da língua alemã no nível A1.2 é aprofundado através de materiais didáticos extra que se encontram na plataforma Moodle. Este método de ensino (b-learning) contribui para o aumento da autonomia dos estudantes.


German A2.2


LLC004 - ECTS

 

Nesta disciplina, que vem na sequência de Alemão A 2.1, os estudantes deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível A 2.2 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).

O manual adotado, que contem um leque muito diversificado de textos, de tarefas e de exercícios com vista a desenvolver e a treinar todas as competências previstas no QECR, permite que, para além da consolidação dos conhecimentos do nível A2.1, os estudantes adquiram novos e mais diferenciados conhecimentos e capacidades. Atendendo também à cultura / realidade dos países de língua alemã, o enriquecimento lexical, bem como as competências da leitura, escrita, audição e oralidade são trabalhadas em todas as áreas temáticas estudadas. Os conhecimentos gramaticais, que contribuem para o alargamento de estratégias de compreensão e de interação, são adquiridos através de um estudo mais aprofundado de fenómenos textuais em contexto e treinados através dos exercícios propostos pelo manual. Para um treino mais intensivo, os exercícios do manual são complementados por numeroso material fornecido pelo docente.


Business Communication


LA001 - ECTS

Dotar os alunos de conhecimentos estratégicos na area da comunicação empresarial. Desenvolver técnicas e tácticas de comunicação integrada. Promover a capacidade de investigação em ciências sociais.


Spanish A2


LLC028 - ECTS

Se pretende desarrollar la competencia comunicativa adquirida en la asignatura de Espanhol A1, ampliando la variedad de situaciones, y desarrollar la competencia gramatical y léxica con el aprendizaje de nuevos recursos. El Marco de Referencia Europeo es la base en la que se apoya el programa de esta asignatura, cuyo objetivo principal será conseguir que el estudiante sea capaz de:
- comprender frases y expresiones de uso frecuente relacionadas con áreas de necesidad que le son especialmente relevantes (información básica sobre sí mismo y su familia, compras, lugares de interés, ocupaciones, etc.)

- comunicarse a la hora de llevar a cabo tareas simples y cotidianas que no requieran más que intercambios sencillos y directos de información sobre cuestiones que le son conocidas o habituales.

- describir en términos sencillos su entorno, experiencias pasadas y cuestiones relacionadas con sus necesidades inmediatas, así como exponer razones y justificar brevemente una opinión o un proyecto.


French A2


LLC038 - ECTS

Os estudantes terão de atingir o nível A2 nas cinco competências do QECR.


French B1.2


LLC040 - ECTS

No fim do semestre, os estudantes deverão atingir o nível "limiar" do QECR para as línguas (nível B1).


English B2.2


LLC058 - ECTS

Os objetivos para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os alunos são capazes de compreender as idéias principais de textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos. São capazes de se comunicar com um nível razoável de espontaneidade e fluência e podem interagir com falantes nativos sem dificuldade. São capazes de produzir textos coerentes e detalhadas sobre vários temas e explicar um ponto de vista sobre um tema atual que explica os prós e contras das várias opções.


Introduction to Intercultural Communication


LA013 - ECTS

Esta unidade curricular tem como objectivo central fornecer conhecimentos, teóricos e práticos, necessários para situações de comunicação intercultural. O estudante deverá desenvolver a capacidade de contextualizar a sua experiência cultural individual no âmbito mais vasto das culturas estrangeiras que lhe permitia uma compreensão alargada do sistema mais vasto dos padrões culturais existentes. Através da consciencialização sobre determinados aspectos das culturas ditas estrangeiras deverá reflectir sobre hábitos, costumes e padrões culturais próprios. Com esta unidade, inicia-se o desenvolvimento de um novo perfil profissional do mediador cultural (a matéria tratada nesta unidade curricular pode ser aprofundada no 2º ciclo) que pode ter um papel de extrema importância tanto em actividades culturais e empresariais, como na grande área da traductologia.


Japanese A1.2


LA038 - ECTS

Pretende-se que os estudentes no fim da UC adquiram as seguintes competências:
1. Conhecimentos básicos avançados sobre os aspectos linguísticos únicos da língua japonesa.
2. Adquiram competência prática de Japonês nas áreas comunicativa e auditiva.
3. Promover o entendimento sobre o Japão e a cultura japonesa através da aprendizagem e auto-aprendizagem da língua japonesa, sobretudo na sua função comunicativa e escrita de caracteres (Kanji) .
4. Serem capazes de explicar situações, relação de ações, pedir, obrigatoriedade e entenderem outras expressões tais como permissão, proibição, estado, possibilidade ou capacidade.


Oral and Written Communication Skills I


CL026 - ECTS

Os estudantes devem conceber a Língua Portuguesa como uma forma de aceder ao pensamento, à representação do mundo e às relações humanas: e devem refletir sobre os valores formativo-cognitivo e afetivo da língua materna.
Os estudantes devem ter desenvolvido as suas competências gramaticais, discursivas, pragmáticas e socioculturais.
Os estudantes devem ter adquirido técnicas de comunicação e expressão oral e escrita de forma a atuarem eficazmente nas mais variadas situações de uso.


German A2.1


LLC003 - ECTS

 Nesta disciplina, que vem na sequência de Alemão A1.2, os estudantes deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível A2.1 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).

 O manual adotado, que contem um leque muito diversificado de textos, de tarefas e de exercícios com vista a desenvolver e a treinar todas as competências previstas no QECR, permite que, para além da consolidação dos conhecimentos do nível A1, os estudantes adquiram novos e mais diferenciados conhecimentos e capacidades. Atendendo também à cultura / realidade dos países de língua alemã, o enriquecimento lexical, bem como as competências da leitura, escrita, audição e oralidade são trabalhadas em todas as áreas temáticas estudadas. Os conhecimentos gramaticais, que contribuem para o alargamento de estratégias de compreensão e de interação, são adquiridos através de um estudo mais aprofundado de fenómenos textuais em contexto e treinados através dos exercícios propostos pelo manual. Para um treino mais intensivo, os exercícios do manual são complementados por numeroso material fornecido pelo docente.


German B1.1


LLC005 - ECTS
Nesta unidade curricular os aprendentes de língua alemã deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível B1.1 (utilizador independente) do Quadro Europeu Comum de Referência nas competências: ouvir, ler, falar e escrever. No final do semestre deverão ser capazes de: compreender sequências faladas e textos escritos em que predomine uma linguagem corrente do quotidiano, participar ativamente, de uma conversa em língua alemã sobre assuntos conhecidos, produzir textos articulados e coerentes sobre temas familiares e de interesse pessoal, descrevendo impressões e expondo a sua opinião, dominar a terminologia e o uso de estruturas gramaticais adequadas para este nível e alargar o interesse por realidades socioculturais diferentes.

Contemporary Portuguese Culture


EPL004 - ECTS

Perante a disponibilização de dados factuais de indiscutível objectividade e relevância social, de esquemas operativos racionais e produtivos, bem como de sínteses e molduras contextualizadoras seguras, procurar-se-á motivar os discentes para a reflexão e debate crítico sobre os grandes momentos colectivos, realizações, agentes culturais, temas e problemas vivenciados na sociedade portuguesa do Século XX, de modo a optimizar neles nova e mais profunda compreensão do presente e uma mais clara e personalizada auto-consciência cultural, marcadas, necessariamente, pela experiência de todo o vasto e complexo universo de transformações emergentes do processo político iniciado com o 25 de Abril de 1974 e com a integração do nosso país na União Europeia. Os discentes devem ficar capazes, nomeadamente, de: a) situar os actuais regímen e figurino político nas continuidades demoliberais da cultura republicana; b) explicar o papel da discussão histórica nos desígnios «refundadores» do Séc. XX português; c) explicar os confrontos ideológicos, literários e estéticos nacionais no seu quadro cultural e sócio-político europeu.


Spanish B1.1


LLC029 - ECTS
Segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas neste nível os alunos serão capazes de:

- compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos.

- comunicar com um certo grau de espontaneidade com falantes nativos.

- exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre aqueles temas vistos na aula expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades.

French B1.1


LLC039 - ECTS

Objetivos comunicativos : Falar do passado, do futuro, argumentar, expressar opiniões, repetir um discurso. Compreender informações para se integrar na sociedade e afiirmar-se no quotidiano. 


French B2.1


LLC041 - ECTS

A la fin du semestre, les étudiants devront avoir atteint un niveau charnière entre le niveau B1 et B2 du CECR pour les langues. 


History of Contemporary Europe


HISTO023 - ECTS

No final do semestre, os alunos devem ser capazes de: - Saber e perceber o encadeamento eventos que ocorreram entre 1914 e 1945, a chamada Guerra Civil Europeia, que acabou com a supremacia europeia e a ascensão das duas superpotências; Estados Unidos e União Soviética; - Compreender o conceito de Guerra Fria e perceber como durante quase 45 anos o mundo viveu o signo da polaridade e do terror de uma guerra atómica; - Perceber como a Queda do Muro Berlim, bem como a implosão da União Soviética modificaram a política europeia, permitindo o alargamento aos estados até então na esfera soviética a adesão a instituições como a NATO e a União Europeia; - Refletir sobre as crises e desafios atuais.


History of International Relations


LRI007 - ECTS

Pretende-se que os estudantes – Conheçam e apreendam, conceitos e problemáticas das Relações Internacionais, de forma a adquirirem instrumentos que lhes permitam compreender as suas várias facetas do ponto de vista histórico; - Reconheçam a importância que a Paz de Vestefália teve na balança do poder e na lei internacional no “Antigo Regime” europeu; - Percebam o impacto que o Congresso de Viena teve no relacionamento entre as grandes potências europeias e no mapa do continente; Apreendam como o Nacionalismo e o Imperialismo da segunda metade do século XIX acabaram por desembocar na I Guerra Mundial e quais as consequências dos Tratados de Paz de Versalhes; - Aprendam como a II Guerra Mundial e a ascensão dos Estados Unidos e da União Soviética ao estatuto de superpotências mudou o curso do pós-guerra; - Tenham uma ideia como o mundo repartido entre as duas superpotências levou a um conflito latente conhecido como a Guerra Fria e como a “Queda” do Muro de Berlim, símbolo deste conflito, levou ao colapso da ordem bipolar.


Economic and Social History in the Modern and Contemporary Periods


HISTO041 - ECTS

i) Caracterizar, criticamente, as dinâmicas económicas e sociais da Época Contemporânea (entre finais do século XVIII e finais do século XX); ii) Aplicar os conceitos específicos da análise histórica ao estudo da Época Contemporânea; iii) Problematizar as grandes linhas de permanência e de ruptura nas sociedades contemporâneas.


English B2.3


LLC120 - ECTS

Os objetivos para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os alunos são capazes de compreender as idéias principais de textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos. São capazes de se comunicar com um nível razoável de espontaneidade e fluência e podem interagir com falantes nativos sem dificuldade. São capazes de produzir textos coerentes e detalhadas sobre vários temas e explicar um ponto de vista sobre um tema atual que explica os prós e contras das várias opções.


Introduction to Economics


LRI010 - ECTS

Proporcionar o primeiro contacto com a Economia enquanto ciência social, dando a conhecer conceitos e procedimentos fundamentais. Explicar como são abordados pela Economia temas de aplicação generalizada no âmbito das ciências sociais, como a distribuição do rendimento, a pobreza ou o desemprego, abordando a realidade portuguesa.


Japanese A1.3


LA039 - ECTS

Pretende-se que os estudantes no fim da UC adquiram as seguintes competências:
1. Conhecimentos básicos avançados sobre os aspetos linguísticos únicos da língua japonesa.
2. Adquiram competência prática de Japonês nas áreas comunicativa e auditiva.
3. Promover o entendimento sobre o Japão e a cultura japonesa através da aprendizagem e auto-aprendizagem da língua japonesa, sobretudo na sua função comunicativa e escrita de caracteres (Kanji) .
4. Serem capazes de modificar estilos com o relacionamento.


German A2.2


LLC004 - ECTS

 

Nesta disciplina, que vem na sequência de Alemão A 2.1, os estudantes deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível A 2.2 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).

O manual adotado, que contem um leque muito diversificado de textos, de tarefas e de exercícios com vista a desenvolver e a treinar todas as competências previstas no QECR, permite que, para além da consolidação dos conhecimentos do nível A2.1, os estudantes adquiram novos e mais diferenciados conhecimentos e capacidades. Atendendo também à cultura / realidade dos países de língua alemã, o enriquecimento lexical, bem como as competências da leitura, escrita, audição e oralidade são trabalhadas em todas as áreas temáticas estudadas. Os conhecimentos gramaticais, que contribuem para o alargamento de estratégias de compreensão e de interação, são adquiridos através de um estudo mais aprofundado de fenómenos textuais em contexto e treinados através dos exercícios propostos pelo manual. Para um treino mais intensivo, os exercícios do manual são complementados por numeroso material fornecido pelo docente.


German B1.2


LLC006 - ECTS
Nesta unidade curricular os aprendentes de língua alemã deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível B1.2 (utilizador independente) do Quadro Europeu Comum de Referência nas competências: ouvir, ler, falar e escrever. No final do semestre deverão ser capazes de: compreender sequências faladas e textos escritos em que predomine uma linguagem corrente do quotidiano, participar ativamente, e sem preparação prévia, de uma conversa em língua alemã sobre assuntos conhecidos, produzir textos articulados e coerentes sobre temas familiares e de interesse pessoal, descrevendo impressões e expondo a sua opinião, dominar a terminologia e o uso de estruturas gramaticais adequadas para este nível e alargar o interesse por realidades socioculturais diferentes.

Administrative Law


LA008 - ECTS

Munir os Estudantes com as ferramentas essenciais que lhes permitam um conhecimento dos grandes traços legais do Direito Administrativo, na medida em que este condiciona as suas vidas e ações profissionais, quer no âmbito da gestão de atividades na área dos serviços, do comércio ou da indústria; e também na medida em que tal ramo do Direito regula toda a enorme e complexa Organização Administrativa do Estado.


Spanish B1.2


LLC030 - ECTS
Segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas neste nível os alunos serão capazes de:

- compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos.

- comunicar com um certo grau de espontaneidade com falantes nativos.

- exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre aqueles temas vistos na aula expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades.

French B1.2


LLC040 - ECTS

No fim do semestre, os estudantes deverão atingir o nível "limiar" do QECR para as línguas (nível B1).


French B2.2


LLC042 - ECTS

A la fin du semestre, les étudiants devront avoir atteint le niveau B2 dans la plupart des 5 compétences prévues par le CECR pour les langues.


Geography of Europe


GEOGR023 - ECTS

Descrever as principais áreas constituintes do espaço da Europa nos diversos níveis considerados: físico, histórico-cultural e socioeconómico. Sistematizar as áreas constituintes do espaço europeu de acordo com as semelhanças e contrastes. Interpretar o nível estrutural na longa duração de organização do espaço europeu.


English B2.4


LLC121 - ECTS
Os objetivos para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os alunos são capazes de compreender as idéias principais de textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos. São capazes de se comunicar com um nível razoável de espontaneidade e fluência e podem interagir com falantes nativos sem dificuldade. São capazes de produzir textos coerentes e detalhadas sobre vários temas e explicar um ponto de vista sobre um tema atual que explica os prós e contras das várias opções.

Japanese A2.1


LA040 - ECTS

Pretende-se que os estudantes no fim da UC adquiram as seguintes competências:
1. Conhecimentos sobre os aspetos linguísticos únicos da língua japonesa.
2. Adquiram competência prática de Japonês nas áreas comunicativa e auditiva.
3. Promover o entendimento sobre o Japão e a cultura japonesa através da aprendizagem e auto-aprendizagem da língua japonesa, sobretudo na sua função comunicativa e escrita de caracteres (Kanji) .
4. Serem capazes de descrever ações, situações, relação causal, e etc. com frase subordinada.


German B1.1


LLC005 - ECTS
Nesta unidade curricular os aprendentes de língua alemã deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível B1.1 (utilizador independente) do Quadro Europeu Comum de Referência nas competências: ouvir, ler, falar e escrever. No final do semestre deverão ser capazes de: compreender sequências faladas e textos escritos em que predomine uma linguagem corrente do quotidiano, participar ativamente, de uma conversa em língua alemã sobre assuntos conhecidos, produzir textos articulados e coerentes sobre temas familiares e de interesse pessoal, descrevendo impressões e expondo a sua opinião, dominar a terminologia e o uso de estruturas gramaticais adequadas para este nível e alargar o interesse por realidades socioculturais diferentes.

German B2.1


LLC007 - ECTS

Nesta unidade curricular os aprendentes de língua alemã deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível B2.1 (utilizador independente, nível 1) do Quadro Europeu Comum de Referência nas competências: ouvir, ler, falar e escrever. Os estudantes deverão: consolidar conhecimentos previamente adquiridos na língua alemã em termos de léxico e gramática; desenvolver técnicas de apresentação oral sobre temas da atualidade; apresentar e defender diferentes pontos de vista; aprofundar a capacidade de exprimir opiniões através da leitura de textos sobre temas contemporâneos; solidificar conhecimentos lexicais e gramaticais na redação de textos argumentativos, apresentando as vantagens e desvantagens de diferentes opções; adquirir técnicas de resumo; adquirir competências essenciais ao uso sistemático (receptivo e produtivo) da língua alemã, aplicando vocabulário, bem como estruturas idiomáticas e gramaticais específicas; alargar o interesse por realidades socioculturais diferentes.


Spanish B2.1


LLC031 - ECTS
El objetivo primordial de la asignatura es afianzar y ampliar los conocimientos y nociones gramaticales adquiridas por el estudiante en cursos anteriores. Adquirir un nivel elevado en comprensión y expresión oral y escrita, relacionando y utilizando diversos registros lingüísticos. Así como conseguir que el alumno reflexione sobre la lengua y aprenda a controlar su propio proceso de aprendizaje.
De igual manera deberá expresar de forma oral las propias opiniones sobre temas generales y concretos de una conversación y proporcionar información detallada. En dichas intervenciones deberá usar los recursos propios de los hablantes nativos para jugar con la información implícita y explícita. El alumno deberá ser capaz de entender textos sobre informaciones, opiniones y valoraciones subjetivas formuladas explícitamente, así como reconocer elementos implícitos del mensaje: organización de la información, humor, ironía, alusiones culturales. Deberá elaborar textos de cierta longitud, empleando las estructuras sintácticas habituales de la lengua española. Asimismo deberá mostrar un conocimiento aceptable de los procedimientos de coherencia y cohesión textuales, según los distintos tipos de textos: uso correcto del párrafo, de la organización textual, de los elementos léxico-semánticos, de la competencia cultural, etc.

French B2.1


LLC041 - ECTS

A la fin du semestre, les étudiants devront avoir atteint un niveau charnière entre le niveau B1 et B2 du CECR pour les langues. 


French C1.1


LLC043 - ECTS

A la fin du semestre, les étudiants devront avoir atteint un niveau charnière entre le niveau B2 et C1 du CECR pour les langues. 


History of Contemporary Europe


HISTO023 - ECTS

No final do semestre, os alunos devem ser capazes de: - Saber e perceber o encadeamento eventos que ocorreram entre 1914 e 1945, a chamada Guerra Civil Europeia, que acabou com a supremacia europeia e a ascensão das duas superpotências; Estados Unidos e União Soviética; - Compreender o conceito de Guerra Fria e perceber como durante quase 45 anos o mundo viveu o signo da polaridade e do terror de uma guerra atómica; - Perceber como a Queda do Muro Berlim, bem como a implosão da União Soviética modificaram a política europeia, permitindo o alargamento aos estados até então na esfera soviética a adesão a instituições como a NATO e a União Europeia; - Refletir sobre as crises e desafios atuais.


History of International Relations


LRI007 - ECTS

Pretende-se que os estudantes – Conheçam e apreendam, conceitos e problemáticas das Relações Internacionais, de forma a adquirirem instrumentos que lhes permitam compreender as suas várias facetas do ponto de vista histórico; - Reconheçam a importância que a Paz de Vestefália teve na balança do poder e na lei internacional no “Antigo Regime” europeu; - Percebam o impacto que o Congresso de Viena teve no relacionamento entre as grandes potências europeias e no mapa do continente; Apreendam como o Nacionalismo e o Imperialismo da segunda metade do século XIX acabaram por desembocar na I Guerra Mundial e quais as consequências dos Tratados de Paz de Versalhes; - Aprendam como a II Guerra Mundial e a ascensão dos Estados Unidos e da União Soviética ao estatuto de superpotências mudou o curso do pós-guerra; - Tenham uma ideia como o mundo repartido entre as duas superpotências levou a um conflito latente conhecido como a Guerra Fria e como a “Queda” do Muro de Berlim, símbolo deste conflito, levou ao colapso da ordem bipolar.


Economic and Social History in the Modern and Contemporary Periods


HISTO041 - ECTS

i) Caracterizar, criticamente, as dinâmicas económicas e sociais da Época Contemporânea (entre finais do século XVIII e finais do século XX); ii) Aplicar os conceitos específicos da análise histórica ao estudo da Época Contemporânea; iii) Problematizar as grandes linhas de permanência e de ruptura nas sociedades contemporâneas.


English C1.1


LLC059 - ECTS

Os objetivos para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os estudantes são capazes de compreender uma vasta gama de textos complexos e longos, assim como detetar significações implícitas. São capazes de exprimir-se de forma espontânea e fluente sem, aparentemente, ter de procurar palavras. São capazes de utilizar a língua de maneira eficaz e flexível na sua vida social, profissional ou académica. São capazes de exprimir-se sobre assuntos complexos, de forma clara e bem estruturada, e de mostrar domínio dos meios de organização, de articulação e de coesão do discurso


Japanese A2.2


LA041 - ECTS
Promover o entendimento sobre o Japão e a cultura japonesa através da aprendizagem e auto-aprendizagem da língua japonesa, sobretudo na sua função comunicativa e escrita de caracteres (Kanji) .

Marketing


LA022 - ECTS

1. Conhecer a evolução do conceito de Marketing e sua importância na empresa 2. Saber interpretar os principais indicadores de mercado 3. Saber recolher informação junto do consumidor 4. Elaborar uma análise de portfólio com Visão Externa/Interna da organização 5. Elaborar uma SWOT 6. Saber escolher critérios para obter segmentos-alvo e posicionamento 7. Conhecer a política de marca 8. Definir a política de marketing-mix


Public Relations


LA024 - ECTS
- Domínio conceitos-chave
- Compreensão da dimensão estratégica da comunicação
- Compreensão do papel das Relações Públicas (RP) no âmbito das comunicações integradas de marketing
- Reflexão sobre os diversos contextos das RP
- Reflexão sobre o papel das línguas estrangeiras nas RP
- Reflexão sobre a importância da Ética / Códigos de Conduta no âmbito das RP

German B1.2


LLC006 - ECTS
Nesta unidade curricular os aprendentes de língua alemã deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível B1.2 (utilizador independente) do Quadro Europeu Comum de Referência nas competências: ouvir, ler, falar e escrever. No final do semestre deverão ser capazes de: compreender sequências faladas e textos escritos em que predomine uma linguagem corrente do quotidiano, participar ativamente, e sem preparação prévia, de uma conversa em língua alemã sobre assuntos conhecidos, produzir textos articulados e coerentes sobre temas familiares e de interesse pessoal, descrevendo impressões e expondo a sua opinião, dominar a terminologia e o uso de estruturas gramaticais adequadas para este nível e alargar o interesse por realidades socioculturais diferentes.

German B2.2


LLC008 - ECTS

Nesta unidade curricular os aprendentes de língua alemã deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível B2.2 (utilizador independente, nível 2) do Quadro Europeu Comum de Referência nas competências: ouvir, ler, falar e escrever. Os estudantes deverão: consolidar conhecimentos previamente adquiridos na língua alemã em termos de léxico e gramática; desenvolver técnicas de apresentação oral sobre temas da atualidade; apresentar e defender diferentes pontos de vista; aprofundar a capacidade de exprimir opiniões através da leitura de textos sobre temas contemporâneos; solidificar conhecimentos lexicais e gramaticais na redação de textos argumentativos, apresentando as vantagens e desvantagens de diferentes opções; adquirir técnicas de resumo; adquirir competências essenciais ao uso sistemático (receptivo e produtivo) da língua alemã, aplicando vocabulário, bem como estruturas idiomáticas e gramaticais específicas; alargar o interesse por realidades socioculturais diferentes.


Spanish B2.2


LLC032 - ECTS

El objetivo de este nivel es que el alumno sea capaz de entender las ideas principales de textos complejos que traten tanto de temas concretos como abstractos. Deberá poder comunicar con un cierto grado de espontaneidad y naturalidad con hablantes nativos. Se espera, además, que sea capaz de expresarse de forma clara y pormenorizada sobre diversos asuntos y de explicar su punto de vista sobre un tema de actualidad, exponiendo las ventajas y los inconvenientes.
Al nivel de la expresión escrita, deberá ser capaz de producir textos largos y pormenorizados, como redacciones, informes y cartas formales, destacando sus aspectos más importantes.
En lo concerniente a la comprensión lectora, se espera que sea capaz de comprender la prosa literaria contemporánea, así como textos largos y complejos basados en hechos, apreciando diferencias de estilo.
En cuanto a la comprensión auditiva, el aprendiente deberá ser capaz de comprender discursos largos, incluso si estos contienen información implícita o no están estructurados con claridad.


Training


LA009 - ECTS
Tendo em vista a aproximação dos alunos do 1.º Ciclo em Línguas Aplicadas da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, perfil Relações Empresariais, ao mundo do trabalho, pretende-se oferecer aos estudantes a oportunidade de estagiarem em empresas nas áreas dos serviços, da gestão ou das indústrias da cultura sediadas preferencialmente no Grande Porto.
Durante este período de tempo o estagiário deverá ser introduzido nos variados sectores da empresa no intuito de, muitas vezes pela primeira vez na sua vida, observar o funcionamento de uma empresa por dentro e participar, no limite das suas competências, em tarefas que os responsáveis pela supervisão lhe adjudicarem. Os estudantes, para além dos seus conhecimentos em pelo menos duas línguas estrangeiras, poderão oferecer conhecimentos básicos em áreas como Economia, Direito Administrativo, Comunicação Empresarial, Marketing e Relações Públicas que, de alguma forma, poderão ser completados durante o estágio.

French B2.2


LLC042 - ECTS

A la fin du semestre, les étudiants devront avoir atteint le niveau B2 dans la plupart des 5 compétences prévues par le CECR pour les langues.


French C1.2


LLC044 - ECTS

Les étudiants devront avoir développé leur autonomie et élargi leurs compétences linguistiques, sociolinguistiques et pragmatiques de façon à atteindre le niveau C1 dans la plupart des cinq compétences définies par le CECR.


Globalisation and Culture


LA010 - ECTS

Ao concluir com sucesso a U.C. o estudante deve ser capaz de: 1 – Sumariar informação sobre o mundo atual, relacionando o lugar em que vivemos com o planeta globalizado; 2 – Reconhecer lugares e regiões como componentes de um sistema global em constante mudança; 3 – Analisar a interação entre processos globais e suas manifestações locais em termos económicos, políticos e culturais; 4 – Interpretar alguns dos problemas do mundo contemporâneo; 5 – Demonstrar atitudes de compreensão sobre o valor das diferentes culturas e sociedades; 6 – Desenvolver atitudes críticas e reflexivas;


English C1.2


LLC060 - ECTS

Os objetivos para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os estudantes são capazes de compreender uma vasta gama de textos complexos e longos, assim como detetar significações implícitas. São capazes de exprimir-se de forma espontânea e fluente sem, aparentemente, ter de procurar palavras. São capazes de utilizar a língua de maneira eficaz e flexível na sua vida social, profissional ou académica. São capazes de exprimir-se sobre assuntos complexos, de forma clara e bem estruturada, e de mostrar domínio dos meios de organização, de articulação e de coesão do discurso.


Japonês A2.3


LA042 - ECTS
Promover o entendimento sobre o Japão e a cultura japonesa através da aprendizagem e auto-aprendizagem da língua japonesa, sobretudo na sua função comunicativa e escrita de caracteres (Kanji)

German A1.1


LLC001 - ECTS

Esta disciplina destina-se aos aprendentes de língua alemã como língua estrangeira sem conhecimentos prévios desta língua. Pretende-se que os alunos atinjam um grau de conhecimentos correspondente ao nível A1.1 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).

Através do trabalho com o manual, que contém um leque diversificado de textos, exercícios e tarefas que visam desenvolver as competências (ler, escrever, falar e ouvir) e o léxico de uma maneira sistemática e progressiva, os estudantes consolidam e aprofundam os seus conhecimentos e capacidades linguísticos de acordo com o previsto no QECR para este nível de estudo da língua alemã - ferramentas indispensáveis para dominar várias situações comunicativas que ocorrem na vida quotidiana. Além disso, os estudantes são confrontados com a cultura/realidade dos países de expressão alemã através da leitura de pequenos textos e através do visionamento/da audição de materiais audiovisuais. Os conhecimentos gramaticais são adquiridos através do estudo mais aprofundado de fenómenos textuais no seu contexto (sintaxe, conjugação de verbos, verbos com partícula separável, tempos verbais, pronomes, a negação), o que contribui também para o alargamento do leque de estratégias de compreensão.

O estudo da língua alemã no nível A1.1 é aprofundado através de materiais didáticos extra que se encontram na plataforma Moodle. Este método de ensino (b-learning) contribui para o aumento da autonomia dos estudantes.


German A2.1


LLC003 - ECTS

 Nesta disciplina, que vem na sequência de Alemão A1.2, os estudantes deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível A2.1 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).

 O manual adotado, que contem um leque muito diversificado de textos, de tarefas e de exercícios com vista a desenvolver e a treinar todas as competências previstas no QECR, permite que, para além da consolidação dos conhecimentos do nível A1, os estudantes adquiram novos e mais diferenciados conhecimentos e capacidades. Atendendo também à cultura / realidade dos países de língua alemã, o enriquecimento lexical, bem como as competências da leitura, escrita, audição e oralidade são trabalhadas em todas as áreas temáticas estudadas. Os conhecimentos gramaticais, que contribuem para o alargamento de estratégias de compreensão e de interação, são adquiridos através de um estudo mais aprofundado de fenómenos textuais em contexto e treinados através dos exercícios propostos pelo manual. Para um treino mais intensivo, os exercícios do manual são complementados por numeroso material fornecido pelo docente.


Contemporary German Culture


LA002 - ECTS

É objetivo desta disciplina facultar aos estudantes conhecimentos de caráter geral nas áreas da cultura e da história da Alemanha no século XX.



Contemporary Spanish Culture


LA004 - ECTS

O objetivo fulcral desta unidade curricular é proporcionar aos discentes ferramentas que lhes permitam refletir criticamente sobre a Espanha atual, desde o ponto de vista político, social, económico e artístico, recuando no tempo até ao passado mais recente. O nosso propósito é oferecer uma visão clara e sintética das profundas transformações pelas que a Espanha tem atravessado ao longo do último século e explicar o processo pelo qual se transformou no país moderno e desenvolvido que é hoje, apesar da significativa diversidade que brota do seu interior e que dá origem a consequentes conflitos internos e externos. Como objetivos subsidiários, pretende-se que os discentes sejam capazes de identificar os principais acontecimentos políticos, económicos e sociais que caracterizam a Espanha do século XX, seguindo uma ordem cronológica, e, sobretudo, que sejam capazes de interrelacionar episódios da história recente do país com manifestações económicas, sociais e artísticas.


Contemporary French Culture


LA005 - ECTS

O programa de Cultura Francesa Contemporânea, centrado no século XX e nos alvores do século XXI, tem como objetivo identificar, definir e relacionar dinâmicas e paradigmas culturais singularizadores da sociedade francesa.

 


Contemporary English Culture


LA006 - ECTS

            Familiarizar os estudantes com problemáticas ético-políticas marcantes do século XX britânico.

            Familiarizar os estudantes com um conjunto de obras de mérito, de tipologia variada, e com os respectivos contextos intelectuais e histórico-sociais.


Spanish A1


LLC027 - ECTS

El Marco de Referencia Europeo es la base en la que se apoya el programa de esta asignatura, cuyos objetivos principales serán conseguir que el estudiante:

- sea capaz de comprender y utilizar expresiones cotidianas de uso muy frecuente así como frases sencillas destinadas a satisfacer necesidades de tipo inmediato.

- pueda presentarse a sí mismo y a otros, pedir y dar información personal básica sobre su domicilio, sus pertenencias y las personas que conoce.

- pueda relacionarse de forma elemental siempre que su interlocutor hable despacio y con claridad y esté dispuesto a cooperar.

- adquiera una capacidad comunicativa oral y escrita para desenvolverse en situaciones auténticas a un nivel elemental.

Para ello será necesario conocer reglas gramaticales y un vocabulario básico del español.


French A1


LLC037 - ECTS

1/ Compreensão oral

Ser capaz de reconhecer palavras  e expressôes muito básicas sobre si mesmo, sua família e seu ambiente concreto e imediato. 

2/ Compreensão escrita

Ser capaz de compreender palavras e frases muito simples por exemplo em cartazes, avisos, folhetos ou textos simples.

3/ Produção oral ou interatividade

Ser capaz de comunicar de forma simples, fazer perguntas simples sobre assuntos familiares ou necessidades imediatas, ser capaz de responder a essas perguntas.

4/ Produção oral contínua

Saber usar expressões e frases simples para descrever lugares e pessoas.

5/ Produção escrita

Saber escrever mensagens ou postais simples, por exemplo de férias. Ser capaz de preencher um questionário ou um formulário com dados pessoais, como o nome, o endereço ou a nacionalidade. 


French B1.1


LLC039 - ECTS

Objetivos comunicativos : Falar do passado, do futuro, argumentar, expressar opiniões, repetir um discurso. Compreender informações para se integrar na sociedade e afiirmar-se no quotidiano. 


English B2.1


LLC057 - ECTS

Os objetivos para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os alunos são capazes de compreender as idéias principais de textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos. São capazes de se comunicar com um nível razoável de espontaneidade e fluência e podem interagir com falantes nativos sem dificuldade. São capazes de produzir textos coerentes e detalhadas sobre vários temas e explicar um ponto de vista sobre um tema atual que explica os prós e contras das várias opções.


Computer Resources and Study Methods


LA023 - ECTS

Desenvolver as principais competências necessárias para estudos universitários: pesquisa, espírito crítico, domínio das normas da comunicação científica e da ferramenta informática.


German A1.2


LLC002 - ECTS

Alemão A1.2 é a continuação de Alemão A1.1. Destina-se aos aprendentes de língua alemã como língua estrangeira que no início do 1º semestre não possuíam conhecimentos prévios desta língua. Pretende-se que os alunos atinjam um grau de conhecimentos correspondente ao nível A1.2 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).


Através do trabalho com o manual, que contém um leque diversificado de textos, exercícios e tarefas que visam desenvolver as competências (ler, escrever, falar e ouvir) e o léxico de uma maneira sistemática e progressiva, os estudantes consolidam e aprofundam os conhecimentos e capacidades linguísticos de acordo com o previsto no QECR para este nível de estudo da língua alemã - ferramentas indispensáveis para dominar várias situações comunicativas que ocorrem na vida quotidiana. Além disso, os estudantes são confrontados com a cultura/realidade dos países de expressão alemã através da leitura de pequenos textos e através do visionamento/da audição de materiais audiovisuais. Os conhecimentos gramaticais são adquiridos através do estudo mais aprofundado de fenómenos textuais no seu contexto (sintaxe, conjugação de verbos, verbos com partícula separável, tempos verbais, declinação de adjetivos, pronomes, a negação), o que contribui também para o alargamento do leque de estratégias de compreensão.

O estudo da língua alemã no nível A1.2 é aprofundado através de materiais didáticos extra que se encontram na plataforma Moodle. Este método de ensino (b-learning) contribui para o aumento da autonomia dos estudantes.


German A2.2


LLC004 - ECTS

 

Nesta disciplina, que vem na sequência de Alemão A 2.1, os estudantes deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível A 2.2 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).

O manual adotado, que contem um leque muito diversificado de textos, de tarefas e de exercícios com vista a desenvolver e a treinar todas as competências previstas no QECR, permite que, para além da consolidação dos conhecimentos do nível A2.1, os estudantes adquiram novos e mais diferenciados conhecimentos e capacidades. Atendendo também à cultura / realidade dos países de língua alemã, o enriquecimento lexical, bem como as competências da leitura, escrita, audição e oralidade são trabalhadas em todas as áreas temáticas estudadas. Os conhecimentos gramaticais, que contribuem para o alargamento de estratégias de compreensão e de interação, são adquiridos através de um estudo mais aprofundado de fenómenos textuais em contexto e treinados através dos exercícios propostos pelo manual. Para um treino mais intensivo, os exercícios do manual são complementados por numeroso material fornecido pelo docente.


Spanish A2


LLC028 - ECTS

Se pretende desarrollar la competencia comunicativa adquirida en la asignatura de Espanhol A1, ampliando la variedad de situaciones, y desarrollar la competencia gramatical y léxica con el aprendizaje de nuevos recursos. El Marco de Referencia Europeo es la base en la que se apoya el programa de esta asignatura, cuyo objetivo principal será conseguir que el estudiante sea capaz de:
- comprender frases y expresiones de uso frecuente relacionadas con áreas de necesidad que le son especialmente relevantes (información básica sobre sí mismo y su familia, compras, lugares de interés, ocupaciones, etc.)

- comunicarse a la hora de llevar a cabo tareas simples y cotidianas que no requieran más que intercambios sencillos y directos de información sobre cuestiones que le son conocidas o habituales.

- describir en términos sencillos su entorno, experiencias pasadas y cuestiones relacionadas con sus necesidades inmediatas, así como exponer razones y justificar brevemente una opinión o un proyecto.


French A2


LLC038 - ECTS

Os estudantes terão de atingir o nível A2 nas cinco competências do QECR.


French B1.2


LLC040 - ECTS

No fim do semestre, os estudantes deverão atingir o nível "limiar" do QECR para as línguas (nível B1).


English B2.2


LLC058 - ECTS

Os objetivos para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os alunos são capazes de compreender as idéias principais de textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos. São capazes de se comunicar com um nível razoável de espontaneidade e fluência e podem interagir com falantes nativos sem dificuldade. São capazes de produzir textos coerentes e detalhadas sobre vários temas e explicar um ponto de vista sobre um tema atual que explica os prós e contras das várias opções.


Introduction to Intercultural Communication


LA013 - ECTS

Esta unidade curricular tem como objectivo central fornecer conhecimentos, teóricos e práticos, necessários para situações de comunicação intercultural. O estudante deverá desenvolver a capacidade de contextualizar a sua experiência cultural individual no âmbito mais vasto das culturas estrangeiras que lhe permitia uma compreensão alargada do sistema mais vasto dos padrões culturais existentes. Através da consciencialização sobre determinados aspectos das culturas ditas estrangeiras deverá reflectir sobre hábitos, costumes e padrões culturais próprios. Com esta unidade, inicia-se o desenvolvimento de um novo perfil profissional do mediador cultural (a matéria tratada nesta unidade curricular pode ser aprofundada no 2º ciclo) que pode ter um papel de extrema importância tanto em actividades culturais e empresariais, como na grande área da traductologia.


Introduction to Translation Studies


LA015 - ECTS


Nesta UC procura-se no âmbito desta unidade apresentar uma panorâmica sobre os mais significativos modelos teóricos da tradução e mostrar como a abordagem teórica tem vindo a evoluir de uma perspectiva centrada nas línguas para uma visão do processo centrado no tradutor. Na passagem de modelos linguísticos para modelos texto-tipológicos e finalmente para modelos funcionalistas, cognitivos e hermenêuticos procura-se demonstrar que o tradutor, inicialmente definido como transcodificador num processo comunicativo interrompido, ganha um estatuto próprio enquanto produtor de textos para fins alheios. Para além disso, deve esta apresentação das diversas abordagens contribuir para a formação de uma atitude crítica perante os modelos apresentados. Essa atitude crítica perante abordagens redutoras do papel do tradutor deve sensibilizar os estudantes para o facto de o processo de tradução ser um acto de solução de problemas que necessita de um tradutor, especialista em produção textual. Neste contexto deve o estudante reflectir sobre o perfil adequado do tradutor profissional para poder responder às exigências, em constante mudança, da sua actividade.





Oral and Written Communication Skills I


CL026 - ECTS

Os estudantes devem conceber a Língua Portuguesa como uma forma de aceder ao pensamento, à representação do mundo e às relações humanas: e devem refletir sobre os valores formativo-cognitivo e afetivo da língua materna.
Os estudantes devem ter desenvolvido as suas competências gramaticais, discursivas, pragmáticas e socioculturais.
Os estudantes devem ter adquirido técnicas de comunicação e expressão oral e escrita de forma a atuarem eficazmente nas mais variadas situações de uso.


German A2.1


LLC003 - ECTS

 Nesta disciplina, que vem na sequência de Alemão A1.2, os estudantes deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível A2.1 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).

 O manual adotado, que contem um leque muito diversificado de textos, de tarefas e de exercícios com vista a desenvolver e a treinar todas as competências previstas no QECR, permite que, para além da consolidação dos conhecimentos do nível A1, os estudantes adquiram novos e mais diferenciados conhecimentos e capacidades. Atendendo também à cultura / realidade dos países de língua alemã, o enriquecimento lexical, bem como as competências da leitura, escrita, audição e oralidade são trabalhadas em todas as áreas temáticas estudadas. Os conhecimentos gramaticais, que contribuem para o alargamento de estratégias de compreensão e de interação, são adquiridos através de um estudo mais aprofundado de fenómenos textuais em contexto e treinados através dos exercícios propostos pelo manual. Para um treino mais intensivo, os exercícios do manual são complementados por numeroso material fornecido pelo docente.


German B1.1


LLC005 - ECTS
Nesta unidade curricular os aprendentes de língua alemã deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível B1.1 (utilizador independente) do Quadro Europeu Comum de Referência nas competências: ouvir, ler, falar e escrever. No final do semestre deverão ser capazes de: compreender sequências faladas e textos escritos em que predomine uma linguagem corrente do quotidiano, participar ativamente, de uma conversa em língua alemã sobre assuntos conhecidos, produzir textos articulados e coerentes sobre temas familiares e de interesse pessoal, descrevendo impressões e expondo a sua opinião, dominar a terminologia e o uso de estruturas gramaticais adequadas para este nível e alargar o interesse por realidades socioculturais diferentes.

Spanish B1.1


LLC029 - ECTS
Segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas neste nível os alunos serão capazes de:

- compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos.

- comunicar com um certo grau de espontaneidade com falantes nativos.

- exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre aqueles temas vistos na aula expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades.

French B1.1


LLC039 - ECTS

Objetivos comunicativos : Falar do passado, do futuro, argumentar, expressar opiniões, repetir um discurso. Compreender informações para se integrar na sociedade e afiirmar-se no quotidiano. 


French B2.1


LLC041 - ECTS

A la fin du semestre, les étudiants devront avoir atteint un niveau charnière entre le niveau B1 et B2 du CECR pour les langues. 


History of Contemporary Europe


HISTO023 - ECTS

No final do semestre, os alunos devem ser capazes de: - Saber e perceber o encadeamento eventos que ocorreram entre 1914 e 1945, a chamada Guerra Civil Europeia, que acabou com a supremacia europeia e a ascensão das duas superpotências; Estados Unidos e União Soviética; - Compreender o conceito de Guerra Fria e perceber como durante quase 45 anos o mundo viveu o signo da polaridade e do terror de uma guerra atómica; - Perceber como a Queda do Muro Berlim, bem como a implosão da União Soviética modificaram a política europeia, permitindo o alargamento aos estados até então na esfera soviética a adesão a instituições como a NATO e a União Europeia; - Refletir sobre as crises e desafios atuais.


English B2.3


LLC120 - ECTS

Os objetivos para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os alunos são capazes de compreender as idéias principais de textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos. São capazes de se comunicar com um nível razoável de espontaneidade e fluência e podem interagir com falantes nativos sem dificuldade. São capazes de produzir textos coerentes e detalhadas sobre vários temas e explicar um ponto de vista sobre um tema atual que explica os prós e contras das várias opções.


German Linguistics I


LA016 - ECTS
A descrição dos fundamentos teóricos da fonética, fonologia, prosódia e sintaxe da língua alemã, assim como a sua explicação sensibilizam os estudantes para certas características específicas da língua.

Os aspectos especificados no programa serão abordados de uma forma mais detalhada e aprofundada, para que os estudantes tomem consciência das especificidades da língua alemã que se têm vindo a revelar como sendo mais problemáticas para os aprendentes portugueses.

Spanish Linguistics


LA018 - ECTS

El objetivo fundamental de esta asignatura es que los estudiantes adquieran conocimientos sobre aspectos generales y específicos de la morfología y la sintaxis del español, a través del suministro de medios que les permitan discernir las peculiaridades de esta lengua frente a otras. Asimismo, se pretende poner de relieve las conexiones que existen entre la linguística y otras áreas, dándoles a conocer específicamente las relaciones que se establecen entre lengua, sociedad y cultura. 


French Linguistics


LA019 - ECTS

Cette discipline se propose comme premier objectif de susciter auprès des étudiants des attitudes descriptives, réflexives, voire analytiques de la langue française, afin qu’ils prennent davantage conscience des mécanismes et des principes qui organisent leur langue de spécialité et qu’ils puissent la pratiquer réflexivement. Ces attitudes, liées à un usage conscient de la langue, s’avèrent des atouts majeurs dans le développement ultérieur de leurs capacités linguistiques de même que dans la perspective de l’appréhension et de l’analyse textuelle et discursive. Au bout du semestre, les étudiants seront censés avoir acquis une connaissance réflexive de la langue française et être capable d'en exprimer certains aspects de façon scientifique.


English Linguistics


LA020 - ECTS

O objetivo do curso é dar aos alunos:

1. Um conhecimento prático de software e ferramentas para trabalhar com corpora e concordâncias que lhes permitam fazer escolhas informadas sobre o uso de itens lexicais e suas colocações.

2. Conhecimento de como analisar frases, identificando seus componentes constituintes, estruturas sintáticas e padrões frasais.

3. A capacidade de usar esse conhecimento para reestruturar frases e desenvolver a competência linguística na escrita e oralidade.

4. Algum conhecimento das origens e desenvolvimento da língua inglesa e suas variedades atuais.


German A2.2


LLC004 - ECTS

 

Nesta disciplina, que vem na sequência de Alemão A 2.1, os estudantes deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível A 2.2 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).

O manual adotado, que contem um leque muito diversificado de textos, de tarefas e de exercícios com vista a desenvolver e a treinar todas as competências previstas no QECR, permite que, para além da consolidação dos conhecimentos do nível A2.1, os estudantes adquiram novos e mais diferenciados conhecimentos e capacidades. Atendendo também à cultura / realidade dos países de língua alemã, o enriquecimento lexical, bem como as competências da leitura, escrita, audição e oralidade são trabalhadas em todas as áreas temáticas estudadas. Os conhecimentos gramaticais, que contribuem para o alargamento de estratégias de compreensão e de interação, são adquiridos através de um estudo mais aprofundado de fenómenos textuais em contexto e treinados através dos exercícios propostos pelo manual. Para um treino mais intensivo, os exercícios do manual são complementados por numeroso material fornecido pelo docente.


German B1.2


LLC006 - ECTS
Nesta unidade curricular os aprendentes de língua alemã deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível B1.2 (utilizador independente) do Quadro Europeu Comum de Referência nas competências: ouvir, ler, falar e escrever. No final do semestre deverão ser capazes de: compreender sequências faladas e textos escritos em que predomine uma linguagem corrente do quotidiano, participar ativamente, e sem preparação prévia, de uma conversa em língua alemã sobre assuntos conhecidos, produzir textos articulados e coerentes sobre temas familiares e de interesse pessoal, descrevendo impressões e expondo a sua opinião, dominar a terminologia e o uso de estruturas gramaticais adequadas para este nível e alargar o interesse por realidades socioculturais diferentes.

Spanish B1.2


LLC030 - ECTS
Segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas neste nível os alunos serão capazes de:

- compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos.

- comunicar com um certo grau de espontaneidade com falantes nativos.

- exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre aqueles temas vistos na aula expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades.

French B1.2


LLC040 - ECTS

No fim do semestre, os estudantes deverão atingir o nível "limiar" do QECR para as línguas (nível B1).


French B2.2


LLC042 - ECTS

A la fin du semestre, les étudiants devront avoir atteint le niveau B2 dans la plupart des 5 compétences prévues par le CECR pour les langues.


Geography of Europe


GEOGR023 - ECTS

Descrever as principais áreas constituintes do espaço da Europa nos diversos níveis considerados: físico, histórico-cultural e socioeconómico. Sistematizar as áreas constituintes do espaço europeu de acordo com as semelhanças e contrastes. Interpretar o nível estrutural na longa duração de organização do espaço europeu.


English B2.4


LLC121 - ECTS
Os objetivos para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os alunos são capazes de compreender as idéias principais de textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos. São capazes de se comunicar com um nível razoável de espontaneidade e fluência e podem interagir com falantes nativos sem dificuldade. São capazes de produzir textos coerentes e detalhadas sobre vários temas e explicar um ponto de vista sobre um tema atual que explica os prós e contras das várias opções.

General Translation I German_Portuguese


LA025 - ECTS
O objectivo desta disciplina é desenvolver nos estudantes uma competência translatória, através da realização de exercícios práticos de tradução de textos oriundos das mais variadas áreas do conhecimento e com diferentes graus de especialidade.




General Translation I Spanish_Portuguese


LA026 - ECTS

Esta disciplina pretende oferecer a possibilidade de pôr duas línguas românicas em contraste: o espanhol e o português, com a iniciação na técnica do comentário filológico (análise do contexto sócio-histórico, literário, cultural e linguístico), com textos espanhóis de diferentes características.
É pretendido que o estudante adquira um conhecimento de teoria de tradução para a sua aplicação o uso de programas informáticos e a Internet, mas também que desenvolva a sua capacidade de análise, para interpretar adequadamente a função do texto.
A disciplina ajudará ao estudante a adquirir um conhecimento explícito dos problemas surgidos nos distintos níveis linguísticos e apreciar a relevância da investigação linguística para a teoria e prática da Tradução, e compreender o uso das estratégias mais comuns utilizadas para os resolver.
A nível prático pretende analisar textos e traduzi-los aplicando as estratégias de tradução mais adequadas para cada contexto e discuti-los de maneira crítica.

 


General Translation I French_Portuguese


LA027 - ECTS
Teoria através da prática progressiva e crítica da tradução: o programa proposto procura dotar o aluno de uma consciência histórica do acto de traduzir, no contexto literário português, implicando sócio-culturalmente os conhecimentos epocais, no sentido do estabelecimento empírico, a partir da constante produção textual, de uma teoria da tradução geral.

General Translation I English_Portuguese


LA028 - ECTS

Esta disciplina tem os seguintes objectivos:

1. Promover nos estudantes a consciência crítica da natureza da actividade de tradução;

2. Promover o reconhecimento das características de diversos tipos de textos;

3. Promover o desenvolvimento da capacidade tradutiva dos estudantes;

4. Desenvolver genericamente a competência linguística dos estudantes em português e em inglês;

5. Familiarizar os estudantes com instrumentos de trabalho relevantes para o tradutor.


German B1.1


LLC005 - ECTS
Nesta unidade curricular os aprendentes de língua alemã deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível B1.1 (utilizador independente) do Quadro Europeu Comum de Referência nas competências: ouvir, ler, falar e escrever. No final do semestre deverão ser capazes de: compreender sequências faladas e textos escritos em que predomine uma linguagem corrente do quotidiano, participar ativamente, de uma conversa em língua alemã sobre assuntos conhecidos, produzir textos articulados e coerentes sobre temas familiares e de interesse pessoal, descrevendo impressões e expondo a sua opinião, dominar a terminologia e o uso de estruturas gramaticais adequadas para este nível e alargar o interesse por realidades socioculturais diferentes.

German B2.1


LLC007 - ECTS

Nesta unidade curricular os aprendentes de língua alemã deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível B2.1 (utilizador independente, nível 1) do Quadro Europeu Comum de Referência nas competências: ouvir, ler, falar e escrever. Os estudantes deverão: consolidar conhecimentos previamente adquiridos na língua alemã em termos de léxico e gramática; desenvolver técnicas de apresentação oral sobre temas da atualidade; apresentar e defender diferentes pontos de vista; aprofundar a capacidade de exprimir opiniões através da leitura de textos sobre temas contemporâneos; solidificar conhecimentos lexicais e gramaticais na redação de textos argumentativos, apresentando as vantagens e desvantagens de diferentes opções; adquirir técnicas de resumo; adquirir competências essenciais ao uso sistemático (receptivo e produtivo) da língua alemã, aplicando vocabulário, bem como estruturas idiomáticas e gramaticais específicas; alargar o interesse por realidades socioculturais diferentes.


Spanish B2.1


LLC031 - ECTS
El objetivo primordial de la asignatura es afianzar y ampliar los conocimientos y nociones gramaticales adquiridas por el estudiante en cursos anteriores. Adquirir un nivel elevado en comprensión y expresión oral y escrita, relacionando y utilizando diversos registros lingüísticos. Así como conseguir que el alumno reflexione sobre la lengua y aprenda a controlar su propio proceso de aprendizaje.
De igual manera deberá expresar de forma oral las propias opiniones sobre temas generales y concretos de una conversación y proporcionar información detallada. En dichas intervenciones deberá usar los recursos propios de los hablantes nativos para jugar con la información implícita y explícita. El alumno deberá ser capaz de entender textos sobre informaciones, opiniones y valoraciones subjetivas formuladas explícitamente, así como reconocer elementos implícitos del mensaje: organización de la información, humor, ironía, alusiones culturales. Deberá elaborar textos de cierta longitud, empleando las estructuras sintácticas habituales de la lengua española. Asimismo deberá mostrar un conocimiento aceptable de los procedimientos de coherencia y cohesión textuales, según los distintos tipos de textos: uso correcto del párrafo, de la organización textual, de los elementos léxico-semánticos, de la competencia cultural, etc.

French B2.1


LLC041 - ECTS

A la fin du semestre, les étudiants devront avoir atteint un niveau charnière entre le niveau B1 et B2 du CECR pour les langues. 


French C1.1


LLC043 - ECTS

A la fin du semestre, les étudiants devront avoir atteint un niveau charnière entre le niveau B2 et C1 du CECR pour les langues. 


English C1.1


LLC059 - ECTS

Os objetivos para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os estudantes são capazes de compreender uma vasta gama de textos complexos e longos, assim como detetar significações implícitas. São capazes de exprimir-se de forma espontânea e fluente sem, aparentemente, ter de procurar palavras. São capazes de utilizar a língua de maneira eficaz e flexível na sua vida social, profissional ou académica. São capazes de exprimir-se sobre assuntos complexos, de forma clara e bem estruturada, e de mostrar domínio dos meios de organização, de articulação e de coesão do discurso


General Translation II German_Portuguese


LA029 - ECTS
O objetivo desta disciplina é desenvolver nos estudantes uma competência translatória, através da realização de exercícios práticos de tradução de textos oriundos das mais variadas áreas do conhecimento e com diferentes graus de especialidade.

General Translation II Spanish_Portuguese


LA030 - ECTS

O objetivo desta disciplina é potenciar e assentar os conhecimentos adquiridos previamente na área da tradução, com uma aprendizagem basicamente prática; o estudantes continuará a trabalhar com textos pertencentes a estas duas línguas e através do comentário filológico analisará textos de diferentes características.
Também é pretendido que o estudante continue a aquisição de um conhecimento de teoria de tradução para a sua aplicação mediante a prática na destreza da tradução desde a aplicação de programas informáticos e Internet, mas também desenvolver a sua capacidade de análise para interpretar adequadamente a função do texto para a sua tradução.
A disciplina ajudará o estudante a adquirir um conhecimento explícito dos problemas surgidos nos distintos níveis linguísticos entre as línguas implicadas e a apreciar a relevância da investigação linguística para a teoria e prática da tradução,e a compreender e se familiarizar com o uso das estratégias mais comuns utilizadas para os resolver.


General Translation II French_Portuguese


LA031 - ECTS

1.Potenciar conhecimentos anteriormente adquiridos no campo da tradução (teóricos e práticos); 2.Desenvolver a prática do uso dos instrumentos de trabalho à disposição do tradutor: dicionários, enciclopédias, glossários, sítios na Internet… 3.Consciencializar para a multiplicidade de factores que concorrem para a prática e a recepção tradutológicas; 4• Aprofundar as competências linguística, comunicativa e cultural; 5.Desenvolver o espírito crítico ( individual e em grupo) sobre as traduções (próprias e alheias);


General Translation II English_Portuguese


LA032 - ECTS

Esta u.c. dá continuidade ao trabalho iniciado em Tradução Geral I. Visa oferecer aos estudantes oportunidades de aquisição de competências semelhantes, embora com um maior nível de desenvolvimento e proporcionando um ambiente de trabalho que simule o de um tradutor profissional; tem uma dimensão fundamentalmente prática e assume como seus principais objectivos: 

1) proporcionar situações de exploração das múltiplas exigências e dificuldades que caracterizam a atividade tradutológica; 
2) consolidar a familiarização dos estudantes com os instrumentos de trabalho que existem à sua disposição:
3) consolidar o conhecimento das técnicas básicas de tradução, proporcionando aos estudantes a oportunidade de as exercitarem, discutindo e traduzindo uma ampla variedade de textos; 
4) fomentar uma atitude atenta e crítica em relação ao seu trabalho de tradução, produzido individual ou colaborativamente; 
5) Fomentar o cuidado e a exigência na produção de enunciados coerentes e rigorosos. 


German B1.2


LLC006 - ECTS
Nesta unidade curricular os aprendentes de língua alemã deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível B1.2 (utilizador independente) do Quadro Europeu Comum de Referência nas competências: ouvir, ler, falar e escrever. No final do semestre deverão ser capazes de: compreender sequências faladas e textos escritos em que predomine uma linguagem corrente do quotidiano, participar ativamente, e sem preparação prévia, de uma conversa em língua alemã sobre assuntos conhecidos, produzir textos articulados e coerentes sobre temas familiares e de interesse pessoal, descrevendo impressões e expondo a sua opinião, dominar a terminologia e o uso de estruturas gramaticais adequadas para este nível e alargar o interesse por realidades socioculturais diferentes.

German B2.2


LLC008 - ECTS

Nesta unidade curricular os aprendentes de língua alemã deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível B2.2 (utilizador independente, nível 2) do Quadro Europeu Comum de Referência nas competências: ouvir, ler, falar e escrever. Os estudantes deverão: consolidar conhecimentos previamente adquiridos na língua alemã em termos de léxico e gramática; desenvolver técnicas de apresentação oral sobre temas da atualidade; apresentar e defender diferentes pontos de vista; aprofundar a capacidade de exprimir opiniões através da leitura de textos sobre temas contemporâneos; solidificar conhecimentos lexicais e gramaticais na redação de textos argumentativos, apresentando as vantagens e desvantagens de diferentes opções; adquirir técnicas de resumo; adquirir competências essenciais ao uso sistemático (receptivo e produtivo) da língua alemã, aplicando vocabulário, bem como estruturas idiomáticas e gramaticais específicas; alargar o interesse por realidades socioculturais diferentes.


Spanish B2.2


LLC032 - ECTS

El objetivo de este nivel es que el alumno sea capaz de entender las ideas principales de textos complejos que traten tanto de temas concretos como abstractos. Deberá poder comunicar con un cierto grado de espontaneidad y naturalidad con hablantes nativos. Se espera, además, que sea capaz de expresarse de forma clara y pormenorizada sobre diversos asuntos y de explicar su punto de vista sobre un tema de actualidad, exponiendo las ventajas y los inconvenientes.
Al nivel de la expresión escrita, deberá ser capaz de producir textos largos y pormenorizados, como redacciones, informes y cartas formales, destacando sus aspectos más importantes.
En lo concerniente a la comprensión lectora, se espera que sea capaz de comprender la prosa literaria contemporánea, así como textos largos y complejos basados en hechos, apreciando diferencias de estilo.
En cuanto a la comprensión auditiva, el aprendiente deberá ser capaz de comprender discursos largos, incluso si estos contienen información implícita o no están estructurados con claridad.


French B2.2


LLC042 - ECTS

A la fin du semestre, les étudiants devront avoir atteint le niveau B2 dans la plupart des 5 compétences prévues par le CECR pour les langues.


French C1.2


LLC044 - ECTS

Les étudiants devront avoir développé leur autonomie et élargi leurs compétences linguistiques, sociolinguistiques et pragmatiques de façon à atteindre le niveau C1 dans la plupart des cinq compétences définies par le CECR.


English C1.2


LLC060 - ECTS

Os objetivos para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os estudantes são capazes de compreender uma vasta gama de textos complexos e longos, assim como detetar significações implícitas. São capazes de exprimir-se de forma espontânea e fluente sem, aparentemente, ter de procurar palavras. São capazes de utilizar a língua de maneira eficaz e flexível na sua vida social, profissional ou académica. São capazes de exprimir-se sobre assuntos complexos, de forma clara e bem estruturada, e de mostrar domínio dos meios de organização, de articulação e de coesão do discurso.


General Translation Portuguese_German


LA033 - ECTS

Os estudantes irão:

-adquirir as bases da competência translatória para traduzir da língua de partida (LP) para a língua de chegada (LC), aperfeiçoando ao mesmo tempo o seu domínio da LC (Alemão) quanto à gramática, ao léxico, nomeadamente à colocação, à sintaxe e à fraseologia;

-familiarizar-se com linguagem específica na LP assim como na LC, consoante os textos a traduzir;

-aplicar um modelo de análise de texto;

-aprender a encarar a tradução como processo e busca de estratégias para a resolução de problemas.

Irão aplicar um esquema de análise aos textos a traduzir, visando a situação translatória (situação comunicativa, emissor, recetor, finalidade), para reconhecerem e reproduzirem, na LC, determinadas características dos textos. Aprendem a selecionar e/ou adaptar uma estratégia de resolução de problemas translatórios, que implica a correta e eficiente utilização das ferramentas do tradutor (dicionários, internet, córpora, bases de dados, textos paralelos).


General Translation Portuguese_Spanish


LA034 - ECTS

Com o contraste do português e o espanhol, com o uso de textos de diferentes características na língua de origem, o estudante deverá desenvolver a sua capacidade de análise, para interpretar adequadamente a função do texto e a sua adequação à língua meta, assim como é pretendido que o estudante adquira um conhecimento de teoria de tradução para a sua aplicação mediante na prática na tradução.


General Translation Portuguese_French


LA035 - ECTS

Développer les compétences traductives nécessaires à la production de traductions de qualité.


General Translation Portuguese_English


LA036 - ECTS

•To practise analysing source texts from a translator’s point of view, applying functional models;

•To introduce students to the various strategies used by professional translators to overcome difficulties at word, sentence and text level;

•To facilitate genre literacy by practising text production of specific text types in the target language;

•To familiarise students with the multiple translation resources available on the Internet and help students separate the wheat from the chaff;

•To familiarise students with writing conventions in the target language.


Recommend this page Top