Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Courses/CE or Courses/Cycle of Studies or Programmes/Cycle of Studies > MFIL > Information for Applicants

Courses

Masters in Philosophy

General information

Official Code: 9293
Acronym: MFIL

Certificates

  • Master of Arts in Philosophy - Major in Contemporary Philosophy (120 ECTS credits)
  • Master of Arts in Philosophy - Major in Medieval Philosophy (120 ECTS credits)
  • Master of Arts in Philosophy - Major in Ethics and Political Philosophy (120 ECTS credits)
  • Master of Arts in Philosophy - Major in Philosophy of Education (120 ECTS credits)
  • Master's Course in Philosophy - Major in Contemporary Philosophy (60 ECTS credits)
  • Master's Course in Philosophy - Major in Philosophy of Education (60 ECTS credits)
  • Master's Course in Philosophy - Major in Ethics and Political Philosophy (60 ECTS credits)
  • Master's Course in Philosophy - Major in Medieval Philosophy (60 ECTS credits)

Courses Units

Dissertation

MFIL004 - ECTS

Supervision Seminar

MFIL016 - ECTS

Heuristics and the Study of Medieval Philosophy


MFIL040 - ECTS

Destacar a diversidade da literatura filosófica medieval, orientando para o conhecimento dos instrumentos de trabalho ao dispor do medievalista e para o contacto prático com os procedimentos de pesquisa e apresentação dos seus resultados, através de trabalho prático com histórias da filosofia medieval e edições de textos de filósofos medievais.


Political Theories of the Middle Ages


MFIL044 - ECTS

Introdução argumentada ao pensamento político e ético na Idade Média e Renascimento nas suas questões centrais, autores e obras mais marcantes e influentes. Acentuam-se os aspetos do pensamento político relacionados entre si e que assinalam mudanças sensíveis de posições filosóficas e a sua relação com o contexto de atividade e prática política. As duas partes do programa sobrepõem-se.


Aesthetics in the Middle Ages


MFIL035 - ECTS

Estudar o pensamento filosófico medieval sobre: a) a imagem; b) as teorias da percepção e a compreensão do sensível como belo; c) as formas de expressão e construção do belo (artes e natureza).

Conhecer autores e textos medievais relevantes para o estudo dos temas do programa.

O programa tem natureza monográfica, estudando em cada ano de forma aprofundada um conjunto selecionado de textos.


Medieval Portuguese Thought


MFIL034 - ECTS

O programa assenta na leitura e estudo aprofundado de textos de alguns dos autores assinalados a negrito. A sua interpretação é situada no desenvolvimento das instituições relacionadas com a cultura escrita (mosteiros, scriptoria, bibliotecas, escolas, universidade) e com os processos de contacto com os grandes centros culturais (vinda de pensadores/professores, estudos no exterior, circulação de livros), fazendo sobressair, assim, o contributo dos referidos autores para a discussão problemas centrais da filosofia. Dá-se ainda atenção à diversidade de géneros literários (sermão, suma, comentário, diálogo, tratado, questão), suas estruturas e intencionalidade. Em alguns dos textos estuda-se em particular a recepção de Aristóteles.


Epistemology in Education


MFIL038 - ECTS

Proporcionar uma reflexão fundamentada sobre o estatuto da filosofia da educação no contexto das disciplinas filosóficas e das ciências da educação.


Contemporary Issues in Philosophy of Education


MFIL015 - ECTS

A Filosofia da Educação conta com uma intensa presença académica como “disciplina fundamentante” (discipline foundation) do estudo da educacão. Este curso tem como objectivo fundamental realizar uma apróximação crítica ao estudo de alguns temas essenciais desta disciplina. Face a uma intencionalidade – mais ou menos velada, mas todavia dominante na pedagogia contemporânea – de pensar a educação sob o quadro do projecto da racionalidade tecno-científica que desvaloriza, como categorias pedagogicamente não pensáveis, as dimensões da contingência, da incerteza e da experiência no processo de (trans)formação do sujeto da educação, propõe-se um modo de reflexão que – sem renunciar ao desejo de construir um discurso inteligível, e não limitando o seu trabalho intelectual à construcção de conexões lógicas entre factos – procura ampliar a procura e a compreensão de sentido em educação. Na cena educativa contemporânea, esta tentativa coloca no centro do debate educativo sobre a racionalidade, a experiência e a práctica pessoais. Pretende-se assim perspectivar a educação como um saber de experiência que, necessariamente, se distancia das pretensões científicas de regularidade, universalidade e predictibilidade das proposições teóricas em educação. Ao mesmo tempo, trata-se de aprofundar a questão da educação através de algumas noções onde se descreve sensivelmente a educação como acontecimento ético (experiência, discontinuidade, hospitalidade, estética da existência). Para tal, realizar-se-à o estudo do pensamento de alguns filósofos e escritores contemporâneos (H. Arendt, E. Levinas, J. Derrida, M. Foucault) que podem dar-nos a pensar e a explorar algumas dimensões configuradoras da relação entre a aprendizagem e o sentido (o corpo, o tacto, o olhar, o silêncio). Com o objectivo de considerar as possibilidades, mas também as dificuldades e os limites desta maneira de entender a educação – onde o ponto de vista narrativo e literário jogam um papel predominante – procura-se delinear (através da leitura e discussão de diversos ensaios pedagógicos e algumas novelas de formação clássicas e modernas) uma reflexão crítica sobre a noção de educação onde, de um modo exemplar, tanto o pensar como o escrever (sobre educação) constituem uma aventura do pensamento e uma inquietação da existência.


Philosophical Anthropology of Education


MFIL002 - ECTS

Objectivo principal: Considerando-se o ser humano como sujeito e fundamento da educação, pretende-se proporcionar a apreensão crítica das conexões entre a antropologia filosófica e as problemáticas filosóficas da educação. Objectivos específicos: - Analisar os estatutos da antropologia filosófica, da antropologia educacional e da antropologia pedagógica; - Aprofundar o conhecimento das relações entre homem, cultura e educação; - Perspectivar a educação como projecto antropológico - Reflectir sobre os pressupostos filosóficos de uma antropologia pedagógica como antropologia experiencial; - Promover a reflexão sobre temas e problemáticas da Antropologia Filosófica da Educação.


Philosophy of Communication and Education


MFIL039 - ECTS

a) Identificar e explorar criticamente temas que compõem o corpus da denominada Filosofia da Comunicação e as suas principais conexões com a educação e, muito particularmente, com a Filosofia da Educação.

b) Aprofundar a compreensão e a problematização das relações prováveis entre comunicação, educação e filosofia. Convergências, discordâncias e rupturas.

c)Reconhecer a dimensão educacional do agir comunicacional e aferir criticamente possibilidades de investigação da perspectiva comunicacional no campo educacional.

d) Proporcionar uma reflexão crítica sobre diferentes referências teóricas e relações conceptuais desta área do saber e neste campo de investigação.


Philosophy of Action


MFIL041 - ECTS

 

 

O objectivo maior do programa é facultar aos estudantes uma visão panorâmica dos problemas da filosofia da acção contemporânea. Pretende-se ainda explorar as relações da filosofia da acção com a filosofia da mente, a filosofia moral e a filosofia política. O percurso escolhido envolve o trabalho directo com textos de autores fundamentais, desde logo Aristóteles, Anscombe e Davidson, mas também H. Frankfurt, H. McCann, A. Mele, J. Rawls, J. McDowell e outros.


Topics of Modern and Contemporary Philosophy I


MFIL042 - ECTS

Permitir aos estudantes o acesso a um leque tão variado quanto possível de problemas fundamentais da filosofia contemporânea. Suscitar, por parte dos estudantes, respostas pessoais, formadas na leitura dos textos comentados, sobre as questões discutidas no programa.


Aesthetics and the Arts


MFIL043 - ECTS

Traçar a cartografia de uma forma de imaginação visual e conceptual sobre o complexo cenário do sentido da estética e da arte na contemporaneidade. Pensar a relação problemáticas entre a estética e a política na contemporaneidade Perspectivar o gesto de criação como um acontecimento político e estético. A partir da polifonia de sentidos na "arte contemporânea", pensar a arte como um acto de resistência. Criar as condições de possibilidade de realização de um questionamento aprofundado sobre os temas que constituem o programa. Esse trabalho crítico, orientado pelos objectivos específicos do trabalho a realizar por cada mestrando, terá presente as problemáticas a desenvolver nas suas dissertações de mestrado.


Philosophy of Mind


MFIL009 - ECTS

Este curso pretende fornecer um enquadramento conceptual para a atual filosofia da mente, centrando-se no modo como os temas da ação, intencionalidade e consciência surgem no pensamento acerca de nós próprios, da nossa linguagem, da nossa racionalidade e, em geral, do nosso ser no mundo. O curso pretenderá simultaneamente (1) fornecer uma perspetiva da filosofia da mente posterior à Iª guerra mundial (a partir de dois ou três pontos cruciais feitos por Aristóteles/Hume, Descartes/Locke/Kant e Brentano/Frege) e (2) centrar-se seletivamente, na sequência histórica apropriada, em alguns dos seus mais importantes representantes (por exemplo, Hempel, Broad, Smart, Putnam, Davidson, Fodor, Churchland, Fodor, Dennett ou Chalmers), de maneira a esclarecer também algumas relações entre a investigação em filosofia da mente e em ciência cognitiva.


Recommend this page Top