Official Code: | 9636 |
Acronym: | MHRIC |
-O objetivo deste seminário é o de estudar a política externa portuguesa e a sua evolução nos três eixos principais em que se desenvolveu, desde finais do século XVIII até à atualidade. Assim, serão tidas em conta, as vertentes Atlântica, Africana e Europeia.
I - Na vertente Atlântica será de ter em conta a ligação de Portugal ao Brasil e aos Estados Unidos, o primeiro como lugar de refúgio do poder político-rei durante a intervenção napoleónica no território metropolitano português e país de destino da emigração portuguesa ao longo da centúria de oitocentos. Procuraremos demonstrar a importância estratégica de Portugal nas revoluções e guerras de finais do século XVIII e a primeira metade do século XIX;
2- Após a independência do Brasil, a dimensão colonial portuguesa centrou-se em alguns dos territórios africanos que formavam o hinterland das suas históricas feitorias do litoral. Conservar as colónias tornou-se, especialmente depois da bancarrota do Estado de 1890, um instrumento prioritário para o relançamento do capitalismo português e mesmo da independência política.
O alargamento e a manutenção de vastas áreas continentais africanas obrigaria a diplomacia portuguesa a negociar alianças durante as sete décadas seguintes, tomando sistematicamente por referência às potências navais dominantes.
III - No estudo do período pós-1926 e na vertente europeia, o estudante deverá poder sistematizar as linhas-mestras da política externa do Salazarismo, confrontando impulsos contraditórios no sentido da revisão da ordem internacional (a «Nova Ordem» hitleriana), da adequação à hegemonia ocidental norte-americana do pós-II Guerra Mundial e da resistência à mudança do quadro internacional (a Guerra Colonial). Identicamente, o estudante deverá poder explicitar diferentes projetos de inserção internacional do Estado português no processo de construção da democracia em Portugal.
- Aprofundar conhecimentos e capacidades no domínio da construção do conhecimento científico, com particular destaque para a pesquisa na área da História, das Relações Internacionais, da Cooperação e dos Estudos Políticos.
- Desenvolver competências de pesquisa documental e bibliográfica na área das Ciências Sociais e Humanas.
- Identificar técnicas, métodos e instrumentos de pesquisa de informação.
- Aplicar técnicas e métodos de análise de dados em corpora documentais selecionados.
- Promover a aplicação concreta desses métodos e técnicas de pesquisa a específicos trabalhos de investigação.
- Realizar curtos ensaios/trabalhos de pesquisa bibliográfica.
- Conceber o itinerário teórico-metodológico de um projeto magistral.A Unidade Curricular Problemáticas da História da Europa (MHRIC020) procura oferecer uma compreensão ampla de alguns dos contextos e conjunturas determinantes da história contemporânea europeia. A mesma abarca da formação dos estados modernos europeus aos processos globais mais recentes que colocam em debate o projeto europeu. Dedicará, ainda, especial atenção às experiências violentas que marcam a Europa contemporânea.
A Psicologia Política é uma disciplina que estabelece a ligação da psicologia com fenómenos políticos. O objectivo desta UC é dotar os estudantes de conhecimentos neste área, nomeadamente da investigação neste domínio, e de competências de análise de situações políticas a partir dos contributos da psicologia.
Objectivos: Conhecimento dos principais paradigmas sociológicos de análise dos fenómenos políticos; conhecimento das implicações das diferentes visões da sociedade na formulação de quadros alternativos de concepção de poder político; identificação e conhecimento do processo de génese histórica do Estado na Europa; conhecimento da génese e estruturação do campo político-partidário democrático e das suas lógicas de ação.
- Aprofundar conhecimentos e capacidades na construção de um itinerário de pesquisa.
- Desenvolver competências na construção de bases de dados.
- Selecionar técnicas, métodos e instrumentos de recolha de dados.
- Aplicar técnicas e métodos de análise de dados e sua problematização.
- Conceber, aplicar e avaliar projetos de investigação de modo estruturado, informado e crítico.Análise crítica das teorias do desenvolvimento e da evolução do conceito; reflexão sobre a nova política global e as novas estratégias de desenvolvimento e cooperação e sobre o papel das instituições supranacionais nestes processos.
No final do semestre, o estudante deve ser capaz de:
1. Sistematizar as grandes linhas evolutivas das sociedades africanas até aos nossos dias.
2. Demonstrar a sua capacidade de compreender e conceptualizar fenómenos sociais africanos
3. Problemattizar criticamente a atualidade africana
Neste seminário iremos aprofundar algumas das problemáticas mais atuais da chamada América Anglo-Saxónica, quer dizer dos dois países, Estados Unidos e Canadá, cuja língua e cultura dominantes são a anglo-saxónica, nações que, conjuntamente com o México, partilham a denominada América do Norte. Não nos podemos, no entanto, esquecer que, enquanto, os Estados Unidos se tornam independentes em 1776, o Canadá permanece ligado à Grã-Bretanha, primeiro como colónia, depois sob a forma de Domínio, evoluindo até à situação atual, em que, em comum com a sua antiga metrópole, tem apenas o soberano britânico como chefe de Estado. Além disto, não nos podemos esquecer em todo este espaço, a norte do Rio Grande, da herança hispânica e africana, nos Estados Unidos e a forte presença da língua e cultura Francesa no Quebeque. Dado tratarem-se de dois países influentes no panorama internacional de inícios do século XXI, muitos dos problemas, sobretudo ligados à vida interna dos Estados Unidos, acabam por ter reflexos a nível planetário, dada a influência que exercem no mundo atual. Com base em bibliografia atualizada e documentos relevantes, estudar-se-ão os temas mais atuais deste espaço geopolítico, de modo a que os estudantes obtenham uma visão alargada e crítica das suas problemáticas mais importantes e da forma como no atual contexto de globalização acabam por interagir com os grupos humanos dos vários continentes.
- Analisar e discutir temas avançados de política internacional;
- Desenvolver o pensamento crítico e capacidades de investigação, análise e argumentação.
Elaborar uma Dissertação ou Relatório de Estágio de 2º Ciclo, cumprindo os requisitos de um trabalho de investigação original sobre um problema teórico-prático, quer na modalidade de Dissertação, quer na de Relatório de Estágio, já que um estágio adequado a uma formação pós-graduada requer forçosamente a conceção e desenvolvimento de um projeto de investigação.
Preparar, na modalidade de Estágio, um projeto de estágio que especifique um conjunto de atividades de investigação e de natureza profissionalizante perfazendo um total de 400 horas. Implementar e desenvolver o projeto de estágio.
-O objetivo deste seminário é o de estudar a política externa portuguesa e a sua evolução nos três eixos principais em que se desenvolveu, desde finais do século XVIII até à atualidade. Assim, serão tidas em conta, as vertentes Atlântica, Africana e Europeia.
I - Na vertente Atlântica será de ter em conta a ligação de Portugal ao Brasil e aos Estados Unidos, o primeiro como lugar de refúgio do poder político-rei durante a intervenção napoleónica no território metropolitano português e país de destino da emigração portuguesa ao longo da centúria de oitocentos. Procuraremos demonstrar a importância estratégica de Portugal nas revoluções e guerras de finais do século XVIII e a primeira metade do século XIX;
2- Após a independência do Brasil, a dimensão colonial portuguesa centrou-se em alguns dos territórios africanos que formavam o hinterland das suas históricas feitorias do litoral. Conservar as colónias tornou-se, especialmente depois da bancarrota do Estado de 1890, um instrumento prioritário para o relançamento do capitalismo português e mesmo da independência política.
O alargamento e a manutenção de vastas áreas continentais africanas obrigaria a diplomacia portuguesa a negociar alianças durante as sete décadas seguintes, tomando sistematicamente por referência às potências navais dominantes.
III - No estudo do período pós-1926 e na vertente europeia, o estudante deverá poder sistematizar as linhas-mestras da política externa do Salazarismo, confrontando impulsos contraditórios no sentido da revisão da ordem internacional (a «Nova Ordem» hitleriana), da adequação à hegemonia ocidental norte-americana do pós-II Guerra Mundial e da resistência à mudança do quadro internacional (a Guerra Colonial). Identicamente, o estudante deverá poder explicitar diferentes projetos de inserção internacional do Estado português no processo de construção da democracia em Portugal.
- Aprofundar conhecimentos e capacidades no domínio da construção do conhecimento científico, com particular destaque para a pesquisa na área da História, das Relações Internacionais, da Cooperação e dos Estudos Políticos.
- Desenvolver competências de pesquisa documental e bibliográfica na área das Ciências Sociais e Humanas.
- Identificar técnicas, métodos e instrumentos de pesquisa de informação.
- Aplicar técnicas e métodos de análise de dados em corpora documentais selecionados.
- Promover a aplicação concreta desses métodos e técnicas de pesquisa a específicos trabalhos de investigação.
- Realizar curtos ensaios/trabalhos de pesquisa bibliográfica.
- Conceber o itinerário teórico-metodológico de um projeto magistral.A Unidade Curricular Problemáticas da História da Europa (MHRIC020) procura oferecer uma compreensão ampla de alguns dos contextos e conjunturas determinantes da história contemporânea europeia. A mesma abarca da formação dos estados modernos europeus aos processos globais mais recentes que colocam em debate o projeto europeu. Dedicará, ainda, especial atenção às experiências violentas que marcam a Europa contemporânea.
A Psicologia Política é uma disciplina que estabelece a ligação da psicologia com fenómenos políticos. O objectivo desta UC é dotar os estudantes de conhecimentos neste área, nomeadamente da investigação neste domínio, e de competências de análise de situações políticas a partir dos contributos da psicologia.
Objectivos: Conhecimento dos principais paradigmas sociológicos de análise dos fenómenos políticos; conhecimento das implicações das diferentes visões da sociedade na formulação de quadros alternativos de concepção de poder político; identificação e conhecimento do processo de génese histórica do Estado na Europa; conhecimento da génese e estruturação do campo político-partidário democrático e das suas lógicas de ação.
Realizar uma aproximação crítica a algumas problemáticas políticas contemporâneas tendo como base a teorização do conceito de "Biopolítica". De modo específico pretende-se: Conhecer a crítica filosófica aos princípios de disciplinarização e normalização, considerando as implicações ético-políticas da perspectiva definida pela biopolítica moderna (Michel Foucault, Giorgio Agamben, Roberto Esposito, Toni Negri, Judith Butler)).
- Aprofundar conhecimentos e capacidades na construção de um itinerário de pesquisa.
- Desenvolver competências na construção de bases de dados.
- Selecionar técnicas, métodos e instrumentos de recolha de dados.
- Aplicar técnicas e métodos de análise de dados e sua problematização.
- Conceber, aplicar e avaliar projetos de investigação de modo estruturado, informado e crítico.A unidade curricular privilegiará uma abordagem mais teórica e metodológica do processo de construção de políticas públicas. Focará, assim, a análise, reflexão e debate teórico, metodológico e organizacional em torno do conceito de política pública. Com vista à otimização dos recursos e dos atores em presença, o foco da disciplina incidirá, principalmente, sobre o processo cognitivo de investigação e/ou intervenção em matérias de políticas públicas. Com a finalidade de densificar a racionalidade e a operacionalidade da “caixa de ferramentas” metodológicas colocadas à disposição do ator/investigador em políticas públicas, serão igualmente abordados os processos conexos de agendamento, planeamento, gestão e avaliação. São finalidades da unidade curricular:
- Avaliar a evolução teórica e metodológica do conceito de política pública.
- Analisar o processo de transformação dos problemas sociais em políticas públicas.
- Identificar as fases, componentes, modelos e metodologias do processo de produção/investigação de uma política pública.
- Debater o sentido das políticas e da ação públicas nos nossos dias.
- Analisar e discutir temas avançados de política internacional;
- Desenvolver o pensamento crítico e capacidades de investigação, análise e argumentação.
Elaborar uma Dissertação ou Relatório de Estágio de 2º Ciclo, cumprindo os requisitos de um trabalho de investigação original sobre um problema teórico-prático, quer na modalidade de Dissertação, quer na de Relatório de Estágio, já que um estágio adequado a uma formação pós-graduada requer forçosamente a conceção e desenvolvimento de um projeto de investigação.
Preparar, na modalidade de Estágio, um projeto de estágio que especifique um conjunto de atividades de investigação e de natureza profissionalizante perfazendo um total de 400 horas. Implementar e desenvolver o projeto de estágio.