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Química Orgânica I

Código: MI071101     Sigla: QORG1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Físicas

Ocorrência: 2016/2017 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Laboratório de Química Orgânica e Farmacêutica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MICF 253 MICF - Plano Oficial 1 - 6 65 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2016-07-10.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Provas e trabalhos especiais, Componentes de Avaliação e Ocupação, Tipo de avaliação, Obtenção de frequência

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Classificar as reações dos compostos orgânicos, e caracterizar os aspetos estruturais que conferem e influenciam a sua reatividade e respetivas propriedades físico-químicas.
Compreender as reações químicas e justificar mecanisticamente os factos ocorridos.
Aplicar o conhecimento da reatividade dos diferentes grupos funcionais com vista à obtenção de novos compostos, isto é projetar os conhecimentos adquiridos na síntese orgânica.
Adquirir o conceito de geometria das moléculas no espaço associado ao estudo da estereoquímica.
Estimular e desenvolver as capacidades de reflexão e crítica, através da realização de exercícios de revisão e aplicação dos conhecimentos adquiridos.
Aprender técnicas de obtenção, isolamento, purificação e controlo de pureza de amostras de origem diversa. Desenvolver capacidades e atitudes científicas nomeadamente de raciocínio dedutivo, rigor, trabalho em equipa e de observação. Planear experiências laboratoriais, organizar e interpretar dados experimentais.
Aplicar as regras de segurança laboratoriais e as boas práticas de utilização do material e equipamento.
Desenvolver a capacidade de iniciativa experimental, crítica e de autoavaliação das experiências efetuadas. Elaborar relatórios precisos e reprodutíveis.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que os estudantes adquiram uma visão clara das potencialidades e de aplicação da Química Orgânica, assim como da reatividade e propriedades físico-químicas dos diversos grupos de compostos orgânicos. Pretende-se ainda estimular e desenvolver as capacidades de reflexão e crítica, desenvolver capacidades e atitudes científicas nomeadamente de raciocínio dedutivo, rigor, trabalho em equipa e de observação, planear experiências laboratoriais, organizar e interpretar dados experimentais.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

PROGRAMA TEÓRICO
Estudo de compostos orgânicos, generalidades. Alcanos, halogenetos de alquilo, alcenos, alcinos e hidrocarbonetos aromáticos: estruturas, nomenclatura, propriedades fisico-químicas, métodos de obtenção e reatividade, mecanismos reacionais. Estereoquímica e análise conformacional.


PROGRAMA LABORATORIAL
Execução de trabalhos laboratoriais visando a obtenção, isolamento, purificação e controlo de pureza de compostos orgânicos.

Bibliografia Obrigatória

Ault Addison; Techniques and experiments for organic chemistry. ISBN: 0-935702-76-8
Marmor Solomon; Laboratory methods in organic chemistry. ISBN: 0-8087-3997-2
Vollhardt K. Peter C.; Organic chemistry: structure and function. ISBN: 0-7167-4374-4
McMurry John; Organic chemistry. ISBN: 978-0-495-11628-8
Sykes Peter; Estudo dos mecanismos das reacções orgânicas
McMurry Susan; Study guide and solutions manual for McMurry.s organic chemistry. ISBN: 978-0-495-11268-6
Tomé Augusto; Introdução à nomenclatura de compostos orgânicos. ISBN: 978-972-592-278-1
Madalena M M Pinto e cols.; Manual de Trabalhos laboratoriais de Química Orgânica e Farmacêutica, Lidel, 2011. ISBN: 978-972-757-750-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- AULAS TEÓRICAS (3 horas/semana): apresentações em Power Point e em “quadro convencional”. Procura-se associar as matérias ministradas à vida do dia a dia e também a fornecer bases propedêuticas para outras unidades curriculares. No final de cada tópico, é incentivada a discussão sobre o tema e a resolução de questões.

- AULAS LABORATORIAIS: Após aulas de discussão de bases de métodos (1 semana) e uma aula laboratorial de demonstração (1 semana) os trabalhos laboratoriais (2 horas/semana) são efetuados em grupos de 2 a 3 alunos de acordo com um cronograma.

Os docentes responsáveis encontram-se disponíveis para atendimento dos Estudantes nas horas anunciadas no início do semestre e por marcação prévia e acordada em qualquer outra altura.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 75,00
Trabalho laboratorial 25,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

a) Os estudantes com classificação da avaliação laboratorial distribuída inferior a 9,5 devem realizar uma prova laboratorial prévia ao exame final, em data indicada no calendário letivo. A prova laboratorial é eliminatória.

b) A classificação da avaliação laboratorial obtida em anos anteriores será mantida.

c) Os Estudantes que, por lei, estejam dispensados da presença nas aulas, deverão realizar exames laboratorial e teórico na época de exames.

Fórmula de cálculo da classificação final

COMPONENTE LABORATORIAL

- Serão avaliados, nas aulas laboratoriais o desempenho dos estudantes, o acompanhamento da unidade curricular e os relatórios dos trabalhos laboratoriais, entregues na aula subsequente à que foi realizado o trabalho. Estes aspetos contribuirão com 10% para a nota global da unidade curricular. Na componente laboratorial será ainda tida em conta a classificação obtida num teste escrito (1ª frequência – caderno A) a realizar durante a primeira semana de avaliação intercalar, contemplando os fundamentos teóricos relativos aos trabalhos laboratoriais. Esta prova contribuirá com 15 % para a nota global da unidade curricular.

- A nota da componente laboratorial terá como fator de ponderação total 25% para a nota global da unidade curricular.

COMPONENTE TEÓRICA

- Será avaliada pela realização de duas frequências. Na 1ª frequência serão avaliados os conteúdos programáticos relativos às aulas teóricas ministradas até ao momento (1ª frequência - caderno B), contribuindo este caderno de avaliação com 20% para a nota global da unidade curricular. Na 2ª frequência serão avaliados os restantes conteúdos programáticos relativos às aulas teóricas ministradas, contribuindo este caderno de avaliação com 55% para a nota global da unidade curricular. A nota da componente teórica terá como fator de ponderação total 75% para a nota global da unidade curricular.  

-Na avaliação global os Estudantes com classificação igual ou superior a 9,5 serão considerados aprovados; os Estudantes com classificação inferior a 9,5 serão considerados reprovados.

Provas e trabalhos especiais

Durante o período de aulas serão efetuadas duas frequências. Na 1ª frequência serão avaliados os fundamentos teóricos relativos aos trabalhos laboratoriais (1ª frequência - caderno A) e os conteúdos programáticos relativos às aulas teóricas ministradas até ao momento (1ª frequência - caderno B). Na 2ª frequência será avaliada toda a matéria do programa teórico não avaliada na 1ª frequência.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Realizada de acordo com as Normas de Avaliação da FFUP em vigor no ano letivo.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação final será efetuada mediante a realização de exame final escrito, que contemplará toda a matéria ministrada nas aulas teóricas. A classificação da avaliação laboratorial distribuída será mantida e corresponderá a 25% da classificação final.

Observações

Pressupõem-se os conhecimentos básicos de Química Geral e Físico-Química. Língua de Ensino: Português e, eventualmente, Inglês.

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