Código: | MI071101 | Sigla: | QORG1 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Físicas |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Laboratório de Química Orgânica e Farmacêutica |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MICF | 253 | MICF - Plano Oficial | 1 | - | 6 | 65 | 162 |
Classificar as reações dos compostos orgânicos, e caracterizar os aspetos estruturais que conferem e influenciam a sua reatividade e respetivas propriedades físico-químicas.
Compreender as reações químicas e justificar mecanisticamente os factos ocorridos.
Aplicar o conhecimento da reatividade dos diferentes grupos funcionais com vista à obtenção de novos compostos, isto é projetar os conhecimentos adquiridos na síntese orgânica.
Adquirir o conceito de geometria das moléculas no espaço associado ao estudo da estereoquímica.
Estimular e desenvolver as capacidades de reflexão e crítica, através da realização de exercícios de revisão e aplicação dos conhecimentos adquiridos.
Aprender técnicas de obtenção, isolamento, purificação e controlo de pureza de amostras de origem diversa. Desenvolver capacidades e atitudes científicas nomeadamente de raciocínio dedutivo, rigor, trabalho em equipa e de observação. Planear experiências laboratoriais, organizar e interpretar dados experimentais.
Aplicar as regras de segurança laboratoriais e as boas práticas de utilização do material e equipamento.
Desenvolver a capacidade de iniciativa experimental, crítica e de autoavaliação das experiências efetuadas. Elaborar relatórios precisos e reprodutíveis.
Pretende-se que os estudantes adquiram uma visão clara das potencialidades e de aplicação da Química Orgânica, assim como da reatividade e propriedades físico-químicas dos diversos grupos de compostos orgânicos. Pretende-se ainda estimular e desenvolver as capacidades de reflexão e crítica, desenvolver capacidades e atitudes científicas nomeadamente de raciocínio dedutivo, rigor, trabalho em equipa e de observação, planear experiências laboratoriais, organizar e interpretar dados experimentais.
PROGRAMA TEÓRICO
Estudo de compostos orgânicos, generalidades. Alcanos, halogenetos de alquilo, alcenos, alcinos e hidrocarbonetos aromáticos: estruturas, nomenclatura, propriedades fisico-químicas, métodos de obtenção e reatividade, mecanismos reacionais. Estereoquímica e análise conformacional.
PROGRAMA LABORATORIAL
Execução de trabalhos laboratoriais visando a obtenção, isolamento, purificação e controlo de pureza de compostos orgânicos.
- AULAS TEÓRICAS (3 horas/semana): apresentações em Power Point e em “quadro convencional”. Procura-se associar as matérias ministradas à vida do dia a dia e também a fornecer bases propedêuticas para outras unidades curriculares. No final de cada tópico, é incentivada a discussão sobre o tema e a resolução de questões.
- AULAS LABORATORIAIS: Após aulas de discussão de bases de métodos (1 semana) e uma aula laboratorial de demonstração (1 semana) os trabalhos laboratoriais (2 horas/semana) são efetuados em grupos de 2 a 3 alunos de acordo com um cronograma.
Os docentes responsáveis encontram-se disponíveis para atendimento dos Estudantes nas horas anunciadas no início do semestre e por marcação prévia e acordada em qualquer outra altura.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 75,00 |
Trabalho laboratorial | 25,00 |
Total: | 100,00 |
a) Os estudantes com classificação da avaliação laboratorial distribuída inferior a 9,5 devem realizar uma prova laboratorial prévia ao exame final, em data indicada no calendário letivo. A prova laboratorial é eliminatória.
b) A classificação da avaliação laboratorial obtida em anos anteriores será mantida.
c) Os Estudantes que, por lei, estejam dispensados da presença nas aulas, deverão realizar exames laboratorial e teórico na época de exames.
COMPONENTE LABORATORIAL
- Serão avaliados, nas aulas laboratoriais o desempenho dos estudantes, o acompanhamento da unidade curricular e os relatórios dos trabalhos laboratoriais, entregues na aula subsequente à que foi realizado o trabalho. Estes aspetos contribuirão com 10% para a nota global da unidade curricular. Na componente laboratorial será ainda tida em conta a classificação obtida num teste escrito (1ª frequência – caderno A) a realizar durante a primeira semana de avaliação intercalar, contemplando os fundamentos teóricos relativos aos trabalhos laboratoriais. Esta prova contribuirá com 15 % para a nota global da unidade curricular.
- A nota da componente laboratorial terá como fator de ponderação total 25% para a nota global da unidade curricular.
COMPONENTE TEÓRICA
- Será avaliada pela realização de duas frequências. Na 1ª frequência serão avaliados os conteúdos programáticos relativos às aulas teóricas ministradas até ao momento (1ª frequência - caderno B), contribuindo este caderno de avaliação com 20% para a nota global da unidade curricular. Na 2ª frequência serão avaliados os restantes conteúdos programáticos relativos às aulas teóricas ministradas, contribuindo este caderno de avaliação com 55% para a nota global da unidade curricular. A nota da componente teórica terá como fator de ponderação total 75% para a nota global da unidade curricular.
-Na avaliação global os Estudantes com classificação igual ou superior a 9,5 serão considerados aprovados; os Estudantes com classificação inferior a 9,5 serão considerados reprovados.
Durante o período de aulas serão efetuadas duas frequências. Na 1ª frequência serão avaliados os fundamentos teóricos relativos aos trabalhos laboratoriais (1ª frequência - caderno A) e os conteúdos programáticos relativos às aulas teóricas ministradas até ao momento (1ª frequência - caderno B). Na 2ª frequência será avaliada toda a matéria do programa teórico não avaliada na 1ª frequência.
Realizada de acordo com as Normas de Avaliação da FFUP em vigor no ano letivo.
A melhoria da classificação final será efetuada mediante a realização de exame final escrito, que contemplará toda a matéria ministrada nas aulas teóricas. A classificação da avaliação laboratorial distribuída será mantida e corresponderá a 25% da classificação final.
Pressupõem-se os conhecimentos básicos de Química Geral e Físico-Química. Língua de Ensino: Português e, eventualmente, Inglês.