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Publicidade a géneros alimentícios no meio televisivo dirigida a crianças e adolescentes em Portugal.

Título
Publicidade a géneros alimentícios no meio televisivo dirigida a crianças e adolescentes em Portugal.
Tipo
Artigo em Revista Científica Nacional
Ano
2008
Autores
Fialho, Ana
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Revista
Vol. 14 2
Páginas: 57-65
ISSN: 0873-4364
Classificação Científica
FOS: Ciências médicas e da saúde > Outras ciências médicas
CORDIS: Ciências da Saúde
Outras Informações
Resumo (PT): Objectivos: Este trabalho teve como principais objectivos: (1) descrever os níveis de publicidade a géneros alimentícios no meio televisivo, em Portugal; (2) identificar géneros alimentícios publicitados para um público infantil/adolescente e compará-los com os anúncios para o público em geral; e (3) comparar a percentagem de alimentos publicitados com as recomendações alimentares da “Nova Roda dos Alimentos”. Métodos: Os dados para análise foram recolhidos através da gravação da programação televisiva entre as 7h e as 23h30, de dois Sábados e um Domingo do mês de Fevereiro de 2008, de três canais generalistas da televisão portuguesa. A publicidade a géneros alimentícios foi codificada recorrendo a 22 subcategorias. Os anúncios de géneros alimentícios foram codificados quanto ao público-alvo. Resultados: Foram registados 2944 anúncios, dos quais 27,1% eram a géneros alimentícios. Destes, 48% foram anúncios dirigidos a um público infantil/adolescente e 52% dirigidos a um público em geral. Enquanto que a subcategoria de alimentos dominante nos anúncios dirigidos a um público infantil/adolescente foi a dos produtos açucarados, nos anúncios dirigidos ao público em geral foi a dos lacticínios. Verificou-se que 55% dos anúncios a alimentos foram a produtos não integráveis na “Nova Roda dos Alimentos”. Conclusões: Os elevados níveis de publicidade a alimentos de alto teor em açúcar e gordura dirigidos a crianças/adolescentes sugerem a necessidade de regulamentações ou outras formas de controlo da publicidade, especialmente a dirigida a estes grupos etários, no sentido de reduzir os níveis de publicidade a alimentos de baixo valor nutricional.
Abstract (EN): Objectives: The main objectives of this study were: (1) to describe the levels of television food advertising and provide data on current levels of food advertising at the weekends in Portugal; (2) to identify and tell apart food advertised for child / adolescent public and compare it with advertisements for public in general; and (3) to compare the type of food advertised with the dietary recommendations provide by the new food guide for the portuguese population, a “Nova Roda dos Alimentos”. Methods: The data for analysis was collected through the recording of programming of three general Portuguese television channels, in February of 2008, for two Saturdays and one Sunday, between 7 am and 11.30 pm. The food advertising was coded using 22 subcategories. Food advertisements were coded according to their target-audience. Results: 2944 advertisements were registered, of which 27.1% were foods. Of these, 48% were food advertisements for a child/adolescent audience and 52% were advertisements directed for a general audience. Sugar products were the dominant food subcategory of advertisements targeted to child/adolescent public and dairy products were the more frequently targeted to a general audience. 55% of the total food products advertisements could not be included in the “New Food Guide for the Portuguese Population”. Conclusions: High-fat/high-sugar foods advertising to children/adolescents suggest the need for regulations, restrictions or other forms of advertising control, especially those which are
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Contacto: mdvalmeida@fcna.up.pt
Tipo de Licença: Clique para ver a licença CC BY-NC
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