Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Notícia | Madalena Pinto, Professora Jubilada da FFUP, proclamada Professora Emérita da Universidade do Porto

Notícia | Madalena Pinto, Professora Jubilada da FFUP, proclamada Professora Emérita da Universidade do Porto

A proclamação pública como Professora Emérita U.Porto foi realizada durante a Sessão Solene Comemorativa do Dia da Universidade 2024



Madalena Pinto
, docente jubilada da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) foi proclamada, no dia 22 de março, Professora Emérita da Universidade do Porto.
O título honorífico é atribuído, anualmente, a docentes jubilados ou reformados que, ao longo da sua carreira profissional, se destacaram pelos altos serviços prestados à Ciência, à Sociedade e à Universidade.
A proclamação pública de Madalena Pinto teve lugar durante a Sessão Solene Comemorativa do Dia da Universidade do Porto que, em 2024, assinalou 113 anos de existência. 

A Professora Madalena Pinto

Licenciada em Farmácia pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto em 1971, Madalena Pinto inicia a sua carreira profissional na FFUP, em 1972, como monitora no Laboratório de Química Orgânica.

Entre 1976 e 1979 realiza, em São Paulo, Brasil, os estudos de doutoramento tendo, em 1983, prestado provas na FFUP, na especialidade de Química Orgânica. Em 1993 torna-se Professora Catedrática, até 2018, ano da sua jubilação.

Membro ativo da comunidade FFUP foi, até à presente data, a única mulher a ser eleita Presidente do Conselho Diretivo da FFUP, cargo que ocupou em 1984. Foi também fundadora e diretora do Mestrado em Química Farmacêutica, dirigiu o primeiro Programa Doutoral em Ciências Farmacêuticas da FFUP, e até 2018 foi Responsável pelo Laboratório de Química Orgânica e Farmacêutica.

Para além da intensa atividade científica na área da Química Medicinal, a Professora Madalena sempre se interessou pela escrita e, paralelamente à publicação de livros de âmbito científico, publicou algumas obras de literárias de natureza científica e de divulgação da ciência para o grande público, como é o caso da obra “Química do Amor e do Sexo”.

A continuidade e a marca do seu trabalho enquanto docente e investigadora reflete-se na realização das Jornadas Pedagógico-Científicas Madalena Pinto. Celebrando 25 anos de jornadas em 2023, esta “experiência pedagógica”, que a Professora Madalena iniciou no ano letivo de 1998-99, evoluiu, e é hoje uma ferramenta pedagógica essencial no âmbito da UC de Química Farmacêutica II, do MICF.

 

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-04-25 às 02:05:16 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias