Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > D08003

Metodologias de Investigação II

Código: D08003     Sigla: MI II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Naturais
OFICIAL Ciências da Saúde
OFICIAL Ciências Físicas

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Doutoramento em Ciências Farmacêuticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DCF 57 D - Plano Oficial 1 - 6 -

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Isabel Filipa Martins de Almeida Regente

Docência - Horas

Prática e Laboratorial: 3,00
Orientação Tutorial: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Isabel Filipa Martins de Almeida 0,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Competências, aptidões e aquisição de conhecimentos nas principais metodologias de investigação diretamente relacionadas com os aspetos experimentais englobados no plano de tese de doutoramento.

Adicionalmente procura-se que os estudantes adquiram uma visão integrada dos principais desenvolvimentos de conhecimento, inovação e empreendedorismo na área da investigação farmacêutica.



Resultados de aprendizagem e competências

A participação ativa do estudante quer em eventos de comunicação, discussão e divulgação de avanços científicos,quer na forma de estágios laboratoriais em unidades de investigação de referência,proporcionam ao estudante:

i) aquisição de competências experimentais em tecnologias de ponta nas ciências da saúde.
ii) o enquadramento do seu objeto de Tese no contexto mais geral das principais linhas de investigação em empreendedorismo e inovação terapêutica, prospeção de novas substancias bioativas, impacto ambiental das terapêuticas e saúde ocupacional, caracterização de biomarcadores para despiste precoce de patologias e de evolução de estados patológicos, da segurança alimentar e seu relacionamento com a promoção de saúde.
iii) a formação abrangente em conceitos e conhecimentos complexos na área das ciências da saúde de um modo
genérico e nos domínios de intervenção das ciências farmacêuticas em particular, que contribuam para melhorar o perfil de competências e habilitações do estudante.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


O conteúdo programático é estabelecido sob orientação tutorial do supervisor de tese, atendendo às competências acima definidas, depois de ouvida a Comissão de Acompanhamento, que avaliará a sua coerência na formação científica mais global do estudante. Poderá contemplar a frequência, com indicação da respetiva classificação, de UC ́s de ciclos de estudos da FFUP ou de outras unidades orgânicas da UP, frequênica de cursos de formação creditados pela UP e assistência a conferências/congressos e seminários, que determinem um total de 216 horas de trabalho do estudante (78 horas de contacto de cariz teórico,prático e laboratorial)


 


Bibliografia Obrigatória

Janice R. Matthews, Robert W. Matthews; Successful scientific writing : a stepbystep guide for the biological and medical sciences , Cambrigde : Cambridge University Press. 2008, 2008
John Benjamins Publishing Company.; Lexical Bundles in Native and Nonnative Scientific Writing : Applying a Corpusbased Study to Language Teaching, n Studies in Corpus Linguistics. , 2014

Observações Bibliográficas

A bibliografia de consulta é variável em função da natureza do estágio laboratorial ou do aprofundamento de conhecimentos visado quando da participação em evento científico.

 

 

 

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias de ensino e de avaliação adotadas são as definidas em cada ação formativa frequentada pelo estudante e deverão totalizar um total de 162 horas de contacto. No período de avaliação o estudante tem de elaborar um relatório das atividades e avaliações em que participou, bem como uma descrição pormenorizada das competências e conhecimentos adquiridos. O supervisor é igualmente convocado para entrega de um parecer escrito sobre a efetividade da formação obtida.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 0,00
Realização de Estágio 0,00
Trabalho de investigação 0,00
Total: 0,00

Obtenção de frequência

Não aplicável.

Fórmula de cálculo da classificação final

Não aplicável.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-16 às 16:28:28 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias