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Química Farmacêutica Avançada

Código: MI073281     Sigla: QFAVA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2021/2022 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Laboratório de Química Orgânica e Farmacêutica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MICF 1 MICF - Plano Oficial 4 - 3 52 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Tendo por base as doenças prevalentes na comunidade, com as quais mais irão contactar os futuros farmacêuticos comunitários e hospitalares, serão perspectivadas as tendências e estratégias futuras para a descoberta de novos alvos terapêuticos e novos fármacos para o tratamento dessas patologias. Partindo da doença, serão discutidos o alvo terapêutico, o mecanismo de acção a nível molecular e a evolução químico-farmacêutica desde o composto líder ao fármaco, bem como os fármacos utilizados actualmente na terapêutica e aqueles que se encontram em fase de desenvolvimento. Pretende-se que, para diversos grupos de fármacos, os Estudantes sejam capazes de interpretar a relação estrutura-actividade, metabolismo, assim como apresentar os mecanismos de acção a nível molecular.  Serão também objeto de estudo algumas famílias terapêuticas não tratadas ou desenvolvidas nas anteriores unidades curriculares Química Farmacêutica I e Química Farmacêutica II. Nas aulas teórico-práticas, recorrendo a artigos científicos e outras fontes bibliográficas, os estudantes aprofundarão os temas relacionados com as matérias ministradas nas aulas teóricas. Pretende-se que o estudante adquira o domínio na elaboração de uma monografa e da respectiva apresentação, assim como na discussão sobre o tema proposto. Com o objectivo de estimular a capacidade de expressão escrita e oral, de análise crítica e argumentação, os Estudantes elaborarão, ao longo do semestre, uma monografia que será apresentada e avaliada.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da UC, os estudantes deverão possuir uma compreensão alargada, aprofundada e integrada de todo o circuito que envolve a descoberta de fármacos, o seu planeamento e desenvolvimento. É também fomentado o desenvolvimento de espírito crítico, de trabalho de pesquisa bibliográfica e a autonomia. No final da UC, os estudantes deverão ser capazes de comunicar facilmente as suas ideias, colaborar e trabalhar em equipa e serem capazes de resolver problemas recorrendo ao método científico e investigacional.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Estudo do alvo terapêutico, do mecanismo de ação a nível molecular e a evolução químico-farmacêutica desde o composto-líder ao fármaco para as seguintes patologias:

1. Aparelho cardiovascular

1.1. Anti-hipertensores: diuréticos, depressores da atividade adrenergica, vasodilatadores

2. Hormonas e medicamentos usados em doenças endócrinas


2.1. Insulinas e antidiabéticos orais


2.2. Hormonas da tiróide e antitiroideus

3. Outros quimioterápicos


3.1. Antivíricos para HIV, HVB, HVC e SARS-CoV-2

3.2. Antiparasitários


3.3. Outros anticancerígenos: terapêutica hormonal do cancro, conjugados fármaco-anticorpos, fototerapia do cancro


4. Aparelho digestivo


4.1. Anti-ulcerosos: anticolinérgicos, antagonista H-2, inibidores da bomba de protões, prostaglandinas, protetores da mucosa gástrica, antagonistas da gastrina

5. Fármacos usados em:
5.1. Disfunções alimentares: obesidade, bulimia, anorexia
5.2. Disfunções sexuais
5.3. Disfunções do crescimento capilar: Alopécia
5.4. Desabituação tabágica


Bibliografia Obrigatória

Wolff Manfred E. 340; Burger.s medicinal chemistry and drug discovery
Patrick Graham L.; An^introduction to medicinal chemistry. ISBN: 0 19 850533 7
David J. Triggle, John B. Taylor; Comprehensive Medicinal Chemistry II, 2006
Richard B. Silverman; The^organic chemistry of drug design and drug action. ISBN: 0-12-643732-7
Thomas Nogrady; Medicinal chemistry. ISBN: 0-19-505369-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Aulas teóricas (2 horas/semana): apresentações em “Power Point”; procura-se ministrar os conhecimentos de uma forma atrativa e dedutiva.
- Aulas teórico-práticas (2 horas/semana): será elaborada uma monografia acompanhada por um Docente. O docente responsável estará disponível para atendimento dos estudantes nas horas anunciadas no início do semestre e por marcação prévia e acordada em qualquer outra altura.

Palavras Chave

Ciências da Saúde > Ciências farmacológicas > Farmácia
Ciências Físicas > Química > Química orgânica > Quimica do carbono
Ciências Físicas > Química > Química aplicada > Química farmacêutica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 65,00
Trabalho escrito 35,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 35,00
Trabalho escrito 20,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 15,00
Frequência das aulas 30,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

A assistência às aulas teóricas não é obrigatória.

Elaboração e apresentação de uma monografia de realização obrigatória, para todos os estudantes, inclusive aqueles que estejam dispensados por lei de frequentar as aulas.

Realização de duas provas escritas obrigatórias durante as aulas sobre as matérias ministradas nas aulas teóricas. Para que as outras componentes da avaliação sejam consideradas, o Estudante deverá obter nota mínima de 8,6 valores na média ponderada das duas provas escritas obrigatórias. Quem não atingir 8,6 valores nesta média deverá fazer exame final na época de recurso.

Ambas as provas escritas são de frequência obrigatórias, incluindo para os trabalhadores-estudantes.

Para obter aprovação, os Estudantes devem obter uma classificação final mínima de 9,5 valores (somatório de todas as componentes de avaliação). Os estudantes com classificação final menor que 9,5 valores deverão realizar exame final, contendo toda a matéria relativa ao programa teórico, na época de recurso.

Fórmula de cálculo da classificação final

- Provas escritas: fator de ponderação 65%. - Monografia: fator de ponderação 35%.

- Para que as outras componentes da avaliação sejam consideradas, o Estudante deverá obter nota mínima de 8,6 valores na média ponderada das duas provas escritas obrigatórias. Quem não atingir 8,6 valores nesta média deverá fazer exame final na época de recurso.

Os estudantes com classificação final menor que 9,5 valores deverão realizar exame final, contendo toda a matéria relativa ao programa teórico, na época de recurso.

Provas e trabalhos especiais

- Elaboração de uma monografia, exposição e discussão de uma comunicação oral de realização obrigatória sobre um tema fornecido pelo Docente. Duas provas escritas obrigatórias relativas à matéria ministrada nas aulas teóricas. Todos estes componentes de avaliação são obrigatórios, inclusivé para trabalhadores estudantes.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Elaboração e apresentação de uma monografia é de realização obrigatória, para todos os estudantes, inclusivé aqueles que estejam dispensados por lei de frequentar as aulas. Os trabalhadores estudantes deverão contactar os Docentes da UC para marcar a data da apresentação da monografia.

Melhoria de classificação

Para melhoria de classificação os Estudantes terão de efectuar exame final na época de recurso, que engloba todas as matérias ministradas nas aulas teóricas. A avaliação distribuída relativa à monografia é mantida para efeitos de melhoria de classificação.

Observações

Aceitam-se falantes de outras línguas desde que dominem o português. Para os estudantes estrangeiros poderá ser fornecido o exame em inglês. Todas as aulas serão ministradas em português.

Na possibilidade de haver necessidade de confinamento devido à pandemia COVID19 poderão ser feitas as seguintes alterações:
Não deverá haver alterações ao programa teórico nem teórico-prático.

Métodos de Ensino e Atividades de aprendizagem: 

No Cenário B as aulas teórico-práticas serão divididas em 2 turnos. Durante as aulas teórico-práticas os estudantes irão elaborar as monografias acompanhadas pelos docentes, ou presencialmente para um dos turnos, ou à distância via zoom colibri, para outro turno, com aulas sincronas.

No cenário C durante as aulas teórico-práticas todos os estudantes inscritos na UC irão elaborar as monografias acompanhadas pelos docentes à distância via zoom colibri.

Processo de avaliação e Fórmula de cálculo da classificação final:
Será mantida a fórmula de cálculo.

 

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