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Alimentação Humana I

Código: MI073123     Sigla: ALHUM1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2019/2020 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=102¬ifyeditingon=1
Unidade Responsável: Laboratório de Bromatologia e Hidrologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MICF 193 MICF - Plano Oficial 3 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A disciplina de Alimentação Humana I visa proporcionar uma formação teórica e laboratorial sobre alimentação, nutrição e composição dos alimentos. Assim como, as questões alimentares mais prementes no Mundo de hoje, incluindo a segurança alimentar, o impacto da alimentação na saúde do individuo e na prevelência de doenças crónicas não comunicáveis. Actualmente, os contornos que delimitam o alimento, o medicamento e o tóxico são difíceis de definir e as barreiras que os separam são cada vez mais ténues. Consequentemente, esta disciplina apresenta um conteúdo multidisciplinar nas matérias a ministrar. O ensino proposto baseia-se em aulas teóricas interligadas com laboratoriais, levando o aluno a correlacionar informação diferente através da discussão de problemas concretos, com o intuito de:
1 - Despertar nos alunos motivações e atitudes científicas, nomeadamente, de racionalidade, rigor, consistência no saber, gestão do tempo, trabalho de equipa, interpretação dos dados obtidos e espírito crítico.
2 - Conhecer as guidelines internacionais e nacionais sobre necessidades alimentares do indivíduo saudável nas suas várias faixas etárias: alimentação da grávida e do recém-nascido, alimentação infantil, alimentação do adolescente e do jovem, alimentação do adulto e do idoso, para deste modo, saber escolher os alimentos, de forma e em quantidades adequadas às necessidades diárias ao longo das diferentes fases da vida.
3 - Evidenciar a função do alimento como medida preventiva no que respeita à saúde das populações, um campo da saúde que em muitas circunstâncias está esquecido. Tomar consciencia do impacto das escolhas alimentares da população na sustentabilidade ambiental.
4 - Conhecer a distribuição em macro e micronutrientes nos alimentos  e outros compostos desejáveis (ex: antioxidantes e compostos do aroma), assim como, interações benéficas ou prejudiciais entre macro e micro nutrientes.
5 - Consciencializar os alunos para a importância da segurança alimentar no Mundo de hoje: avaliação e gestão de risco na União Europeia, legislação europeia,  perigos que podem por em causa a segurança alimentar (aditivos, contaminantes, pesticidas, resíduos de drogas veterinárias, compostos tóxicos resultantes do processamento dos alimentos). Garantir a segurança na indústria alimentar.

Resultados de aprendizagem e competências

Conhecer os princípios da alimentação equilibrada de acordo com as recomendações internacionais e nacionais, assim como as necessidade nutricionais  em diferentes faixas etárias, a composição dos alimentos em macro e micronutrientes e os processos de absorção no organismo. Impacto da alimentação na saúde do individuo, e na prevalência de doenças crónicas não comunicáveis, conhecer as questões alimentares mais importantes no Mundo de hoje e os mecanismos que regulam a segurança dos alimentos que ingerimos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Alimentação e Nutrição numa perspetiva global
1.1. Relação entre nutrição e saúde
1.2. I
mportância da Educação alimentar da população e instrumentos de Educação Alimentar. Guias alimentares de outros países.
1.3. Guidelines internacionais e nacionais. A pirâmide alimentar e a roda dos alimentos

2. As necessidades energéticas do indivíduo saudável nas suas várias faixas etárias
2.1. Controlo de peso
2.1.1. Índice de massa corporal (IMC ) ou Índice de Quetelet
2.1.2. Gráficos da relação peso / altura
2.1.3. Dieta e exercício físico
2.1.4. Como ganhar peso. Como perder peso
  
  
3. Conhecer a distribuição dos nutrientes vitais nos alimentos e as necessidades em diferentes faixas etárias
3.1. Aminoácidos, péptidos e proteínas
3.2. Glúcidos (monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos)
3.3. Lípidos: Classificação e funções nos alimentos.
3.4. Sais minerais
3.5. Vitaminas lipossolúveis e vitaminas hidrossolúveis
3.6. Alimentos funcionais 

3.7. Elaboração de uma dieta saudável
3.7.1. Necessidades da grávida e da lactante
3.7.2. Necessidades do lactente, o leite humano e as fórmulas de alimentação infantil
3.7.2.1 Maturidade das funções digestivas e metabólicas do lactente
3.7.2.2 Vantagens do aleitamento materno
3.7.2.3 Diferenças entre leite humano e o leite de vaca
3.7.3. Diversificação alimentar
3.7.4. Alimentação na infância e na adolescência
3.7.5. Alimentação do idoso
 
4. Qualidade e Segurança Alimentar: desafio do mundo moderno

4.1. A qualidade em todos os seus aspectos
4.1.1. As substâncias sápidas e substâncias do aroma
4.1.2. A importância da análise sensorial
4.1.3. Autenticidade dos alimentos: identificação de biomarcadores.
4.1.4. Alimentos certificados
4.2. Política alimentar na União Europeia
4.3. Avaliação de Riscos
4.4. Segurança alimentar do ponto de vista da nutrição
4.5. Constituintes dos alimentos que podem por em causa a sua segurança
4.5.1. Aditivos. Relação benefício/risco
4.5.2. Contaminantes
4.5.3. Contaminantes resultantes do processamento e culinária dos alimentos
4.6. Avaliação do risco e garantia de segurança dos "novos alimentos"
4.7. Organismos geneticamente modificados: Legislação e segurança alimentar
4.8. Análise de perigos e controlo dos pontos críticos (HACCP)

5. Interações alimentares

5.1. Constituintes dos alimentos com atividade fisiológica
5.2. Interações entre nutrientes / Alimentos-medicamento
 

Programa das aulas laboratoriais


1. Regras Europeias de rotulagem dos alimentos embalados.
Utilidade das tabelas de composição dos alimentos.
Calcular necessidades energéticas adaptadas às várias etapas da vida. Formular planos alimentares nutricionalmente adequados, adaptados a diferentes faixas etárias (Infância, Adolescência, Adulto, Grávida, Idoso), discriminando o aporte energético, a composição em macro e micronutrientes e os custos:

2. Análise do valor nutricional de alguns alimentos.
2.1. Avaliação do teor de humidade pelo infrateste.
2.2. Determinação das cinzas.
2.3. Doseamento da gordura por diferentes metodologias.
2.4. Determinação do teor em proteínas pelo método de Kjeldahl .
2.5. Determinação do teor de glúcidos por métodos químicos e por métodos físicos.
2.6. Determinação do valor calórico total dos alimentos analisados e comparação com a rotulagem. 

3.Avaliação da qualidade de alguns alimentos
3.1. Azeite: classificação em função da acidez, índice de peróxidos e absorvência no ultravioleta
3.2. Mel: teor em açúcares por índice de refração e doseamento de HMF por HPLC/UV
3.3. Vinho: avaliação do teor em antiocianinas e pesquisa do aditivo SO2

 

Bibliografia Obrigatória

Michael J Gibney, Susan A Lanham-New, Aedin Cassidy, Hester H Vorster; Introduction to Human Nutrition, John Wiley & Sons Ltd, 2009. ISBN: 78-1-4051-6807-6
Owusu-Apenten Richard; Introduction to food chemistry. ISBN: 0-8493-1724-X
Belitz Hans-Dieter; Food chemistry. ISBN: 3-540-40818-5
Caballero Benjamin 340; Encyclopedia of food sciences and nutrition. ISBN: 0-12-227055-X

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A disciplina será leccionada em regime de elearning misto, com aulas presenciais e apoio on-line na plataforma Moodle. As aulas presenciais incluem aulas teóricas e laboratoriais. O ensino teórico tem como base a exposição das matérias em aulas teóricas, de cerca de 50 minutos. Na disciplina de Alimentação Humana I as aulas laboratoriais vão proporcionar aos alunos a possibilidade de realizarem a separação e quantificação dos compostos presentes nos alimentos, cuja importância foi previamente explicada nas aulas teóricas. Assim como, de manusearem tabelas de composição dos alimentos para a elaboração de planos alimentares. Será colocada à sua disposição a tecnologia analítica mais adequada para cada análise. O material de apoio à disciplina é disponibilizado na plataforma on-line.
No decorrer do semestre será realizada uma  avaliação individual prática sobre os trabalhos das aulas laboratoriais. Assim como, a realização da frequência da parte teórica lecionada até à semana intercalar de frequências. Será feita igualmente feita uma avaliação dos conteúdos ministrados após a realização da primeira frequência, estes exames são realiazados na plataforma Moodle.
O exame de recurso é realizado na plataforma Moodle e inclui todo o conteúdo das aulas teóricas.

Palavras Chave

Ciências Naturais > Ciências agrárias
Ciências da Saúde
Ciências Físicas > Química
Programas gerais > Programas de base
Ciências Sociais, comércio e direito > Programas de base

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 70,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 48,00
Frequência das aulas 26,00
Trabalho laboratorial 26,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

A assistência dos alunos às aulas laboratoriais é obrigatória sendo considerados sem frequência os alunos cuja assistência seja inferior a 25% das aulas previstas.

A assistência dos alunos às aulas teóricas não é obrigatória.


Fórmula de cálculo da classificação final

Na disciplina de Alimentação Humana I, a avaliação final inclui  avaliação da parte teórica (75%) e da avaliação da parte  laboratorial lecionada (25%). Na parte teórica (cotada para 15 valores) é necessário aprovação (classificação de pelo menos 50%).
A avaliação laboratorial inclui a execução individual de trabalhos laboratoriais que foram lecionados na aula com a resolução dos cálculos e explicação dos fundamentos do trabalho.

Provas e trabalhos especiais

A avaliação é distribuída sem exame final. Os testes são realizados no Moodle. O primeiro teste de avaliação será realizado na semana intercalar, em Novembro e o segunda no dia marcado para o exame da época normal.
O exame final da época normal destina-se somente aos alunos estudantes trabalhadores ou outros que tenham estatuto especial. 
A época de recurso inclui avaliação de todo o programa lecionado.

A avaliação do aproveitamento das aulas laboratoriais é efectuada pela classificação obtida na realização individual de 1 trabalho laboratorial, tirado por sorteio e respetivo relatório no decorrer do período letivo. A parte laboratorial terá um peso de 25%  na nota final da disciplina. Os alunos que reprovarem na avaliação laboratorial (menos de 50%) terão que realizar um exame prático que consiste na execução de dois trabalhos laboratoriais e respectivo relatório.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Conforme as normas de avaliação da FFUP no ano lectivo 2019/2020.

Melhoria de classificação

Os alunos têm direito a requerer a repetição das provas do exame teórico final para melhoria de nota, uma única vez, numa das duas épocas, normal ou de recurso, imediatamente subsequentes àquela em que obtiveram aprovação.
A classificação final da disciplina será a mais alta das obtidas nas duas provas realizadas.
A classificação final será a resultante da ponderação da nota do parte teórica e laboratorial com a que o aluno teve quando foi avaliado no trabalho prático.

Observações

Os alunos devem ter conhecimentos básicos de bioquímica, química orgânica e métodos instrumentais de análise.

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