Saltar para:
Logótipo
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Pré-candidaturas mobilidade 2019/2020
Você está em: Início > Portal do Candidato > I&D e Inovação
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Candidatos

I&D e Inovação – Estudantes


A FEUP dispõe de uma área de atuação em I&D e Inovação, a qual exerce a sua atividade no apoio à investigação e desenvolvimento tecnológico, promovendo a participação da sua comunidade científica em projetos, programas e redes, nacionais e internacionais. A área de I&D e Inovação promove ainda a inovação através da exploração do conhecimento produzido na FEUP e da sua transferência para o tecido empresarial, quer por via do apoio à proteção da propriedade intelectual e respetiva exploração comercial, quer pelo apoio à criação de empresas de base tecnológica.

Iniciativas/ Projetos

A FEUP proporciona aos estudantes a possibilidade de participação em projetos de investigação, inovação e empreendedorismo desde a pré-graduação. Os projetos LIDERA, os Projetos Pluridisciplinares e o Startup-Program são exemplos destas iniciativas, mas existem muitas mais.

Projetos Lidera

Os projetos LIDERA são projetos multidisciplinares liderados por estudantes, com vista a desenvolverem as suas capacidades de análise crítica da realidade, de identificação, avaliação e formulação de problemas, de aplicação prática da teoria em ideias reais, e de empreendedorismo. São inúmeros os projetos LIDERA de sucesso, muitos dos quais chegaram mesmo a alcançar prémios pela sua relevância científica e comercial. Consulta os testemunhos de alguns estudantes que participaram nestes projetos:

- Ana Carolina Melo - Extração de Óleo de Grainhas de Uva para a Produção de Biodiesel

- Sara Fernandes - Valorização de Resíduos de Cápsulas de Café

- Sandra Couto - Design e Simulação de Processos de Produção de Biodiesel

- João Pedro Ferreira Duarte - Desafio Único Competição

Clica aqui para mais informação sobre os Projetos LIDERA.

Projetos Pluridisciplinares

A Universidade do Porto promove anualmente um concurso para projetos de investigação com carácter pluridisciplinar com o objetivo de estimular a interação entre diferentes áreas, departamentos e faculdades e de promover o envolvimento de estudantes na investigação científica.

Clica aqui para mais informações.

Startup-Program

O Startup-Program é uma parceria da Associação Junior Achievement Portugal - Aprender a Empreender com a Universidade do Porto, entre outras instituições de ensino superior portuguesas, que visa aproximar os estudantes universitários à realidade empresarial, oferecendo uma formação em empreendedorismo a estudantes universitários, através da criação de um plano de negócios para o lançamento de uma nova empresa com um produto ou serviço inovador.

Na U.Porto este programa tem funcionado predominantemente num regime extracurricular, juntando estudantes de diversos cursos e unidades orgânicas em equipas de construção de negócio multidisciplinares. O programa desenvolve-se durante o ano letivo contando as equipas com o apoio de docentes (voluntários) da U.Porto e de colaboradores do Millennium BCP (patrocinador do programa).

Clica aqui para mais informações.

Serviços

A estratégia da FEUP passa por fortalecer o conhecimento através do investimento em atividades de I&D, reconhecendo o papel fundamental das mesmas no avanço e progresso do bem-estar económico e social das pessoas e organizações.

Como suporte de um ensino de qualidade, a investigação ocupa ainda um papel preponderante para o desenvolvimento da FEUP, que procura manter uma posição cimeira, tanto a nível nacional como internacional.

Ao todo são mais de 20 centros e unidades de investigação a contribuir para o desenvolvimento científico e empresarial do país e do mundo.

A área de I&D da FEUP é responsável pelos seguintes campos de intervenção:

  • Proteção da Propriedade Intelectual

  • Assegura, em colaboração com a UPIN – Universidade do Porto Inovação, as atividades relacionadas com a Propriedade Intelectual, escrutinando resultados de I&D, fazendo a sua divulgação no portfólio de tecnologias da FEUP (FEUP Technology Portfolio) e promovendo, em colaboração com a UPIN, a transferência de Tecnologia, através da comercialização dos resultados de I&D da FEUP.

  • Divulgação de bolsas de investigação

  • Assegura a publicação das Bolsas de Investigação da FEUP na plataforma Eracareers divulgando-as também no Website da FEUP.

  • Apoio à criação de empresas de base tecnológica (spin-offs)

  • Apoia a criação de spin-offs académicos através da divulgação de programas de incentivo à criação de empresas e disponibilizando contactos de empresas de consultoria, capitais de risco e business angels que sustentam a criação de novas empresas, bem como de incubadorasde empresas e de Parques de Ciência e Tecnologia.

  • Matching da oferta e procura de serviços de I&D

  • Apoia as empresas na identificação dos serviços solicitados à FEUP, servindo como interlocutora entre a procura e a oferta. Apoia o estabelecimento de protocolos de cooperação específica/prestação de serviços na área de I&D através da disponibilização de modelos e do apoio na elaboração dos mesmos.

  • Apoio à candidatura a financiamento de projetos de I&D

  • A área de I&D da FEUP serve de interlocutora junto das instituições promotoras dos financiamentos das atividades de I&D e Inovação. Pesquisa e divulga as oportunidades de financiamento, apoia na elaboração das candidaturas e na negociação contratual. Após a assinatura dos contratos de financiamento, regista os projetos na Base de Dados de projetos de I&D do SIFEUP e promove a disseminação e exploração dos resultados obtidos.

  • Promoção da participação da FEUP em redes de conhecimento e inovação

  • Desenvolve ações que visam promover as atividades de produção científica, desenvolvimento e inovação dos investigadores da FEUP, através da organização de eventos e visitas relacionadas com I&D e Inovação, promovendo a participação da FEUP em redes e conhecimento e inovação.

Seminários e Conferências

Realizam-se anualmente na FEUP um sem número de seminários, workshops e conferências em muitos dos quais os estudantes são convidados a participar. Para obter mais informações sobre os próximos eventos, por favor consulte a secção de notícias do site www.fe.up.pt.

Propriedade Intelectual na FEUP

De acordo com o Regulamento de Propriedade Intelectual da Universidade do Porto, a U.Porto será titular dos direitos de propriedade industrial relativos às invenções ou outras criações concebidas e realizadas no todo ou em parte com a utilização dos seus meios e recursos, por pessoas com ou sem vínculo contratual à Universidade, incluindo estudantes de qualquer ciclo, independentemente da entidade que financia.

Recomendar Página Voltar ao Topo