Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Portal do Candidato > Onde Morar

Candidatos

Onde Morar


Para os estudantes que procuram alojamento na cidade do Porto existem, essencialmente, dois tipos de soluções:

  • Alojamento em Residência Universitária
  • Alojamento em apartamento

 
NOTA: A gestão do alojamento nas Residências Universitárias (com número limitado de vagas disponíveis) é da responsabilidade do Serviço de Relações Internacionais da U.Porto (não da Faculdade). A gestão de alojamento privado é externa à Universidade, pelo que não assumimos qualquer responsabilidade na gestão deste tipo de alojamento.

Alojamento em residência universitária

Os Serviços de Ação Social da Universidade do Porto (SASUP) facultam, nos três pólos da U.Porto, nove residências universitárias com capacidade para 1216 estudantes.

As residências destinam-se a estudantes que frequentam um curso na Universidade do Porto e que, pelas suas condições socioeconómicas, pela distância ou dificuldade de transporte, não possam residir com o agregado familiar e necessitem de apoio ao nível do alojamento para que possam prosseguir os seus estudos.O alojamento é atribuído prioritariamente aos estudantes bolseiros.

Todos os anos existe um número limitado de quartos disponíveis para estudantes estrangeiros. Como este número é muito menor que o número de pedidos, os SASUP não podem garantir a obtenção de lugares por todos os interessados.

São seis as residências universitárias disponíveis aos estudantes estrangeiros:

  • Campo Alegre – Rua do Campo Alegre, 1395
  • Paranhos – Rua Dr. Manuel Pereira da Silva
  • Bandeirinha – Rua da Bandeirinha, 66
  • Alberto Amaral – Rua de D. Pedro V, 223
  • Campo Alegre, Pólo III – Estudantes de Pós-graduação – Rua do Campo Alegre
  • José Novais Barbosa – Rua da Pena, s/n

Todos os estudantes que pedem alojamento nas residências universitárias recebem informações referentes ao estado do seu pedido. Os pedidos são processados por ordem de chegada, pelo que os primeiros a chegar deverão ter prioridade.

Os estudantes estrangeiros que forem aprovados nas residências universitárias devem manter o Serviço de Relações Internacionais (SRI) informado relativamente à data e hora de chegada. São reservadas anualmente vagas para estudantes de outras instituições de ensino superior que estejam a frequentar a U.Porto ao abrigo de programas e protocolos de mobilidade.

Para obter mais informações visite o site dos Serviços de Ação Social da Universidade do Porto – SASUP.

Estudantes de Mobilidade

O apoio na procura de alojamento não é prestado pela Faculdade de Engenharia, mas sim pelos serviços centrais da Reitoria da Universidade do Porto, através do SCPLLA - Serviços de Cooperação com Países Lusófonos e Latino-Americanos, que também está envolvido neste processo de candidatura a mobilidade e que vai também assinar (aprovar) a candidatura ao mobilidade e enviar a carta de aceitação necessária para a obtenção do visto de estudo.

No formulário de candidatura online, mais especificamente na última página, os estudantes podem indicar se pretendem apoio na procura de alojamento, seja ele privado ou nas Residências Universitárias que pertencem à Universidade do Porto. O SCPLLA só dará andamento ao pedido de alojamento depois de o candidato ter sido aceite por parte da FEUP, ou seja, só depois de receber o formulário de candidatura assinado/aprovado pela Faculdade de Engenharia.

Por isso, quanto mais cedo enviar a candidatura, mais hipóteses o estudante tem de obter vaga numa das residências universitárias.

Alojamento em apartamento

É muito comum alugar um apartamento e partilhá-lo com outros estudantes, sendo esta uma solução mais cómoda do que o alojamento em residência universitária, pois permite usufruir de uma maior liberdade e flexibilidade, sobretudo no que diz respeito a horários. É fácil encontrar casas para alugar em toda a cidade, e os preços variam conforme a localização ou as condições oferecidas. Normalmente é pedido aos estudantes para pagaram dois meses de renda em avanço.

Existem várias formas de procurar um apartamento:

  • locais estratégicos como placards nos pólos universitários, centros comerciais, cafés, papelarias
  • anúncios em jornais
  • sites, como por exemplo:

Uma vez que aumentou a procura de alojamento por parte de estudantes, algumas empresas privadas instalaram-se e construiram residências no Porto com um número elevado de quartos. Em 2019 800 quartos novos estarão disponíveis para arrendar no Distrito da Asprela, onde está localizada a Faculdade de Engenharia. Algumas das empresas privadas com residências disponívies atualmente:

    Milestone Porto Asprela - desconto de 100% na taxa de reserva para estudantes da FEUP – utilize o código promocional “FEUP”
    FEUP2022- recebe 100% de desconto nas Taxas de Serviço
    Livensa Living - Com duas residências de estudantes no Porto, na Livensa Living encontras estúdios individuais e duplos com kitchenette e casa de banho, vais ter todo o conforto e segurança que precisas para que possas ter uma experiência universitária inesquecível. Ganha 100 ou 50 euros se fores estudante da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto - FEUP: Refere o Código Promocional POR_UP_AY se queres reservar um ano académico – no mínimo 285 dias ou POR_UP_SM se queres reservar um semestre - min 151 dias – consulta mais informações aqui.
    U.hub Asprela - sem taxa de reserva; verifique aqui a ação promocional em vigor para a comunidade FEUP
    Studyou Porto Asprela – Quartos a partir de 389,00¤/mês. Oferta especial 22/23 com despesas incluídas (Electricidade, água e Wi-Fi)*. Os quartos são todos individuais com casa de banho privativa e possuem uma cama de casal (120cmx200cm), roupeiro, secretária com cadeira, espelho de corpo inteiro, prateleiras, aquecimento central e frigorífico com congelador. Taxa de reserva 150,00¤ para confirmar a reserva. Depósito de 700,00¤ e 1ª renda exigidos até 10 dias antes da entrada.

    *Por favor consultar termos e condições no website.

    Almada 234 - Sem taxa de reserva. 15% de desconto sobre a melhor tarifa disponível (denominada como BAR – Best available Rate)
    Smart Studios – Estúdios completamente mobilados, com todas as despesas de Agua, Luz e Wi-Fi incluídas e acesso às zonas comuns por 595¤ por mês com atribuição de desconto de 5% nas mensalidades a todos os estudantes e staff. Não é necessário pagamento de caução até 15 de Julho de 2022. Após essa data, pagamento de um sinal de 150¤ por cada estúdio. Restante valor de caução, deverá ser pago até ao inicio do contrato a 15 de Setembro de 2022.
    Politica de Cancelamento: Possibilidade de cancelamento gratuito até 2 meses antes do inicio do contrato, ou seja até 15 de Julho de 2022.
    Residências da Misericórdia do Porto

    THE GALLERY HOUSE
    Localização:Rua Galerias de Paris, 114
    Preços
    Single: 560¤;
    Duplo: 349¤
    THE BARONS HOUSE
    Localização: Rua Barão Nova Sintra, 434.
    Preços
    Duplo: 299¤;
    Individual: 399¤

    Estão incluídas as despesas: Água, energia, aquecimento, internet, limpeza quinzenal dos quartos, lavagem quinzenal da roupa da cama e apoio psicológico. Todos os preços são por pessoa.

Enquanto procura o local ideal para morar, há vários Hostels na cidade do Porto onde poderá ficar. Neste site poderá encontrar mais informações.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-11-16 I  Página gerada em: 2022-12-04 às 01:00:11 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias