Saltar para:
Logótipo
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
exposição ''A Intersecção de Duas Linhas Paralelas''
Você está em: Início > Informações Academicas > Dissertações e Teses
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Dissertações e Teses

Mestrados Integrados e Mestrados

 

Programas Doutorais

 

Mestrados Integrados e Mestrados

A dissertação pode ser realizada em ambiente académico ou académico e empresarial e a sua avaliação será efetuada através de um ato público de apresentação e defesa. (Ver Normas para o funcionamento das Dissertações de Mestrado)


 Regime de exclusividade 

A Dissertação nos mestrados integrados deve decorrer em regime de exclusividade, isto é, não deve haver frequência ou realizaçao de provas de avaliação de outras unidades curriculares, durante a ocorrência da unidade curricular Dissertação.  (Ver Normas para o funcionamento das Dissertações de Mestrado)

 Topo

 Prazos

Nos Mestrados Integrados o ato público de defesa da dissertação terá de ocorrer até quarenta e oito horas antes do termo do ano letivo a que se reporta. Excecionalmente, poderá também ser utilizada para este fim a época especial de conclusão de ciclo de estudos. (Ver artigo 11º do Regulamento Geral dos Ciclos de Estudos Integrados de Mestrado da Universidade do Porto)

Para os Mestrados o prazo limite para a entrega das dissertações é o final do último semestre ou trimestre do ciclo de estudos, quando em regime de tempo integral. O ato público de defesa da dissertação terá de ocorrer até ao 90º dia depois da sua entrega. (Ver artigo 12º do Regulamento Geral dos Segundos Ciclos de Estudos da Universidade do Porto)

 Topo

Entrega de documentos finais

Após defesa, os estudantes têm até ao término da ocorrência para entregar a versão final da Dissertação, um exemplar em CD, rubricado pelo orientador ou presidente do júri no respetivo rótulo/rodela, acompanhado do respetivo formulário de cedência dos direitos de propriedade à FEUP e pedido de sigilo temporário, onde consta a informação da autorização, ou não, por parte do autor de consulta pública. Este documento será objeto de depósito legal.

  Topo

 

Programas Doutorais

O ciclo de estudos conducente ao grau de doutor integra a elaboração de uma tese original especialmente elaborada para este fim, adequada à natureza do ramo de conhecimento ou da sua especialidade.

As condições de preparação da tese são definidas no regulamento específico de cada ciclo de estudos

  Topo

Registo do tema e do plano da tese 

Quando o ciclo de estudos integra um curso de doutoramento, a inscrição em tese deve ocorrer, por regra, após a aprovação neste e mediante parecer favorável do orientador e da comissão científica do ciclo de estudos, que terão em consideração o desempenho no curso e o projeto ou plano de tese. (Ver regulamento específico de cada ciclo de estudos)

  Topo

 Condições para a entrega da tese

Para solicitar admissão a provas de doutoramento, o candidato deverá apresentar requerimento nos serviços académicos da FEUP, não podendo este ser apresentado antes da terceira ou quarta inscrição no ciclo de estudos (consoante o ciclo de estudos tenha 180 ou 240 créditos  ECTS,  respetivamente), salvo se ocorreu um processo de creditação de formação anterior ou de experiência profissional, e deverá ter válido o registo do título da tese e a inscrição em ano letivo.

Um estudante inscrito em regime de tempo parcial apenas poderá apresentar requerimento para prestação de provas decorrido que seja o tempo resultante da adequação proporcional das regras gerais aplicáveis ao ciclo de estudos em causa. (Ver artigo 17º do Regulamento Geral dos Terceiros Ciclos de Estudos da Universidade do Porto)

 

A documentação necessária para solicitar admissão a provas de doutoramento:

 

A admissão às provas académicas requer o pagamento de 550 euros de emolumentos  (conforme Tabela de Emolumentos da UP).

  Topo

Reformulação da tese

Nos sessenta dias subsequentes à afixação pública da constituição definitiva do júri, este reunirá e proferirá despacho liminar no qual declara se aceita ou não a tese e, em caso de não-aceitação, recomendará fundamentadamente ao candidato a sua reformulação.

Caso o júri recomende a reformulação da tese, o candidato dispõe de um prazo de cento e vinte dias úteis, improrrogável, durante o qual pode proceder à reformulação ou declara que pretende manter a tese tal como a apresentou. (Ver artigo 19º do Regulamento Geral dos Terceiros Ciclos de Estudos da Universidade do Porto)

  Topo

 Entrega dos documentos finais 

Após a defesa pública da tese de doutoramento, caso o júri entenda aprovar o candidato com recomendações de correção, nomeadamente de erros, imprecisões ou incorreções formais identificadas, o estudante deverá efetuar essas mesmas correções no prazo máximo de um mês depois do ato público, para verificação e validação pelo orientador.

Posteriormente, para efeitos de depósito legal, deverá ser entregue, um exemplar da tese em papel e um em CD, nos Serviços Académicos.

A emissão da carta doutoral, da certidão de doutoramento e do suplemento ao diploma fica dependente da entrega da versão definitiva, com as correções. (Ver artigo 21º do Regulamento Geral dos Terceiros Ciclos de Estudos da Universidade do Porto)

  Topo

 

 

 

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2019-09-06 I  Página gerada em: 2019-12-16 às 07:45:03 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais