Saltar para:
Logótipo
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
exposição ''A Intersecção de Duas Linhas Paralelas''
Você está em: Início > Informações Academicas > Exames
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Exames

 

 

Informações gerais

O estudante inscrito a uma determinada unidade curricular tem direito a aceder à época normal de exame e, caso reprove, terá direito a uma nova oportunidade na época de recurso. Para estas situações não é necessário efetuar inscrição em exame.

Os estudantes que, tendo obtido aprovação numa unidade curricular do ciclo de estudos no qual se encontram inscritos, ou encontravam inscritos, no caso de estudantes finalistas, pretendam melhorar a sua classificação podem efetuar melhoria de classificação de exame realizado, uma única vez por unidade curricular, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquela em que obtiveram aprovação e em que a unidade curricular tenha exame previsto.

Os estudantes abrangidos por estatutos que contemplem o direito de requerer exames fora da época normal ou de recurso poderão aceder a um período específico de exames (consulte informação em Estatutos e Condições Especiais), tendo também de efetuar a inscrição em exame.

Os estudantes que realizem exames na segunda chamada da época especial para conclusão do ciclo de estudos ou na época especial destinada a portadores de estatutos especiais, cujos períodos para a calendarização dos exames coincide com o primeiro semestre do ano letivo seguinte (outubro, novembro e dezembro), dispõem de 10 dias úteis, contados a partir da data do lançamento da última classificação, para regularizarem/ajustarem a inscrição em unidades curriculares. Para tal deverão apresentar nos Serviços Académicos boletim de inscrição em unidades curriculares validado pelo Diretor do Ciclo de Estudos.

Os estudantes que precisem de realizar inscrição em exames da época especial de conclusão de ciclo de estudos, nos prazos estipulados, de forma a acederem à respetiva época podem requerer a correspondente inscrição através do seguinte endereço eletrónico: percurso.academico@fe.up.pt anexando para tal o requerimento para exame.

 

Épocas de exame

Época normal e época de recurso

Têm acesso ao exame normal os estudantes regularmente inscritos que tenham obtido frequência ou estejam dela dispensados. Têm acesso ao exame de recurso os estudantes reprovados ou não avaliados que respeitem o disposto no parágrafo anterior. Para estas épocas não é necessário efetuar a inscrição em exame.

Topo

Períodos específicos a que têm acesso os estudantes portadores de estatuto legalmente aplicável

Os estudantes portadores de estatuto legalmente aplicável que tenham direito a requerer exames em períodos fora da época normal e da época de recurso (consulte informação em Estatutos e Condições Especiais) podem realizar exames nos meses de março, abril e maio, no que respeita a unidades curriculares do 1.º semestre, e de 1 de setembro a 18 de dezembro, no que respeita a unidades curriculares do 2.º semestre, de acordo com o calendário previsto.

A inscrição em exame requer o preenchimento e a submissão de um formulário (No máximo poderá inscrever-se a 5 exames por esta via. Caso pretenda inscrever-se para além de 5 exames, deverá requerer a inscrição destes via email para percurso.academico@fe.up.pt).

Para aceder ao formulário de inscrição em exame para portadores de estatuto legalmente aplicável – 2º semestre, deverá na sua página de estudante do lado direito, selecionar a opção “Efetuar inscrição em exame para portadores de estatuto legalmente aplicável – 2º semestre” ou, em alternativa através do link: https://sigarra.up.pt/feup/pt/inqueritos_geral.inqueritos_list, nos prazos estabelecidos e abaixo descritos:
- De 1 a 18 de fevereiro (para unidades curriculares do 1.º semestre);
- De 1 a 31 de julho (para unidades curriculares do 2.º semestre).

Após a submissão de cada formulário, irá receber a seguinte mensagem:
Brevemente irá rececionar no email colocado no formulário, uma mensagem com a indicação da data limite para pagamento do emolumento de inscrição registado na sua conta corrente.”

A inscrição em exames ao abrigo de estatutos especiais está sujeita ao pagamento de emolumentos, conforme o previsto no ponto 7 da Tabela de Emolumentos da UP. Aos pedidos de inscrição em exames ou de regularização da inscrição em exames (obs.: quando um estudante se inscreve em exame mas não procede ao pagamento do respetivo emolumento dentro do prazo definido), fora de prazo, será aplicado o emolumento relativo à prática de atos fora de prazo previsto no ponto 9 da Tabela de Emolumentos da UP.

Topo

Bombeiros dos corpos profissionais com pelo menos 2 anos de serviço efetivo

Os estudantes com estatuto de bombeiro (consulte informação em Estatutos e Condições Especiais) podem realizar um exame por cada unidade curricular em cada ano letivo para além dos exames nas épocas normais e de recurso, nos meses de março, abril e maio, no que respeita a unidades curriculares do 1.º semestre, e de 1 de setembro a 18 de dezembro, no que respeita a unidades curriculares do 2.º semestre.

Topo

Dirigentes associativos

Os estudantes com estatuto de dirigente associativo (consulte informação em Estatutos e Condições Especiais) podem realizar um exame por cada unidade curricular em cada ano letivo para além dos exames nas épocas normais e de recurso já consagradas na legislação em vigor, nos meses de março, abril e maio, no que respeita a unidades curriculares do 1.º semestre, e de de 1 de setembro a 18 de dezembro, no que respeita a unidades curriculares do 2.º semestre.

Topo

Estudantes portadores de estatuto trabalhador estudante

Os estudantes que possuam o estatuto de trabalhador estudante (consulte informação em Estatutos e Condições Especiais) podem realizar, para além dos exames nas épocas normais e de recurso já consagradas na legislação em vigor, exames adicionais até ao limite máximo de 15 créditos ECTS ou de 2 unidades curriculares (semestrais ou anuais), aplicando-se aquele que for mais favorável para o estudante. Esses exames podem ser realizados, nos meses de março, abril e maio, no que respeita a unidades curriculares do 1.º semestre, e de 1 de setembro a 18 de dezembro, no que respeita a unidades curriculares do 2.º semestre.

Topo

Estudantes com necessidades educativas especiais

As regalias de cada estudante dependem das suas necessidades específicas (ver Estatutos e Condições Especiais). No caso de a regalia contemplar a possibilidade de acesso a um período específico de exames, o estudante deve efetuar requerimento para a respetiva inscrição, de acordo com os prazos acima descritos.

Topo

Maternidade e paternidade

Estudantes que tenham direito a esta regalia (consulte informação sobre Estatutos e Condições Especiais), sempre que não possam comparecer a um exame por motivos devidamente justificados, designadamente consultas pré-natais, período de parto, amamentação, doença e assistência a filhos, poderão realizar esse exame noutra data, tendo em conta o calendário de exames.

Além de efetuarem requerimento para exame, nos prazos acima descritos, devem entregar documento comprovativo que ateste o motivo da falta.

Topo

Praticantes de confissões religiosas

Estudantes praticantes de determinada confissão religiosa, sempre que a data de um exame coincidir com um dia dedicado ao repouso ou ao culto pela respetiva confissão, poderão requerer a realização desse exame em dia em que se não levante a mesma objeção, tendo em conta o calendário de exames.

Topo

Praticantes de desporto de alto rendimento

  • Os estudantes com estatuto de praticante de desporto de alto rendimento (consulte informação em Estatutos e Condições Especiais), tem regalias em termos de exames, quando o período de participação em competições desportivas coincidir com as provas de avaliação de conhecimentos.
  • Essas regalias consistem na fixação de novas datas que não colidam com a atividade desportiva, tendo em conta o calendário de exames.
  • Esta regalia pode ser alargada ao período de preparação anterior à competição, quando se trate de praticante no regime de alta competição.

Além de efetuar requerimento para exame, nos prazos acima descritos, devem entregar declaração emitida pelo Instituto do Desporto com indicação do período de participação em competições desportivas.

Topo


Época especial de conclusão de ciclo de estudos

A época especial de conclusão de ciclo de estudos em 2019/2020 realiza-se de 2 a 20 de março de 2020 (1.ª chamada) e de 1 a 11 de setembro (2.ª chamada).


Podem aceder à época especial de conclusão de ciclo de estudos, os estudantes que puderem concluir o ciclo de estudos através da aprovação no máximo de créditos legalmente permitidos, desde que se verifiquem conjuntamente as seguintes condições:
i) estejam inscritos nas unidades curriculares durante o respetivo ano letivo,
ii) tenham já frequentado a unidade curricular Dissertação e procedido à entrega da respetiva versão provisória, e
iii) que não lhes falte mais do que 21 créditos ECTS ou duas unidades curriculares (semestrais ou anuais), para terminar o ciclo de estudos, aplicando-se aquele que for mais favorável para o estudante.

  • Para os Mestrados Independentes, dadas as regras e datas estipuladas para a entrega da Dissertação, existe apenas a chamada que decorre no mês de setembro.
  • Para os Mestrados Integrados, considerando que a dissertação tem apenas 30 ECTS, esta época é organizada em duas chamadas que decorrem no mês de março e na segunda quinzena de setembro, respetivamente.

Os estudantes para acederem aos exames finais da época especial de conclusão de ciclo de estudos, além de terem que estar inscritos nas respetivas unidades curriculares e terem de cumprir as restantes condições estabelecidas, têm de ter obtido frequência das mesmas, segundo o descrito na respetiva ficha de cada unidade curricular, em acordo com o previsto no artigo 12.º Exame final do Regulamento Geral para Avaliação dos discentes de primeiros ciclos, de ciclos de estudos integrados de mestrado e de segundos ciclos da Universidade do Porto (aplicável a partir do ano letivo de 2018/2019, inclusive).

Um estudante que reúna as condições para aceder à 1ª chamada da época especial de conclusão de ciclo de estudos (março), poderá distribuir a realização dos exames respetivos pela 1ª chamada (março) e pela 2ª chamada (setembro); não poderá usar a 2ª chamada para repetir exames aos quais não tenha obtido aprovação na 1ª chamada.

Os estudantes em condições de concluir o ciclo de estudos, e que tenham pendentes de inscrição em ano letivo unidades curriculares cuja ocorrência coincida com a inscrição na Dissertação (dada a exclusividade da Dissertação*), devem efetuar simultaneamente a inscrição nestas unidades curriculares e nos exames relativos à época de conclusão (requerimento para exame).

A partir do ano letivo de 2014/2015, inclusive, os estudantes terão que dispor de créditos ECTS suficientes no próprio ano letivo, não sendo permitido o acesso à época de conclusão de setembro por antecipação (setembro de 2015).**

Os estudantes para realizarem as respetivas inscrições terão de proceder à entrega do requerimento para exame nos Serviços Académicos ou proceder ao seu envio por email, para o endereço eletrónico percurso.academico@fe.up.pt, nos prazos estabelecidos e abaixo descritos:

  • De 1 a 18 de fevereiro para a 1.ª chamada que decorre de 2 a 20 de março de 2020;
  • De 1 a 31 de julho para a 2.ª chamada que decorre de 1 a 11 de setembro de 2020.


Os estudantes de mestrado integrado em condições de concluir o seu ciclo de estudos poderão realizar exame para melhoria de classificação na primeira ou na segunda chamada da época especial para conclusão do ciclo de estudos, às unidades curriculares que obedeçam ao estipulado em Melhorias de classificação em época especial de conclusão de ciclo de estudos.

A inscrição nos exames de época especial de conclusão de ciclo de estudos está sujeita ao pagamento de emolumentos, conforme o previsto no ponto 8 da Tabela de Emolumentos da UP. Aos pedidos de inscrição em exames ou de regularização da inscrição em exames (obs.: quando um estudante se inscreve em exame mas não procede ao pagamento do respetivo emolumento dentro do prazo definido), fora de prazo, será aplicado o emolumento relativo à prática de atos fora de prazo previsto no ponto 9 da Tabela de Emolumentos da UP.


* Da deliberação do Conselho Pedagógico de 19/09/2007, ponto 1 Informações, consta:

"Foi solicitado que ficasse em Ata um esclarecimento sobre o conceito de exclusividade que figura no documento “Dissertação ou Projeto Final”. No caso específico, utilizado no documento, pretende-se que seja entendido como exclusividade o facto do aluno se dedicar à Tese, a 100%, não frequentando aulas, nem realizando nesse período qualquer exame, ou seja, não se envolver academicamente em nenhuma disciplina a não ser na Dissertação ou Projeto."

** De acordo com a deliberação do Conselho Pedagógico da FEUP, de 18 de junho de 2014.

Topo

Exame por júri

Pode realizar exame por júri o estudante que esteja em situação de conclusão de ciclo de estudos e que tenha reprovado 4 ou mais vezes a uma unidade curricular, desde que autorizado pelo Diretor da FEUP.

Este exame pode ser realizado na época em que haja exame para essa unidade curricular (normal ou recurso) ou na época especial de conclusão de ciclo de estudos.

Cada estudante pode realizar no máximo duas unidades curriculares através de exame por júri, e terá de efetuar requerimento a solicitar a realização de exame por júri (requerimento via web - consulte informação sobre Requerimentos).

Nota: Os estudantes que estão em situação de terminar o 1.º ciclo, em Ciências de Engenharia, também podem realizar exame por júri desde que sejam dadas garantias que não se encontram inscritos e não se inscreverão no 4º ano do ciclo de estudos (de acordo com a deliberação do Conselho Pedagógico da FEUP, de 19 de março de 2014).

Topo

Melhoria de classificação

Os estudantes que, tendo obtido aprovação numa unidade curricular do ciclo de estudos no qual se encontram inscritos, ou encontravam inscritos, no caso de estudantes finalistas, pretendam melhorar a sua classificação podem efetuar:

  • melhoria de classificação de exame realizado, uma única vez por unidade curricular, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquela em que obtiveram aprovação e em que a unidade curricular tenha exame previsto.
    Desde que previamente indicado na ficha da unidade curricular, pode ainda considerar -se a melhoria de classificação, nas condições previstas na alínea anterior, a uma ou mais componentes da avaliação distribuída cuja natureza e formalidades sejam do mesmo tipo de um exame.
  • melhoria de classificação por frequência de unidade curricular, nas condições previstas no artigo 11.º do Regulamento Geral para Avaliação dos discentes de primeiros ciclos, de ciclos de estudos integrados de mestrado e de segundos ciclos da Universidade do Porto.

A classificação final na unidade curricular é a mais elevada, entre aquela que havia sido obtida inicialmente e a que resultar da melhoria de classificação efetuada.

Não pode ser realizada melhoria de classificação para dissertações e para relatórios de estágios ou projetos, nem à unidade curricular Projeto FEUP.

Depois de certificado o grau ou diploma, não há lugar a melhoria de classificação a qualquer unidade curricular que integre essa certificação (n.º 5 do artigo 10.º do Regulamento geral para a avaliação dos discentes de primeiros ciclos, de ciclos de estudos integrados de mestrado e de segundos ciclos da U.Porto), ou seja o estudante quando requer a certidão de conclusão de curso, ou a carta de curso, está implicitamente a assumir que o seu percurso naquele ciclo de estudos se encontra finalizado, assim o processo será encerrado e consequentemente ser-lhe-á emitida a respetiva certidão de conclusão, ou desencadeado o processo de emissão da carta de curso, de acordo com o solicitado.

Prazos para requerer melhorias de classificação:

Pedidos de melhoria por exame na
Época Normal e Época de Recurso, em acordo com a informação contida no seguinte quadro:

Dia do exame Limite para o estudante efetuar a inscrição em exame
Segunda-feira Quarta-feira anterior
Terça-feira Quinta-feira anterior
Quarta-feira Sexta-feira anterior
Quinta-feira Segunda-feira anterior
Sexta-feira Terça-feira anterior

Os pedidos de inscrição em exames que sejam efetuados ao fim de semana (sábado ou domingo) são considerados como tendo sido realizados no dia útil seguinte.

A inscrição em cada exame requerer o preenchimento e a submissão de um formulário. Após a submissão de cada formulário, irá receber uma mensagem através do email indicado no mesmo, com a data limite para o pagamento do respetivo emolumento, que constará da sua conta corrente.

Para aceder ao formulário de inscrição em exame para melhoria de classificação, deverá na sua página de estudante do lado direito, selecionar a opção “Efetuar inscrição em exame para melhoria de classificação” ou, em alternativa poderá aceder a: https://sigarra.up.pt/feup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=76210


Pedidos de melhoria de classificação que obriguem à frequência da unidade curricular na ocorrência imediatamente subsequente **:

  • Para unidades curriculares do 1.º semestre
    • Período de inscrição em ano letivo.
  • Para unidades curriculares do 2.º semestre
    • De 1 de Fevereiro até ao inicio do 2.º semestre.


Nota: Nestes casos também só é efetuada a inscrição em exame para melhoria de classificação, por forma a que seja lançada a classificação obtida.


Melhorias de classificação em época especial de conclusão de ciclo de estudos:

Os estudantes de mestrado integrado em condições de concluir o seu ciclo de estudos poderão realizar exame para melhoria de classificação na primeira (segunda chamada) da época especial para conclusão do ciclo de estudos, que decorre durante o mês de março (primeira quinzena de setembro), às unidades curriculares que:

- realizaram no segundo semestre do ano letivo anterior;
(realizaram no primeiro semestre do presente ano letivo).

- realizaram no primeiro semestre do ano letivo anterior, se inscritos no primeiro semestre do presente ano letivo na Dissertação.
(realizaram no segundo semestre do ano letivo anterior, se inscritos no segundo semestre do presente ano letivo na Dissertação).


A inscrição no exame de melhoria está sujeita ao pagamento de emolumentos, conforme o previsto no ponto 6 da Tabela de Emolumentos da UP, a efetuar em acordo com os prazos acima definidos, não havendo direito ao seu reembolso. O não pagamento do emolumento implicará a passagem do estudante à situação de devedor. Aos pedidos de inscrição em exames ou de regularização da inscrição em exames (obs.: quando um estudante se inscreve em exame mas não procede ao pagamento do respetivo emolumento dentro do prazo definido), fora de prazo, será aplicado o emolumento relativo à prática de atos fora de prazo previsto no ponto 9 da Tabela de Emolumentos da UP.

 

Nota: Para os estudantes de 3º ciclos de estudos não se encontra prevista a realização de exames para melhoria de classificação.

Topo

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2019-11-04 I  Página gerada em: 2019-12-16 às 07:32:07 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais