Saltar para:
Logótipo
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Horário de Verão Biblioteca
Você está em: Início > Portal Empresas > Projetos de I&D em consórcio
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Empresas

Projetos de I&D em consórcio

É já longa e produtiva a colaboração da FEUP com as empresas no desenvolvimento de projetos de I&D em consórcio que visam o aumento de produtividade e de competitividade das empresas. Desta colaboração resultam muitas vezes novos processos, produtos e serviços ou modificações dos já existentes, com claro benefício económico para as empresas envolvidas.

A FEUP apoia as empresas na identificação de oportunidades de financiamento das suas atividades de I&D e Inovação e no estabelecimento de parcerias com a sua comunidade científica, com vista ao desenvolvimento de projetos em consórcio.

Exemplos de projetos em consórcio

IntelLab – Inteligência em Laboratórios

Este projeto, desenvolvido pela Laborial em parceria com a FEUP e com a Edigma, pretendeu desenvolver uma nova plataforma para laboratórios de monitorização e controlo que integre num único sistema a gestão de energia, segurança de operação, segurança, qualidade, meio ambiente, bancadas e equipamentos de laboratório. A interatividade com o sistema foi feita através de interfaces do tipo touch screen integrado baseado no ambiente de trabalho / equipamento / edifício com características adequadas para uso laboratorial. O sistema também poderá ser acedido remotamente através da internet.

Resultados:


[+] informações

AIMS - Accelerated Improvement Method Support

O projeto AIMS foi promovido pela Strongstep (líder do projeto), FEUP e Multicert (parceiros do projeto) com apoio do QREN, tendo por objetivo o desenvolvimento de uma plataforma "software as a service" (SaaS) de gestão do ciclo de vida do software, suportando a metodologia AIM (Accelerated Improvement Method) do Software Engineering Institute da Carnegie Mellon University. A metodologia AIM combina as tecnologias CMMI (modelo de maturidade e boas práticas em relação ao qual é possível "certificar" organizações de desenvolvimento de software), Team Software Process (processo para equipas de desenvolvimento de software que dá maiores garantias de conformidade com CMMI e ganhos de desempenho) e Six Sigma (conjunto de técnicas e métodos de medição e análise para melhoria de desempenho). A plataforma desenvolvida integra componentes de gestão de projeto com base em TSP, gestão de conhecimento dos processos e respetiva conformidade com CMMI, análise de desempenho dos processos e projetos com base em SixSigma, e "plug-ins" a "add-ons" diversos para garantir a cobertura mais completa do ciclo de vida do desenvolvimento de software e a integração nos ambientes de trabalho mais populares. A plataforma foi pilotada na Multicert e é comercializada pela Strongstep. A equipa da FEUP contribuiu para o projeto com o seu "know-how" sobre as várias metodologias e técnicas envolvidas e engenharia de software em geral.

Resultados:

  • Produto SCRAIM


[+] informações

GASCLEAN - Desenvolvimento de protótipo para despoluição gasosa de COVs por adsorção/oxidação catalítica

O projeto GASCLEAN arrancou em meados de 2011 e terminou no final de 2013. Foi coordenado pela empresa Bandipur e envolveu mais 4 parceiros (Marsipel, FEUP, ISEP, e CTIC). Teve como objetivo a conceção e o desenvolvimento de um protótipo de remoção/eliminação por adsorção e oxidação catalítica de COVs de correntes gasosas provenientes da produção e aplicação de vernizes de uma unidade de acabamento de couro. O protótipo foi dimensionado e construído, tendo sido provada a sua eficácia.

[+] informações


Para mais informações, contacte-nos.

Recomendar Página Voltar ao Topo