Saltar para:
Logótipo
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Horário de Verão Biblioteca
Você está em: Início > Centros de Investigação e Desenvolvimento > Laboratório de Processos de Separação e Reacção - Laboratório de Catálise e Materiais
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Laboratório de Processos de Separação e Reacção - Laboratório de Catálise e Materiais

Sigla: LSRE-LCM Laboratório de Processos de Separação e Reacção - Laboratório de Catálise e Materiais - Abre numa nova janela
Responsável: Madalena Dias
Missão: Contribuir para o desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico nacional e europeu na área de Processos de Separação e Reação em Engenharia Química. As actividades de I&D estão concentradas em quatro áreas: Processos de Separação; Engenharia da Reação; Modelização, Simulação e Controlo de Processos; Engenharia Ambiental. A atividade do LSRE abrange vários níveis de conhecimento desde a investigação fundamental até ao desenvolvimento de produtos e processos industriais. A formação de investigadores e técnicos de elevada competência é parte integrante da atividade do LSRE através de programas de doutoramento e pós-doutoramento.
Descrição: O Laboratório de Processos de Separação e Reação, LSRE, e o Laboratório de Catálise e Materais, LCM, constituem uma parceria com o estatuto de Laboratório Associado desde Dezembro de 2004.

A origem do LSRE remonta a 1976 fazendo então parte do Centro de Engenharia Química (CEQ/INIC) da Universidade do Porto. O LSRE na sua forma acual foi criado em 1990 e é hoje uma Unidade de I&D financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) do Ministério da Ciência e do Ensino Superior. O LSRE foi classificado de Excelente nas três avaliações externas relativas aos períodos 1993-1995, 1996-1998 e 1999-2001, sendo a única unidade de I&D da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto com três classificações consecutivas de Excelente.

O LSRE tem como instituição de acolhimento a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e conta hoje com dezoito doutorados que exercem as suas atividades profissionais e de investigação em várias instituições de ensino superior, nomeadamente na FEUP e no Instituto Politécnico de Bragança. Atualmente procede-se ao estabelecimento de dois pólos: o pólo LSRE/Porto envolvendo doze membros doutorados e o pólo LSRE/Bragança envolvendo seis doutorados, ao qual se prevê a adesão a curto prazo de mais dois membros.

O LSRE conta ainda com cerca de trinta estudantes de doutoramento provenientes não só de Portugal, como de vários países Europeus e da América do Sul, e ainda de Angola, Índia e China.

O Laboratório de Catálise e Materiais (LCM) é uma Unidade de I&D sediada no Departamento de Engenharia Química da FEUP e financiada pela FCT/MCT, com competência no desenvolvimento de catalisadores e adsorventes. O LCM é o sucessor da “Linha de Acção nº 3 - Catálise Heterogénea” do Centro de Engenharia Química da Universidade do Porto (CEQ), unidade financiada pelo INIC desde 1975 até à extinção daquele organismo. O LCM tem como objetivos o desenvolvimento de materiais e processos químicos, tendo em vista aplicações em Nanotecnologia, Química-Fina, Energia e Ambiente, bem como a formação avançada nestes domínios.

O LCM conta atualmente com oito membros doutorados, dois investigadores de pós-doutoramento e seis estudantes de doutoramento ou mestrado. As atividades do LCM estão centradas em duas áreas principais, nomeadamente a catálise (catalisadores enantioselectivos para química-fina, catalisadores nanoestruturados para processos químicos limpos, processos catalíticos para a conversão de matérias primas alternativas, catálise ambiental) e os materiais de carbono (nanotubos e filamentos de carbono para nanotecnologias, peneiros moleculares de carbono para separação de gases, fibras de carbono, carvões ativados para adsorção e catálise).

A constituição deste laboratório associado tem por base a verificação da necessidade de desenvolver certas áreas do tecido industrial nacional e a vontade de alargar a sua área de influência à sociedade em geral, levando a cabo missões de interesse público, que para além de atividades de i&d, revistam carácter de prestação de serviços e apoio à indústria química e afins, para um desenvolvimento industrial e tecnológico sustentado.

Neste sentido foram identificadas duas linhas temáticas de ação prioritárias:

  • novas tecnologias de separações cíclicas e de reação para as indústrias química e farmacêutica.
  • síntese e formulação de produtos de alto valor acrescentado.
Email: lsre-lcm@fe.up.pt
Telefone: (351) 22 508 1669
Fax: (351) 22 508 1674
Morada:
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-07-19 às 12:54:38 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais