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Análise Matemática II

Código: L.EMAT006     Sigla: AM II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Matemática

Ocorrência: 2025/2026 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: http://consultoriodigitalmatematica.pt/
Unidade Responsável: Secção de Matemática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia de Materiais

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L.EMAT 0 Plano Oficial do ano letivo 2021 1 - 6 52 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Manuel Joaquim da Silva Oliveira Regente

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Manuel Joaquim da Silva Oliveira 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Dar continuidade a Análise Matemática I.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que os alunos adquiram a bases de Análise Matemática necessárias para o estudo das disciplinas científicas onde sejam necessárias bem como para as suas necessidades futuras em termos profissionais.

Adquirir com proficiência conhecimentos de Análise Matemática e ser capaz de os aplicar em problemas de Engenharia; 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos de Análise Matewmática I

Programa

 - Funções de várias variáveis. Limites, continuidade, Derivadas parciais. Diferenciais. Equações Diferenciais: Equações diferenciais de 1ª ordem; existência de soluções; isoclinas; equações de variáveis separáveis; equações lineares de 1ª ordem; equações de Bernoulli; equações de diferenciais totais; trajectórias ortogonais; equações diferenciais de ordem superior a um; existência de soluções; equações de 2ª ordem redutíveis; equações diferenciais lineares de ordem superior a um; propriedades gerais; equações diferenciais lineares homogéneas de 2ª ordem de coeficientes constantes; equações diferenciais lineares não homogéneas de 2ª ordem e de coeficientes constantes; equações lineares não homogéneas de ordem N; sistemas de equações diferenciais. – Integrais Duplos: Definição e propriedades; cálculo do integral duplo; cálculo de áreas e volumes; mudança de variáveis; integral duplo em coordenadas polares; cálculo de áreas de superfícies; massas de densidade variável; momento de inércia de figuras planas; centros de gravidade de figuras planas. – Integrais Triplos: Definição e propriedades; cálculo do integral triplo; calculo de volumes; mudança de variáveis; coordenadas cilíndricas e esféricas. – Integrais de Linha: Definição e propriedades; cálculo do integral de linha.

Bibliografia Obrigatória

N. Piskuonov; Cálculo Diferencial e Integral, Vol I e II, Lopes da Silva Editora, 2002

Bibliografia Complementar

B Demidovitch; Problemas de Análise Matemática, McGraw Hill
Apostol, Tom M.; Calculus. ISBN: 0-471-00005-1(vol.1)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas Teórico-Práticas com exposição de matéria, com exemplioficação, seguida de exercícios para serem realizados pelos alunos com ajuda do docente.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Teste 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 106,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

O número de faltas não exceder 1/4 das aulas previstas

Fórmula de cálculo da classificação final

A avliação distribuida é constituida por 3 momentos de avaliação:

1) 1º Teste;
2) 2º Teste;
3) Exame (Nota mínima de 7 valores para obter aprovação).

A nota final é calculada da seguinte forma:

Nota final= 0,2*Nota 1º Teste + 0,2*Nota 2º Teste + 0,6*Nota do exame.

É aprovado que obtiver Nota Final maior ou igual a 10 valores.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Prova global sobre toda a matéria prevista. É aprovado quem obtiver nota maior ou igual a 10 valores.

Melhoria de classificação

Os alunos que que pretendam realizar melhoria de classificação deverão sujeitar-se à realização de um exame.

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