Código: | L.EMAT006 | Sigla: | AM II |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Matemática |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://consultoriodigitalmatematica.pt/ |
Unidade Responsável: | Secção de Matemática |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Engenharia de Materiais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
L.EMAT | 0 | Plano Oficial do ano letivo 2021 | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Manuel Joaquim da Silva Oliveira | Regente |
Teórico-Práticas: | 4,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teórico-Práticas | Totais | 1 | 4,00 |
Manuel Joaquim da Silva Oliveira | 4,00 |
Dar continuidade a Análise Matemática I.
Pretende-se que os alunos adquiram a bases de Análise Matemática necessárias para o estudo das disciplinas científicas onde sejam necessárias bem como para as suas necessidades futuras em termos profissionais.
Adquirir com proficiência conhecimentos de Análise Matemática e ser capaz de os aplicar em problemas de Engenharia;
Conhecimentos de Análise Matewmática I
- Funções de várias variáveis. Limites, continuidade, Derivadas parciais. Diferenciais. Equações Diferenciais: Equações diferenciais de 1ª ordem; existência de soluções; isoclinas; equações de variáveis separáveis; equações lineares de 1ª ordem; equações de Bernoulli; equações de diferenciais totais; trajectórias ortogonais; equações diferenciais de ordem superior a um; existência de soluções; equações de 2ª ordem redutíveis; equações diferenciais lineares de ordem superior a um; propriedades gerais; equações diferenciais lineares homogéneas de 2ª ordem de coeficientes constantes; equações diferenciais lineares não homogéneas de 2ª ordem e de coeficientes constantes; equações lineares não homogéneas de ordem N; sistemas de equações diferenciais. – Integrais Duplos: Definição e propriedades; cálculo do integral duplo; cálculo de áreas e volumes; mudança de variáveis; integral duplo em coordenadas polares; cálculo de áreas de superfícies; massas de densidade variável; momento de inércia de figuras planas; centros de gravidade de figuras planas. – Integrais Triplos: Definição e propriedades; cálculo do integral triplo; calculo de volumes; mudança de variáveis; coordenadas cilíndricas e esféricas. – Integrais de Linha: Definição e propriedades; cálculo do integral de linha.
Aulas Teórico-Práticas com exposição de matéria, com exemplioficação, seguida de exercícios para serem realizados pelos alunos com ajuda do docente.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 60,00 |
Teste | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 106,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Total: | 162,00 |
O número de faltas não exceder 1/4 das aulas previstas
A avliação distribuida é constituida por 3 momentos de avaliação:
1) 1º Teste;
2) 2º Teste;
3) Exame (Nota mínima de 7 valores para obter aprovação).
A nota final é calculada da seguinte forma:
Nota final= 0,2*Nota 1º Teste + 0,2*Nota 2º Teste + 0,6*Nota do exame.
É aprovado que obtiver Nota Final maior ou igual a 10 valores.
Prova global sobre toda a matéria prevista. É aprovado quem obtiver nota maior ou igual a 10 valores.
Os alunos que que pretendam realizar melhoria de classificação deverão sujeitar-se à realização de um exame.