Iniciação à Investigação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Metodologias de Investigação |
Ocorrência: 2025/2026 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Nesta unidade curricular pretende-se que o trabalho do estudante seja orientado para a iniciação à investigação, desenvolvendo conhecimentos e procedimentos especializados que lhe permitam realizar uma reflexão crítica sobre um determinado tema.
Pretende-se que este auto-estudo se materialize na forma de um relatório escrito sobre um tema considerado relevante para o desenvolvimento do plano de tese a realizar no segundo semestre.
É uma unidade curricular de frequência obrigatória, organizada em módulos de curta duração e seminários. Alguns módulos podem ser complementados por palestras em que participam especialistas convidados, ligados à indústria ou à investigação.
Resultados de aprendizagem e competências
Pretende-se que o estudante desenvolva conhecimentos e procedimentos especializados (considerados relevantes para o desenvolvimento da tese) com base no auto-estudo e frequência de módulos de formação e seminários.
Pretende-se ainda que o estudante estabeleça contactos com outros grupos de investigação relevantes atendendo ao tema da tese a desenvolver.
Espera-se que o estudante seja capaz de analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Os alunos frequentam vários módulos de formação e seminários ou palestras proferidas por especialistas convidados. Destacam-se os módulos de caraterização avançada de materiais por microscopia eletrónica de varrimento, EDS- espectroscopia de dispersão de energia de raios-X e EBSD- difração de eletrões retro-difundidos, ministrados no Centro de Materiais da Universidade do Porto.
Bibliografia Obrigatória
Catherine Hakim;
Research design. ISBN: 0-415-07911-X
Catherine Dawson;
Introduction to research methods. ISBN: 978-1-84528-367-4
Michael P. Marder;
Research Methods for Science
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Esta UC envolve um esforço de 162 horas, correspondente a 6 ECTS. Assim sendo, está organizada em módulos de formação, seminários e palestras. Para além das horas destas atividades, está previsto o auto-estudo com orientação tutorial.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de relatório/dissertação/tese |
60,00 |
Estudo autónomo |
80,00 |
Frequência das aulas |
20,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
2,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Participação nas formações e nos seminários ou palestras definidos.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação é atribuída com base no relatório, na sua apresentação e discussão.