Publicação e Escrita Científica: da investigação à escrita de um artigo
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Engenharia e técnicas afins |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S (de 01-09-2024 a 31-01-2025) 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
CTPEC |
28 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
1,5 |
14 |
40,5 |
M.BIO |
1 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
1,5 |
14 |
40,5 |
MEB |
0 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
1,5 |
14 |
40,5 |
M.EIC |
3 |
Plano de estudos oficial |
2 |
- |
1,5 |
14 |
40,5 |
M.EM |
1 |
Plano de Estudos Oficial |
1 |
- |
1,5 |
14 |
40,5 |
M.IA |
0 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
1,5 |
14 |
40,5 |
2 |
PDEEC |
13 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
1,5 |
14 |
40,5 |
PDQUI |
0 |
PE_Doutoramento em Química |
1 |
- |
1,5 |
14 |
40,5 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
Os investigadores são cada vez mais confrontados com a necessidade de publicar os seus trabalhos de pesquisa quer seja para transmitir conhecimento ou para efeitos de carreira académica. Este curso pretende facilitar essa tarefa através de um conhecimento mais aprofundado e exaustivo das várias componentes associadas à publicação e escrita científicas, e que estão descritos nos conteúdos programáticos do curso.
Resultados de aprendizagem e competências
Com o conhecimento das questões relacionadas com as editoras, o tipo de jornal, em que bases de dados o jornal está inserido, o impacto do jornal, as etapas básicas da escrita de um artigo científico, a procura adequada de artigos já publicados em bases de dados, os problemas éticos e de plagiarismo, espera-se que as pessoas que atendam este curso possam publicar artigos com mais sucesso através de uma escrita mais sistemática e da escolha mais adequada da revista em termos de conteúdo e de impacto na comunidade científica.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Publicação científica
- O processo editorial (incluindo refereeing)
- O publisher
- Tipos de jornais científicos e publicação
- Jornais de Engenharia
- Infoliteracia
- Pesquisa e exploração de bases bibliográficas (Inspec, Web of Science e Scopus)
- Ferramentas de gestão bibliográfica: (EndNote, Mendeley e Zotero)
- Acesso Aberto: modelos, políticas e recursos de pesquisa
- Métricas da produção científica: análise de citações e rankings revistas
- Indexação e bibliometria
- Escrita científica
- O processo de escrita científica
- Aspectos técnicos de escrita científica
- Aspectos éticos de escrita científica
Bibliografia Obrigatória
Andreas Öchsner;
Introduction to Scientific Publishing: Backgrounds, Concepts, Strategies, , Springer, 2013
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Apresentação de conceitos e informação básica geral de cada um dos pontos apresentados nos conteúdos e discussão dos temas apresentados.
Aulas interactivas, especialmente no que diz respeito à pesquisa em base de dados.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
60,00 |
Teste |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
10,00 |
Frequência das aulas |
22,00 |
Total: |
32,00 |
Obtenção de frequência
70% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação envolve a realizaçã de dois testes em Moodle, com um peso de 60%,
e a realização de atividades semanais em Moodle, com um peso de 4 0% da nota final.