Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Clube de Leitura  Vamos a Livros
Você está em: Início > Lucas Filipe Silva

Lucas Filipe Silva

Fotografia de Lucas Filipe Martins da Silva
Nome: Lucas Filipe Martins da Silva Ligação à página pessoal de Lucas Filipe Martins da Silva
Sigla: LFS
Estado: Ativo
Chave de associação FCT: J009847A295
https://www.authenticus.pt/R-000-98N
Salas: M211

Funções

Categoria: Professor Catedrático
Carreira: Pessoal Docente de Universidades
Grupo profissional: Docente
Departamento: Departamento de Engenharia Mecânica
Secção: Secção de Materiais e Processos Tecnológicos

Cargos

Cargo Data de Início
Membro do Conselho Pedagógico 2019-12-09
Membro do Conselho de Departamento Departamento de Engenharia Mecânica 2019-02-05
Diretor de Curso de Mestrado Integrado Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica 2015-05-11
Presidente da Comissão Cientifica Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica 2015-05-11
Presidente da Comissão de Acompanhamento de Curso Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica 2015-05-11
Docente Responsável de Curso de Educação contínua Competências Transversais para Engenharia: Publicação e Escrita Científicas 2014-05-21
Docente Responsável de Curso de Educação contínua Técnico Europeu de Adesivos 2016-12-21
Docente Responsável de Curso de Educação contínua Publicação e Escrita Científica 2018-07-31

Apresentação Pessoal

Lucas FM da Silva é Professor Catedrático no Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e Director do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica. Obteve o seu Doutoramento em ligações adesivas estruturais de compósitos pela Universidade de Bristol (Reino Unido) em 2004 e a Agregação pela FEUP em 2011.

 Lidera a Unidade de Processos Avançados de Ligação (UPAL) do Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI) composta por aproximadamente 40 membros pos-docs, alunos de doutoramento e alunos de mestrado. O trabalho abrange o desenvolvimento de ligações soldadas, por deformação plástica e adesivas. A metodologia de investigação assenta na caracterização mecânica dos materiais e juntas em termos de resistência e fractura, modelação com modelos analíticos e elementos finitos apoiada por testes experimentais cuidadosos.

 Coordenou 18 projectos de investigação maioritariamente financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e a Comissão Europeia.

 Publicou 327 artigos da Web of Science (279 como autor e 48 como editor), 29 livros (11 como autor e 18 como editor) e 42 capítulos de livros internacionais. Os seus trabalhos foram citados 10.512 vezes e correspondem a um índice h de 54 (SCOPUS, 07/03/2021).

Um dos seus artigos obteve o SAGE Best Paper Award 2010 e Donald Julius Groen Prize 2010 (ambos os prémios dados pela Institution of Mechanical Engineers). Recebeu o Prémio de Excelência Científica da FEUP em 2013 e uma segunda vez em 2018.

 É editor-chefe das revistas The Journal of Adhesion (Taylor & Francis), Proceedings of the Institution of Mechanical Engineers, Part L: Journal of Materials: Design and Applications (Sage), Journal of Advanced Joining Processes (Elsevier) e U. Porto Journal of Engineering. Lançou recentemente a série de livros da Springer Proceedings of Engineering Mechanics: Research, Technology and Education. Também é editor de duas séries de livros da Springer (Advanced Structured Materials e Springer Briefs in Engineering: Computational Mechanics).

 Organiza conferências internacionais sobre tecnologias de ligação (Adhesive Bonding, Industrial Applications of Adhesives e Advanced Joining Processes), materiais e estruturas (Materials Design and Applications, Mechanics of Solids, Materiais Compósitos e Materiais e Estruturas para um Desenvolvimento Sustentável), engenharia mecânica, aeronáutica e estrutural (Mechanical, Aeronautical and Structural Engineering), fabrico (Engineering Manufacture), projecto de máquinas (Machine Design) e educação (Science and Technology Education).

 Fundou e preside a Associação Portuguesa de Adesão e Adesivos que pertence ao Grupo Europeu de Sociedades de Adesão (EURADH).

 Tem 10 patentes principalmente sobre métodos de produção e teste de ligações adesivas estruturais. Desenvolveu um software comercial disponível online (jointdesigner) para projectar juntas adesivas. Faz trabalhos de consultoria para empresas nacionais (e.g. Bosch, Amtrol, Frezite, etc.) e internacionais (e.g. Nagase Chemtex, Henkel, Aston Martin, Honda, John Deere, Safran, Infineon, etc.).

 

Investigação

Categoria: Membro Integrado
Centro de Investigação e Desenvolvimento: Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica
Instituto de Interface: Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-05-06 às 20:17:50 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais