Competências Transversais: CiênciaVitae - o currículo científico
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Engenharia e técnicas afins |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S (de 16-09-2024 a 20-12-2024)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
CTCVCC |
0 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
1,5 |
14 |
40,5 |
M.BIO |
18 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
1,5 |
14 |
40,5 |
MEB |
1 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
1,5 |
14 |
40,5 |
M.EIC |
16 |
Plano de estudos oficial |
2 |
- |
1,5 |
14 |
40,5 |
M.EM |
3 |
Plano de Estudos Oficial |
1 |
- |
1,5 |
14 |
40,5 |
M.IA |
0 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
1,5 |
14 |
40,5 |
2 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português e inglês
Objetivos
A participação de jovens diplomados em projetos de investigação e inovação no âmbito de unidades de investigação tem um inegável valor formativo e funciona como uma oportunidade de aquisição de competências relevantes para as futuras carreiras profissionais. Nos últimos 2 anos, uma nova ferramenta de gestão curricular assumiu um papel fundamental no que diz respeito aos processos de avaliação de financiamento atribuídos pela maior agência portuguesa de suporte financeiro, a Fundação para a Ciência e Tecnologia. Enquadrado no conceito da cidadania científica (CiênciaID), o CiênciaVitae, sistema nacional de gestão curricular de ciência, assume-se enquanto elemento central no ecossistema de gestão da informação sobre a atividade científica e tecnológica bem como uma ferramenta de suporte à modernização dos processos administrativos suportados por um CV. O desenvolvimento da plataforma respeita as melhores práticas e tem por base o normativo PTCRIS (https://ptcris.pt/sobre-o-ptcris/apresentacao/), sendo integrável com vários sistemas e identificadores nacionais e internacionais. Adicionalmente, sendo o RCAAP (Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal) uma peça integrante do ecossistema de gestão de ciência, refere-se a importância da integração deste com os restantes sistemas que constituem o mesmo ecossistema, nomeadamente o CiênciaVitae.
Esta formação visa assim dar a conhecer aos jovens diplomados uma ferramenta curricular de elevada relevância para o sistema científico nacional, dotando-os de competências adicionais importantes para o desenvolvimento da sua carreira profissional. O principal objetivo desta unidade curricular é que os participantes possam criar o seu currículo no formato CiênciaVitae e com as diretrizes fornecidas, possam concorrer aos concursos individuais de bolsas de doutoramento na FCT ou outras, com sucesso, percebendo como é feita a transmissão do CV na plataforma. Além disso será abordado a importação de bases de dados como o SCOPUS ou ORCID e a disponibilização de publicações no sigarra para garantir o acesso aberto das mesmas.
Resultados de aprendizagem e competências
Os estudantes serão dotados de conhecimentos técnicos sobre o preenchimento adequado de um currículo científico. É expectável que adquiram conhecimentos sobre a forma como a informação é integrada na plataforma, dos mecanismos de importação e preenchimento automático dos dados curriculares, assegurando o princípio de reutilização da informação, em direta articulação com o CiênciaID e os programas de financiamento da FCT. Adicionalmente, pretende-se ainda dotar os estudantes de informação sobre as normas de acesso aberto de dados e de conhecimentos específicos para assegurarem o acesso aberto.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Introdução: Conceitos sobre ética na investigação e acesso aberto, apresentação da plataforma do PTCris, importância do CV nos concursos e avaliação dos candidatos;
- Criação/atualização do ORCID e importação via SCOPUS: pesquisa de autores nos Scopus, associação de vários Scopus ID ou pedido de associação de artigos mal atribuídos ao autor, criação do ORCID e sua importância, atualização do ORCID via SCOPUS;
- Criação do Ciência ID e interface FCTsig: Criação do Ciencia ID, associação do Ciência ID ao J (FCTsig), chave de associação;
- Ciência Vitae – Dados pessoais e formação: importação de informação via FCTsig, importância do Resumo, forma correta de apresentar a formação e afiliação;
- Ciência Vitae - Importação de projetos e publicações via ORCID: importação e sincronização de informação com o ORCID de projetos e publicações. Atividades e distinções;
- Ciência Vitae – Acessos e permissões: definições de privacidade e CV público, Exportação do CV para pdf, conceder acessos a entidades para concursos, revogar acessos;
- Normas e análise do Guião CiênciaVitae em concursos FCT: guião do CienciaVitae complementar ao guião de candidatura do concurso; regras de permissões e acessos ao CV; recolha de dados via API (o que não é considerado), momento de edição de CV e acesso aos dados pela entidade do concurso, revogação antecipada e suas consequências;
- Acesso aberto de dados: O que é o acesso aberto de dados, plataformas disponíveis para acesso aberto de dados, identificadores e licenças Creative Commons;
- Gestão de publicações no Authenticus e Sigarra: importação de publicações para o Authenticus via ORCID, importação do Authenticus para o Sigarra, criação de publicações no Sigarra;
- Repositório Aberto da Universidade do Porto e RCAAP: depósito de publicações no Repositório, via Sigarra, importância dos períodos de embargo e tipo de documento permitido para depósito.
Bibliografia Obrigatória
Comissão Europeia;
Carta Europeia do Investigador, 2005
PTCRIS; CiênciaVitae – Manual do utilizador, 2018
Comissão Europeia; EOSC main background documents, 2019
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A metodologia principal é a aprendizagem baseada na exposição de conteúdos com exercícios exemplificativos. Será dada a oportunidade aos estudantes de adquirirem conhecimentos sobre a forma como a informação é integrada na plataforma do CiênciaVitae, dos mecanismos de importação e preenchimento automático dos dados curriculares, assegurando o princípio de reutilização da informação, em direta articulação com o CiênciaID e os programas de financiamento da FCT. Será dada ainda a oportunidade de conhecerem o processo de inserir uma publicação no sigarra com migração para o RCAAP. A avaliação será realizada através de um caso de estudo: elaboração do CV do estudante. Será avaliado se o CV foi realizado de acordo com as aprendizagens expostas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho prático ou de projeto |
90,00 |
Participação presencial |
10,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
20,00 |
Estudo autónomo |
6,50 |
Frequência das aulas |
14,00 |
Total: |
40,50 |
Obtenção de frequência
Máximo de 25 % de faltas, segundo as regras em vigor na FEUP.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação é realizada na escala de 0 a 20 valores com base na seguinte fórmula:
CF = 0,9 x CE + 0,1 x AS, em que,
CE - caso de estudo constituído pela elaboração do CiênciaVitae pessoal com informação adicional do caso de estudo proposto;
AS - Assiduidade das aulas
A aprovação é dada com avaliação final igual ou superior a 10 valores.
Melhoria de classificação
Os estudantes que pretendam realizar melhoria de classificação poderão apresentar um novo caso de estudo de acordo com as indicações a fornecer pelos docentes da disciplina.