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Estruturas de Suporte de Terras

Código: M.EC027     Sigla: EST

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Geotecnia

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Civil e Georrecursos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M.EC 16 Plano de estudos oficial 2 - 6 45,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Joaquim Pereira Viana da Fonseca Regente
António Milton Topa Gomes Regente

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Teórico-Práticas: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
António Milton Topa Gomes 1,00
António Joaquim Pereira Viana da Fonseca 1,00
Teórico-Práticas Totais 1 1,50
António Joaquim Pereira Viana da Fonseca 0,30
António Milton Topa Gomes 1,20

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

JUSTIFICAÇÃO:
A presente Unidade Curricular complementa a formação relacionada com as estruturas de suporte de terras, iniciada em Mecânica dos solos 2 com os muros de suporte de terras, incidindo sobre outras estruturas de suporte de terras, como as cortinas autoportantes, as cortinas monoapoiadas, as cortinas associadas a vários níveis de escoras ou de ancoragens pré-esforçadas e as escavações pregadas.

OBJETIVOS:
Ensino das teorias e métodos que baseiam a conceção, o projeto, a construção e a observação das estruturas de suporte de terras.

Resultados de aprendizagem e competências

COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DA APRENDIZAGEM:

Conhecimento: Descrever os principais conceitos relacionadas com o comportamento das estruturas de suporte de terras flexíveis.

Compreensão: Identificar os métodos de análise e dimensionamento e selecionar as soluções construtivas mais adequadas.

Aplicação: Calcular e desenvolver soluções estruturais para diferentes cenários com base nos métodos abordados, apoiando-se na atual regulamentação nacional e europeia. Apresentar peças escritas e desenhadas que ilustrem as soluções.

Análise: Discutir, comparar e hierarquizar diferentes soluções estruturais atendendo aos condicionamentos de projeto apresentados.

Síntese: Propor e formular soluções alternativas com base em critérios de qualidade e sustentabilidade da construção.

Avaliação: Criticar soluções e recomendar novas propostas que ultrapassem insuficiências ou apresentam vantagens face a elas.

PROJECTO EM ENGENHARIA
Aquisição de competências para a elaboração de projetos de estruturas de suporte de terras, envolvendo a escolha das soluções e tecnologias mais adequadas, a análise e o dimensionamento das soluções, a pormenorização das soluções, incluindo a definição dos faseamentos construtivos e dos planos de observação do comportamento.

INVESTIGAÇÃO EM ENGENHARIA
Aplicação de metodologias avançadas de análise de estruturas de suporte de terras, discussão da sua aplicação face aos atuais regulamentos, confrontação dos resultados com resultados da aplicação de metodologias clássicas.

PRÁTICA EM ENGENHARIA
Aprendizagem da elaboração e da organização dos processos relacionados com o projeto de estruturas de suporte de terras flexíveis.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Frequência e/ou aprovação nas seguintes unidades curriculares do MEC: Engenharia de Estruturas; Engenharia Geotécnica.
Recomenda-se ainda a frequência anterior (ou simultânea) das seguintes unidades curriculares do Ramo Estruturas e Geotecnia do MEC: Fundações; Métodos Numéricos em Estruturas e Geotecnia.

Programa

1. Revisão das teorias de pressões de terras. Estabilidade externa de muros gravidade. Dimensionamento interno de muros de betão armado.
2. Estruturas flexíveis para suporte de escavações profundas em meio urbano (cortinas). Breve referência a soluções construtivas. Cortinas autoportantes (cantilever).
3. Cortinas dotadas de um apoio estrutural junto do topo.
4. Cortinas associadas a vários níveis de escoras. Efeito de arco em solos. Estabilidade do fundo de escavações em solos argilosos moles.
5. Cortinas associadas a vários níveis de ancoragens pré-esforçadas.
6. Soluções construtivas para escavações profundas em meio urbano. Cortinas de paredes moldadas, tipo Berlim, de estacas de betão armado. Soluções com reforço do maciço (jet-grouting e cutter-soil-mixing). Poços elíticos construídos pelo método sequencial.
7. Estabilidade de cortinas ancoradas sob ações verticais. Estabilidade global.
8. Ancoragens pré-esforçadas.
9. Observação.
10. Movimentos associados a escavações.


DISTRIBUIÇÃO:

Conteúdo científico – 60%
Conteúdo tecnológico – 40%

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
A presente Unidade Curricular complementa a formação relacionada com as estruturas de suporte de terras, iniciada em Mecânica dos solos 2 com os muros de suporte de terras, incidindo sobre outras estruturas de suporte de terras, como as cortinas autoportantes, as cortinas monoapoiadas, as cortinas associadas a vários níveis de escoras ou de ancoragens pré-esforçadas e as escavações pregadas.

Bibliografia Obrigatória

M. Matos Fernandes; Estruturas de Suporte de Terras, FEUP, 1990
Malcolm Puller; Deep Excavations - A Pratical Manual, Thomas Telford, 1996

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas com exposição das teorias e métodos com referência frequente a casos de obra. Aulas teórico-práticas com o desenvolvimento e resolução de trabalhos de dimensionamento de alguns tipos de estruturas de suporte. Visitas a obras.

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
Calcular e desenvolver soluções estruturais para diferentes cenários com base nos métodos abordados, apoiando-se na atual regulamentação nacional e europeia. Apresentar peças escritas e desenhadas que ilustrem as soluções. Discutir, comparar e hierarquizar diferentes soluções estruturais atendendo aos condicionamentos de projeto apresentados. Propor e formular soluções alternativas com base em critérios de qualidade e sustentabilidade da construção. Criticar soluções e recomendar novas propostas que ultrapassem insuficiências ou apresentam vantagens face a elas. Aquisição de competências para a elaboração de projetos de estruturas de suporte de terras, envolvendo a escolha das soluções e tecnologias mais adequadas, a análise e o dimensionamento das soluções, a pormenorização das soluções, incluindo a definição dos faseamentos construtivos e dos planos de observação do comportamento.

Software

RS2
Plaxis

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia civil > Geotecnia
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia civil > Engenharia estrutural

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 65,00
Trabalho escrito 35,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 26,00
Frequência das aulas 52,00
Trabalho escrito 26,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 26,00
Total: 130,00

Obtenção de frequência

A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação do MIEC. Considerase que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final é calculada por meio da média ponderada das classificações: i) dos trabalhos de dimensionamento das estruturas desenvolvidos por cada estudante na sequência das aulas teórico-práticas (peso 35%); do exame final (peso 65%).

Para obter aprovação na unidade curricular é necessário atingir no exame final a classificação mínima de 7,0 valores. Quando a classificação do exame final for inferior a este valor mínimo, a classificação final coincide com a do exame.


Observações



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