Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > António Joaquim Pereira Viana Da Fonseca

António Joaquim Pereira Viana Da Fonseca

Fotografia de António Joaquim Pereira Viana da Fonseca
Nome: António Joaquim Pereira Viana da Fonseca Ligação à página pessoal de António Joaquim Pereira Viana da Fonseca
Sigla: AVF
Estado: Ativo
R-000-236
0000-0002-9896-1410
Telefone: 225 081 730
Telf.Alt.: 938737226
Voip: 3720
Extensão Telefónica: 3720
Salas: G204

Funções

Categoria: Professor Associado
Carreira: Pessoal Docente de Universidades
Grupo profissional: Docente
Departamento: Departamento de Engenharia Civil e Georrecursos
Secção: Secção de Estruturas e Geotecnia

Apresentação Pessoal

ANTÓNIO JOAQUIM PEREIRA VIANA DA FONSECA

Departamento de Engenharia Civil (viana@fe.up.pt)

Faculdade  de Engenharia, Universidade do Porto

(https://sigarra.up.pt/feup/pt/func_geral.formview?p_codigo=210925#)

ID Ciencia Vitae: https://www.cienciavitae.pt/7818-C055-1DEC


Professor Associado com Agregação em Engenharia Civil, ramo de Geotecnia. Orientador de 28 Teses de Doutoramento (17 em Portugal e 11 no estrangeiro, 8 no Brasil) e 95 de Mestrado. Diretor do Laboratório de Geotecnia do DEC-FEUP. Membro Conselheiro da Ordem dos Engenheiros, Especialista em Geotecnia ex-Coordenador da Especialização. Past-President do TC102 "Ground Property Characterization by In-Situ Tests" da "Int. Soc. of Soils Mechanics and Geotechnical Engineering”. Membro Conselheiro (Advisory Board) da Fundação TAILENG (https://taileng.org/), para educação e investigação de rejeitos. É investigador de referência (cv nuclear) do centro de investigação CONSTRUCT (FCT-FEUP).

Coordenador/Responsável por diversos programas de investigação nacionais e internacionais, nas áreas de: caracterização de maciços, modelação de comportamento geotécnico (em particular de solos residuais), análise sísmica e vibratória, liquefação cíclica e de fluxo (estática), com ênfase para materiais de barragens e grandes pilhas de rejeitos, comportamento de fundações e estruturas de retenção em grandes escavações (em particular de solos residuais), caracterização e modelação do comportamento estático e cíclico de solos melhorados com ligantes (cimento, cal e ativantes alcalinos de cinzas) para fundações de estruturas e plataformas rodo e ferroviárias.

Investigador Responsável de 9 projetos plurianuais (7 nacionais e 3 internacionais, um deles. LIQUEFACT; do programa H2020 da Comissão Europeia). Membro efetivo em outros 13 projetos plurianuais. Autor de 13 capítulos em livros internacionais e editor de 3 Atas em editoras internacionais. Autor de 4 livros em Português e de 3 capítulos de livros nacionais. Autor ou coautor de 108 artigos em revistas internacionais com revisão (84 dos quais têm Impact Factor- JRC, Q ou ISI) e 31 em revistas técnicas nacionais com revisão; 225 artigos publicados e apresentados em conferências internacionais, das quais 21 são Conferências Especiais (keynote/special lectures) e 76 congressos nacionais; 71 documentos técnicos de apoio a workshops e cursos. (Índice H Scopus = 29, maio de 2025; ID 7005635575). Orientação de teses de doutorado: 27 concluídas (15 como orientador principal) e 6 em curso; Teses de Mestrado: 88 concluídas.

Foi escolhido para proferir as lições/palestras memoriais: 27ª. Széchy Károly Memorial Lecture, Academia de Ciências de udapeste, 27 de maio de 2022; 10th James K. Mitchell Lecture (ISSMGE), Universidade de Bolonha, 10 de junho de 2022 e XLI Lição Manuel Rocha, Fundação Calouste Guklbenkian, Lisboa, 25 de novembro de 2024. 

O exercício da atividade de engenharia e consultoria incidiu(e) nas áreas de especialização em técnicas de laboratório avançado e ensaios in situ em solos para sua caracterização e modelação, em fundações e escavações profundas, análises de interação solo-estrutura, projeto sísmico de estruturas geotécnicas, incluindo avaliação de risco e implementação de técnicas de mitigação de danos induzidos por liquefação de maciços terrosos. Responsável e/ou consultor em mais de 100 projetos de estruturas e trabalhos geotécnicos especiais (em Portugal, Argélia, Brasil, Marrocos, Moçambique, Polônia, Espanha e Brasil), incluindo fundações de pontes, aterros em solos moles, grandes escavações e túneis (com ênfase para a estações dos Aliados e da Trindade e estruturas de interface aos túneis do Metro Porto). Coordenador de mais de 350 processos experimentais no LabGeo-FEUP (www.fe.up.pt/labgeo/), sendo responsável pelos relatórios técnicos finais.

Recentemente foi assessor para avaliação de riscos e melhoria da segurança de mais de 50 barragens de rejeitos no Brasil. Consultor Ad-Hoc do Ministério Público Federal, para elaboração e gestão dos procedimentos implementados em mais de 50 barragens de rejeitos no Estado de Minas Gerais, desde abril de 2019 até março de 2020. Membro coordenador na FEUP, consorciada através do Instituto da Construção com o CIMNE (Univ. Politécnica da Catalunha, UPC, em Barcelona), com base num contrato com VALE, SA., com o Ministério Público Federal do Brasil, da equipa que trabalhou na caracterização dos rejeitos, análises, modelação e simulação computacional das fases construtivas da barragem e de mecanismos diversos desencadeados no colapso da barragem B1 da Mina do Córrego de Feijão em Brumadinho, Minas Gerais (dezembro de 2019 a junho de 2022).

 

Foi um dos responsáveis da “Apreciação Técnica Especializada do Projeto de Execução dos Túneis de Drenagem da Cidade de Lisboa e Intervenções Associadas (PGDL)”. Coordenou a proposta e foi um dos responsáveis da equipa de especialistas em geotecnia, de estruturas, de hidráulica e de eletromecânica do Instituto Construção que foi contratado pela Câmara Municipal de Lisboa para avaliação dos 23 projetos de execução para a construção de 2 Túneis de Drenagem – TMSA e TCB – e outras intervenções associadas, de conceção-construção nos termos do Código de Contratação Pública (CCP).

LINKs:

ID Ciencia Vitae: https://www.cienciavitae.pt/pt/7818-C055-1DEC

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9896-1410

Áreas de Interesse

  1. Ciências Tecnológicas > Engenharia
  2. Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia civil
  3. Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia civil > Geotecnia

Investigação

Categoria: Membro Integrado
Unidades de Investigação e Desenvolvimento: CONSTRUCT - Instituto de I&D em Estruturas e Construção
Universidade do Porto: Universidade do Porto
Faculdade: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-08-05 às 18:44:38 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias