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Infraestruturas Rodo e Ferroviárias

Código: M.EC021     Sigla: IRF

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Geotecnia

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Civil e Georrecursos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M.EC 3 Plano de estudos oficial 1 - 6 45,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Joaquim Pereira Viana da Fonseca Regente
Eduardo Manuel Cabrita Fortunato Regente

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Teórico-Práticas: 1,25
Práticas Laboratoriais: 0,25
Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Eduardo Manuel Cabrita Fortunato 1,00
António Joaquim Pereira Viana da Fonseca 1,00
Teórico-Práticas Totais 1 1,25
António Joaquim Pereira Viana da Fonseca 0,63
Eduardo Manuel Cabrita Fortunato 0,62
Práticas Laboratoriais Totais 1 0,25
António Joaquim Pereira Viana da Fonseca 0,13
Eduardo Manuel Cabrita Fortunato 0,12

Língua de trabalho

Português e inglês
Obs.: Portugues e Ingles

Objetivos


  • Fornecer metodologias e ferramentas para:


       - a caracterização dos materiais de aterros de pavimentos e de vias-férreas;


       - a caracterização dos materiais de pavimentação;


       - o dimensionamento de plataformas rodoviárias e ferroviárias;


       - o dimensionamento de pavimentos rodoviários flexíveis e rígidos;


       - o dimensionamento dos elementos constituintes de vias-férreas.



  • Apresentar técnicas de inspeção e de monitorização de plataformas rodoviárias e ferroviárias, de pavimentos e de vias-férreas.

Resultados de aprendizagem e competências

Conhecimento: Conhecer os materiais a aplicar em aterros de pavimentos e de vias-férreas e os respetivos métodos de caracterização e classificação. Conhecer os materiais de pavimentos e os elementos constituintes das vias-férreas. Conhecer técnicas de inspeção e de monitorização de plataformas rodoviárias e ferroviárias, de pavimentos e de vias-férreas.

Compreensão: Compreender o comportamento estrutural dos pavimentos e das vias-férreas face às respetivas solicitações. Identificar as propriedades que caracterizam os materiais de infraestruturas rodoferroviárias. Reconhecer diferentes sistemas de via-férrea e seus  elementos constituintes.

Aplicação: Dimensionar plataformas rodoviárias e ferroviárias. Dimensionar pavimentos rodoviários. Dimensionar os elementos das vias-férreas.

Análise: Interpretar o comportamento de pavimentos rodoviários e de vias- férreas. Avaliar soluções.

Comunicação e trabalho em equipa: Produzir documentos escritos e apresentar oralmente trabalhos/casos de estudo.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Plataformas de vias rodo e ferroviárias: exigências estruturais e funcionais de aterros de infraestruturas de transporte: leito de pavimento, leito de via e camadas de apoio da infraestrutura: materiais, dimensionamento, condições de colocação em obra e de compactação, caracterização de materiais e das camadas in situ, tratamento de solos, equipamentos.

Pavimentos rodoviários flexíveis e rígidos: materiais, solicitação, critérios de ruína, cálculo e dimensionamento, técnicas de observação funcional e estrutural.

Sistemas de via-férrea. Elementos constituintes da via. Modelos de via e de veículo. Solicitações sobre a via. Comportamento dinâmico da via-férrea. Dimensionamento dos elementos constituintes da via. Inspeção e avaliação da qualidade geométrica da via-férrea. Técnicas de manutenção.

 

Bibliografia Obrigatória

SETRA- LCPC; Réalisation de remblais et des couches de forme. vol 1 e 2, 2000. ISBN:
SETRA-LCPC ; Traitement des sols à la chaux et/ou aux liants hydrauliques - Application à la réalisation des remblais et des couches de forme. , 2000. ISBN: ISBN: 2-7208-3810-1
Manuel António de Matos Fernandes; Analysis and design of geotechnical structures. ISBN: 978-0-367-02663-9
Indraratna, B.; Salim, W; Rujikiatkamjorn, C. ; Advanced rail geotechnology – ballasted track., 2011. ISBN: 97804156695573
Ernest T. Selig; Track geotechnology and substructure management. ISBN: 0-7277-2013-9
Cecília Maria Nogueira Alvarenga Santos do Vale; Comportamento estrutural de pavimentos rodoviários flexíveis
Fernando E. Ferreira Branco; Pavimentos rodoviários. ISBN: 972-40-2648-5
Dallas N. Little; Modeling and design of flexible pavements and materials. ISBN: 978-3-319-58443-0
Eduardo Manuel Cabrita Fortunato; Renovação de plataformas ferroviárias. ISBN: 972-49-2056-9
Coenraad Esveld; Modern railway track. ISBN: 90-800324-3-3
Cecília Maria Nogueira Alvarenga Santos do Vale; Influência da qualidade dos sistemas ferroviários no comportamento dinâmico e no planeamento da m
Li, D.; Hyslip, J.; Sussmann, T.; Chrismer, S; Railway Geotechnics, 2016. ISBN: ISBN: 13: 978-1-4822-8880-3
Indraratna, B.; Ngo, T.; Ballast Railroad Design: SMART-UOW Approach., 2019. ISBN: 978-1-138-58703-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Metodologias de ensino

O ensino desta unidade curricular será feito por sessões expositivas/palestras, leituras orientadas, resolução de exercícios/trabalho prático.

 

 Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conhecimentos científicos e técnicos, previstos nos objetivos, serão desenvolvidos, no início de cada assunto a abordar, em sessões expositivas e palestras, onde será estabelecida a relação com outras matérias já tratadas em aulas anteriores ou noutras UCs. Nestas sessões, pretende-se desenvolver as competências dos estudantes e sensibilizá-los para a importância dos temas abordados no contexto real atual, para um melhor enquadramento e também maior facilidade na perceção dos objetivos. 

A realização de exercícios/trabalho prático constituem estratégias para atualização dos objetivos definidos para a UC, para a compreensão das temáticas em estudo. No caso do trabalho prático, a sua realização permite partilha de conhecimentos entre os estudantes, procura de informação externa e, portanto, contacto com a realidade. A sua posterior apresentação ao grupo e respetiva defesa reforça a capacidade de análise crítica.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Trabalho prático ou de projeto 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 16,50
Estudo autónomo 75,00
Frequência das aulas 45,50
Trabalho escrito 25,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência



O estudante tem frequência se a sua classificação final for igual ou superior a 9,5 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de avaliação: CF = 0,7 Ex + 0,3 TP

CF = classificação final; Ex = classificação do exame; T = trabalho prático

Observações

 

 

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