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Projeto para a Dependabilidade e Testabilidade

Código: PDEEC0094     Sigla: PDT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDEEC 3 Plano de estudos oficial 1 - 6 42 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Alberto Peixoto Machado da Silva Regente

Docência - Horas

Teóricas: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 3,00
José Alberto Peixoto Machado da Silva 3,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Complementar os conhecimentos básicos previamente adquiridos nos domínios da análise e projeto de circuitos eletrónicos (digitais e analógicos) no que diz respeito à sua testabilidade e fiabilidade, com o estudo e aplicação de técnicas e metodologias atualizadas de teste e projeto para a testabilidade, e a avaliação quantitativa da dependabilidade dos circuitos, dando ênfase aos sistemas integrados.

Resultados de aprendizagem e competências

A metodologia adotada envolve exposição tutorial pelo docente e estudo complementar pelos estudantes. Para cada tópico do programa curricular, depois de uma apresentação sumária pelo docente, é recomendada bibliografia relevante que os estudantes devem estudar e, a partir da qual, redigir um texto em formato de artigo ou preparar uma apresentação oral a ser feita em sala de aula. Os estudantes são convidados a procurar também outras obras que lhes permitam complementar o estudo e compreensão de cada um dos tópicos.

 A apresentação em sala de aula leva o estudante a desenvolver competências de preparação sistematizada dos tópicos, de comunicação oral, e de defesa dos conteúdos apresentados na discussão e esclarecimento de dúvidas levantadas pela audiência. O docente assume um papel de moderador e intervém quando é necessário aprofundar algum detalhe não devidamente tratado na apresentação.

Adicionalmente, os estudantes desenvolvem competências de projeto, implementação e validação de uma metodologia de teste. Um pequeno projeto será definido para cada módulo para desenvolvimento individual ou em grupos de 2. Um relatório deverá ser escrito para cada projeto.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos básicos de circuitos analógicos e digitais, de sistemas baseados em microprocessadores, e estatística.

Programa

- Conceitos de dependabilidade: atributos (disponibilidade, fiabilidade, segurança, proteção); faltas e processos de falha;
- Tolerância a faltas: tipos de redundância, princípios de projeto e mecanismos;
- Métodos de modelação análise de dependabilidade com ênfase em diagramas de estados;
- Conceitos matemáticos fundamentais de fiabilidade e abordagens de projeto;
- Projeto para a testabilidade de circuitos digitais e mistos;
- Autoteste e verificação de protótipos;
- Aplicações de aprendizagem computacional em teste de produção e projeto para a testabilidade.

Bibliografia Obrigatória

Asai, Shojiro ; VLSI Design and Test for Systems Dependability, Springer , 2019. ISBN: 978-4-431-56863-6
Michael L. Bushnell; Essentials of electronic testing for digital memory and mixed-signal VLSI circuits. ISBN: 0-7923-7991-8

Bibliografia Complementar

Laung-Terng Wang, Cheng-Wen Wu, Xiaoqing Wen ; VLSI Test Principles and Architectures: Design for Testability, Elsevier Science

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A abordagem adotada inclui a apresentação tutorial de conceitos fundamentais que são posteriormente desenvolvidos e aprofundados pelos estudantes na realização de exercícios, preparação de apresentações e desenvolvimento de projetos.

Os conteúdos são estabelecidos de modo a tratar os conceitos fundamentais nos domínios do projeto para a testabilidade e a dependabilidade para que os estudantes sejam capazes de analisar ou quantificar a disponibilidade, fiabilidade, segurança, proteção de sistemas integrados, tendo noção dos defeitos e falhas mais prováveis. De seguida são estudadas metodologias atualizadas de teste, projeto para a testabilidade e verificação funcional, assim como a aplicação de métodos de aprendizagem computacional no teste em produção e no projeto para a testabilidade de circuitos.

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia electrónica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Exame 30,00
Trabalho de campo 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 1,00
Elaboração de projeto 50,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 30,00
Estudo autónomo 39,00
Frequência das aulas 42,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Requer a participação nas aulas estabelecidas no horário semanal, de acordo com a legislação em vigor no que diz respeito ao número máximo admissível de faltas.

Fórmula de cálculo da classificação final

O processo de avaliação compreende as componentes: Trabalhos de síntese e apresentação: SA; Projeto: P; Exame final: EF. A classificação final (CF) será calculada de acordo com a expressão: CF=30%×SA+40%×P+30%×EF

Provas e trabalhos especiais

Não estão previstos. Poderão ser introduzidos em acordo com os estudantes.

Trabalho de estágio/projeto

A estabelecer de acordo com os estudantes.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Todos os alunos deverão cumprir, na íntegra e objetivamente, todos os requisitos da avaliação, não estando previstos, à priori, outros critérios para situações extraordinárias. No entanto, a surgirem, serão objeto de análise pontual.

Melhoria de classificação

Cada uma das componentes de avaliação pode ser melhorada por si só.
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