Projeto de Circuitos Integrados Analógico-Digitais
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Eletrónica e Sistemas Digitais |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
M.EEC |
19 |
Plano de Estudos Oficial |
2 |
- |
6 |
45,5 |
|
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
A constante miniaturização que a tecnologia dos semicondutores proporciona é responsável por virtualmente todo o desenvolvimento tecnológico moderno. A microeletrónica, associada ao desenho de circuitos integrados (“microchips”), torna possível esta realidade, estando na base construtiva dos sistemas atuais.
Esta unidade curricular visa dotar os estudantes com a capacidade de analisar e projetar circuitos integrados em tecnologia CMOS, atendendo a especificações concretas e a condicionantes intrínsecas às limitações das tecnologias. Para tal, os estudantes deverão compreender a física dos dispositivos para que entendam bem os princípios de operação e os modelos funcionais dos transístores, a fim de bem os utilizarem no projeto e simulação de circuitos.
O entendimento das causas de variação paramétrica associadas a desvios do processo de fabrico e a sensibilidade a grandezas externas, permite compreender a necessidade da otimização do desempenho funcional e da adoção de boas praticas de projeto e desenho estrutural para a sua implantação em substratos monolíticos.
Estes conhecimentos são aplicados no projeto dos blocos construtivos de circuitos integrados de enfoque analógico, assistido circuitos digitais auxiliares para otimização da função a implementar.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta unidade curricular o estudante deve ser capaz de:
- Compreender os princípios físicos subjacentes, as limitações, as capacidades, e o fabrico de circuitos em tecnologias CMOS submicrométricas;
- Compreender os modelos de simulação de dispositivos ativos e passivos implantados em tecnologia CMOS;
- Analisar e projetar circuitos CMOS seguindo princípios que promovem soluções de bom “funcionamento à primeira”, atendendo a limitações comportamentais e às condições operacionais de amplitude e frequência dos sinais;
- Simulação e desenho estrutural de circuitos integrados usando ferramentas de CAD avançadas;
- Escrever relatórios técnicos, apresentar e defender publicamente o trabalho desenvolvido.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimentos em eletrónica básica (equivalentes a Eletrónica 1 e Eletrónica 2 da licenciatura).
Programa
Ao longo da execução do programa, e quando apropriado, serão introduzidas metodologias de controlo digital para assistir a função analógica, seja para calibração de variações de processo ou para melhoramento das características do circuito em operação
- Revisão da física dos semicondutores e do transístor MOS.
- Modelos avançados de transístores MOS;
- Tecnologia, processos de fabrico e efeito da variabilidade das características do processo;
- Implantação de dispositivos ativos e passivos em substratos de silício monolíticos e respetivos modelos.
- Desenho estrutural otimizado de circuitos CMOS de sinal misto;
- Simulação de circuitos, análises de “corners” e Monte Carlo – avaliação das sensibilidades PVT (processo, tensão de alimentação, e temperatura);
- Amplificadores CMOS;
- Circuitos de gestão de energia;
- Filtros Gm-C;
- Circuitos de capacidades comutadas;
- Conversores A/D e D/A.
Bibliografia Obrigatória
B. Razavi. ;
Design of Analog CMOS Integrated Circuits., McGraw-Hill , 2016. ISBN: 9780072524932
Bibliografia Complementar
R. Jacob Baker; CMOS: Circuit Design, Layout, and Simulation (4th Edition), IEEE Press & Wiley, 2019. ISBN: 9781119481515
T. Carusone, D. Johns, K. Martin;
Analog integrated circuit design (2nd Edition). ISBN: 9780470770108
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Na metodologia a seguir procura-se obter um equilíbrio entre exposição teórica, análise conceptual de blocos funcionais e de dimensionamento, e projecto usando ferramentas CAD:
- Aulas teóricas: apresentação dos conteúdos, análise de exemplos ilustrativos e resolução de problemas. A participação dos estudantes é incentivada com a preparação e apresentação nas aulas de pequenos trabalhos de síntese, monografias, e resultados de projecto. Trabalho de casa: (1) resolução de problemas para aprofundamento dos conteúdos lecionados, (2) preparação de trabalhos para realização em laboratório;
- Aulas de laboratório: utilização de ferramentas CAD de microelectrónica de modo a serem aplicados os conceitos aprendidos no projeto de circuitos mistos. Os estudantes deverão escrever um relatório técnico sobre o seu projeto e defendê-lo em contexto de sala de aula.
Software
Cadence
Matlab
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
40,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
40,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
64,50 |
Frequência das aulas |
45,50 |
Trabalho laboratorial |
52,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A componente laboratorial é de extrema importância no processo de aprendizagem, é aqui que o ou a estudante têm oportunidade de aplicar e praticar os diferentes conceitos aprendidos:
- A frequência da componente laboratorial é obrigatória e sujeita à legislação no tocante ao número máximo de faltas admissível.
- A justificação de uma falta não a elimina da contagem para efeito de aproveitamento, devendo os alunos repetir os trabalhos respetivos numa outra aula ou em tempo extra curricular, desde que autorizado pelo docente e em moldes que permita comprovar a sua execução.
- O acesso a qualquer exame exige um mínimo de 10 valores (em 20) na componente laboratorial.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação compreende três componentes:
- Exame final — Duração prevista de duas horas, compreendendo um componente sem consulta e uma outra com consulta;
- Trabalhos de casa — exercícios, eventuais monografias e respetiva apresentação;
- Trabalho laboratorial — desenvolvimento de trabalhos e projeto final, respetiva documentação produzida e apresentação.
CF |
– |
Classificação Final; |
E |
– |
Exame; |
TPC |
– |
Trabalho Para Casa; |
PL |
– |
Prática Laboratorial; |
CF = 0,4×E + 0,2×TPC + 0,4×PL
Avaliação especial (TE, DA, ...)
A componente de prática laboratorial é obrigatória para todos os ou as estudantes, não havendo exceções, mas com a ressalva relativa às faltas conforme indicado na alínea
Obtenção de frequência da ficha desta UC.
Melhoria de classificação
A componente distribuída (TPC e PL) mantém o seu peso, quer para o exame de época normal quer para o de recurso, bem como em caso de melhoria. O mesmo se aplica a qualquer época especial de exames. Significa que a classificação final é sempre determinada por:
CF |
– |
Classificação Final; |
E |
– |
Exame; |
TPC |
– |
Trabalho Para Casa; |
PL |
– |
Prática Laboratorial; |
CF = 0,4×E + 0,2×TPC + 0,4×PL