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Laboratório de Gestão de Projetos

Código: M.EIC006     Sigla: LGP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Engenharia Informática e Computação - Temas Multidisciplinares

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle Ícone  do Teams

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle2425.up.pt/course/view.php?id=7047
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia Informática e Computação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M.EIC 150 Plano de estudos oficial 1 - 6 52 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Luís Filipe Pinto de Almeida Teixeira Regente
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2025-02-17.

Campos alterados: Bibliografia Obrigatória

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

1- ENQUADRAMENTO
O sucesso dos projetos e produtos de software depende não só do domínio das competências técnicas necessárias à realização das várias atividades do ciclo de vida do desenvolvimento do software, mas também, e cada vez mais, de um conjunto de capacidades e competências de gestão, comportamentais e comunicacionais, tais como competências de gestão de projeto (nas suas diversas variáveis de prazo, orçamento, âmbito, qualidade, recursos, etc.), capacidade de trabalhar em equipa, capacidade de relacionamento com clientes e capacidade de comunicação e marketing.

2- OBJETIVOS ESPECÍFICOS

No final da Unidade Curricular os estudantes deverão ser capazes de:
1.Identificar a necessidade de recurso à gestão de projetos bem como a importância do seu enquadramento estratégico;
2.Identificar os diferentes referenciais normativos e metodologias para a gestão de projetos; 3.Identificar e definir as áreas de processo e variáveis da gestão de projetos;
4. Aplicar metodologias e ferramentas de gestão de projeto e trabalho em equipa;
5. Aplicar conceitos e ferramentas de gestão da qualidade a projetos;
6. Identificar e gerir os riscos inerentes a um projeto.


3- CONHECIMENTO PRÉVIO
Domínio das competências técnicas necessárias ao desenvolvimento de projetos de software.
Ter frequentado com aproveitamento Laboratório de Desenvolvimento de Software (LDSO).

4- DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL
Componente Científica: 50%
Componente Tecnológica 50%

Resultados de aprendizagem e competências

Desenvolver nos estudantes as capacidades de gestão de projectos de software, trabalho em equipa, inovação e empreendedorismo, habilitando-os assim a resolver a diversidade de problemas que tipicamente surgem em projectos deste tipo numa organização real.

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)



Programa

1. GESTÃO DE PROJECTOS
Fases do projecto: Arranque do projecto; Planeamento do projecto (decomposição hierárquica do projecto, definição de dependências, estimação de esforços, afectação de recursos, calendarização, diagramas, documento de plano do projecto, métodos PERT e CPM); Monitorização e controlo do projecto (medição do progresso do projecto, “earned value management,” reporte periódico, replaneamento); Fecho do projecto (relatório de fecho, lições aprendidas).

  Áreas de conhecimento: Gestão da integração, gestão do âmbito, gestão do tempo, gestão dos custos, gestão da qualidade, gestão dos recursos humanos, gestão da comunicação, gestão do risco, gestão do aprovisionamento. 

 

2. TRABALHO EM EQUIPA

Grupo de trabalho, equipa, estilos de gestão e organização de equipas, “team building”, liderança e “coaching”, comunicação pessoal, gestão de reuniões,  negociação e gestão de conflitos, “logbooks”.

3.  INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

Lean startup e lean experimentation, prova de conceito (PoC) e produto mínimo viável (MVP).

4.  METODOLOGIAS E FERRAMENTAS

Metodologias para gestão de projectos e organização de equipas de software: Team Software Process (TSP); Scrum; Rational Unified Process (RUP). Ferramentas para gestão de projectos e trabalho em equipa.

5. EXPERIMENTAÇÃO

Aplicação em projectos concretos, realizados por equipas de média dimensão, dos métodos, técnicas e formas de trabalho apresentados.

Bibliografia Obrigatória

Project Management Institute.; A guide to the project management body of knowledge (PMBOK guide) /. ISBN: 1628256648
T. DeMarco, T. Lister; Peopleware: Productive Projects and Teams, 3rd Edition, Addison-Wesley, 2013
S. McConnell; Software Project Survival Guide: How to Be Sure Your First Important Project Isn’t Your Last, Microsoft Press, 1997
Alexander Osterwalder, Yves Pigneur; Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers, Wiley, 2010. ISBN: 978-0470876411
W. Humphrey; TSP: Leading a Development Team, Addison-Wesley, 2006
W. Humphrey; PSP: A Self-Improvement Process for Software Engineers, Addison-Wesley, 2005
C. Jones; Software Engineering Best Practices, McGraw-Hill, 2010

Bibliografia Complementar

Revistas técnicas e websites

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A UC é baseada no trabalho em equipas de média dimensão (7-8 elementos).

Aulas T são usadas para apresentar e discutir tópicos do programa. Haverá também palestras convidadas, apresentações pelas equipas e trabalho fora da sala de aula.

As aulas laboratoriais (PL) serão usadas para desenvolvimento de um projeto.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho prático ou de projeto 90,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 90,00
Estudo autónomo 20,00
Frequência das aulas 52,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Condições para obtenção de frequência: Não exceder o número limite de faltas e participar activamente no planeamento e concretização dos respectivos projectos

Fórmula de cálculo da classificação final

A nível de cada equipa de trabalho, a classificação final da unidade curricular será calculada tomando em consideração a participação e discussão nas aulas teóricas e o trabalho desenvolvido nas aulas práticas, focando os seguintes aspectos:
- Comunicação, imagem e mercado (apresentações, comunicações com o cliente, promoção de ideias e produtos);
- Gestão do projecto (cumprimento dos objectivos, dinâmica individual e da equipa);
- Presença e participação nas aulas e reuniões (em aulas previamente anunciadas serão anotadas as presenças e avaliado o empenho dos presentes);
- Produto desenvolvido (valor para o cliente e qualidade).
- Modelo de negócio e exploração dos resultados do projeto.

A classificação final global de cada equipa será calculada considerando os seguintes pesos:
- Gestão do projecto e trabalho em equipa: 45%;
- Produto desenvolvido: 30%.
- Comunicação e mercado: 25%

A classificação individual terá como base a classificação global da respetiva equipa, podendo variar de acordo com a auto-avaliação realizada no interior da própria equipa, com a presença e participação nas aulas e reuniões,  e com os resultados do acompanhamento feito pelos docentes ao longo dos trabalhos

Provas e trabalhos especiais



Trabalho de estágio/projeto



Avaliação especial (TE, DA, ...)

Idênticas às dos estudantes ordinários

Melhoria de classificação

Sendo uma unidade curricular de avaliação distribuída sem exame final, a melhoria de classificação é possibilitada pela realização de projectos alternativos no ano lectivo seguinte.

Observações

Datas importantes:
- 14.02.2025: Início das aulas; Apresentação da unidade curricular; Constituição das equipas; Atribuição dos projectos
- 28.02.2025: Reunião de Kick-off dos projectos e primeira reunião com os clientes
- 28.03.2025: Sessão de apresentações intermédias
- 30.05.2025: Entrega dos projectos
- 03.06.2025: Sessão de apresentações finais e de encerramento

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