Código: | M.EEC020 | Sigla: | TMI |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Energia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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M.EEC | 65 | Plano de Estudos Oficial | 1 | - | 6 | 45,5 | 162 |
A unidade curricular tem por objetivo dotar o estudante de conhecimentos fundamentais sobre máquinas elétricas estáticas e rotativas, com aprofundamento especial para transformadores elétricos e motores de indução.
O ênfase será colocado em:
1. Revisão de aspetos fundamentais comuns a máquinas elétricas, incluindo o aquecimento.
2. Transformadores elétricos trifásicos, incluindo ensaios, aspetos construtivos e de funcionamento especiais, certificação, algoritmos de dimensionamento e projeto e modelos para análise transitória.
3. Motores de indução trifásicos, incluindo ensaios, aspetos constutivos especiais, motores para ambientes especiais, certificação ATEX, desenho e projeto, arranque e variação de velocidade. Geradores de indução. Motor de indução monofásico, motor universal e motor de pólos sombreados.
A aprovação nesta unidade curricular pressupõe que o estudante:
1. Consolide conhecimentos técnicos sobre classificação, constituição e fenómenos que participam no funcionamento das máquinas elétricas no geral e dos transformadores elétricos trifásicos e motores de indução em particular, incluindo as regras gerais para a sua seleção, instalação, utilização e manutenção, e que mostre ser capaz de utilizar tais conhecimentos na formulação, resolução e discussão de problemas relativos às mesmas e à sua inserção nos Sistemas Eléctricos de Energia (aptidões CDIO 1.2 e 2.1). Estas competências serão alcançadas através dos períodos de contacto correspondentes a sessões teóricas dedicadas à explanação dos temas centrais dos conteúdos curriculares e seu debate, a sessões teórico-práticas vocacionadas para a análise e resolução de variados problemas de natureza teórico-prática e a sessões de índole laboratorial dedicadas à realização de trabalho experimental. A sua aferição será feita através dos instrumentos de avaliação previstos no âmbito da unidade curricular.
2. Adquira competências ao nível da prática de ensaio de máquinas elétricas e de pesquisa experimental sobre as caraterísticas de funcionamento de transformadores elétricos e motores de indução, através da atividade laboratorial prevista na unidade curricular (aptidão CDIO 2.2). A sua aferição será realizada através do acompanhamento dos estudantes durante a realização de trabalhos laboratoriais concretos e pela apreciação de relatórios escritos ou de outros documentos elaborados pelos estudantes sobre os mesmos trabalhos ou temas relacionados.
3. Desenvolva capacidades e atitudes profissionais, quer ao nível da responsabilidade pessoal (realização de estudo autónomo e preparação de trabalho para as sessões presenciais), quer ao nível da responsabilidade coletiva (no âmbito da sua participação em grupos de trabalho, nas sessões teórico-práticas e de laboratório). Neste contexto, o estudante será chamado a assumir uma atitude ativa, perante os docentes e perante os outros estudantes, na pesquisa de informação de base, no planeamento, na preparação e na execução de trabalho diverso (ensaios laboratoriais ou resolução de problemas de índole teórico-prática, nomeadamente), bem como uma conduta adequada em laboratório, respeitando normas de segurança, regras de utilização de equipamentos e procedimentos de ensaio (aptidão CDIO 2.5). A aferição destas competências far-se-á através do acompanhamento do estudante durante as sessões presenciais e através das provas de avaliação previstas.
4. Demonstre capacidades comunicacionais, seja por via oral, respondendo a questões que lhe sejam colocadas durante as sessões presenciais, seja por via escrita, através de relatórios escritos que lhe serão solicitados e das várias provas de avaliação previstas (aptidão CDIO 3.2).
O programa da unidade curricular contempla os seguintes assuntos:
Parte 1 - FUNDAMENTOS DE MÁQUINAS ELÉTRICAS
Revisão de aspectos fundamentais sobre a classificação, orgãos constituintes, fenómenos que participam no funcionamento e eficiência de transformadores, máquinas de indução e sistema eletromecânicos, incluindo as regras gerais para sua seleção, instalação, utilização e manutenção.
Parte 2 - TRANSFORMADORES ELÉTRICOS TRIFÁSICOS
Ensaios, aspetos construtivos e de funcionamento especiais, certificação, algoritmos de dimensionamento e projeto e modelos para análise transitória.
Parte 3 - MÁQUINAS DE INDUÇÃO
Motores de indução trifásicos: ensaios, aspetos construtivos especiais, motores para ambientes especiais, certificação ATEX, desenho e projeto, arranque e variação de velocidade. Geradores de indução. Motor de indução monofásico, motor universal e motor de pólos sombreados.
Sessões Presenciais:
Sessões Teóricas: exposição dos conteúdos programáticos da unidade curricular, pelo docente e por técnicos qualificados de empresas que serão convidados.
Sessões tipo Práticas Laboratoriais: resolução de exercícios de aplicação, desenvolvimento de trabalho experimental.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 50,00 |
Trabalho laboratorial | 30,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de relatório/dissertação/tese | 15,00 |
Estudo autónomo | 90,00 |
Frequência das aulas | 39,00 |
Trabalho laboratorial | 6,00 |
Total: | 150,00 |
Cumprimento do previsto regulamentarmente em matéria de assiduidade às sessões presenciais (número máximo de faltas nas sessões tipo Práticas Laboratoriais: 3 faltas)
CLASSIFICAÇÃO FINAL = 0,5 * CLASSIFICAÇÃO DE FREQUÊNCIA + 0,5 * CLASSIFICAÇÃO DE EXAME FINAL
1 - EXAME FINAL (presencial, escrito, individual c/ duração prevista de 2 horas) = 50%.
- O exame incide sobre a totalidade dos conteúdos programáticos.
2 - CLASSIFICAÇÃO DE FREQUÊNCIA = 50%
- A Classificação de Frequência resulta da avaliação na componente laboratorial da UC (preparação, execução e relatório de trabalhos laboratoriais previstos), com peso de 30% e um trabalho sobre modelização numérica de transformadores para efeitos de simulação, com peso de 20%.
NOTAS IMPORTANTES:
a) A aprovação à UC está condicionada à classificação mínima de 40% (8 valores em 20) em cada uma das componentes de avaliação (no Exame Final e na Classificação de Frequência).
b) As faltas dadas nas sessões laboratoriais, caso não sejam recuperadas por substituição autorizada caso a caso, implicarão a atribuição de uma classificação de ZERO no ou nos trabalhos não realizados.
c) A falta a algum dos testes previstos implica a atribuição de uma classificação de ZERO no ou nos testes não realizados.
d) Os estudantes com estatutos especiais de frequência podem garantir a componente de Avaliação de Frequência, realizando ao longo do semestre os trabalhos e os testes previstos.
e) No caso de estudantes com necessidades especiais, a garantia de segurança de pessoas e equipamentos pode justificar que o trabalho laboratorial previsto seja substituído por outro, com os mesmos fins de avaliação de frequência, definido caso a caso pelo docente.
- Exame Final (escrito e/ou oral): peso 100%.