Fundamentos de Processamento e Análise de Imagem
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| CNAEF |
Ciências informáticas |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MVCOMP |
4 |
Plano de Estudos Oficial |
1 |
- |
6 |
42 |
162 |
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
Esta unidade curricular aborda os tópicos mais fundamentais em processamento e análise de imagens e apresenta-se como a primeira numa sequência com outra unidade curricular onde são apresentados os tópicos avançados. Além de estudar e aplicar técnicas fundamentais de processamento e análise de imagens, são estudadas aplicações nesta área que visam a resolução de problemas reais. Esta abordagem fornece aos estudantes as ferramentas necessárias para aplicar os algoritmos estudados em casos práticos, bem como a base para o desenvolvimento de novos algoritmos e prosseguir o estudo de métodos mais avançados.
Resultados de aprendizagem e competências
Resultados de aprendizagem:
- Compreender os conceitos básicos e técnicas de processamento de imagem digital.
- Compreender os conceitos básicos e técnicas de análise de imagens digitais.
- Capacidade de aplicar diferentes técnicas básicas para problemas de visão computacional.
- Saber avaliar a adequação das metodologias aplicadas em problemas específicos.
Competências:
CT1. Exercer a profissão com clara consciência das suas dimensões humana, económica, jurídica e ética e com compromisso com a qualidade e a melhoria contínua.
CG2. Capacidade de analisar as necessidades de uma empresa na área da visão computacional e determinar a melhor solução tecnológica para a mesma.
CG4. Capacidade de análise crítica e avaliação rigorosa de tecnologias e metodologia.
CG5. Capacidade de identificar problemas não resolvidos e fornecer soluções inovadoras.
CG7. Capacidade de aprendizagem autônoma para especialização em uma ou mais áreas de estudo.
CE1. Conhecer e aplicar os conceitos, metodologias e tecnologias de processamento de imagem.
CE3. Conhecer e aplicar conceitos, metodologias e tecnologias de análise de imagem e vídeo.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Parte 1 (UDC)
* Percepção e cor
* Pré-processamento: normalização e melhoramento
* Restauração de imagem
* Detecção de orlas
* Transformações de imagem
* Operadores morfológicos
* Correspondência de modelos
Parte 2 (USC)
* Extração de propriedades globais da imagem (pontos-chave, bolhas, cantos, MSERs)
* Extração de Propriedades Invariantes em Escala (SIFT)
* Segmentação através de limiar
* Segmentação por ajuste a um modelo (transformada de Hough)
* Segmentação através de divisão e crescimento de regiões
* Outras técnicas de segmentação
Bibliografia Obrigatória
Rafael C. Gonzalez;
Digital image processing. ISBN: 0-20-118075-8
Bibliografia Complementar
David A. Forsyth;
Computer vision. ISBN: 0-13-085198-1
Carsten Steger;
Machine vision algorithms and applications. ISBN: 978-3-527-40734-7
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A metodologia seguida utiliza o Campus Virtual da USC-UDC como plataforma básica. Na sala de aula virtual da disciplina, os alunos terão todas as informações (material teórico, slides das aulas, roteiros práticos, etc.)
* Sessões de mestrado: exposição oral complementada com recurso a meios audiovisuais e introdução de questões para os alunos, para transmitir conhecimentos e facilitar a aprendizagem.
* Práticas laboratoriais: Resolução prática de diferentes problemas de imagem através da aplicação de técnicas de processamento de imagens explicadas durante as sessões de mestrado.
* Pesquisa: proposta de duas situações práticas de análise de imagens que exigem que os alunos identifiquem o problema em estudo, formulem-no com precisão, desenvolvam os procedimentos relevantes, interpretem os resultados e tirem as devidas conclusões do trabalho realizado.
As competências CT1, CG2, CG4, CG5 e CG7 são desenvolvidas principalmente no desenvolvimento de projetos de investigação, e as competências CE1 e CE2 são desenvolvidas em master classes, realização de exercícios e projetos de investigação.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Trabalho prático ou de projeto |
40,00 |
| Trabalho laboratorial |
60,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
24,00 |
| Frequência das aulas |
42,00 |
| Trabalho escrito |
2,00 |
| Trabalho de investigação |
40,00 |
| Trabalho laboratorial |
44,00 |
| Elaboração de projeto |
10,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Realização dos trabalhos laboratoriais e dos projetos baseados em casos práticos.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação da unidade curricular é composta por duas partes que devem ser aprovadas de forma independente com nota mínima de 10 em 20 valores:
60%: A parte relativa às sessões de apresentação poderá ser ultrapassada através da avaliação contínua das práticas laboratoriais, que avaliará a adequação das soluções propostas aos problemas, a qualidade dos resultados obtidos e a compreensão das técnicas utilizadas. Em alternativa, esta parte será avaliada através de um teste final escrito com questões teóricas e problemas práticos. É utilizado principalmente para avaliar as competências CE1 e CE3.
40%: Resolução de dois casos práticos (projecto de investigação). Serão avaliadas a adequação das soluções propostas aos problemas, a qualidade dos resultados obtidos e a compreensão das técnicas utilizadas. É utilizado para avaliar principalmente as competências CT1, CG2, CG4, CG5 e CG7.