Código: | L.EA025 | Sigla: | FDA |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Naturais-Ciências do Ambiente |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle2324.up.pt/course/view.php?id=5800 |
Unidade Responsável: | Secção de Ambiente e Bioengenharia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Engenharia do Ambiente |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
L.EA | 48 | Plano Oficial | 3 | - | 6 | 52 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Belmira de Almeida Ferreira Neto | Regente |
Teóricas: | 3,00 |
Teórico-Práticas: | 1,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teóricas | Totais | 1 | 3,00 |
Belmira de Almeida Ferreira Neto | 3,00 | ||
Teórico-Práticas | Totais | 2 | 2,00 |
Gustavo Paias da Silva Torres Rangel | 2,00 |
O Engenheiro do Ambiente necessita de utilizar ferramentas de base científica para avaliar o impacte associado a produtos, serviços ou funções. Existem várias ferramentas analíticas ou procedimentos que ajudam a fundamentar as decisões de índole ambiental. Esta u.c. apresenta aos estudantes ferramentas correntemente usadas na avaliação de impacte ambientais associados ao uso de recursos naturais e emissão de poluentes. São também apresentadas ferramentas que avaliam custos associados à mitigação da poluição.
São apresentadas aos estudantes as características das ferramentas: objetivos, metodologias, pontos fracos e fortes, resultados obtidos e limitações de cada ferramenta. São realçadas as vantagens de utilizações combinadas de várias ferramentas.
Objetivos específicos: conhecimento de ferramentas de decisão ambiental e aquisição de competências para utilizar as ferramentas para desenhar soluções para fazer face a problemas ambientais e na previsão e prevenção desses problemas. Os estudantes tomam conhecimentos e aplicam as ferramentas a atividades ou produtos correntes em trabalhos realizados ao longo do semestre.
Os outros objetivos incluem a análise de incerteza, a solução e recomendação, a formulação de hipóteses, a visão sistémica de produtos / serviços, priorização e trade-offs, avaliação e ponderação na decisão.
Desenvolvimento de competências pessoais e sociais através de trabalhos de grupo, elaboração de relatórios e apresentações orais.
Os estudantes no final devem:
i) reconhecer e comparar as especificidades das diferentes ferramentas e ser capaz de as aplicar de modo a avaliar probelams ambientais específicos;
ii) distinguir as diferentes ferramentas e identificar as vantagens da sua utilização combinada;
iii) ser capaz de utilizar as ferramentas no design, implementação e operação de sistemas ambientais.
Conhecimentos básicos em engenharia do ambiente. Poluição atmosférica, poluição de água e gestão de resíduos e conservação de recursos naturais.
Introdução às ferramentas de suporte à decisão ambiental. As diversas ferramentas analíticas na decisão ambiental: Avaliação do ciclo de vida (Life Cycle Assessment), Análise custo-eficácia (Cost-effectiveness Analysis), Análise de sensibilidade (Sensitivity Analysis), Avaliação do desempenho ambiental (Environmental Performance Evaluation), Análise de fluxo de materiais e substâncias (Material and Substance Flow Analysis), Pegada ecológica, de água e de carbono (Ecological, Water and Carbon Footprints).
Tipologia das ferramentas: análise comparativa. Selecção de ferramentas em função do objectivo e âmbito de estudo; metodologia; resultado ou “produto” da ferramenta; pontos fortes, pontos fracos e exemplos de utilizadores finais. Utilização das ferramentas na avaliação de problemas ambientais.
Aulas teórico-práticas tutoriais: exposição dos conteúdos programáticos referidos no programa da disciplina. A exposição do programa será, sempre que possível, ilustrada por exemplos de casos de estudo.
Aulas teórico-práticas: Realização de trabalhos com apresentação oral e discussão. Os trabalho práticos focam as ferramentas de avaliação de problemas ambientais, incluindo um dos trabalhos, a identificação de soluções que possam auxiliar a tomada de decisão ambiental informada.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 50,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Elaboração de relatório/dissertação/tese | 56,00 |
Estudo autónomo | 50,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Total: | 162,00 |
De acordo com o regulamento em vigor na FEUP: O estudante cumpre a assiduidade se não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas da tipologia TP (teórico-prática).
São aplicadas as Normas Gerais de Avaliação.
Notas importantes:
- A classificação individual, de cada aluno, no exame final terá de ser igual ou superior a 10 em 20.
Estão dispensados das aulas TP os estudantes que realizaram, com sucesso, a componente de trabalhos práticos em ano letivo anterior, desde que cumprido o que consta no campo Observações.
Apenas é mantida a nota da componente prática (CF1), para efeitos de cálculo da nota final do estudante, nos casos em que a nota da componente prática tenha sido obtida, até no máximo, os dois últimos anos letivos que precedem o ano letivo corrente.
Por exemplo, para o ano letivo 24/25, as notas da componente prática anteriores a 22/23 não são consideradas para o cálculo da nota final do presente ano letivo.
Realização de trabalhos práticos (CF1) e exame final (CF2).
A classificação final (CF) será obtida pela soma das duas componentes segundo a fórmula:
(CF=0,5*CF1+0,5*CF2).
CF1= (40% TP 1) + (60% TP 2) onde,
TP1: (Elaboração de um relatório de trebalho em ACV usando o software SIMAPRO);
TP2: (Elaboração do Relatório + Apresentação oral).
CF2= Classificação de exame
Realização de um trabalho prático (CF1) e exame final (CF2).
A classificação final (CF) será obtida pela soma ponderada das duas componentes (CF=0,4CF1+0,6CF2).
CF1= (Relatório sem apresentação oral do trabalho). Identificação de um problema ambiental e realização de trabalho prático com utilização singular ou combinada das ferramentas visando a avaliação de problemas ambientais com elaboração de conclusões que possam auxiliar a tomada de decisão ambiental.
CF2= Classificação de exame
- A classificação individual em ambas as componentes CF1 e CF2 terá de ser igual ou superior a 10 em 20.
Realização de um trabalho prático (CF1) e exame final (CF2).
A classificação final (CF) será obtida pela soma ponderada das duas componentes (CF=0,4CF1+0,6CF2).
CF1= (Relatório sem apresentação oral do trabalho). Identificação de um problema ambiental e realização de trabalho prático com utilização singular ou combinada das ferramentas visando a avaliação de problemas ambientais com elaboração de conclusões que possam auxiliar a tomada de decisão ambiental.
CF2= Classificação de exame
- A classificação individual em ambas as componentes CF1 e CF2 terá de ser igual ou superior a 10 em 20.
Os alunos apenas se poderão propor fazer melhoria da classificação do exame final e não da componente distribuída da avaliação (realização dos trabalhos).
A melhoria da classificação é realizada através de um exame em época apropriada. A nota da componente prática (CF1) é considerada na avaliação final quando esta é realizada em época de recurso.
Apenas é mantida a nota da componente prática (CF1), para efeitos de cálculo da nota final do estudante, nos casos em que a nota da componente prática tenha sido obtida, até no máximo, os dois últimos anos letivos que precedem o ano letivo corrente.
Por exemplo, para o ano letivo 24/25, as notas da componente prática anteriores a 22/23 não são consideradas para o cálculo da nota final do presente ano letivo.