Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > L.EA025

Ferramentas de Decisão Ambiental

Código: L.EA025     Sigla: FDA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Naturais-Ciências do Ambiente

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle2324.up.pt/course/view.php?id=5800
Unidade Responsável: Secção de Ambiente e Bioengenharia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia do Ambiente

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L.EA 48 Plano Oficial 3 - 6 52 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Belmira de Almeida Ferreira Neto Regente

Docência - Horas

Teóricas: 3,00
Teórico-Práticas: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 3,00
Belmira de Almeida Ferreira Neto 3,00
Teórico-Práticas Totais 2 2,00
Gustavo Paias da Silva Torres Rangel 2,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2025-02-06.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Observações, Obtenção de frequência

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O Engenheiro do Ambiente necessita de utilizar ferramentas de base científica para avaliar o impacte associado a produtos, serviços ou funções. Existem várias ferramentas analíticas ou procedimentos que ajudam a fundamentar as decisões de índole ambiental. Esta u.c. apresenta aos estudantes ferramentas correntemente usadas na avaliação de impacte ambientais associados ao uso de recursos naturais e emissão de poluentes. São também apresentadas ferramentas que avaliam custos associados à mitigação da poluição.

São apresentadas aos estudantes as características das ferramentas: objetivos, metodologias, pontos fracos e fortes, resultados obtidos e limitações de cada ferramenta. São realçadas as vantagens de utilizações combinadas de várias ferramentas.

Objetivos específicos:  conhecimento de ferramentas de decisão ambiental e aquisição de competências para utilizar as ferramentas para desenhar soluções para fazer face a problemas ambientais e na previsão e prevenção desses problemas. Os estudantes tomam conhecimentos e aplicam as ferramentas a atividades ou produtos correntes em trabalhos realizados ao longo do semestre.

Os outros objetivos incluem a análise de incerteza, a solução e recomendação, a formulação de hipóteses, a visão sistémica de produtos / serviços, priorização e trade-offs, avaliação e ponderação na decisão.

Desenvolvimento de competências pessoais e sociais através de trabalhos de grupo, elaboração de relatórios e apresentações orais.

 

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes no final devem:

i) reconhecer e comparar as especificidades das diferentes ferramentas e ser capaz de as aplicar de modo a avaliar probelams ambientais específicos;

ii) distinguir as diferentes ferramentas e identificar as vantagens da sua utilização combinada;

iii) ser capaz de utilizar as ferramentas no design, implementação e operação de sistemas ambientais.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)


Conhecimentos básicos em engenharia do ambiente. Poluição atmosférica, poluição de água e gestão de resíduos e conservação de recursos naturais.

Programa

Introdução às ferramentas de suporte à decisão ambiental. As diversas ferramentas analíticas na decisão ambiental: Avaliação do ciclo de vida (Life Cycle Assessment), Análise custo-eficácia (Cost-effectiveness Analysis), Análise de sensibilidade (Sensitivity Analysis), Avaliação do desempenho ambiental (Environmental Performance Evaluation), Análise de fluxo de materiais e substâncias (Material and Substance Flow Analysis), Pegada ecológica, de água e de carbono (Ecological, Water and Carbon Footprints).

Tipologia das ferramentas: análise comparativa. Selecção de ferramentas em função do objectivo e âmbito de estudo; metodologia; resultado ou “produto” da ferramenta; pontos fortes, pontos fracos e exemplos de utilizadores finais. Utilização das ferramentas na avaliação de problemas ambientais.

Bibliografia Obrigatória

Williams E. Rees, Mathis Wackernagel, Phil Testemale; Our Ecological Footprint: Reducing Human Impact on the Earth , New Society Publishers , 1998. ISBN: 978-0865713123
Wrisberg, Nicoline 340; Analytical tools for environmental design and management in a systems perspective. ISBN: 0-4020-0626-8
Finnveden, G., Moberg, A., 2005. Environmental systems analysis tools an overview. Journal of Cleaner Production 13 1165-1173. ((pesquisar na base de dados da FEUP))
Baumann, Henrikke; The hitch hiker.s guide to LCA. ISBN: 91-44-02364-2 (Manual usado na Avaliação do Ciclo de Vida)

Bibliografia Complementar

• ISO 14040 (2006): Environmental management – Life Cycle Assessment – Principles and Framework., ISO, 2006 (Norma Internacional (existe na Biblioteca da FEUP))

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas tutoriais: exposição dos conteúdos programáticos referidos no programa da disciplina. A exposição do programa será, sempre que possível, ilustrada por exemplos de casos de estudo.

Aulas teórico-práticas: Realização de trabalhos com apresentação oral e discussão. Os trabalho práticos focam as ferramentas de avaliação de problemas ambientais, incluindo um dos trabalhos, a identificação de soluções que possam auxiliar a tomada de decisão ambiental informada.

Palavras Chave

Ciências Naturais > Ciências do ambiente
Ciências Tecnológicas > Engenharia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 56,00
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

De acordo com o regulamento em vigor na FEUP: O estudante cumpre a assiduidade se não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas da tipologia TP (teórico-prática).  



São aplicadas as Normas Gerais de Avaliação.

Notas importantes:
- A classificação individual, de cada aluno, no exame final terá de ser igual ou superior a 10 em 20.

Estão dispensados das aulas TP os estudantes que realizaram, com sucesso, a componente de trabalhos práticos em ano letivo anterior, desde que cumprido o que consta no campo Observações. 

Apenas é mantida a nota da componente prática (CF1), para efeitos de cálculo da nota final do estudante, nos casos em que a nota da componente prática tenha sido obtida, até no máximo, os dois últimos anos letivos que precedem o ano letivo corrente.

Por exemplo, para o ano letivo 24/25, as notas da componente prática anteriores a 22/23 não são consideradas para o cálculo da nota final do presente ano letivo.


Fórmula de cálculo da classificação final

Realização de trabalhos práticos (CF1) e exame final (CF2).

A classificação final (CF) será obtida pela soma das duas componentes segundo a fórmula:

(CF=0,5*CF1+0,5*CF2).

CF1= (40% TP 1) + (60% TP 2) onde,

TP1: (Elaboração de um relatório de trebalho em ACV usando o software SIMAPRO);
TP2: (Elaboração do Relatório + Apresentação oral).


CF2= Classificação de exame

Provas e trabalhos especiais

Realização de um trabalho prático (CF1) e exame final (CF2).

A classificação final (CF) será obtida pela soma ponderada das duas componentes (CF=0,4CF1+0,6CF2).

CF1= (Relatório sem apresentação oral do trabalho). Identificação de um problema ambiental e realização de trabalho prático com utilização singular ou combinada das ferramentas visando a avaliação de problemas ambientais com elaboração de conclusões que possam auxiliar a tomada de decisão ambiental.

CF2= Classificação de exame

- A classificação individual em ambas as componentes CF1 e CF2 terá de ser igual ou superior a 10 em 20.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

 

Realização de um trabalho prático (CF1) e exame final (CF2).

A classificação final (CF) será obtida pela soma ponderada das duas componentes (CF=0,4CF1+0,6CF2).

CF1= (Relatório sem apresentação oral do trabalho). Identificação de um problema ambiental e realização de trabalho prático com utilização singular ou combinada das ferramentas visando a avaliação de problemas ambientais com elaboração de conclusões que possam auxiliar a tomada de decisão ambiental.

CF2= Classificação de exame

- A classificação individual em ambas as componentes CF1 e CF2 terá de ser igual ou superior a 10 em 20.

Melhoria de classificação

Os alunos apenas se poderão propor fazer melhoria da classificação do exame final e não da componente distribuída da avaliação (realização dos trabalhos).
A melhoria da classificação é realizada através de um exame em época apropriada. A nota da componente prática (CF1) é considerada na avaliação final quando esta é realizada em época de recurso.

Observações

Apenas é mantida a nota da componente prática (CF1), para efeitos de cálculo da nota final do estudante, nos casos em que a nota da componente prática tenha sido obtida, até no máximo, os dois últimos anos letivos que precedem o ano letivo corrente.

Por exemplo, para o ano letivo 24/25, as notas da componente prática anteriores a 22/23 não são consideradas para o cálculo da nota final do presente ano letivo.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-06-14 às 07:40:55 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias