Introdução à Engenharia do Ambiente
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Naturais-Ciências do Ambiente |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
L.EA |
43 |
Plano Oficial |
1 |
- |
3 |
26 |
81 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Ao engenheiro do ambiente são solicitadas competências múltiplas associadas a uma boa gestão de recursos naturais e na identificação e implementação de tecnologias de mitigação da poluição para o solo, ar e água. O reconhecimento destas competências e a distinção das especificidades associadas às tecnologias de mitigação da poluição são essenciais durante a vida profissional do engenheiro do ambiente.
A u.c de Introdução à Engenharia do Ambiente tem como objetivo fornecer aos estudantes uma compreensão fundamental dos princípios, conceitos e práticas. Os objetivos específicos, visam preparar os alunos para compreender os desafios e as soluções associadas ao cuidado com o meio ambiente e a sustentabilidade. e incluem o seguinte:
- Consciencialização Ambiental: Promover a consciencialização sobre questões ambientais e os desafios enfrentados pelo planeta em termos de poluição, degradação ambiental, mudanças climáticas e escassez de recursos naturais.
- Sustentabilidade: Explorar os princípios da sustentabilidade e como eles se aplicam ao planejamento e ao desenvolvimento de projetos ambientais.
- Ética Profissional: Discutir questões éticas e responsabilidade social relacionadas à prática da engenharia ambiental
- Visita a instituições de relevância nacional em matéria de Ambiente: conhecer os processos de tratamento que integram os sistemas de gestão de residuos sólidos urbanos, de captação de água para abastecimento e de tratamento de águas residuais domésticas
- Trabalho em Equipa e Comunicação: Desenvolver habilidades de trabalho em equipa e comunicação para que os futuros engenheiros ambientais possam colaborar eficazmente com outras disciplinas e partes interessadas.
Resultados de aprendizagem e competências
Os estudantes no final desta u.c. são capazes de: Reconhecer e compreender os conceitos que estão na base das várias temáticas ambientais e distinguir as abordagens tecnológicas usadas na mitigação da poluição. Os estudantes adquirem conhecimentos sobre a terminologia técnica, tecnologias usadas em engenharia do ambiente e processos de tratamento e valorização de efluentes e residuos urbanos.
Devem ser capazes de compreender o funcionamento das mais relevantes unidades processuais constituintes de processos ambientais, em particular aquelas mais comuns em processos com interesse para a engenharia do ambiente. Relativamente a problemas de balanço de materiais, devem estar aptos para contabilizar variáveis e equações envolvidas, assim como determinar as especificações requeridas para que estes problemas tenham uma solução única e determinada.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não são necessários conhecimentos específicos prévios em engenharia do ambiente.
Programa
Esta u.c. está dividida em três partes:
Parte I: Introdução à Engenharia do ambiente
Lecionação de temas ambientais relevantes (ar, água, resíduos): análise e discussão de relevantes notícias ambinetais da atualidade.
Parte II: Palestras sobre diversos temas ambientais
São convidados oradores para realizarem palestras sobre diversos temas ambientais, ex: energia, ciclo urbano da água, resíduos sólidos urbanos, poluição atmosférica, microplásticos, ruído ambiental. Nestas sessões são aprsentadas aos estudantes conceitos básicos sobre gestão ambiental, despertando-lhes a motivação e o sentido crítico, esclarecendo-os sobre aspectos da atividade profissional futura. Desenvolver capacidades inter-pessoais: trabalho em grupo e comunicação.
Parte III: Balanço de Materiais
Compreender processos químicos, diagramas processuais, unidades processuais. Formular e resolver problemas de balanço de materiais.
É realizada uma visita de estudo, de um dia, a duas relevantes instalações no panorama nacional.
Bibliografia Obrigatória
João Carvalho Bastos; Introdução à Engenharia do Ambiente: Módulo Balanços Materiais, 2012 (Apontamentos das aulas teórico-práticas e práticas.)
Belmira Neto | João Pedro Matos Fernandes; Introdução à Engenharia do Ambiente (Parte I, Parte II e Prate III: São depositados na plataforma Moodle da u.c. os materiais usados nas aulas. A bibliografia principal inclui os diapositivos e outra informação disponibilizada pelos docentes relativa às palestras. )
Observações Bibliográficas
Parte I, Parte II e Prate III: São depositados na plataforma Moodle da u.c. os materiais usados nas aulas. A bibliografia principal inclui os diapositivos e outra informação disponibilizada pelos docentes relativa às palestras.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A Parte I (Introdução à Engenharia do Ambiente) é expositiva dando lugar à discussão e reflexão. Para as palestras (Parte II) são convidados oradores externos, de outras Faculdades e Universidades, Câmaras Municipais, Empresas com actividade na área ambiental, Associações Profissionais, Orgãos da Administração Central e Regional. São também convidados ex-alunos do Curso de Engenharia do Ambiente da FEUP de modo a testemunhar, junto dos futuros colegas, os seus percursos profissionais.
Na parte III (Balanços de Materiais) existem aulas teórico-práticas para exposição da matéria e aulas práticas para resolução de problemas.
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia ambiental
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de simulação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
75,00 |
Trabalho escrito |
25,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
30,00 |
Frequência das aulas |
42,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Total: |
102,00 |
Obtenção de frequência
Aplicam-se as regras em vigor na FEUP para o regime de faltas;
Em caso de nova inscrição (por reprovação), considera-se que o estudante não tem de repetir os componentes a que tenha obtido nota positiva (embora o possa fazer se pretender melhoria de nota).
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final, CF, é calculada pela fórmula:
Classificação final, CF = 0,50 x M1+ 0,25 x M2 + 0,25 x M3
onde:
M1 - Parte I: Nota de questões de aula + mini-teste (50%)
M2 - Parte II: Nota do póster e apresentação (25%)
M3 - Parte III: Nota do mini-teste de Balanços de Materiais (25%)
- O estudante aprova à u.c. se CF ≥ 10, desde que todas componentes (M1, M2 e M3) sejam ≥ 6,5.
- O póster é elaborado com base numa vista de estudo de 1 dia. Os estudantes ausentes na visita terão de realizar um teste de avaliação (em data a combinar) com foco nos conhecimentos adquiridos em relação às instituições e processos nelas praticados. Nestes casos a componente M2 é calculada do seguinte modo:
M2 - Parte II (25%): Nota do póster e apresentação (30%) + nota teste (70%)
Os estudantes que se verifique que não estão inscritos da uc (ex. 2ª e 3ª fases), aquando da realização das questões de aula da componente M1, estão isentos da sua realização. Neste caso a nota desta componente de avaliação de M1 é dada pelas questões de aula realizadas por cada estudante.
Provas e trabalhos especiais
A avaliação de casos especiais é feita por exame (75%) e relativo às componentes M1 e M3 e uma apresentação (25%) resultado de um trabalho de pesquisa sobre um processo de tratamento, incluindo por exemplo, os sistemas de gestão de residuos sólidos urbanos, de captação de água para abastecimento e de tratamento de águas residuais domésticas
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
A avaliação de casos especiais é feita por exame (75%) onde são avaliados os conhecimentos das componentes M1 e M3 e uma apresentação (25%) resultado de um trabalho de pesquisa sobre um processo de tratamento, incluindo por exemplo, os sistemas de gestão de residuos sólidos urbanos, de captação de água para abastecimento e de tratamento de águas residuais domésticas.
Melhoria de classificação
A melhoria da nota dos exames apenas poderá ser realizada na época de recurso e apenas para as componentes de avaliação M1 e M3. Estas podem ser realizadas individualmente ou em conjunto.
Observações