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Introdução à Engenharia do Ambiente

Código: L.EA002     Sigla: IEA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Naturais-Ciências do Ambiente

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Ambiente e Bioengenharia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia do Ambiente

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L.EA 43 Plano Oficial 1 - 3 26 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Belmira de Almeida Ferreira Neto Regente

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 4,00
Luísa Manuela Madureira Andrade Silva 1,00
Belmira de Almeida Ferreira Neto 1,00
João Pedro Soeiro de Matos Fernandes 2,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2024-09-20.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Avaliação especial, Componentes de Avaliação e Ocupação, Programa, Obtenção de frequência

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Ao engenheiro do ambiente são solicitadas competências múltiplas associadas a uma boa gestão de recursos naturais e na identificação e implementação de tecnologias de mitigação da poluição para o solo, ar e água. O reconhecimento destas competências e a distinção das especificidades associadas às tecnologias de mitigação da poluição são essenciais durante a vida profissional do engenheiro do ambiente.
A u.c de Introdução à Engenharia do Ambiente tem como objetivo fornecer aos estudantes uma compreensão fundamental dos princípios, conceitos e práticas. Os objetivos específicos,  visam preparar os alunos para compreender os desafios e as soluções associadas ao cuidado com o meio ambiente e a sustentabilidade. e incluem o seguinte:



  1. Consciencialização Ambiental: Promover a consciencialização sobre questões ambientais e os desafios enfrentados pelo planeta em termos de poluição, degradação ambiental, mudanças climáticas e escassez de recursos naturais.

  2. Sustentabilidade: Explorar os princípios da sustentabilidade e como eles se aplicam ao planejamento e ao desenvolvimento de projetos ambientais.

  3. Ética Profissional: Discutir questões éticas e responsabilidade social relacionadas à prática da engenharia ambiental

  4. Visita a instituições de relevância nacional em matéria de Ambiente: conhecer os processos de tratamento que integram os sistemas de gestão de residuos sólidos urbanos, de captação de água para abastecimento e de tratamento de águas residuais domésticas

  5. Trabalho em Equipa e Comunicação: Desenvolver habilidades de trabalho em equipa e comunicação para que os futuros engenheiros ambientais possam colaborar eficazmente com outras disciplinas e partes interessadas.


 





 

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes no final desta u.c. são capazes de: Reconhecer e compreender os conceitos que estão na base das várias temáticas ambientais e distinguir as abordagens tecnológicas usadas na mitigação da poluição. Os estudantes adquirem conhecimentos sobre a terminologia técnica, tecnologias usadas em engenharia do ambiente e processos de tratamento e valorização de efluentes e residuos urbanos. 

Devem ser capazes de compreender o funcionamento das mais relevantes unidades processuais constituintes de processos ambientais, em particular aquelas mais comuns em processos com interesse para a engenharia do ambiente. Relativamente a problemas de balanço de materiais, devem estar aptos para contabilizar variáveis e equações envolvidas, assim como determinar as especificações requeridas para que estes problemas tenham uma solução única e determinada. 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não são necessários conhecimentos específicos prévios em engenharia do ambiente.

Programa


Esta u.c. está dividida em três partes:

Parte I: Introdução à Engenharia do ambiente

Lecionação de temas ambientais relevantes (ar, água, resíduos): análise e discussão de relevantes notícias ambinetais da atualidade. 

Parte II: Palestras sobre diversos temas ambientais

São convidados oradores para realizarem palestras sobre diversos temas ambientais, ex: energia, ciclo urbano da água, resíduos sólidos  urbanos, poluição atmosférica, microplásticos, ruído  ambiental. Nestas sessões são aprsentadas aos estudantes conceitos básicos sobre gestão ambiental, despertando-lhes a motivação e o sentido crítico, esclarecendo-os sobre aspectos da atividade profissional futura. Desenvolver capacidades inter-pessoais: trabalho em grupo e comunicação.


Parte III: Balanço de Materiais

Compreender processos químicos, diagramas processuais, unidades processuais. Formular e resolver problemas de balanço de materiais.

É realizada uma visita de estudo, de um dia, a duas relevantes instalações no panorama nacional.

Bibliografia Obrigatória

João Carvalho Bastos; Introdução à Engenharia do Ambiente: Módulo Balanços Materiais, 2012 (Apontamentos das aulas teórico-práticas e práticas.)
Belmira Neto | João Pedro Matos Fernandes; Introdução à Engenharia do Ambiente (Parte I, Parte II e Prate III: São depositados na plataforma Moodle da u.c. os materiais usados nas aulas. A bibliografia principal inclui os diapositivos e outra informação disponibilizada pelos docentes relativa às palestras. )

Observações Bibliográficas

Parte I, Parte II e Prate III: São depositados na plataforma Moodle da u.c. os materiais usados nas aulas. A bibliografia principal inclui os diapositivos e outra informação disponibilizada pelos docentes relativa às palestras. 

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A Parte I (Introdução à Engenharia do Ambiente) é expositiva dando lugar à discussão e reflexão. Para as palestras (Parte II) são convidados oradores externos, de outras Faculdades e Universidades, Câmaras Municipais, Empresas com actividade na área ambiental, Associações Profissionais, Orgãos da Administração Central e Regional. São também convidados ex-alunos do Curso de Engenharia do Ambiente da FEUP de modo a testemunhar, junto dos futuros colegas, os seus percursos profissionais.


Na parte III (Balanços de Materiais) existem aulas teórico-práticas para exposição da matéria e aulas práticas para resolução de problemas. 

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia ambiental
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de simulação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 75,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 102,00

Obtenção de frequência

Aplicam-se as regras em vigor na FEUP para o regime de faltas;
Em caso de nova inscrição (por reprovação), considera-se que o estudante não tem de repetir os  componentes a que tenha obtido nota positiva (embora o possa fazer se pretender melhoria de nota). 


Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final, CF, é calculada pela fórmula:

Classificação final, CF = 0,50 x M1+ 0,25 x M2 + 0,25 x M3


onde:


M1 - Parte I: Nota de questões de aula + mini-teste (50%)
M2 - Parte II: Nota do póster e apresentação (25%)

M3 - Parte III: Nota do mini-teste de Balanços de Materiais (25%)

 

- O estudante aprova à u.c. se CF ≥ 10, desde que todas componentes (M1, M2 e M3) sejam ≥ 6,5.

- O póster é elaborado com base numa vista de estudo de 1 dia. Os estudantes ausentes na visita terão de realizar um teste de avaliação (em data a combinar) com foco nos conhecimentos adquiridos em relação às instituições e processos nelas praticados. Nestes casos a componente M2 é calculada do seguinte modo: 

M2 - Parte II (25%): Nota do póster e apresentação (30%) + nota teste (70%)


Os estudantes que se verifique que não estão inscritos da uc (ex. 2ª e 3ª fases), aquando da realização das questões de aula da componente M1, estão isentos da sua realização. Neste caso a nota desta componente de avaliação de M1 é dada pelas questões de aula realizadas por cada estudante.  


Provas e trabalhos especiais

A avaliação de casos especiais é feita por exame (75%) e relativo às componentes M1 e M3 e uma apresentação (25%) resultado de um trabalho de pesquisa sobre um processo de tratamento, incluindo por exemplo, os sistemas de gestão de residuos sólidos urbanos, de captação de água para abastecimento e de tratamento de águas residuais domésticas

Trabalho de estágio/projeto


Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação de casos especiais é feita por exame (75%) onde são avaliados os conhecimentos das componentes M1 e M3 e uma apresentação (25%) resultado de um trabalho de pesquisa sobre um processo de tratamento, incluindo por exemplo, os sistemas de gestão de residuos sólidos urbanos, de captação de água para abastecimento e de tratamento de águas residuais domésticas.

Melhoria de classificação

A melhoria da nota dos exames apenas poderá ser realizada na época de recurso e apenas para as componentes de avaliação M1 e M3. Estas podem ser realizadas individualmente ou em conjunto.

Observações

 

 

 

 

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