Código: | L.EQ026 | Sigla: | ERII |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Tecnológicas (Engenharia Química) |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Química e Biológica |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Engenharia Química |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L.EQ | 103 | Plano de estudos oficial | 3 | - | 6 | 52 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Luís Miguel Palma Madeira | Regente |
Ana Mafalda Almeida Peixoto Ribeiro | Regente |
Teórico-Práticas: | 4,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórico-Práticas | Totais | 1 | 4,00 |
Ana Mafalda Almeida Peixoto Ribeiro | 2,00 | ||
Luís Miguel Palma Madeira | 2,00 |
Fornecer métodos de escolha, análise, projeto e operação de reatores químicos reais com destaque para caraterização da hidrodinâmica e micromistura (teoria da distribuição de tempos de residência), balanços energéticos e reações complexas.
Espera-se que os estudantes fiquem aptos a fazer diagnóstico de funcionamento de reatores reais, avaliar o desempenho de reatores não isotérmicos e reatores com reações múltiplas.
Projeto de reatores para reações complexas: rendimento e seletividade. Reatores não isotérmicos e não adiabáticos. Balanço energético em reatores fechado, RPA e RP. Reatores adiabáticos. Estratégias de associação de reatores.
Reatores químicos reais: hidrodinâmica, transferência de massa/calor, reação química. Teoria da Distribuição de Tempos de Residência (DTR). Noções de idade, esperança de vida e tempo de residência. Distribuições de idades, de tempos de residência e função intensidade. Metodologia de tracers: curvas F e C de Danckwerts. Relação entre a DTR e as curvas F e C. Diagnóstico de funcionamento de reatores. Previsão da conversão em reatores reais. Segregação total e mistura máxima. Equação de Zwietering. Modelos de escoamento não ideais: modelos de reatores em cascata e de pistão difusional. Aplicação da DTR em Engenharia Química, farmacocinética e ambiente.
Aulas de exposição com ênfase na aquisição de conhecimentos e competências em temáticas relacionadas com o estudo de reatores químicos e suportada por problemas concretos, incluindo simulação de reatores.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 0,00 |
Teste | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 106,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Total: | 162,00 |
NOTA FINAL = 0.5 teste 1 + 0.5 teste 2 OU exame final.
O teste 1 incidirá sobre as matérias de i) projeto de reatores para reações complexas e ii) reatores químicos não isotérmicos; o teste 2 incidirá sobre as matérias de iii) reatores químicos reais (teoria da distribuição de tempos de residência).
Fica ao critério dos estudantes, incluindo os que já têm frequência, fazer os testes ou exame final (que incidirá sobre todas as matérias).
NOTA: Após conhecidos os resultados do teste 1, os estudantes podem optar por fazer o teste 2 ou o exame (que decorrerão na mesma data, na época normal de exames – 1ª chamada); na época de recurso não existe tal possibilidade – avaliação apenas por exame.
N/A
Por exame
Por exame (época de recurso).
NOTA: Os estudantes que pretendam podem efetuar melhoria de classificação por exame uma única vez até à época de recurso do ano letivo subsequente àquela em que obtiveram aprovação.
O exame final tem a duração de 2 horas sem consulta.