Seminários em Competências Transversais
Ficha provisória
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Competências Transversais |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
L.EQ |
64 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
1,5 |
13 |
40,5 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O estudante que complete com sucesso esta unidade curricular (UC) deverá ser capaz de:
OA1. Conhecer as principais técnicas de estudo, de resolução de problemas e de tomada de decisão;
OA2. Saber os requisitos necessários para trabalho em equipa;
OA3. Adquirir competências relacionadas com desenvolvimento organizacional e de desempenho, técnicas de escrita,
comunicação e apresentação;
OA4. Adquirir conhecimentos básicos de empreendedorismo e sustentabilidade.
Resultados de aprendizagem e competências
Nesta unidade curricular pretende-se que os estudantes adquiram, numa fase inicial do seu percurso académico, um
conjunto de competências transversais úteis para o desempenho das atividades enquanto estudantes e
posteriormente no desenvolvimento profissional, bem como a familiarização com conceitos relacionados com
desenvolvimento pessoal, empreendedorismo, sustentabilidade e investigação em Engenharia Química. A unidade
curricular está organizada e orienta os estudantes para a aquisição desses conhecimentos na forma de seminários
com personalidades a convidar.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Seminários:
O que faz um Eng. Químico
Tecnicas de comunicação
Trabalho em equipa
Criatividade, Inovação e Empreendedorismo – três variáveis de uma mesma equação
Gestão de tempo e organização.
Resiliêcnia e gestão do stress
Sustentabilidade
Ludificação da aprendizagem
Bibliografia Obrigatória
Docentes da unidade curricular; Apontamentos fornecidos pelos vários docentes/convidados ao longo do semestre.
Bibliografia Complementar
Institution of Chemical Engineers;
Communication skills for engineers and scientists. ISBN: 0-85295-354-2
Joan van Emden;
Presentation skills for students. ISBN: 978-0-230-24304-0
B. A. Griffith, E.B. Dunham;
Working in Teams: Moving From High Potential to High Performance;, SAGE Publications, Inc., 2015
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Seminários relacionados com os vários temas dos conteúdos programáticos. Utilização de metodologias de aprendizagem ativa em alguns seminários.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
40,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
1,00 |
Estudo autónomo |
14,00 |
Frequência das aulas |
13,00 |
Trabalho escrito |
12,50 |
Total: |
40,50 |
Obtenção de frequência
Presença nos seminários.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distribuída sem exame final.
Nota Final = 50% – Relatórios semanais (4) + 50% (Slides + Apres)
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica.
Melhoria de classificação
Não se aplica.