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Química II

Ficha provisória
Código: L.EQ009     Sigla: QII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Química

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Química e Biológica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L.EQ 68 Plano de estudos oficial 1 - 6 60,5 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Joaquim Luís Bernardes Martins de Faria Regente

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Teórico-Práticas: 1,50
Práticas Laboratoriais: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Joaquim Luís Bernardes Martins de Faria 2,00
Teórico-Práticas Totais 3 4,50
Cláudia Sofia Castro Gomes da Silva 4,50
Práticas Laboratoriais Totais 5 7,50
Helena Isabel Sousa Passos 3,46
Helena Maria Vieira Monteiro Soares 2,31

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

Esta unidade curricular complementa a Química I, e destina-se a cobrir os princípios básicos, tópicos atuais e aplicações contemporâneas da química. Visa adquirir conhecimento atualizado sobre os fundamentos e aplicações de química e das teorias científicas na sua base.

Resultados de aprendizagem e competências

O estudante deve ser capaz de planear, executar, registar e analisar os resultados de experiências químicas simples. Ser capaz de usar a instrumentação básica e as técnicas clássicas, para conceber experiências simples, e para registar corretamente os seus resultados. Deve ganhar experiência na resolução de problemas, aplicação de pensamento crítico e raciocínio analítico. E, ser capaz de identificar e resolver problemas de química.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Química e Energia.
2. Entropia e Segunda Lei da Termodinâmica.
3. Cinética Química.
4. Equilíbrio Químico.
5. Electroquímica e Corrosão.
6. Química Nuclear.

Bibliografia Obrigatória

Theodore Brown, Catherine Murphy, Bruce Bursten, Matthew Stoltzfus, H. Lemay e Patrick Woodward; Chemistry: The Central Science In Si Units Plus Pearson Mastering Chemistry With Pearson Etext, 15th Global Edition, Pearson Education Limited, 2021. ISBN: 9781292407609

Bibliografia Complementar

José A. Martinho Simões, Miguel A. R. Botas Castanho, Isabel M. S. Lampreia, Fernando J. V. Santos, Carlos A. Nieto de Castro, M. Teresa Pamplona, Manuel E. Minas da Piedade; Guia do Laboratório de Química e Bioquímica, 3ª edição, LIDEL, 2017. ISBN: 978-989-752-208-6

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico baseadas na apresentação das matérias, na discussão e na resolução de problemas.
Aulas teórico-práticas baseadas na discussão e resolução numérica de exercícios.
Aulas práticas laboratoriais de ensaios e demonstração

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 75,00
Trabalho laboratorial 20,00
Participação presencial 5,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 101,50
Frequência das aulas 45,50
Trabalho laboratorial 15,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

De acordo com as Normas Gerais de Avaliação (NGA) establecidas na FEUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação Final = 0,45 [Teste A] + 0,30 [Teste B] + 0,20 [Labs] + 0,05 [AutoA]

[Teste A], [Teste B]: A ponderação dos testes é 45%+30% (para 75% da classificação final), qualquer que seja o resultado que melhor beneficia o estudante. Para aprovação é necessário um mínimo de 5 (em 20) em cada um dos testes. Os estudantes podem repetir um dos testes à escolha na época de recurso, mas não ambos. Não há exame global de recurso.

[Labs]: A componente laboratorial incide sobre as aulas práticas laboratoriais e as experiências aí realizadas, para 20 % da classificação final, distribuída por componentes internas de acordo com o indicado pelo docente responsável (p. ex., decurso da sessão laboratorial, registo e análise dos resultados, relatório e questionário). Não há classificação mínima para aproveitamento, mas todas as experiências têm de ser realizadas e todos os respetivos elementos de avaliação cumpridos.

[AutoA]: Trabalhos de casa e elementos adicionais de avaliação; inclui a assiduidade às aulas teórico-práticas. A assiduidade será contabilizada em termos do número de faltas, de acordo com o Regulamento Geral para Avaliação de discentes em vigor. Excedido o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas teórico-práticas, será atribuído zero a esta componente.

São aprovados os estudantes com Classificação Final (inteira) igual ou superior a 10 valores.

Provas e trabalhos especiais

A definir se aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Efetuada mediante prova adequada, baseada em exame nas épocas apropriadas. Trabalhadores-estudantes poderão solicitar um esquema de avaliação baseado num exame prático e num exame final escrito. Tal situação deverá ser requerida junto do Regente no início do semestre, mesmo para os alunos que já possuam aproveitamento à componente laboratorial. O exame prático consistirá numa avaliação laboratorial com 3 horas de duração nos moldes e horário a combinar com o docente. Incidirá aleatoriamente sobre um ou mais dos trabalhos experimentais em atividade e implicará obrigatoriamente manipulação experimental e realização de um relatório sobre a mesma, além de outros meios de avaliação que se julguem necessários. O exame escrito terá lugar durante a época regular de exames, na mesma data dos restantes estudantes. A matéria do exame escrito incide detalhadamente sobre toda a matéria incluída no programa em vigor para a unidade curricular, incluindo questões escritas sobre a componente laboratorial. São aprovados os estudantes com Classificação Final (inteira) igual ou superior a 10 valores.

Melhoria de classificação

Os estudantes que obtenham aprovação podem requerer a melhoria da nota de um dos testes (mas não os dois) na época de recurso. Não é possível melhorar as componentes [Labs] e [AutoA].

Observações

A consulta desta ficha deve ser complementada com a leitura do programa de estudos detalhado e das informações gerais da disciplina disponíveis na página SIGARRA e MOODLE correspondente. Todos os casos omissos devem ser submetidos à apreciação do docente responsável pela unidade curricular, que se regerá pelas Normas Gerais de Avaliação (NGA) em vigor.
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