Código: | L.EGI025 | Sigla: | IO |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Estatística e Investigação Operacional |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://sites.google.com/gcloud.fe.up.pt/io-legi |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia e Gestão Industrial |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L.EGI | 115 | Plano Oficial do ano letivo | 3 | - | 6 | 52 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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José Fernando da Costa Oliveira | Regente |
Teóricas: | 2,00 |
Teórico-Práticas: | 2,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teóricas | Totais | 1 | 2,00 |
José Fernando da Costa Oliveira | 2,00 | ||
Teórico-Práticas | Totais | 4 | 8,00 |
Catarina Moreira Marques | 2,00 | ||
José Fernando da Costa Oliveira | 2,00 | ||
Maria João Martins dos Santos | 4,00 |
CONTEXTO
Esta unidade curricular centra-se na aplicação de métodos analíticos para uma melhor tomada de decisão e fornece aos estudantes ferramentas de modelação e otimização que serão extremamente úteis na abordagem e resolução de problemas organizacionais. Para além disso, aborda conceitos relacionados com a gestão da incerteza em vários contextos organizacionais (indústria e serviços). Enfatiza ainda a importância da sustentabilidade, integrando os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, de forma a garantir que as soluções propostas contribuem para um futuro mais sustentável e equitativo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
O objetivo principal desta unidade curricular é desenvolver competências para analisar uma vasta gama de situações do mundo real através da criação de modelos. Estas competências baseiam-se na identificação do problema-chave numa situação não estruturada, no desenvolvimento de um quadro para o analisar e abordar, e na aplicação de métodos analíticos para o resolver.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Dotar os estudantes das competências necessárias para:Esta unidade curricular contribuirá para a aquisição, por parte dos estudantes, das seguintes competências, de acordo com a nomenclatura CDIO:
1. Conhecimento Técnico e Raciocínio
1.1. Adquirir com a necessária proficiência conhecimentos de ciências básicas e ser capaz de os utilizar na formulação, resolução e discussão de problemas da sua área de formação;
Os conteúdos da unidade curricular constroem sobre conhecimentos de Álgebra, Análise Matemática e Probabilidades e Estatística, organizando-os, desenvolvendo-os e aplicando-os num contexto de apoio à resolução de problemas de decisão. Por natureza estes conhecimentos são transversais a todas as áreas de Engenharia e pertencem às suas ciências básicas. Durante as aulas há a preocupação de usar exemplos e casos da área científica do curso onde os estudantes estão envolvidos, fazendo a ponte entre as ciências básicas e a área de formação específica do curso.
Para além disso os estudantes são incentivados a integrar nas suas análises e formulações de problemas considerações sobre sustentabilidade e alinhadas com os ODS.
Todos os elementos de avaliação usados na unidade curricular endereçam a avaliação destas competências.
2. Capacidades e Atitudes Pessoais e Profissionais
2.1. Raciocínio em engenharia e resolução de problemas
A metodologia de ensino e os seus conteúdos podem ser descritos precisamente por estes pontos. Assim, a formulação de problemas de acordo com cada um dos modelos estudados ao longo da unidade curricular, a sua modelização e resolução são uma atividade permanente ao longo da aprendizagem. A análise qualitativa é particularmente tratada na análise de sensibilidade, enquanto a incerteza é abordada em Filas de Espera e em Teoria da Decisão.
Todos os elementos de avaliação usados na unidade curricular endereçam a avaliação destas competências.
2.2 Experimentação e descoberta do conhecimento
2.3 Pensamento sistémico
O endereçamento destas competências é de algum modo indireto, podendo ser mais diretamente descritas como:
A formulação e modelização de problemas, que implica a identificação da família de modelos aplicável, o desenvolvimento de modelos originais e a sua avaliação, contribui claramente para estas competências. Novamente os tópicos relacionados com análise de sensibilidade contribuem para o entendimento de conceitos relacionados com "trade-offs" e balanceamento.
Os estudantes serão encorajados a considerar as implicações das suas decisões em termos de sustentabilidade, especificamente o impacto dos seus modelos e soluções em áreas tais como a saúde, educação, igualdade e a preservação do meio ambiente.
Todos os elementos de avaliação usados na unidade curricular endereçam a avaliação destas competências.
Os objetivos de aprendizagem estão relacionados com as competências (saberes, competências e atitudes que os estudantes devem possuir) e exprimem-se como declarações sobre as coisas que os estudantes que frequentam com sucesso a unidade curricular devem ser capazes de fazer, explicar, calcular, deduzir, projetar, etc...
Para todos os tópicos programáticos, junto aos materiais pedagógicos de apoio à aprendizagem, estão disponíveis objetivos de aprendizagem muito detalhados.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 70,00 |
Exame | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 110,00 |
Frequência das aulas | 52,00 |
Total: | 162,00 |
Para terem frequência à unidade curricular os estudantes deverão obter a classificação mínima de 4 valores (dos 14 valores possíveis) na componente de avaliação distribuída (micro-exercícios e teste intermédio).
Micro-exercícios a realizar no fim de cada aula.
Os micro-exercícios serão corrigidos e classificados numa escala de 0 a 100%.
Os resultados serão discutidos individualmente com cada estudante.
Teste intermédio
Teste intermédio será corrigido e classificado numa escala de 0 a 4 valores.Os resultados serão discutidos com os estudantes.
Não se aplica
Os estudantes poderão melhorar independentemente cada uma das componentes de avaliação na época de recurso: