Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Formação regular da Biblioteca |fevereiro a maio
Você está em: Início > José Fernando Oliveira
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

José Fernando Oliveira

Fotografia de José Fernando da Costa Oliveira
Nome: José Fernando da Costa Oliveira Ligação à página pessoal de José Fernando da Costa Oliveira
Sigla: JFO
Estado: Ativo
https://www.authenticus.pt/R-000-8A1
http://orcid.org/0000-0002-4061-1311
Chave de associação FCT: J010969XYE6
Email Institucional: jfo@fe.up.pt
Telefone: 22 508 1780
Telf.Alt.: 220413372, 220414566
Voip: 3372
Extensão Telefónica: 3372, 4566
Salas: I211 , L219

Funções

Categoria: Professor Catedrático
Carreira: Pessoal Docente de Universidades
Grupo profissional: Docente
Departamento: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial

Cargos

Cargo Data de Início
Membro do Conselho Geral 2017-06-30
Membro do Conselho Científico 2019-03-04
Diretor de Departamento Departamento de Engenharia e Gestão Industrial 2019-01-03
Presidente do Conselho de Departamento Departamento de Engenharia e Gestão Industrial 2019-01-03
Membro do Conselho de Departamento Departamento de Engenharia e Gestão Industrial 2018-11-19
Presidente da Comissão Executiva Departamento de Engenharia e Gestão Industrial 2019-01-03
Membro da Comissão Cientifica Programa Doutoral em Engenharia e Gestão Industrial 2016-02-01
Docente Responsável de Curso de Educação contínua Competências transversais para a engenharia: formação pedagógica 2014-11-20

Apresentação Pessoal

A minha área de investigação principal é a Investigação Operacional e os Métodos Quantitativos aplicados à Gestão. Neste âmbito, a área de aplicação principal são os problema de Cortes e Empacotamentos enquanto, do ponto de vista das técnicas, a minha investigação está centrada na utilização e desenvolvimento de abordagens baseadas em metaheurísticas e sua hibridização com métodos baseados em Programação Matemática.

Os problemas de Cortes e Empacotamentos são, na sua maioria, problemas de optimização combinatória NP-difíceis e ocorrem em vários contextos práticos sempre que peças grandes de matéria-prima tenham que ser cortadas em peças mais pequenas ou, alternativamente, itens pequenos tenham que ser empacotados dentro de um contentor maior, de forma a que o desperdício, de matéria-prima ou espaço, seja minimizado. Estes problemas incluem difíceis restrições geométricas na sua camada de optimização.

Também trabalhei em problemas de determinação de rotas de veículos, especialmente na integração destes problemas com o planeamento da carga dos camiões. A minha investigação em problemas de sequenciamento e de determinação de lotes em contextos industriais deriva fundamentalmente do meu trabalho com metaheurísticas e otimização.

Nos último anos tenho dado especial atenção a vários problemas que ocorrem no setor dos transportes, em particular no transporte de carga. Assim, nos quadros conceptuais para avaliar e garantir a estabilidade da carga, quer estática quer dinâmica, distribuição do peso e outros importantes objetivos no transporte rodoviário, foram desenvolvidos, implementados e testados. Outra importante linha de investigação está relacionada com a indústria do aluguer automóvel, onde a integração da definição de preços com o planeamento de frota foi abordada numa perspetiva de gestão de receita.

Tenho trabalhado também na utilização dos métodos quantitativos providenciados pela Investigação Operacional no apoio à decisão na gestão de instituições do ensino superior, o que inclui a avaliação institucional e de recursos humanos, "benchmarking", sustentabilidade e modelos de avaliação de carga e desempenho.

Google Citation Profile

Curriculum Vitae resumido

Investigação

Categoria: Membro Integrado
Centro de Investigação e Desenvolvimento: INESC TEC - INESC Tecnologia e Ciência
Instituto de Interface: Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-04-20 às 07:56:43 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais