Código: | PDERPQ005 | Sigla: | GEA |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Engenharia Química |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Química |
Curso/CE Responsável: | Programa Doutoral em Engenharia da Refinação, Petroquímica e Química |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
EAERPQ | 0 | Plano de Estudos Oficial 2010/11 | 1 | - | 6 | 80 | 162 |
PDERPQ | 4 | Plano de estudos oficial a partir de 2009/10 | 1 | - | 6 | 80 | 162 |
Teóricas: | 4,00 |
Orientação Tutorial: | 4,00 |
Pretende-se efetuar a revisão e o aprofundamento dos conceitos relacionados com a gestão ambiental em particular ao nível das metodologias de análise ciclo de vida e do tratamento de efluentes líquidos e gasosos.
Pretende-se ainda ao nível de gestão energética fazer uma análise das fontes energéticas alternativas e retomar os conceitos de integração de processos com enfoque em casos concretos da prática industrial.
Pretende dar-se uma visão das ferramentas conceptuais e informáticas disponíveis para efetuar uma gestão energética e ambiental eficiente.
Os formandos terão a oportunidade de utilizar aplicações informáticas, como por exemplo o FIE2PI e outras aplicações específicas.
Desenvolvimento de capacidade de análise e síntese.
Desenvolvimento de capacidade de raciocínio crítico.Módulo A – Gestão de ambiente
1.Conceitos gerais de tratamento de água e de efluentes líquidos.
2.Processos de tratamento de água e de efluentes líquidos.
3.Introdução à gestão ambiental.
4.Métricas de sustentabilidade.
5.Remoção de micropoluentes inorgânicos e orgânicos.
6.Análise de ciclo de vida (LCA).
7.Instrumentos de gestão ambiental (Normas ISO14000).
8.Efluentes gasosos: separação gás-sólido.
Módulo E – Gestão de energia
1.Eficiência energética das organizações através da implementação da norma de referência ISO 50001.
2.Energias renováveis para a produção de energia elétrica.
3.Integração de processos. Conceitos básicos da análise do ponto de estrangulamento.
4.Rede com Máxima Energia Recuperada (MER).
5.Evolução da rede MER.
6.Integração energética avançada. Análise de cenários.
7.Intensificação de processos
As aulas teóricas serão usadas para exposição das principais conceitos e metodologias aplicados à gestão de energia e ambiente. Uma componente fundamental da aprendizagem corresponderá à aplicação das técnicas abordadas em diversos problemas de natureza prática, para as quais os estudantes deverão usar aplicações computacionais apropriadas.
Avaliação (CF)
A avaliação tem duas componentes de igual peso: Seminário (S) e o Teste (T). Os estudantes podem escolher realizar o teste perfil Ambiente (A) ou perfil Energia (E). O Seminário surge como um complemento a cada um destes estes perfis, isto é, se o estudante escolhe fazer um teste perfil A terá de fazer o Seminário na temática de Energia (e vice-versa)
Nota mínima no teste = 9, na escala de 0 a 20.
CF=0.5S+ 0.5TDesignação | Peso (%) |
---|---|
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese | 50,00 |
Teste | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Frequência das aulas | 40,00 |
Total: | 40,00 |
Avaliação (CF)
A avaliação tem duas componentes de igual peso: Seminário (S) e o Teste (T). Os estudantes podem escolher realizar o teste perfil Ambiente (A) ou perfil Energia (E). O Seminário surge como um complemento a cada um destes estes perfis, isto é, se o estudante escolhe fazer um teste perfil A terá de fazer o Seminário na temática de Energia (e vice-versa)
Nota mínima no teste = 9, na escala de 0 a 20.
CF=0.5S+ 0.5T