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Competências Transversais: Criação de Oportunidades para Inovação

Código: COI001     Sigla: COI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Engenharia e técnicas afins

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Competências Transversais: Criação de Oportunidades para Inovação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CTCOI 0 Plano de estudos oficial 1 - 1,5 12 40,5
M.EA 0 Plano de estudos oficial 1 - 1,5 12 40,5
M.EC 1 Plano de estudos oficial 1 - 1,5 12 40,5
M.EMAT 1 Plano de estudos oficial 1 - 1,5 12 40,5
M.EMG 2 Plano de estudos oficial a partir de 2008/09 1 - 1,5 12 40,5
M.EQ 10 Plano Oficial do ano letivo 1 - 1,5 12 40,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final desta formação em Competências Transversais o estudante deverá ser capaz de conduzir um processo de construção de uma oportunidade de inovação em equipa, partindo de um processo de observação e entrevista em contexto.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta CT o estudante deverá ser capaz de conduzir um processo de inovação iniciado pela observação e entrevista em contexto para a identificação de um problema, seguido de um processo de design thinking para construção da uma solução.

Será, ainda, capaz de comunicar o valor dessa solução para o mercado.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  • O que é a Inovação? O que é o Empreendedorismo? Empreendedorismo como o Motor de Inovação no “Front-End” da Inovação

  • O conceito de Proposta de Valor de um produto/serviço para um Mercado Alvo

  • A Observação e a Entrevista em contexto na identificação de problemas. A definição do Problema.

  • O processo de “Design Thinking” na construção da proposta de solução

  • Coaching semanal do trabalho de cada equipa de estudantes

  • Apresentação Final

Bibliografia Obrigatória

Dr. Genevieve Bell; Where 2.0 2011, "Context is Everything", 2011 (https://www.youtube.com/watch?v=_A2481RJsUg)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nesta formação em CT serão utilizados os seguintes métodos de ensino:

  • exposição de temas intercaladas com questões colocadas através de uma app (ex Mentimeter)
  • projeto de equipa, coaching de equipas e acompanhamento tutorial do projeto

Pretende-se uma interação (horas de contacto) de 12h para a exposição de conceitos e para as apresentações dos grupos sobre o progresso e de 28,5h para o desenvolvimento dos trabalhos de grupo.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho de campo 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 28,50
Frequência das aulas 12,00
Total: 40,50

Obtenção de frequência


  • modalidade será ''excecionalmente apenas com exame final”.



  • Componentes de avaliação:


    • Vídeo do processo do trabalho de equipa e dos resultados obtidos (avaliado pelo docente)

    • Avaliação por pares (dentro de cada grupo)


Fórmula de cálculo da classificação final


  • Fórmula de cálculo da classificação final


    • Classificação final = 70% (Classificação Vídeo) + 30% x (Classificação Vídeo) x (Ponderação Avaliação de pares)

    • A Ponderação’ Avaliação de pares’ é calculada da seguinte forma

    • A classificação por pares atribuída pelos estudantes a si e aos colegas dentro de cada grupo soma 100%. Esta avaliação resulta de um acordo entre os membros de cada equipa.

    • Ao(s) estudante(s) com classificação ponderada máxima é atribuída a classificação dada pelo docente.

    • A classificação dos restantes é calculada de acordo com a sua classificação (%) como parte da classificação máxima (%) atribuída ao estudante com melhor classificação.

    • O estudante com 0% tem classificação final de zero.




  • De acordo com o GR 02/11/2020, Cap II, art 13º, ponto 1, a classificação final será expressa numa escala numérica inteira de 0 a 20 valores.

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