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Competências Transversais: CiênciaVitae - o currículo científico

Código: CVCC01     Sigla: CVCC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Engenharia e técnicas afins

Ocorrência: 2023/2024 - 2S (edição n.º 1) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Química
Curso/CE Responsável: Competências Transversais: CiênciaVitae - o currículo científico

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CTCVCC 0 Plano de estudos oficial 1 - 1,5 14 40,5
M.EA 7 Plano de estudos oficial 1 - 1,5 14 40,5
M.EC 5 Plano de estudos oficial 1 - 1,5 14 40,5
M.EMAT 1 Plano de estudos oficial 1 - 1,5 14 40,5
M.EMG 1 Plano de estudos oficial a partir de 2008/09 1 - 1,5 14 40,5
M.EQ 15 Plano Oficial do ano letivo 1 - 1,5 14 40,5

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

A participação de jovens diplomados em projetos de investigação e inovação no âmbito de unidades de investigação tem um inegável valor formativo e funciona como uma oportunidade de aquisição de competências relevantes para as futuras carreiras profissionais. Nos últimos 2 anos, uma nova ferramenta de gestão curricular assumiu um papel fundamental no que diz respeito aos processos de avaliação de financiamento atribuídos pela maior agência portuguesa de suporte financeiro, a Fundação para a Ciência e Tecnologia. Enquadrado no conceito da cidadania científica (CiênciaID), o CiênciaVitae, sistema nacional de gestão curricular de ciência, assume-se enquanto elemento central no ecossistema de gestão da informação sobre a atividade científica e tecnológica bem como uma ferramenta de suporte à modernização dos processos administrativos suportados por um CV. O desenvolvimento da plataforma respeita as melhores práticas e tem por base o normativo PTCRIS (https://ptcris.pt/sobre-o-ptcris/apresentacao/), sendo integrável com vários sistemas e identificadores nacionais e internacionais. Adicionalmente, sendo o RCAAP (Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal) uma peça integrante do ecossistema de gestão de ciência, refere-se a importância da integração deste com os restantes sistemas que constituem o mesmo ecossistema, nomeadamente o CiênciaVitae.

Esta formação visa assim dar a conhecer aos jovens diplomados uma ferramenta curricular de elevada relevância para o sistema científico nacional, dotando-os de competências adicionais importantes para o desenvolvimento da sua carreira profissional. O principal objetivo desta unidade curricular é que os participantes possam criar o seu currículo no formato CiênciaVitae e com as diretrizes fornecidas, possam concorrer aos concursos individuais de bolsas de doutoramento na FCT ou outras, com sucesso, percebendo como é feita a transmissão do CV na plataforma. Além disso será abordado a importação de bases de dados como o SCOPUS ou ORCID e a disponibilização de publicações no sigarra para garantir o acesso aberto das mesmas.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes serão dotados de conhecimentos técnicos sobre o preenchimento adequado de um currículo científico. É expectável que adquiram conhecimentos sobre a forma como a informação é integrada na plataforma, dos mecanismos de importação e preenchimento automático dos dados curriculares, assegurando o princípio de reutilização da informação, em direta articulação com o CiênciaID e os programas de financiamento da FCT. Adicionalmente, pretende-se ainda dotar os estudantes de informação sobre as normas de acesso aberto de dados e de conhecimentos específicos para assegurarem o acesso aberto.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Introdução: Conceitos sobre ética na investigação e acesso aberto, apresentação da plataforma do PTCris, importância do CV nos concursos e avaliação dos candidatos;

  2. Criação/atualização do ORCID e importação via SCOPUS: pesquisa de autores nos Scopus, associação de vários Scopus ID ou pedido de associação de artigos mal atribuídos ao autor, criação do ORCID e sua importância, atualização do ORCID via SCOPUS; 

  3. Criação do Ciência ID e interface FCTsig: Criação do Ciencia ID, associação do Ciência ID ao J (FCTsig), chave de associação;

  4. Ciência Vitae – Dados pessoais e formação: importação de informação via FCTsig, importância do Resumo, forma correta de apresentar a formação e afiliação;

  5. Ciência Vitae - Importação de projetos e publicações via ORCID: importação e sincronização de informação com o ORCID de projetos e publicações. Atividades e distinções; 

  6. Ciência Vitae – Acessos e permissões: definições de privacidade e CV público, Exportação do CV para pdf, conceder acessos a entidades para concursos, revogar acessos; 

  7. Normas e análise do Guião CiênciaVitae em concursos FCT: guião do CienciaVitae complementar ao guião de candidatura do concurso; regras de permissões e acessos ao CV; recolha de dados via API (o que não é considerado), momento de edição de CV e acesso aos dados pela entidade do concurso, revogação antecipada e suas consequências;

  8. Acesso aberto de dados: O que é o acesso aberto de dados, plataformas disponíveis para acesso aberto de dados, identificadores e licenças Creative Commons

  9. Gestão de publicações no Authenticus e Sigarra: importação de publicações para o Authenticus via ORCID, importação do Authenticus para o Sigarra, criação de publicações no Sigarra; 

  10. Repositório Aberto da Universidade do Porto e RCAAP: depósito de publicações no Repositório, via Sigarra, importância dos períodos de embargo e tipo de documento permitido para depósito.

Bibliografia Obrigatória

Comissão Europeia; Carta Europeia do Investigador, 2005
PTCRIS; CiênciaVitae – Manual do utilizador, 2018
Comissão Europeia; EOSC main background documents, 2019

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A metodologia principal é a aprendizagem baseada na exposição de conteúdos com exercícios exemplificativos. Será dada a oportunidade aos estudantes de adquirirem conhecimentos sobre a forma como a informação é integrada na plataforma do CiênciaVitae, dos mecanismos de importação e preenchimento automático dos dados curriculares, assegurando o princípio de reutilização da informação, em direta articulação com o CiênciaID e os programas de financiamento da FCT.  Será dada ainda a oportunidade de conhecerem o processo de inserir uma publicação no sigarra com migração para o RCAAP. A avaliação será realizada através de um caso de estudo: elaboração do CV do estudante. Será avaliado se o CV foi realizado de acordo com as aprendizagens expostas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho prático ou de projeto 90,00
Participação presencial 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 20,00
Estudo autónomo 6,50
Frequência das aulas 14,00
Total: 40,50

Obtenção de frequência

Máximo de 25 % de faltas, segundo as regras em vigor na FEUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é realizada na escala de 0 a 20 valores com base na seguinte fórmula:

CF = 0,9 x CE + 0,1 x AS, em que,

CE - caso de estudo constituído pela elaboração do CiênciaVitae pessoal com informação adicional do caso de estudo proposto;

AS - Assiduidade das aulas

A aprovação é dada com avaliação final igual ou superior a 10 valores.

Melhoria de classificação

Os estudantes que pretendam realizar melhoria de classificação poderão apresentar um novo caso de estudo de acordo com as indicações a fornecer pelos docentes da disciplina.
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