Código: | L.EEC011 | Sigla: | AM3 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Matemática |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L.EEC | 267 | Plano Oficial | 2 | - | 4,5 | 39 | 121,5 |
O objetivo desta unidade curricular é fornecer aos estudantes bases sólidas em equações diferenciais e sistemas de equações diferenciais de forma a promover a sua utilização em problemas de engenharia. Pretende-se que os estudantes obtenham competências para
1) manipular os conceitos matemáticos apresentados;
2) aplicar conceitos matemáticos novos na resolução de problemas práticos;
3) apresentação de raciocínios e soluções de uma forma clara e precisa;
4) preservação de raciocínio independente e analítico.
Os métodos e conceitos estudados nesta UC, sendo parte da formação básica em qualquer curso de engenharia, deverão ser completados com aplicações básicas em Engenharia Eletrotécnica de forma a facilitar a utilização destes conceitos no desenvolvimento futuro dos estudantes. Esta UC deverá também possibilitar uma aprendizagem futura de conceitos mais avançados que surjam no seu percurso de formação académica e/ou profissional.
1. Revisão de conceitos fundamentais. Revisão da matéria de AMAT 1 sobre equações diferenciais ordinárias (EDOs) de primeira ordem (existência e unicidade de problemas de valor inicial, resolução de equações lineares e de variáveis separadas).
Campos de direções de EDO de ordem 1. Uso do matlab para calcular soluções e traçar gráficos de soluções e campos de direções.
2. Equações diferenciais de ordem superior lineares a 1. Revisão dos conceitos sobre equações diferenciais lineares de ordem 2 de coeficientes constantes dados em AMAT1. Aplicações à engenharia de EDO lineares de ordem 2 de coeficientes constantes.
3. Matrizes. Valores e Vetores próprios de matrizes. Diagonalização de matrizes e formas de Jordan.
4. Sistemas de Equações Diferenciais. Operadores Diferenciais e existência de solução. Matriz exponencial. Resolução de sistemas Lineares invariantes no tempo. Estudo de sistemas de Equações Diferenciais lineares invariantes no tempo de ordem 2: resolução, análise dos diagramas de fase e aplicações. Sistemas forçados.
5. Transformação de Laplace e resolução de sistemas de equações diferenciais.
6. Sistemas lineares variantes no tempo. Matriz de transição. Sistemas não lineares. Pontos de Equilíbrio e Linearização de Sistemas. Resolução dos sistemas linearizados perto de pontos de equilíbrio. Aplicações à engenharia.
7. Introdução às equações com derivadas parciais (se houver tempo).
Aulas teóricas (T):
Exposição e discussão dos tópicos da UC contando com a participação ativa dos estudantes.
Aulas teórico-práticas (TP):
Discussão das questões e clarificação das questões que os estudantes tenham na compreensão das aulas T, na resolução dos exercícios propostos e qualquer outro material relacionado.
Haverá um conjunto de exercícios sobre os temas tratados nas aulas T para serem RESOLVIDOS PELOS ESTUDANTES antes das aulas TP. As dificuldades ou questões que os estudantes tenham na resolução desses exercícios serão discutidos nas aulas TP tendo em conta os condicionamentos de tempo destas.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 70,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 82,50 |
Frequência das aulas | 39,00 |
Total: | 121,50 |
Estudantes que já obtiveram frequência estão isentos das aulas TP e NÃO se devem registar em turma neste semestre.
Contudo a classificação final será determinada apenas pelo exame final
Tipo de Avaliação: Avaliação distribuída com exame final
Consiste em 6 questão de aula realizadas nas aulas TP durante o semestre (QA), das quais só as 4 mais bem classificadas são contabilizadas para a classificação, e exame final.
Cada uma das 6 questão de aula terá uma duração máxima de 15 minutos. As questões de aula serão fundamentalmente de resposta aberta. Para o cálculo da classificação final, só serão contabilizadas as 4 mais bem classificadas, sendo a classificação QA a média dessas 4 questões. Qualquer falta à aula onde se realiza a QA será contabilizada como um 0 nessa questão. A classificação final relativamente a questão de aula (QA) tem um peso de 30% na classificação final em época normal.
Nota: estudantes que tenham feito 4 das 6 questões, terão a classificação de 0 nas questões em falta.